segunda-feira, setembro 27, 2021

Com 88% da população vacinada, Chile anuncia fim do estado de emergência para Covid-19

O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira (27) que vai pôr fim ao estado de emergência decretado contra a Covid-19 a partir de quinta-feira (30) em um momento em que o país já vacinou mais de 88% da sua população contra o coronavírus.


Chilenas mostram seus cartões de vacinação atualizados após receberem a 2ª dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do laboratório Sinovac, em um asilo em Santiago, no Chile, em 5 de março de 2021. Entre elas, sentado, está o Ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris — Foto: Esteban Felix/AP


“É de vital importância que todos tenhamos plena consciência que a pandemia do coronavírus não acabou, e por conta disso, temos que seguir cuidando da nossa saúde e nossas vidas", disse o presidente Sebastián Piñera em um pronunciamento gravado.

A medida foi promulgada pela primeira vez em 18 de março de 2020 por um período de 90 dias, apenas duas semanas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. Desde então, foi prorrogada diversas vezes pelo governo do país sul-americano.


Presidente do Chile, Sebastián Piñera, em um pronunciamento em vídeo em 27 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/Governo do Chile


Jaime Bellolio, porta-voz do governo, afirmou em entrevista coletiva que não renovar o estado de emergência significa "que não vai ter mais toque de recolher em nenhuma região e que não teremos quarentenas nas comunas e regiões".


"Retomar os espaços da vida cotidiana nos obriga a ser mais responsáveis que nunca", disse Bellolio.

Segundo o Ministério da Saúde chileno, 88,18% da população do país já recebeu as duas doses das vacinas disponíveis contra a Covid-19 – ou vacinas de dose única. O país também começou a distribuir doses de reforço para idosos em agosto e, até o momento, mais de 52 mil doses já foram aplicadas.


Vacinação para menores de 12 anos

No início do mês, o Chile começou a vacinar crianças com idades entre 6 e 11 anos contra a Covid-19. A vacinação destes menores – autorizada em 6 de setembro – é realizada em centros de saúde com os pequenos portadores de "comorbidades", como câncer ou diabetes.


"No Chile, em geral, a tradição dos programas de vacinação nos indica que as crianças se vacinam muito mais do que os adultos", afirmou na ocasião o ministro da Saúde Enrique Paris.

A vacinação contra a Covid-19 começou em 3 de fevereiro no Chile e avançou rapidamente. Com mais de 15 dos seus 19 milhões de habitantes, já completamente imunizados.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!