sexta-feira, dezembro 17, 2021

Sem dados de 4 estados, Brasil registra 173 mortes por Covid em 24 horas; sistemas seguem com problema pelo 7º dia após ataque hacker

Sem novos dados de 4 estados, o Brasil registrou nesta quinta-feira (16) 173 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 617.521 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 145. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -30% e aponta tendência de queda.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.



Após um ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 –na madrugada de sexta-feira (10), diferentes estados passaram a informar problemas para colher dados de casos e mortes dos sistemas do ministério. Nesta quinta, as secretarias de GO, MS, PB e TO não informaram novos dados.


(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que 5 estados não divulgaram novos dados no dia. Foram 4 estados sem dados. A informação foi corrigida às 20h07 desta quinta (16).)


É o 7º dia seguido com problemas apontados por diferentes estados na captação dos dados de casos e mortes desde o ataque.


No domingo (12), o ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão de estabilização dos sistemas, colocada para terça-feira (14) pelo ministro, não foi cumprida.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!