sábado, setembro 13, 2014

Cão abandonado fica obeso após virar 'mascote' de lanchonete em MT

Cão começou a ganhar peso após se tornar mascote de lanchonete de posto de combustíveis em MT (Foto: Nill Vianna/Arquivo pessoal)Um cão que vive em uma lanchonete e restaurante em um posto de combustíveis às margens da BR-364 em Mato Grosso, entre as cidades de Tangará da Serra e
Campo Novo do Parecis, tem chamado a atenção de quem para no local. 'Bolinha' não tem raça definida e, como o nome sugere, está com excesso de peso. Por conta disso, não corre e anda com certa dificuldade. O animal ficou assim após ser 'adotado' pelos proprietários do restaurante, depois de ter sido abandonado pelos donos, há aproximadamente 12 anos, contou o atual responsável pelo cão.
A reportagem foi sugerida pelo internauta Nill Vianna via a ferramenta colaborativa VC no G1.
"Aqui era um lugar de jogar cachorro fora. Beira de estrada, né? Ele chegou aqui magrinho e começamos a cuidar dele. Só que ele engordou muito depois que os clientes passaram a dar comida pra ele. E o Bolinha come tudo que o pessoal dá. Um pouco de comida, pedaços de salgado...", disse o proprietário do restaurante, Edson de Souza.
Ele contou ainda que o cachorro é muito querido por todos. "Ele é muito dócil, não late pra ninguém. É o nosso mascote aqui", afirmou. Souza diz que nunca pesou o cachorro e que tem consciência de que ele está fora do peso normal, mas que nunca buscou ajuda para resolver o problema.
Diogo explicou que a obesidade em cães pode trazer problemas articulares e respiratórios, diabetes e males cardíacos, entre outras doenças. "Há uma piora na qualidade de vida e também redução na expectativa de vida", disse. O excesso de peso em cães tem aumentado nos últimos anos no Brasil, afirmou. "O padrão de beleza estabelece que o cachorro tem que ser gordinho, mas isso custa caro à saúde do cão. Tem que cuidar, controlar a alimentação, e não deixar ficar acima do peso", completou.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!