terça-feira, janeiro 27, 2015

Alguém anotou a placa? Nadal leva até 'pneu' de Berdych e está fora do Australian Open

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um dia, quando for velhinho, o tcheco Tomas Berdych poderá contar que arrasou um dos maiores tenistas da história. Ele dirá que em
uma terça-feira, dia 27 de janeiro de 2015, bateu o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 0, com direito a "pneu" (6-2, 6-0 e 7-6 [5]), avançou às semifinais do Australian Open e deixou o 14 vezes campeão de Grand Slams pelo caminho. A partida durou 2h12min em Melbourne.

O resultado foi ainda mais inesperado porque Berdych é um dos maiores fregueses da carreira de Nadal. Nas últimas 17 vezes em que se encontraram antes desta terça, o espanhol saiu de quadra com a vitória. A última vez que o tcheco havia conseguido bater o Toro foi em 2006, no Masters de Madri. 

Para conquistar a façanha, Berdych contou com um apático Nadal, que não lhe ofereceu resistência alguma. Quebrando o saque o adversário várias vezes em sequência, o número 7 do mundo demorou apenas 35 minutos para fechar o primeiro set em 6-2.

Pior ainda foi na segunda parcial. Totalmente irreconhecível, o espanhol foi totalmente arrasado pelo rival, e levou um "pneu", fato raríssimo em sua carreira, em 25 minutos.

No terceiro set, o tenista de Mallorca até esboçou uma reação. Quando o placar marcava quatro games para cada lado, por exemplo, o espanhol fez a torcida levantar após vencer um longo rally. Será que o "velho" Nadal estava de volta? Por pouco tempo... Mantendo a consistência e abusando dos saques fortes e aces, Berdych teve que suar um pouco mais, mas fechou o duelo no tie break por 7 a 5.

"Consegui implantar bem meu jogo e mantive o ritmo nos três sets. Comecei muito bem, mas, quando você joga contra Rafa, tem que lutar sempre até o final, porque ele está pronto para tudo. Ele tentou se recuperar no último set, mas me mantive focado e consegui vencer. Enfrentei um dos maiores da história, e você sempre espera algo incrível dele, mas consegui manter meu saque forte, fiquei calmo e sempre focado no próximo ponto", celebrou o tcheco.

Essa foi apenas a terceira vez que Nadal levou um 6-0 em um torneio Major. A primeira vez foi para o norte-americano Andy Roddick, em 2004, enquanto o suíço Roger Federer lhe aplicou o placar mais duro do tênis em 2006.

Em torneios menores, o espanhol já havia sofrido massacre semelhante em 2008, quando tinha apenas 21 anos. Na ocasião, tomou um 6-0 e 6-1 do russo Mikhail Youzhny na final do ATP 250 de Chennai, na Índia, e ficou com o vice do torneio.

Em 2011, o Toro também levou um "pneu", mas a partida teve final feliz para ele. Foi no ATP 250 de Doha, quando o eslovaco Lukas Lacko conseguiu essa proeza. No entanto, Nadal triunfou por 7-6 (3), 0-6 e 6-3.

Nas semifinais, Tomas Berdych pega agora o vencedor do confronto entre o britânico Andy Murray e o australiano Nick Kyrgios, que conta com o apoio da torcida local. A partida começa às 6h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN.

Na outra chave, Novak Djokovic x Milos Raonic e Stan Wawrinka x Kei Nishikori completam a rodada, em jogos marcados para a quarta-feira.

Para Nadal, campeão na Austrália em 2009 e número 3 do mundo, resta agora retomar a velha forma e começar a se preparar para buscar o décimo título em Roland Garros.a

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!