domingo, dezembro 21, 2014

EUA pediram ajuda à China em ciberataques da Coreia do Norte

Segurança protege entrada de sala de cinema nos EUA durante pré-estreia do filme 'A entrevista' (Foto: REUTERS/Kevork Djansezian/Files)Os Estados Unidos pediram a ajuda da China para bloquear ciberataques norte-coreanos, informou neste sábado (20) um funcionário do governo americano.
"Falamos desse assunto com a China para compartilhar informações, expressar nossa preocupação com esse ataque e pedir sua cooperação", revelou o funcionário, segundo a agência de notícias France Presse (AFP).
No dia 24 de novembro, um ataque cibernético reivindicado pelo grupo autodenominado "Guardiães da Paz" (GOP, na sigla em inglês) atingiu o sistema da Sony Pictures e, desde então, filmes inéditos centenas de e-mails, informações sobre salários e números da previdência social de funcionários foram revelados.
Esse é um dos mais importantes registrados contra uma empresa nos Estados Unidos.
Filme sobre Coreia do Norte cancelado
Os vazamentos foram ameaças dos hackers contra o lançamento do filme "A entrevista". O longa é uma comédia de situação sobre um plano da Agência Central de Inteligência americana, a CIA, para matar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Na quarta-feira (17), após os hackers ameaçarem promover um atentado nas salas de cinema, a Sony Pictures cancelou o lançamento do filme, previsto para o Natal. 

Cena do filme 'A entrevista', com James Franco e Seth Rogen (Foto: Divulgação)Cena do filme 'A entrevista', com James Franco e
Seth Rogen (Foto: Divulgação)
Washington acusa Pyongyang
O governo dos Estados Unidos acusa a Coreia do Norte de estar por trás desse ataque, o que Pyongyang nega.
No sábado (20), o regime norte-coreano propôs a Washington uma investigação conjunta sobre o ataque cibernético contra a Sony Pictures, depois que o presidente Barack Obama ameaçou com represálias.
"Diante das afirmações sem fundamento e difamatórias que os Estados Unidos estão propagando, propomos uma investigação conjunta sobre este incidente", afirmou um porta-voz do ministério norte-coreano das Relações Exteriores em Pyongyang.
Veja a cronologia do caso:

James Franco e Seth Rogen divulgam o filme 'A entrevista' em pré-estreia em Los Angeles, Califórnia, nesta quinta (11) (Foto: REUTERS/Kevork Djansezian)James Franco e Seth Rogen são os protagonistas
do filme (Foto: Reuters/Kevork Djansezian)
Outubro de 2013 – Sony Pictures anuncia os atores Seth Rogen e James Franco como protagonistas da comédia "A entrevista".
20 de junho de 2014 – Após a divulgação do primeiro trailer do filme, autoridades da Coreia do Norte dizem que "A entrevista" é um símbolo do "desespero" da sociedade norte-americana, mas um porta-voz não oficial de Kim Jong-un afirma que o ditador provavelmente vai assistir ao filme de qualquer maneira.
10 de julho: Em uma carta a Ban Ki-moon, o embaixador da ONU Ja Song Nam reclama do filme e diz que "as autoridades dos EUA devem tomar ações imediatas e adequadas para proibir a produção e distribuição do filme".
14 de agosto: Sony declara a possibilidade de remover uma cena do filme em que o rosto de Kim Jong-un é mostrado derretendo.

Cena do filme 'A entrevista' que mostra a morte da versão fictícia do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un (Foto: Reprodução/Sony Pictures/The Telegraph)Cena do filme 'A entrevista'  (Foto: Reprodução/
Sony Pictures/The Telegraph)
24 de novembro: Fontes da Sony dizem que a empresa foi hackeada e chantageada por um grupo que deixou a mensagem: "Hacked by #GOP. Aviso: Nós já avisamos vocês, e isto é apenas o começo. Temos obtido todos os seus dados internos, incluindo segredos e grandes segredos."
1º de dezembro: Ao menos cinco filmes inéditos da Sony "vazam" na web.
2 de dezembro: O FBI inicia investigações sobre o envolvimento norte-coreano com o ataque hacker.
4 de dezembro: A Coreia do Norte nega envolvimento em ataque contra a Sony.
16 de dezembro: Guardians of Peace ameaça atacar as salas de cinema que exibirem "A entrevista", faz menção ao atentado de 11 de setembro e afirma ainda que "o mundo será tomado pelo medo".  A pré-estreia do filme em Nova York é cancelada após as ameaças.
17 de dezembro: Sony anuncia o cancelamento do lançamento de "A entrevista" em todos os cinemas dos EUA.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!