quinta-feira, junho 06, 2019

Hospital Ruy Pereira não tem data para ser fechado, diz Sesap

O secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, garantiu, durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (5), que a pasta ainda não tomou nenhuma decisão com relação a um possível fechamento do Hospital Ruy Pereira e remanejamento dos serviços para outras unidades hospitalares da rede estadual.

HOSPITAL RUY PEREIRA. FOTO: FÁBIO CORTEZ

De acordo com o secretário, apesar da Sesap ter um laudo de engenharia apontando que o Hospital Ruy Pereira possui sérios problemas estruturais que não permitem ali o funcionamento de um hospital, ainda não tomou uma decisão. A Sesap está realizando estudos para o reordenamento do fluxo de atendimento aos pacientes vasculares de forma regionalizada e qualificada, mantendo a quantidade de procedimentos realizados e garantindo os leitos de retaguarda clínica.

Uma das possibilidades seria remanejamento de serviços para o Hospital Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar), que está ativando parceria entre a Sesap e Secretaria de Segurança como um hospital da rede SUS, aguardando apenas liberação de recursos pelo Ministério da Saúde.

“Mas o importante é que só haverá uma definição quando estiver assegurada a atenção continuada aos pacientes que hoje são atendidos pelo Ruy Pereira. Então não tem data definida. Isso é uma coisa que a Secretaria vai anunciar apenas no momento oportuno”, finalizou o secretário.

Visita

Deputados da comissão de saúde da ALRN visitaram Hospital Ruy Pereira. Foto: Fábio Cortez
Deputados da comissão de saúde da ALRN visitaram Hospital Ruy Pereira. Foto: Fábio Cortez

Membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, os deputados Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rêgo (DEM) e Eudiane Macedo (PTC), titulares do grupo de trabalho, fizeram uma visita técnica ao Hospital Estadual Ruy Pereira. Eles demonstraram preocupação quanto aos pacientes atendidos e com a garantia de oferta de, pelo menos, as 80 atuais vagas disponibilizadas à população.

De acordo com a diretora geral do hospital, Patrícia Albuquerque, a infiltração é o principal problema estrutural do prédio. “Sabíamos da proposta de fechamento há cerca de dois meses, mas ainda sem data certa. Atualmente estamos tentando adequar essa nova estratégia para não ter tanto prejuízo à população. Fomos comunicados que os atuais 80 leitos serão distribuídos nos vários hospitais do estado, como o Giselda, João Machado, Santa Catarina e Hospital da Policia, sem falar que precisamos fortalecer os municípios e conversar com a direção dos hospitais”, disse.

A visita dos parlamentares faz parte de uma série de ações com objetivo de levantar dados e verificar a situação das unidades de saúde do RN. O Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, e o Hemocentro Dalton Cunha, em Natal, já receberam a Comissão de Saúde Assembleia Legislativa. Um diagnóstico com a situação da saúde pública no Rio Grande do Norte e sugestão de ações será apresentado ao final das visitas.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!