quinta-feira, setembro 19, 2019

Força tarefa é montada para conter focos de incêndio na Serra do Lima em Patu

O incêndio que atinge a Serra do Lima, município de Patu, desde a última segunda-feira, 16, foi motivo de reunião entre o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Monteiro, e o prefeito da cidade, Rivelino Câmara. A reunião, contando com a segurança municipal, foi realizada com o intuito de traçar estratégias compartilhadas de combate ao fogo.

Resultado de imagem para Força tarefa é montada para conter focos de incêndio na Serra do Lima em Patu
A cada três horas é feita a troca de equipes que vêm atuando no combate ao incêndio e que conta também com voluntários

Os bombeiros militares e os voluntários estão formados em sete equipes, que se revesam a cada três horas, no combate aos focos de incêndio e monitoramento das áreas já controladas.


O prefeito decretou a proibição de queimadas na cidade sob pena de multa e estuda, junto com a Defesa Civil Estadual, decretar situação de emergência em incêndio florestal em área não protegida com reflexo na qualidade do ar (COBRADE 14132). 

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais, caminhões pipa de cidades vizinhas, e tratores, seguem apoiando a força-tarefa que só se encerrará com o total controle do fogo.

O incêndio que atinge a região da Serra do Lima, no município de Patu, até ontem, pelo menos, estava sendo combatido pelos bombeiros. Em comunicado divulgado na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte informou que ampliou o número de militares envolvidos no trabalho durante a madrugada da quarta-feira (18), e que esperava controlar o fogo o mais breve possível.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo na região começou na tarde da última segunda-feira (16). Desde então os militares, com apoio de forças de segurança municipais e voluntários, estão trabalhando no combate as chamas. Ainda segundo os bombeiros, o local é de difícil acesso, o que prejudica o trabalho dos oficiais envolvidos. 

Em reunião realizada durante a tarde da última terça-feira (17), o Governo do Estado montou uma força-tarefa para combater o incêndio florestal. Com a presença da governadora Fátima Bezerra, representantes das forças de Segurança Pública e o prefeito de Patu, Rivelino Câmara, ficou definido que o foco do combate será o isolamento da Serra do Lima para evitar que fogo atinja o Santuário que fica no local, sendo ponto de turismo religioso no estado.

Ficou definido que será montado um posto de comando em Patu, para acompanhar de perto e definir as melhores estratégias para conter as chamas. O posto será liderado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Monteiro Júnior, com apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar.

Confira a nota do Corpo de Bombeiros com o informativo do Capitão Neves Monteiro, oficial de operações da corporação:

"Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande (CBMRN) combateram durante toda a madrugada desta quarta-feira (18), o fogo na Serra do Lima, na cidade de Patu. São mais de 100 combatentes entre bombeiros e voluntários na força-tarefa. 
Segundo o capitão Neves Monteiro, as chamas na Serra aumentam com o vento e o mato alto e seco ajuda na queima. Havia riscos das chamas atingirem o Santuário do Lima, mas foram neutralizadas.     

"Assim que o reforço chegou dividimos vários grupos de combatentes e conseguimos neutralizar vários focos do fogo na madrugada aproveitando o aumento da umidade e a     baixa dos ventos", disse o  oficial.

Ainda segundo ele, a maior dificuldade está no acesso aos locais de fogo. "As viaturas não chegam próximo do fogo e necessitamos voltar para abastecer as bolsas com água. Isso deixa o trabalho mais lento", acrescentou. 

A operação conta também com o auxílio de outros os órgãos públicos de segurança estadual e municipal, como Defesa Civil e da Polícia Militar."

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!