terça-feira, julho 03, 2012

Sistema de vídeomonitoramento de Natal deve começar a ser instalado

cameras

NATAL - O secretário municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, assinou contrato com a empresa G4S Engenharia e Sistema S. A., vencedora da licitação para realizar a instalação das câmeras do sistema de videomonitoramento da cidade do Natal.
Segundo Carlos Paiva, já nesta semana a empresa iniciará a instalação das 30 câmeras que monitorarão os vários bairros. "O bairro do Alecrim receberá o maior número de câmeras, sete no total. Esta decisão foi tomada após análise nos índices de criminalidade e violência coletados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O bairro do Alecrim concentra o maior número de estabelecimentos comerciais e a maior população circulante", afirmou o secretário.
De acordo com o projeto, a base comunitária da Guarda Municipal do Natal (GMN) situada no bairro do Alecrim vai passar por uma reestruturação para atuar como polo receptador das imagens que serão divididas com o Ciosp, com quem a Semdes tem parceria desde 2011.
O titular da Semdes acrescentou que outras dez câmeras deverão ser instaladas posteriormente. "Hoje Natal já é monitorada por 22 câmeras que cobrem toda orla de Ponta Negra a Redinha e até 2014 serão mais 150 câmeras. Outras 18 câmeras monitoram o trânsito. As câmeras serão compartilhadas com a Polícia Militar, por meio do Ciosp. O sistema permitirá ainda a instalação e recepção de imagens oriundas de estabelecimentos comerciais como shoppings, bancos e centros comerciais", acrescenta o secretário.
A criação do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) foi outro passo muito importante porque irá unir no gabinete, as forças de segurança pública, entidades da sociedade civil (comércio, conselhos comunitários, entidades de classe), que serão responsáveis por montar o observatório da violência que norteará as ações de segurança pública na cidade. E também coordenará a criação dos conselhos de segurança, um por região de Natal.
"A 1ª Conferência Nacional de Segurança, realizada em Brasília ano passado, também concluiu que somente com a integração das Forças de Segurança será possível combater o crime", finalizou o secretário.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!