quinta-feira, outubro 02, 2014

Campanha Outubro Rosa inicia conscientização contra o câncer de mama

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Teve início ontem, em todo o país, a campanha Outubro Rosa, dedicada à conscientização para diagnóstico e combate ao câncer de mama, doença que mais mata mulheres no
Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em Mossoró, instituições se unem em prol da campanha e planejam atividades por todo este mês.
"Eu gostaria que este ano fosse marcado por uma grande conquista para o combate ao câncer de mama, que seria o tratamento igualitário dispensado aos médicos que trabalham em Mossoró e os que trabalham em Natal, pois o Governo do Estado complementa o valor das cirurgias feitas na capital, mas não o faz aqui na cidade", conta o oncologista Cure de Medeiros.
Segundo ele, o Governo do Estado repassa aos hospitais que realizam cirurgias contra o câncer em Natal valor que equivale a 60% do preço dos procedimentos, restando ao município complementar com apenas 40% dos custos. Já o Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) não recebe o mesmo repasse, o que aumenta as dificuldades financeiras vividas pela unidade, assim como tempo de espera de pacientes.
Cure Medeiros afirma ainda que a data é importante enquanto alerta tanto para a sociedade quanto para o poder público, mas é necessário que, durante todo o ano, as mulheres se previnam realizando o autoexame das mamas e se consultando com mastologista a partir dos 40 anos de idade.
"Fico muito contente em ver não só mulheres, como homens também reunidos em prol da conscientização do 'Outubro Rosa', mas é necessário que o poder público também atue para diminuir a burocracia e facilitar o acesso ao mastologista e exames necessários para o diagnóstico da doença", conta Cure Medeiros.
O oncologista informa que foram diagnosticados mais de 500 casos de nódulos em seios de pacientes no ano passado, sendo que 121 se confirmaram como câncer de mama. O COHM ainda não dispõe os dados relativos ao número de diagnósticos realizados neste ano de 2014, mas, Cure Medeiros afirma que, devido à procura crescente de mulheres por atendimento, os casos têm sido diagnosticados em maior número e cada vez mais cedo, o que aumenta as chances de cura.

Uern lança projeto para promover prevenção dos cânceres de mama e próstata

O projeto "Uern em movimento", realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Diretoria de Desenvolvimento Social (Dirdes), irá promover nos meses de outubro e novembro ações para chamar a atenção para a necessidade de prevenção dos cânceres de mama e próstata. No "Rosa Bike" e na "Marcha Azul" serão realizados passeios de bicicleta pela cidade e ainda sorteios de bicicletas entre os participantes.
Este mês, começa com o "Rosa Bike", um passeio ciclístico de mulheres a fim de conscientizar sobre a problemática do câncer de mama. A ação será realizada no dia 19 deste mês, a partir das 15h30, com partida do Epílogo de Campos da Uern, na praça Miguel Faustino, s/n, Centro, com destino à Praça dos Esportes, na avenida Rio Branco.
As inscrições para participar do "Rosa Bike" estarão abertas entre os dias 6 e 16 deste mês e custam apenas uma lata de leite em pó, podendo ser feitas na Uern ou na Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Mossoró, que funciona no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!