sexta-feira, julho 14, 2023

Filho reúne amigos em cemitério todos os anos para comemorar aniversário do pai: 'É tradição, ele fazia o mesmo pelo meu avô'

Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal

O empresário Flamínio Real Nunes, de 34 anos, segue uma tradição familiar todos os anos para celebrar a história do seu pai e do seu avô. No dia 13 de julho, ele reúne amigos e vai até o túmulo onde estão sepultados o seu pai, um ex-comandante da Marinha, e o seu avô, um ex-coronel do Exército, para comemorar a data de aniversário do pai tomando uísque, bebida favorita dos dois.


“Ao contrário do que podem pensar, a ida ao cemitério é um momento de descontração, sempre com boas histórias e celebração. É uma tradição, meu pai fazia o mesmo pelo meu avô'”, disse Flamínio.


Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal


O momento de comemoração surgiu em homenagem do pai, Affonso Real Nunes, ao seu avô, o coronel Flamínio Deodoro Nunes, do Exército Brasileiro.


Natural do Rio Grande do Sul, o coronel foi designado para comandar o 17º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) em Natal, no período final da 2ª Guerra Mundial. Figura dedicada ao serviço e querida na cidade, ele morreu ainda em serviço no ano de 1953.


Para ele, a prefeitura de Natal construiu um mausoléu especialmente para o seu sepultamento (veja documento abaixo), e a Câmara Municipal da cidade o concedeu um título de cidadão natalense, além de o homenageá-lo com o nome da rua do Iate Clube, no bairro de Santos Reis, na Zona Leste de Natal.



Em celebração a vida do coronel Flamínio, o seu filho, Affonso Real Nunes, que seguiu carreira como oficial da Marinha, passou a visitar com frequência o local de sepultamento do pai na década de 70, quando a prática foi fortalecida na família.


Na época, teve início a tradição de visitar o mausoléu anualmente com amigos, ou até mesmo sozinho, sempre com uma garrafa de uísque para memorar a vida e a história do pai.


"Desde criança eu soube da tradição. Meu pai me levava ao túmulo para homenagear o meu avô e eu fui incorporando isso", afirmou Flamínio, neto do coronel.


Antes de falecer, no fim de 2020, o então comandante Afonso, expressou desejo pela continuidade da tradição. “Meu pai sempre dizia: Quando morrer, quero ser enterrado junto ao meu pai no Alecrim”, contou.


Pela família


Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal


Diante das homenagens que vivenciou para o avô ao lado do pai, Flamínio deu sequência com idas e comemorações no local. Desde a morte do comandante Affonso, ele celebra no local, em que também está sepultado o seu avô, o dia 12 de julho, para enaltecer o legado da família. A celebração desta quarta-feira foi a terceira realizada por ele.


“Para mim é muito positivo, eu relembro deles com alegria. Eles eram boêmios, então adoravam festas, ambientas com música e o uísque”, disse Flamínio.


A comemoração é um ato apoiado por quase toda a família. Segundo ele, somente uma tia é contra a prática e mostra desaprovação, alegando falta de respeito. Pelo ambiente inusitado para celebrar um aniversário, Flamínio conta que já passou por situações curiosas dentro do cemitério.


“Certa vez perdemos a noção do tempo bebendo e conversando, quando demos conta o cemitério já estava fechado há duas horas. Passamos um bom tempo até conseguir contato com o diretor do local, que ligou para o coveiro e ele foi nos liberar”, relembrou.


Quando questionado sobre dar sequência ao legado, Flamínio é incisivo em afirmar que sempre continuará lembrando e homenageando seu pai e o seu avô.


“Uma pessoa só morre quando é esquecida. Meu objetivo é seguir com a tradição para que nossa memória nunca se perca. Espero que meus filhos um dia façam isso por mim e por eles”, disse.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!