quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Segurança tem rosto cortado por facão em terminal de ônibus em Goiânia

Um vigilante, que não teve a identidade revelada, foi atingido por uma facada no rosto, em uma plataforma do Eixo Anhanguera, na Rua 20, no Centro de Goiânia (veja vídeo acima). A empresa responsável pelo vigilante, Proguarda, informou que o homem foi socorrido pela Polícia Militar, levado a um hospital, mas já passa bem e está em casa. A agressão foi o quinto caso de pessoas feridas registrado no transporte coletivo em uma semana.

Imagens de câmeras de segurança mostram um homem tentando entrar na plataforma pela área em que passam os ônibus, sem passar na catraca, mas é impedido. Ele volta pela rampa de acesso ao local. A gravação revela quando ele tira o que parece ser um facão de dentro da calça e, de outro ângulo, é possível ver que ele se estica pela catraca ameaçando pessoas que aguardam para embarcar. Em seguida, ele descarta o objeto e vai embora. Outro ângulo mostra o vigilante correndo.

Conforme nota enviada pela Proguarda à TV Anhanguera, a corporação acredita que “a agressão tenha sido realizada pela mesma pessoa que tentou entrar na plataforma sem pagar passagem e que fora orientada e contida pelo vigilante, cerca de duas horas antes do fato”.

A RedeMob, consórcio responsável pelas plataformas, informou ao G1 por meio de nota, que o caso ocorreu na terça-feira (6) e eclareceu que, "após ter sido impedido, o agressor retornou com um comparsa e golpeou o vigilante no rosto com uma arma branca".

Home é flagrado ameaçando pessoas com o que parece ser um facão Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Home é flagrado ameaçando pessoas com o que parece ser um facão Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Ainda segundo o texto, “o sistema de monitoramento do Consórcio acionou de imediato a polícia, que está investigando os fatos amparado pelas imagens das câmeras instaladas na Estação de Embarque e Desembarque”. O órgão destacou ainda que foi registrado um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

Feridos no transporte público
Na mesma data, outras três pessoas foram assaltadas e esfaqueadas no transporte coletivo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o primeiro caso ocorreu por volta de 7h30, no Terminal das Bandeiras. Na ocasião, um homem de 36 anos teve o celular roubado e, mesmo sem reagir, foi atingido por uma facada na barriga.

Já por volta de 14h, o Corpo de Bombeiros atendeu a um jovem, de 26 anos, esfaqueado no punho e na virilha, no Terminal Praça A. Segundo a corporação, a vítima foi ferida durante um assalto, mas dentro do ônibus do Eixo Anhanguera, e foi socorrida ao descer no terminal.

Em entrevista à TV Anhanguera, ele disse que o assalto em que foi esfaqueado foi praticado por quatro criminosos, dois usando faca e outros dois sem. "Na minha vida, desde quando eu pego ônibus nunca aconteceu comigo, foi a primeira vez. Eu levei um susto na hora”, contou.

A terceira situação ocorreu por volta de 17h30, também no Terminal Praça A. Os bombeiros relataram que um segundo adolescente, de 16 anos, foi esfaqueado na barriga, também em durante um assalto.

Três pessoas foram esfaqueadas no Eixo Anhanguera, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Três pessoas foram esfaqueadas no Eixo Anhanguera, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Sobre essas situações, a RedeMob informou ao G1, por meio de nota, que todas as situações foram atendidas pelos vigilantes dos terminais, que acionaram a Polícia Militar. Ainda conforme a nota, “as imagens do ocorrido serão disponibilizadas as autoridades policiais para que possam investigar o fato e tomar todas as providências cabíveis”. A empresa destacou também que “possui um canal de comunicação via whatsapp, através do número (62) 9 8591-8952, para denúncias, críticas e sugestões”.

Além das vítimas de crimes, o passageiro Carlos Alberto Martins perdeu parte do dedo após a mão dele ficar presa na porta de um ônibus do Eixo Anhanguera, em uma plataforma no Setor Campinas, em Goiânia. O caso ocorreu no dia 1º de fevereiro deste ano.

Segundo testemunhas informaram à TV Anhanguera, na tarde de quinta-feira (1) o acidente aconteceu quando o homem tentava entrar no veículo, na estação José Hermano. O motorista ainda avançou, mas parou logo depois, após ser alertado por passageiros.

Em nota, a Metrobus, responsável pelo Eixo Anhanguera, lamentou o incidente e informou que irá apurar o ocorrido, além de prestar toda a assistência necessária ao usuário.

Mais de 500 crimes foram registrados em ônibus em janeiro em Goiás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Mais de 500 crimes foram registrados em ônibus em janeiro em Goiás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Passageiros com medo
Usuária do transporte coletivo, a dona de casa Deusalina Santos, contou à TV Anhanguera que já foi assaltada quatro vezes nos ônibus. Da última vez, cortaram a bolsa dela com uma faca e levaram todos os pertences dela.


“É triste demais. Para você ver, estou com a bolsa aqui, mas nem o Passe Livre não tenho para ir embora para casa. Eu tenho pressão alta, fico com muita raiva. Até meus remédios eles levaram”, disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!