sábado, abril 28, 2012

Presos poderão ficar algemados nas grades do CDP e Cadeia Pública


Imagem Ilustrativa

Desde ontem (27), todas as pessoas presas pela Polícia Civil deverão ser entregues ao Centro de Detenção Provisório (CDP) mais próximo. Nenhum preso será mais levado para o Núcleo de Custódia da Polícia Civil ou custodiado nas delegacias. Esta foi a decisão, unânime, do Conselho Superior de Polícia do RN, presidido pelo delegado-geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, após a recusa de alguns diretores de CDP em receber presos de outras comarcas.
Segundo o delegado Clayton Pinho, da Delegacia Regional da Polícia Civil de Mossoró, a situação local é bastante preocupante devido a Cadeia Pública e o CDP masculino alegarem que as unidades estão superlotadas e mão mais vão poder receber detentos.
"Se os presos não forem recebidos nas unidades prisionais vamos deixá-los algemados nas grades das celas, segundo orientação do Ministério Público, através do promotor Wendell Beethoven Ribeiro Agra, que estabeleceu a recomendação em setembro passado", destacou o delegado durante uma entrevista coletiva, ontem, na sede da DP Regional.
O estopim para deflagrar a confusão entre CDP, Cadeia Pública e Polícia Civil foi a rejeição das carceragens em receber um preso vindo da cidade de Baraúna, que teve de ser transferido para Natal por falta de vagas no sistema prisional local.
Já o bacharel Fábio Rogério, titular da Degepol, disse que os delegados seguirão a recomendação emitida em setembro passado. "Se o pessoal do CDP não quiser receber os presos vamos deixá-los algemado na recepção, com o auto de prisão e o exame de corpo e delito", frisou.
Ainda com relação à situação de Mossoró, Clayton Pinho explicou também que ontem à tarde foi expedido um memorando orientando os policiais de plantão como procederem diante dos flagrantes no final de semana. "Isso vai causar um grande prejuízo à segurança de Mossoró.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!