domingo, maio 31, 2020

Única cidade do RN a decretar lockdown, Itaú flexibiliza restrições

Localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, a cidade de Itaú foi a única do estado a decretar o bloqueio total, chamado de lockdown. Passadas duas semanas do anúncio da adoção da medida, o Município decidiu flexibilizar as restrições impostas pelo ato. Por meio de uma live realizada na última terça-feira (26), o prefeito de Itaú, Ciro Bezerra (DEM), anunciou o decreto 031 que flexibilizaria a abertura de vários estabelecimentos.

Município tinha decretado bloqueio total no último dia 12

Na ocasião, o coordenador de saúde, Nedilson Paiva chamou a atenção para o alto índice de cura de infectados no município e destacou que a comércios seriam liberados, mas, atendendo à medidas sanitárias como uso de máscaras e álcool em gel e sem aglomeração. Paiva pediu ainda atenção redobrada da população para não ter risco de aumentar o contágio e fez a ressalva de que se número de casos tiver alta e registros de situações como aglomerações, medidas mais restritivas podem voltar.

O lockdown tinha sido implantado na cidade no último dia 12, por meio do por meio do Decreto 029/2020. O anúncio do endurecimento de medidas de isolamento social resultantes da pandemia do covid-19 foi feito também pelo chefe do executivo municipal por uma live no Instagram, junto com Paiva. Na época, o decreto determinava a “política de isolamento social rígido para o enfrentamento da pandemia” entre os dias 12 e 31 deste mês, “consistente no controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas, objetivando reduzir a velocidade de propagação da doença”.

A medida falava em práticas como confinamento, controle da circulação de veículos particulares e controle da entrada e saída do município, “ressalvados os casos de extrema necessidade”. Na época, segundo boletim divulgado pela própria prefeitura, o município tinha 85 casos em monitoramento, 25 notificados, 14 suspeitos, 11 confirmados, um descartado e nenhum óbito. Passados 16 dias, o boletim epidemiológico referente até esta quinta-feira (28) deu conta de 29 monitorados, 40 notificados, seis suspeitos, 14 confirmados; sendo que desse total de confirmados, 12 foram curados, um ainda está em tratamento e um está sob acompanhamento.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!