segunda-feira, janeiro 11, 2021

Taxa de ocupação de leitos para Covid-19 fica acima de 70% no Seridó e Oeste potiguar

O Rio Grande do Norte começou a semana com 67% dos leitos críticos para Covid-19 ocupados, na rede pública de saúde. Nas regiões Oeste e Seridó, as taxas de ocupação superam os 70%. Ao todo, há 161 pessoas internadas em leitos críticos, como UTI, e 126 em leitos clínicos, de acordo com os dados do sistema Regula RN, utilizado para administração da rede de assistência.


Ocupação de leitos críticos por região, no Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (11). — Foto: RegulaRN


Pelo menos três unidades de saúde estavam com 100% dos seus leitos voltados para Covid-19 ocupados durante a manhã. É o caso do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho, em Currais Novos, do Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, e do Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. Em Natal, o Hospital Regional Giselda Trigueiro, operava com ocupação superior a 88% dos leitos críticos.


Taxa de ocupação por hospital com leitos SUS para Covid-19, nesta segunda-feira (11) — Foto: RegulaRN


De acordo com dados do sistema Regula RN, o estado chegou a ter 311 leitos críticos (de UTI e semi-intensivos) operacionais, ou seja, funcionando, no dia 10 de agosto. Porém, o número foi reduzindo, seguindo a tendência de queda de casos e, no dia 21 de novembro, quando já se registrava um novo aumento de casos, o leitos operacionais eram 193.


Nesta segunda (11), a rede já contava com 240 leitos críticos - 47 a mais. O governo começou a reabrir leitos por causa de um novo aumento de casos e de internações no estado. Em dezembro, RN voltou a ter taxa de ocupação geral acima dos 70% após quatro meses números menores.


Até o último sábado (9), o estado registrava 123.783 casos confirmados da doença e 3.086 óbitos.


Ainda durante a manhã, havia 12 pacientes na fila por leitos críticos. Cinco aguardavam avaliação do prestador do serviço (hospital) e três aguardavam transporte.


Em média, nos últimos três dias, pacientes esperam 3 horas e 19 minutos pela regulação para um leito e outras 3 horas e 15 minutos para o transporte até o leito.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!