segunda-feira, agosto 22, 2016

Rebelião em presídio de RO completa 24h e dois presos são feitos reféns

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Cerca de 220 presos da Casa de Detenção de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, fazem uma rebelião há mais de 24 horas na unidade. Conforme a Polícia Militar (PM), o motim começou na tarde de sábado
(20), depois que 90 famílias entraram no local para o horário de visitas. De acordo com a Polícia Militar (PM), os presos quebraram os cadeados das celas e estão soltos no corredor. Dois apenados estão amarrados e são mantidos reféns no local. Os detentos exigem a saída do diretor da Casa de Detenção, Heber Carvalho dos Santos. Ainda não há registro de feridos.
A rebelião na unidade iniciou depois do horário de visita, quando os presos passaram a exigir a troca de direção. Segundo a PM, familiares de 97 apenados, que entraram para a visita no sábado, ainda estão dentro da unidade, pois querem garantir que os presos envolvidos na rebelião não sofram punições. Nenhum familiar está sendo feito refém.
A Polícia Militar (PM) e o Grupo de Operações Especiais (GOE) foram acionados para controlar a situação. Conforme a Casa de Detenção, a unidade abriga atualmente 384 detentos.
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), informou que todas as providências foram tomadas para restabelecer a ordem e disciplina na unidade prisional, assegurando os direitos dos internos e também  garantir a segurança da população.
Segundo a Secretaria Estadual de Justiça de Rondônia (Sejus), o diretor da Casa de Detenção de Ariquemes(CDA), Heber Carvalho dos Santos, já foi substituído, e não há nenhuma pessoa ferida dentro da unidade.


Faixa de facção foi deixada na biblioteca da cidade (Foto: Willian Andrade/ Rede Amazônica)Faixa de facção foi deixada na biblioteca da cidade (Foto: Willian Andrade/ Rede Amazônica)

Ataques
A Sesdec investiga se a rebelião na unidade tem relação com alguns ataques ocorridos em Ariquemes, desde a tarde de sábado. Até este domingo (21), a PM registrou três ataques, entre elas a tentativa de atear fogo na Biblioteca Municipal. No local foi deixada uma faixa de uma facção criminosa.
Durante a madrugada deste domingo, o vidro de um carro foi quebrado um caminhão teve os pneus incendiados, mas o fogo foi controlado por moradores. Por medida de segurança, o governo reforçou a segurança na cidade.
Confira na íntegra a nota divulgada pela Sejus:
Ariquemes está nesse momento recebendo reforço policial de Porto Velho e de outras localidades do Estado para garantia da segurança da população nas ruas e instituições públicas e privadas. Além do reforço recebido no sábado, mais 75 policiais do grupo de operações especiais (GOE), chegaram na cidade neste domingo em apoio a segurança da unidade prisional de Ariquemes.
Reforços da Policia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros já estão nas ruas  para garantir a paz e tranquilidade dos cidadãos. Para estabilidade interna na Casa de Detenção de Ariquemes o reforço com maior número de servidores.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!