sexta-feira, fevereiro 10, 2012

RN vai recuperar sistemas de dessalinizadores em nove municípios


Nove municípios do Rio Grande do Norte serão beneficiados com obras de recuperação de sistemas dessalinizadores que vão beneficiar cerca de quatro mil pessoas. As obras são financiadas pelo Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente, Banco do Brasil e o Governo do Estado através da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

As obras foram iniciadas em janeiro, com previsão de serem terminadas no mês de abril. O trabalho prioriza uma política pública de acesso à água potável, através do processo de dessalinização da água subterrânea. 

Está sendo recuperados 12 dessalinizadores nas comunidades rurais de Bancos e Jurumenha no município de Santa Maria, Assentamento Sebastião Andrade em Macau, Assentamento Três Marias em Governador Dix-sept Rosado, Assentamento Nova Descoberta e Comunidade Lagoa Rasa em Apodi, Cauaçu em João Câmara, comunidade Lagoa do Sobrado em São Pedro, comunidade Monte Alegre no município de Lagoa de Velhos, Assentamento Nova Conquista em Pedro Avelino e os assentamentos Canto da Ilha I e Canto da Ilha II no município de São Miguel do Gostoso.

As comunidades que recebem este tipo de abastecimento de água normalmente têm dificuldade em obter água porque os mananciais e poços possuem água salobra. Além disso, os povoados são muito distantes da Zona Rural e de difícil acesso.
A água que fica na região do semiárido nordestino tem uma alta concentração de sais e para evitar a escassez de água potável, utiliza-se o sistema de dessalinizadores.

Fonte: Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!