segunda-feira, março 21, 2016

Dia de São José reforça tendência de poucas chuvas em 2016

Fiéis de Almino Afonso renderam homenagem ao santo dos agricultoresFiéis renderam homenagem ao padroeiro dos agricultores em Almino Afonso e em outras cidades
do RN

A cada ano a sina se repete. Movidos pela fé, sertanejos amanhecem o dia 19 de março com os olhares voltados para o céu. Segundo o senso comum, chover no dia em homenagem a São José representa que o ano será marcado por um bom inverno.

Esposo da virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo, São José é considerado o santo protetor dos agricultores e, de acordo com a crença popular, esta é uma data decisiva para as previsões climatológicas.

Cientificamente o dia 19 de março é o mais propício para o registro de chuvas na região, devido existir a maior incidência de radiação solar em todo o ano.

Com três anos marcados por uma das maiores secas da história a expectativa se voltava para o registro de boas precipitações neste sábado, fato que acabou não ocorrendo.

Contrariando até mesmo as previsões oficiais dos meteorologistas, que previam boas chuvas para esta semana, o dia em homenagem a São José foi marcado por muito sol, e pouca chuva, em praticamente todo o Rio Grande do Norte.

As poucas chuvas foram registradas na região do Seridó e em locais isolados da região Oeste.  Mesmo diante das adversidades o dia foi marcado por mobilizações religiosas em várias partes do Estado.

Em Mossoró, centenas de fiéis participaram da tradicional procissão em homenagem a São José na tar4de deste sábado. Em Almino Afonso, a procissão ocorreu na parte da manhã. A maior mobilização ocorreu em Angicos, onde a festa em homenagem ao santo protetor dos agricultores mobilizou milhares de fiéis e parte da classe política do Estado.

A falta de chuvas não desanimou os agricultores, que não perderam a esperança e esperam que nos próximos dias o quadro possa sofre modificação.

“Temos que continuar acreditando. Estamos sofrendo muito com esta seca e não podemos perder a esperança de que esta situação vai mudar”, conclui o agricultor Manoel da Silva.

Todas as previsões apresentadas pelos climatologistas em 2016 dão conta de um inverno com chuvas abaixo da média histórica.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!