terça-feira, junho 30, 2020

Latam suspende voos com passageiros em Viracopos e prevê demitir 40% dos funcionários

A companhia aérea Latam Airlines Brasil confirmou suspensão de voos com passageiros incluindo o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), como rota de embarque ou desembarque. A empresa alega redução de demanda provocada pela pandemia do novo coronavírus e, por isso, prevê demitir 34 funcionários, o equivalente a 40% da equipe no terminal, mas mantém operações com cargas.

Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima/Divulgação
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima/Divulgação

Antes da crise, segundo a empresa, a companhia operava somente a rota Campinas-Brasília (DF). "Sua retomada será reavaliada de acordo com a demanda e os desdobramentos da pandemia", diz nota.

Ao G1, a aérea informou que deve manter 51 funcionários em Campinas, incluindo profissionais que estão no terminal de cargas e os da equipe de aeroporto - neste caso responsáveis por oferecer suporte a outras bases ou atuar em situações de voos que sejam alternados para o terminal.

A rota Campinas-Brasília ainda é oferecida por duas companhias aéreas em Viracopos. A assessoria da concessionária que administra o aeroporto preferiu não se manifestar sobre a decisão da Latam.

O fluxo de passageiros no aeroporto em Campinas aumentou em maio, no comparativo com abril, mas não impediu o terminal de registrar o 2º menor número de viajantes para um período de 30 dias desde o início da administração realizada integralmente pela iniciativa privada. Em meio aos reflexos da pandemia do novo coronavírus, o total de viajantes diminuiu 74,7% no comparativo com 2019.


Orientações aos passageiros
De acordo com a Latam, viajantes que compraram passagens para a rota suspensa serão notificados por e-mail e terão a possibilidade de fazer alterações de data e/ou destino, ou solicitar um voucher de viagem pelo valor cancelado. Mais informações estão disponíveis no site da companhia aérea.

Sem resposta
O G1 tentou contato com o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Saesp) por telefone e e-mail para um posicionamento sobre o assunto na tarde desta terça-feira , mas não houve resposta.

Coronavírus em Campinas
A Secretaria de Saúde em Campinas (SP) confirmou nesta terça-feira (30) mais 21 mortes provocadas pela Covid-19, o que fez o total de vítimas aumentar par 317. O número de infectados chega a 8.286.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!