sábado, junho 03, 2017

Ataque suicida deixa mortos e feridos nos Camarões


Um ataque suicida duplo matou pelo menos 11 pessoas, incluindo os suicidas, e deixou mais de 30 feridos em um campo que abriga civis deslocados pelos episódios de violência envolvendo o grupo terrorista Boko Haram nos Camarões. O balanço inicial era de 6 mortos e mais de 20 feridos.

Segundo o ministro das Comunicações, Issa Tchiroma Bakary, que falou à rádio estatal os suicidas eram crianças. Dois adolescentes suicidas de idades entre 10 e 15 anos se infiltraram na cidade de Kolofata", afirmou. "O saldo de mortes é 11, incluindo os dois suicidas, e 30 feridos, dos quais 10 estão seriamente feridos", acrescentou.

O ataque aconteceu na manhã de sexta-feira (2) em Kolofata, a cerca de 10 quilômetros da fronteira com a Nigéria, antes do amanhecer se passando por refugiadas em busca de alimento antes do início do jejum diurno do mês muçulmano sagrado do Ramadã.

Uma autoridade do governo local disse que os 10 seriamente feridos foram transportados para um hospital de uma cidade próxima. "Foi insuportável. As pessoas gritavam. Outras gemiam. Foi um horror total", disse um policial presente à cena do ataque.

A região norte dos Camarões sofre, nos últimos anos, com a violência ligada aos insurgentes do grupo extremista Boko Haram. Além do elevado número de deslocados internos, o país também recebe refugiados nigerianos que fogem do grupo.

O Boko Haram frequentemente lança incursões fronteiriças - entre a Nigéria, os Camarões e o Chade - no intuito de estabelecer um califado islâmico na região. Em oito anos, o grupo matou pelo menos 15 mil pessoas e provocou o deslocamento de dois milhões.

As vilas e cidades da área são alvos frequentes de ataques terroristas. Um ataque semelhante em Kolofata matou nove pessoas em setembro de 2015. Milhares de soldados patrulham a área para tentar impedir os atentados.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!