quinta-feira, março 30, 2023

Brasil teve mais de 3 milhões de tentativas de golpes financeiros na internet nos primeiros cinco meses de 2022


Segundo um levantamento da PSafe, empresa especializada em cibersegurança, só entre janeiro e maio de 2022, foram detectados mais de 3,4 milhões de tentativas de golpes financeiros no Brasil pela internet – uma média de 22,5 mil por dia e cerca 930 por hora.


A melhor forma de evitar essas armadilhas, segundo especialistas, é não acreditar em promessas milagrosas de lucros.


“O nível de rentabilidade, por exemplo, de 3%, 4% ou 5% ao mês sem nenhum risco é outro indício. É quase impossível você garantir que, todo mês, você vai ter um investimento cinco vezes a mais do que o retorno, sem tomar algum risco”, explica Rodrigo Sgavioli, Head de Alocação e Fundos da XP Investimentos.


Quem está interessado em investir também deve ficar de olho naquelas ofertas com informações distorcidas ou insuficientes, quando não há dados claros da empresa ou do investimento divulgado e quando a oferta é insistente, com senso de urgência: são sinais de uma possível cilada.


“Se a pessoa parar para respirar, buscar informação, ela se livra de uma enrascada e de colocar seu dinheiro, suas economias, em algo que pode representar uma fraude e que pode acabar com os recursos das pessoas”, afirma Marcelo Billi, Superintendente de Reeducação da Anbima.

‘Chegou sua vez de enriquecer, lucros altos em menos de um ano e aumente seu patrimônio’

Os anúncios na internet são, geralmente, muito tentadores, e possuem um botão convidativo para clicar e “investir agora”.


A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) realizou “armadilhas do bem” em um site falso, para educar as pessoas sobre os riscos.


De forma chamativa e utilizando de ofertas generosas, 49% dos visitantes clicaram para tentar fazer o investimento.


As pessoas que entraram no link falso eram encaminhadas para uma página educativa, que explicava os riscos a que o usuário estava exposto.


“O que esse experimento mostrou para gente é que realmente as pessoas são pegas nesse tipo de situação, clicam, tentam ir, descobrir, e têm a intenção de investir”, completa Marcelo.


Fonte: Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!