segunda-feira, dezembro 19, 2022

Policial militar e bandido morrem em troca de tiros durante assalto em Natal

Um policial militar foi morto na noite desta segunda-feira (19) no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. O militar reagiu a uma tentativa de assalto e trocou tiros com o criminoso, que também morreu na hora no local onde o crime ocorreu.


Vidro do veículo onde estavam o militar morto e sua esposa — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O militar foi identificado como Cabo J Barbosa. De acordo com informações do 9º Batalhão da PM, o policial estava com a esposa no momento em que foi surpreendido por um bandido, que anunciou o assalto. O policial teria reagido e dado início a uma troca de tiros.


Ambos foram atingidos. A esposa do militar acionou a Polícia Militar, pedindo socorro. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O criminoso, que ainda não foi identificado, morreu no local do crime.


Militar foi morto após assalto na zona Oeste de Natal — Foto: Reprodução/Instagram


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia apreende arma e munições em casa de advogado suspeito de violência doméstica em Natal

A Polícia Civil apreendeu neste domingo (18) arma e munições na casa de um advogado na zona Leste de Natal. Ele é suspeito de violência doméstica e não estava no local no momento da ação policial.


Material apreendido pelos policiais — Foto: Divulgação/PC


Na casa do suspeito, foram localizadas 211 munições intactas para pistolas 9.mm, outras 57 munições já deflagradas da mesma natureza, e dois carregadores de munição.


A pistola, que não tinha sido localizada neste domingo, foi entregue de forma espontânea nesta segunda-feira (19) segundo os policiais.


De acordo com a Polícia Civil, ele possui o registro de CAC, concedido para atiradores que caçam, atiram ou colecionam armas. Os itens foram apreendidos por serem atribuídas ao crime de ameaça em contexto de violência doméstica. O advogado responderá em liberdade.


Denúncia

A apreensão foi executada por policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher da Zona Norte (DEAM/ZN) após investigações que tiveram início após denúncia da vítima, namorada do suspeito.


De acordo com a Polícia Civil, a denúncia foi feita na última semana, no dia 16. A vítima afirmou que tinha sido ameaçada pelo suspeito, que utilizava arma de fogo como forma de intimidação.


Foram solicitadas medidas protetivas de urgência, com pedido de restrição ou suspensão do porte de arma de fogo por parte do suspeito, além do mandado de busca e apreensão que foi deflagrado neste domingo (18).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motociclista e passageiro morrem após colisão com carro na RN-223

Um motociclista e o passageiro morreram após colidirem com um carro na tarde deste domingo (18) na RN-223, no trecho que liga os municípios de Caraúbas e Apodi, no interior do Rio Grande do Norte.


Carro envolvido em acidente foi abandonado quilômetros depois — Foto: Redes sociais


As vítimas foram identificadas como João Ferreira Neto, de 53 anos, e Luiz Neto de Medeiros, de 52.


De acordo com a Polícia Militar da região, os dois veículos estavam no mesmo sentido da pista - indo de Caraúbas para Apodi -, quando na altura de um sítio chamado Sororoca, o motociclista fez uma manobra para entrar num bar onde ocorria uma festa. O motocilcista não percebeu a chegada do veículo e ao tentar voltar da manobra, houve a colisão.



O motorista do carro, que era do tipo Fox, da cor branca, não parou para prestar socorro às vítimas e abandonou o veículo alguns quilômetros depois do acidente, segundo a PM.

O passageiro da motocicleta, João Ferreira Neto, morreu ainda no local. Já Luiz Neto de Medeiros chegou a ser socorrido por populares para o hospital local, mas morreu minutos depois de dar entrada na unidade.


O motorista do veículo fugiu e até a atualização mais recente desta matéria não havia sido identificado pelas autoridades.


Colisão ocorreu na RN 223 — Foto: Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

TRE diploma candidatos eleitos no Rio Grande do Norte

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) diplomou nesta segunda-feira (19) os candidatos eleitos no Rio Grande do Norte nas Eleições 2022.


Governadora Fátima Bezerra falou durante diplomação — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), prédio do TRE no bairro Tirol, em Natal, e foi marcada por uma mudança de última hora entre os deputados estaduais, com a entrada de Ubaldo Fernandes (PSDB) e a saída de Wendel Lagartixa (PL) entre os eleitos (entenda mais abaixo).


Ao todo, 37 candidatos eleitos foram diplomados:


24 deputados estaduais;

8 deputados federais;

Rogério Marinho (PL), como senador, e os dois suplentes da chapa;

e a reeleita governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice Walter Alves (MDB).


Cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Mesmo sem ser diplomado, o candidato Wendel Lagartixa compareceu ao evento no TRE.


A cerimônia de diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo, por meio da entrega dos diplomas.


No discurso no evento, a governadora reeleita Fátima Bezerra falou dos desafios da primeira gestão e do que espera no segundo mandato.


"Os primeiros quatro anos que enfrentamos foram muito duros e difíceis. O estado em uma situação gravíssima, mergulhado numa crise fiscal e financeira sem precedentes e com um enorme passivo herdado pela nossa gestão. Ao mesmo tempo uma conjuntura nacional extremamente adversa e uma pandemia que desafiou o mundo e teve contornos ainda mais graves em nosso país", disse Fátima.


Entre as prioridades do segunda mandato, ela falou sobre políticas sociais, infraestrutura, saúde, segurança pública e educação.


"Caminharemos para ampliar a capacidade de investimento e fortalecer cada vez mais as políticas sociais, a infraestrutura hídrica e rodoviária. Vamos cuidar das nossas estradas, garantindo segurança para quem transita e fomentando o desenvolvimento e a interiorização do turismo. Vamos fortalecer o SUS, patrimônio brasileiro, que salvou tantas vidas na pandemia e seguir dando atenção singular a segurança pública sem a qual outras esferas da vida e do desenvolvimento não se realizam. E priorizar cada vez mais a educação, área que guarda desafios imensos em nosso país tão desigual".


As posses da governadora Fátima Bezerra (PT), para o segundo mandato, e do vice-governador Walter Alves (MDB) estão previstas para o dia 1º de janeiro. Os parlamentares deverão tomar posse dos cargos no início do ano legislativo, em fevereiro.


Sai Wendel, entra Ubaldo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) realizou nesta segunda-feira (19) a retotalização de votos das eleições e o resultado reelegeu Ubaldo Fernandes (PSDB) como deputado estadual. A decisão se deu para cumprir uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, publicada na sexta-feira (16).


A decisão do ministro determinava que Wendel Lagartixa (PL), que foi o candidato a deputado estadual mais votado do RN, não fosse diplomado.


Wendel Lagartixa compareceu à cerimônia mesmo não sendo diplomado — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


No documento, o ministro do Tribual Superior Eleitoral (TSE) justifica que deve ser cumprida uma decisão dele mesmo, de outubro, que indeferiu a candidatura de Wendel.


Candidatura indeferida de Wendel

Lewandowski indeferiu a candidatura de Wendel Lagartixa em outubro. O caso ainda será analisado pelo Pleno do TSE.



O ministro atendeu um pedido Ministério Público Eleitoral do RN pelo fato de Wendel ter sido condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização, e terminou de cumprir a pena em 4 de junho de 2021, não tendo assim cumprido o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei para quem é condenado por crime hediondo.


Lewandowski entendeu que o crime pelo qual Wendel foi condenado é classificado como hediondo e "não tendo ainda transcorrido o prazo de 8 anos desde a extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena, que se deu em 4/6/2021, imperioso se faz o reconhecimento da sua inelegibilidade'".


O ministro ainda cita na decisão que Wendel "encontra-se 'atualmente privado de liberdade em decorrência do cumprimento de ordem de prisão temporária', por possível participação em três homicídios". Por conta desse crime, o candidato passou parte das eleições preso - ele foi detido em 20 de julho e solto em 15 de setembro.


Além disso, a decisão fala que uma "consulta ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) revela que o candidato possui processos ativos por homicídio simples, quadrilha ou bando, homicídio qualificado, entre outros. Fato esse que, a despeito de não configurar inelegibilidade, é elemento revelador de periculosidade social".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN inicia transição de empresas que operam Aeroporto de Mossoró

Começa nesta segunda-feira (19) a transição entre as empresas que fazem a operação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, no Oeste potiguar.


O equipamento será administrado pela Infracea até o próximo dia 27 — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Cabugi


A Infracea, empresa que atua na operação do aeroporto há cinco anos, dará lugar à Infraero, de acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura. O contrato da nova operadora começa a partir do dia 28 de janeiro.


A transição tem início com a chegada de dois técnicos da Infraero. Os demais integrantes devem chegar até a sexta-feira (23). A pasta informou, ainda, que foi feito um inventário de todo o aeroporto, incluindo os pontos de atenção que carecem de melhorias.



