quarta-feira, agosto 08, 2018

RN tem 35 ataques a bancos em 2018

O arrombamento da agência do Banco do Brasil do bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal, elevou para 35 o número de ações criminosas contra agências bancárias ou carros-forte no Rio Grande do Norte só em 2018. O ataque à agência aconteceu na madrugada desta terça-feira (07). Informações da Polícia Militar dão conta de que o grupo era formado por quatro criminosos, que teriam utilizado um maçarico para acessar os cofres eletrônicos. Eles levaram uma quantia não revelada e ninguém foi preso até o fechamento desta edição.

Resultado de imagem para RN tem 35 ataques a bancos em 2018
Antes da agência do Banco do Brasil de Capim Macio, bandidos destruíram a agência da Caixa Econômica de Goianinha no dia 02/08 

Em exatos sete dias, este crime se configura como a quarta ocorrência contra instituições financeiras no Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira (03), criminosos haviam utilizado explosivos em um agência do Bradesco, em Almino Afonso, Oeste potiguar, porém, não conseguiram acessar o compartimento onde fica o dinheiro. Antes, na quinta-feira (02), foi a vez da agência da Caixa Econômica de Goianinha ser alvo dos criminosos. Numa ação que durou pouco mais de 40 minutos e envolveu de 15 a 20 homens, de acordo com a PM, os bandidos deixaram a agência destruída e causaram uma onda de terror na cidade da Grande Natal.

Pelo que se pode perceber nas ocorrências policiais, o modo de operação das quadrilhas é parecido: os grupos atuam à noite, fortemente armados (em alguns casos até com fuzis, explosivos, maçaricos e coletes à prova de balas) e atacam as agências bancárias, deixando um rastro de medo na cidade. Aliado a isso, os bandidos, em várias situações, deixam grampos espalhados pelas estradas, dificultando as perseguições policiais e consequentemente, a capturas dos assaltantes.

Quem acaba tendo de arcar com o prejuízo é a população dos municípios afetados, que acaba ficando sem o atendimento bancário e precisa se deslocar à cidades vizinhas para realizar os procedimentos financeiros, gerando, além dos custos com o translado, um perigo a mais de precisar retornar até sua cidade-natal com quantias em dinheiro, correndo novos riscos.

Prisão na Paraíba
A Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor-RN) aguarda o compartilhamento de informações por parte da Polícia Civil da Paraíba, que, na última segunda-feira (06), prendeu integrantes de uma quadrilha de roubos a bancos e carros-forte em Lucena, região metropolitana de João Pessoa-PB. A Deicor acredita que esta célula criminosa teria atuado em pelo menos dois casos no Rio Grande do Norte. Um deles teria sido um assalto a um carro-forte na estrada entre Bom Jesus e Santa Maria, em setembro de 2017.

Resultado de imagem para RN tem 35 ataques a bancos em 2018
Segundo informações da PM, os assaltantes usaram maçaricos para arrombar caixas. Não foi divulgada a quantia envolvida 

A Deicor informou que os exames de balística nas ações no RN, confrontados com o material apreendido na Paraíba, podem comprovar que a quadrilha esteve em ação no estado potiguar. A Deicor espera ainda informações que estejam nos celulares dos criminosos presos na última segunda-feira (06) para confirmar as suspeitas.

A quadrilha em questão foi presa em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. De acordo com a delegada Karine Torres, da Paraíba, a quadrilha tem atuação nacional e, além de ser procurada no Rio Grande do Norte, também era procurada no Paraná e na própria Paraíba. O detalhe é que a quadrilha detinha um arsenal com direito a uma metralhadora ponto 50, utilizada comumente para perfurar aeronaves.  Fuzis de 762, ponto 40 e pistolas de 9mm também faziam parte do armamento apreendido junto aos suspeitosRN registra 35 ações criminosas a bancos em 2018

Assaltos a bancos por cidades
1 – Extremoz (02/01 – tentativa de arrombamento em caixa eletrônico da Caixa)

2 – Mossoró (08/01 – explosão a caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa, no centro administrativo. Dinheiro não foi levado)

3 – Santo Antônio (15/01 – explosões nos bancos do Brasil e do Nordeste)

4 – Martins (15/01 – explosão no Banco do Brasil)

5 - Parnamirim (22/01 – arrombamento em terminal de um posto em Pium)

6 – Natal (28/01 – arrombamento em terminal de farmácia em Cidade da Esperança, zona Oeste; 13/02 – arrombamento na Caixa da Deodoro da Fonseca; uso de maçarico no Banco do Brasil da Afonso Pena e Campos Sales; 16/02 – roubo na agência do Banco do Brasil da avenida Jaguarari; 03/06 – arrombamento de terminal eletrônico em agência do Banco do Brasil/Neópolis; 13/07 – arrombamento com maçarico de terminal de autoatendimento do Banco do Brasil na Av. Prudente de Morais; 16/07 – tentativa de roubo do cofre de um agência do Bradesco em Candelária no qual bandidos levaram as armas dos vigilantes;  01/08 – arrombamento com maçarico do terminal de auto atendimento da agência do Banco do Brasil na BR-101); 07/08 – arrombamento com maçarico na agência do Banco do Brasil na Av. Roberto Freire) 

7 – São Tomé (30 e 31/01 – explosões no Bradesco e Caixa Econômica)

8 – Caraúbas (13/02 – vandalismo no Banco do Brasil)

9 – São Gonçalo do Amarante (09/03 – explosão em caixa eletrônico da Caixa em supermercado no distrito Santo Antônio do Potengi; 16/05 - explosão no Banco do Brasil, bandidos levaram parte do dinheiro)

10 – Ceará-Mirim (28/03 – ações criminosas nas agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa; 07/06 – arrombamento de cofre em casa lotérica)

11 – Antônio Martins (06/04 – explosão no Bradesco)

12 – Felipe Guerra (06/04 – uso de maçarico em agência não informada)

13 – Assu – (30/04 - Assalto a carro forte na BR-304, nas proximidades do estado. Após o roubo, bandidos atearam fogo no veículo)

14 – Angicos – (07/06 – arrombamento agência BB)

15 – Lagoa Salgada – (07/06 – ação criminosa nada foi levado da agência Bradesco)

16- Canguaretama (07/07 – tentativa de arrombamento da agência Bradesco do município)

17- Macaíba (12/07 explosão a uma agência do Banco do Brasil; 01/08 – bandidos usaram um automóvel para derrubar porta de casa lotérica, porém não conseguiram vencer a blindagem do acesso aos valores pleiteados)

18– Goianinha (02/08 – quadrilha fez cerco na cidade, roubou dinheiro de vários terminais e logo após destruiu a agência da Caixa)

19 – Almino Afonso (03/08 – quadrilha explodiu cofre de agência do Bradesco  na cidade, por volta das 3h, mas a explosão não atingiu o compartimento interno onde o dinheiro fica armazenado e nada foi levado)Assaltos a carros-forte por cidades

Assaltos a carros-forte
1 – Mossoró (25/06 – assalto a carro-forte entre Mossoró/RN e Icapuí/CE com armamento pesados. Dois vigilantes mortos)

2 – Ipueira (29/06 – tentativa de assalto a dois carros-forte com intensa troca de tiros)

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!