sexta-feira, abril 05, 2019

MEC diz que falha técnica do Fies foi resolvida e prorroga o prazo para conclusão da matrícula para 12 de abril

O Ministério da Educação prorrogou, nesta quinta-feira (4), o prazo para os estudantes já selecionados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na modalidade Fies, validarem sua inscrição junto às faculdades e universidades privadas. O MEC também disse que "foi solucionado o problema que impedia a troca de informações com o agente financeiro e, consequentemente, a contratação do financiamento com a instituição bancária".

Estudantes aprovados pelo Fies têm até dia 12 para validar a inscrição — Foto: Reprodução/RBS TV
Estudantes aprovados pelo Fies têm até dia 12 para validar a inscrição — Foto: Reprodução/RBS TV

Essa é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Mas, em nota divulgada na segunda-feira (1º) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Jornal Nacional, o fundo ressaltou que casos de erros ou problemas no sistema podem levar o MEC ou os bancos operadores do programa a prorrogarem o prazo de conclusão da inscrição até 30 de junho.

Nesta quinta, Luiz Blumm, diretor de gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, afirmou, segundo a nota do MEC, que as instituições não precisam cobrar mensalidade dos estudantes enquanto o contrato não é assinado.

"Não há motivo de preocupação nem de cobrança dos estudantes por parte das instituições", afirmou Blumm, do FNDE. "Após a contratação, as instituições serão ressarcidas retroativamente. O prazo foi estendido até o dia 12 para que todos os alunos tenham a validação completa."
Segundo o MEC, os estudantes foram informados sobre os novos prazos por e-mail e SMS. Mas Blumm advertiu que cabe a cada aluno fazer a "contratação adequada com o Fies".

"O estudante tem que ter consciência de que, se ele não tem a contratação adequada com o Fies, ele se matriculou e assistiu às aulas, terá que fazer o ressarcimento à instituição", disse Blumm.
Financiamento a juro zero
O Fies é o programa do MEC que oferece contratos de financiamento estudantil para universitários em instituições particulares. Neste semestre, foram oferecidas 100 mil vagas de financiamento com juro zero pela modalidade Fies do programa.


A chamada única foi divulgada em 25 de fevereiro, e candidatos estão sendo convocados pelas vagas remanescentes da lista de espera até 10 de abril.

Uma vez que um candidato é selecionado pela lista, ele tem até cinco dias úteis para apresentar a documentação exigida para participar do programa e concluir o processo de validação da inscrição.

"A partir do momento da validação das informações, o MEC tem três dias úteis para repassar as informações dos estudantes às instituições bancárias. A partir daí começa a contar o prazo de 10 dias para que o estudante faça a contratação do financiamento junto ao banco", explicou a pasta.

Problema no sistema
Porém, neste semestre os candidatos aprovados reclamaram de uma falha no sistema que impedia a finalização do processo e, como consequência, a efetivação da matrícula.

A GloboNews mostrou, na semana passada, que muitos estudantes, quando chegavam à fase de efetivamente fechar o contrato do Fies com a Caixa Econômica Federal, o agente bancário responsável pelo financiamento, eram informados de que faltavam informações no cadastro para finalizar o processo.

Na segunda (1º), o FNDE reconheceu, ao Jornal Nacional, que "foi identificado um problema sistêmico" que impedia "a troca de informações com o agente financeiro em relação aos candidatos pré-selecionados do Fies".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!