O Governo do Estado afirmou que quer ampliar a capacidade de atendimento do aeroporto com a mudança. A nova operadora deverá fazer a confirmação do inventário e finalizar o levantamento das necessidades do local.


De acordo com o titular da pasta, Gustavo Coelho, a administração estadual enfrentava desafios com a gestão atual do equipamento. Ele destacou que as melhorias são necessárias pela posição estratégicas do aeroporto e que a contratação se deu através de um contrato direto após uma pesquisa de mercado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Budweiser leva à Argentina cervejas não vendidas no Catar e planeja celebrações pela vitória na Copa

A Budweiser anunciou, nesta segunda-feira (19), mais detalhes sobre as celebrações com as cervejas que não foram vendidas no Catar. Os eventos acontecerão em várias cidades da Argentina, país vencedor da Copa do Mundo.


Cervejas Budweiser — Foto: Marko Djurica/Reuters


Patrocinadora do torneio, a Budweiser foi surpreendida pela medida anunciada de última hora pelo Catar em novembro, de que proibiria a venda de cervejas nos estádios da competição. Com isso, a companhia prometeu que enviaria as milhares de latas que deixaram de ser vendidas para o país vencedor da Copa.


A empresa, no entanto, não informou se as cervejas serão vendidas ou distribuídas gratuitamente aos fãs durante as celebrações.



Segundo a empresa, as comemorações tiveram início logo após a vitória da Argentina na final da Copa, no Fan Fest em Buenos Aires, com a abertura das caixas de cerveja da campanha #BringHomeTheBud (ou #TrazABudParaCasa, na tradução literal). Na próxima quinta-feira (22) as festas devem continuar nos Fan Fests de Buenos Aires, Rosário e Córdoba.


“Essas comemorações contarão com apresentações musicais, surpresas nas caixas vermelhas de Budweiser a serem reveladas aos fãs na festa, ativações de parceiros e acesso a mercadorias colecionáveis exclusivas para comemorar a vitória da Argentina”, informou a companhia em nota oficial.

A Budweiser informou, ainda, que deve exibir o videoclipe de “The World Is Yours To Take”, o primeiro gravado na Copa do Mundo da Fifa, com o rapper Lil Baby, nos locais de comemoração.



“O videoclipe inclui alguns dos momentos mais icônicos da Argentina durante o torneio, incluindo quando o país conquistou seu terceiro troféu da Copa do Mundo”, afirmou a empresa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Greve dos aeronautas causa atrasos em voos


Aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal registraram atrasos em voos nesta segunda-feira (19) por causa da greve dos aeronautas.


A paralisação aconteceu das 6h às 8h da manhã após decisão do Tribunal Superior do Trabalho determinar a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço. A categoria cobra melhores condições de trabalho e reajustes salariais (clique aqui para ler as reivindicações).


A greve deve se repetir nos próximos dias no mesmo horário, e os reflexos dos atrasos dos voos na manhã desta segunda podem causar um efeito cascata, atrasando outras decolagens ao longo do dia.



Reivindicações da categoria:

recomposição das perdas inflacionárias;

melhorias nas condições de trabalho;

renovação da convenção coletiva de trabalho;

definição dos horários de início de folgas;

cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

Os profissionais ressaltam que os altos preços das passagens aéreas estão gerando altos lucros para as companhias aéreas, e os profissionais estão ficando para trás.


A categoria ainda destaca o trabalho durante a pandemia, já que a aviação não parou e os profissionais continuaram trabalhando, mesmo com reduções nos salários.


Negociações:

No domingo (18), os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.



Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes.


Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.


Proposta apresentada e recusada pelos trabalhadores:

100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos salários fixos e variáveis + 0,5% de aumento real, a incidir sobre:


diárias nacionais;

piso salarial;

seguro;

multa por descumprimento da convenção;

vale alimentação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após cinco dias, PF consegue prender pastor bolsonarista alvo de prisão em ação de Moraes

O pastor Fabiano Oliveira, que estava foragido há cinco dias, foi preso durante um ato golpista nesta segunda-feira (19).


Pastor Fabiano Oliveira, de frente ao 38ª Batalhão do Exército no ES, participando de live com blogueiros bolsonaristas — Foto: Reprodução/Instagram


A informação foi confirmada pela superintendência da PF. Oliveira estava em um ato de bolsonaristas em frente ao 38º Batalhão de Infantaria do Exército em Vila Velha, na Grande Vitória (ES).


De acordo com o superintendente da PF no estado, