quinta-feira, dezembro 17, 2015

Produção industrial em novembro é a mais baixa em cinco anos

Embora a utilização da capacidade instalada (UCI) esteja constante desde julho, em 66%, o indicador está sete pontos percentuais abaixo do registrado em novembro 2014 Foto: Arquivo Agência Brasil)A atividade industrial teve a queda mais intensa em novembro em cinco anos. O índice de evolução da produção registrou 40,9 pontos e é o menor para o mês desde o início
da série histórica, iniciada em 2010. As informações são da Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (17). Os indicadores variam de zero a cem pontos. Valores abaixo de 50 indicam queda na produção.

Embora a utilização da capacidade instalada (UCI) esteja constante desde julho, em 66%, o indicador está sete pontos percentuais abaixo do registrado em novembro 2014. O índice de utilização da capacidade instalada efetiva-usual caiu de 34,5 pontos, em outubro, para 33,6 pontos, em novembro. Quanto mais abaixo dos 50 pontos, maior o desaquecimento.

A queda na produção permitiu um ajuste dos estoques, que recuaram em novembro. O índice de evolução dos estoques ficou em 48,7 pontos, próximo da linha dos 50 pontos, o que indica estabilidade. No entanto, os estoques da indústria continuam excessivos. O índice de estoques em relação ao planejado registrou 51,4 pontos. Valores acima dos 50 pontos sinaliza estoques maiores que o planejado.

O emprego continua a cair no segmento industrial. O índice da evolução do número de empregados registrou 42 pontos em novembro. Como se mantém abaixo da linha dos 50 pontos, o indicador sinaliza queda nos postos de trabalho na indústria.

Pessimismo

O desaquecimento da economia e do segmento industrial mantém os empresários pessimistas em dezembro. As expectativas para a demanda, as compras de matéria-prima e número de empregados para os próximos seis meses estão negativas, com indicadores abaixo dos 50 pontos. Enquanto o índice de demanda registrou 41,8 pontos neste mês, o de compras de matéria-prima assinalou 40,5 pontos e o de número de empregados foi de 40,3 pontos. Somente as perspectivas para as exportações se mantém estáveis, com 50,1 pontos em dezembro.

O pessimismo continua afetando as intenções de investimento para os próximos meses, cujo índice, em dezembro, assinalou 42,4 pontos.

A Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 11 de dezembro, com 2.374 indústrias de todo o país. Dessas, 993 são pequenas, 831 são médias e 550 são de grande porte.

Fonte: Portal da Indústria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!