segunda-feira, maio 06, 2024

Senador Paulo Paim chora ao comentar enchentes no RS: 'Situação é desesperadora'

Senador Paulo Paim (PT-RS) comenta enchentes no estado — Foto: TV Globo/Reprodução


O senador Paulo Paim (PT-RS) chorou nesta segunda-feira (6) ao comentar a situação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Até o início da tarde, os temporais tinham matado 83 pessoas e atingido 873 mil habitantes, em 364 cidades.


O parlamentar se emocionou durante entrevista coletiva ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), para discutir medidas de socorro ao estado.


"Eu, tenho 74 (anos), nunca vi uma situação semelhante a essa. As pessoas estão pedindo água. 'Queremos água para tomar.' Querem um colchão para não dormir no chão. Um dos casos lá que nós vimos, é de 600 pessoas dividindo 60 colchões para ficar no chão. Estão pedindo, na medida do possível, cobertor", disse.



"Enfim, é algo que nós nunca vimos, né? Nunca pensamos ou imaginamos que íamos ter uma situação como esta. Por isso que nós precisamos do Brasil, precisamos do Congresso, precisamos do apoio, da solidariedade de todos. É isso, a situação é desesperadora, falta tudo", continuou, emocionado.


Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) comenta enchentes no estado — Foto: TV Globo/Reprodução


O senador também defendeu a medida anunciada pelo presidente do Senado, de criar uma comissão comissão temporária externa para acompanhar o tema. O grupo será composto pela bancada do RS na Casa, além de outros parlamentares, para debater propostas para reduzir danos. Paim pediu ainda doações para o estado.


"Essa minha emoção não é porque eu quero ficar aqui emocionado, é porque de fato dói. Ver pessoas que cuidam lá chorando, calcula os pais como é que estão. Muitas vezes o pai chega, mas muitas das vezes as crianças ficam lá, abandonadas, chorando, e eles têm que falar que os pais vão vir, mas não vêm, não vêm", disse.


O senador Hamilton Mourão também detalhou a situação crítica enfrentada pelo estado.


"É uma tragédia de enormes proporções que todos nós que vivemos no Rio Grande do Sul nunca vimos. Para vocês terem ideia, temos 3 mil pessoas acampadas na rodovia, acampadas e sem estrutura", senador Hamilton Mourão.


"O povo gaúcho é forte, o povo gaúcho é resistente, mas nós precisamos do apoio do Brasil. O Brasil precisa olhar para o Rio Grande do Sul agora", continuou.


Fonte:  g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!