sábado, novembro 26, 2011

Governo Federal anuncia investimento de R$ 15 milhões para o Aeroporto Dix-Sept Rosado

aeroporto_de_mossoro

O ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, anunciou à governadora Rosalba Ciarlini, durante reunião em Brasília, que os aeroportos e aeródromos localizados no interior do Rio Grande do Norte receberão investimentos do Governo Federal para serem reestruturados. 

Do total de recursos destinados à revitalização do setor aeroportuário potiguar, o maior valor será direcionado para o Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, que deverá receber aproximadamente R$ 15 milhões em investimentos.
De acordo com a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, ainda não há prazo previsto para início das obras, uma vez que, como o exercício orçamentário de 2011 está chegando ao fim, os projetos só deverão ser executados no próximo ano. "Nós fizemos o pleito, e a Secretaria de Aviação Civil autorizou a Divisão de Engenharia a receber os projetos, que serão analisados, e posteriormente será celebrado um convênio com o governo para início das obras", explica a representante do Poder Executivo do Estado.
O valor direcionado para as adequações no Aeroporto Dix-sept Rosado foi baseado em um estudo de adequação de aeroportos regionais desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), em 2011, por solicitação do Ministério do Turismo. A obra irá contemplar a ampliação do terminal de passageiros, que passará a receber mais de 400 mil pessoas/ano, revitalização do pavimento do pátio de aeronaves, implementação do módulo de combate a incêndio e aquisição de raios X de segurança para verificação de bagagens. "Também será construída a cerca patrimonial no local", destaca Kátia Pinto.
A secretária de Infraestrutura revela ainda que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou uma avaliação do uso de operações do Aeroporto Dix-sept Rosado, além de estudos referentes às inadequações apontadas pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), baseado em relatório desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que culminou com o fechamento temporário do aeroporto no final de agosto deste ano. "Os relatórios do ITA devem estar concluídos de 15 a 20 dias, e também apontarão a viabilidade do Dix-sept Rosado para os próximos 20 anos", afirma Kátia Pinto.
Na próxima terça-feira, 29, a governadora Rosalba Ciarlini deve voltar à Secretaria de Aviação Civil acompanhada pela secretária de Infraestrutura, para apresentar ao ministro Wagner Bittencourt detalhes dos projetos de revitalização dos aeroportos e aeródromos do interior do RN.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!