sábado, janeiro 07, 2012

Morre aos 77 anos o pesquisador e diretor do Instituto Histórico e Geográfico do RN

enelio_ptckovich

A cultura potiguar está em luto. Faleceu na manhã de ontem, 6, no Promater Hospital Geral, em Natal, aos 77 anos de idade, o pesquisador e diretor-presidente com "gestão perpétua" do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Enélio Lima Petrovich.
O pesquisador estava internado no Promater desde o final do ano passado, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Enélio Petrovich chegou a ser liberado do hospital no dia 16 de novembro, retornando para sua casa.
O velório do presidente do IHGRN ocorreu durante a tarde de ontem, na sede do instituto que dirigiu por 42 anos. O sepultamento do pesquisador foi realizado às 18h, no cemitério Morada da Paz, localizado no bairro de Emaús, em Natal.
Enélio Petrovich desde cedo interessou-se pelos estudos jurídicos, literários e históricos, escrevendo em jornais de Natal, de João Pessoa (PB) e de Fortaleza (CE), tendo sido colaborador da Revista "Inter-Brasil" e "Cactus".
O pesquisador era sócio efetivo do IHGRN, a mais antiga instituição cultural do Estado, desde 29 de março de 1959, e em 25 de agosto de 1963 foi eleito presidente do instituto. Em 3 de abril de 1965, foi reeleito e, no ano de 1967, assumia perpetuamente a presidência do IHGRM.
Ao longo de sua trajetória, Enélio Petrovich também ocupou funções administrativas no Governo do RN. Em 1964, foi nomeado, na administração do então governador Aluízio Alves, subchefe da Casa Civil, e em 1965, diretor do Departamento de Administração, atualmente transformado em Secretaria de Estado da Administração.
O pesquisador também era membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, ocupando a vaga do escritor Virgílio Trindade, e escreveu durante a sua vida mais de 25 livros.
Enélio Petrovich deixa viúva, Miriam Petrovich, e os filhos Enélio Antônio Petrovic, Célio Petrovich e Líria Petrovich Bezerra, além de netos.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!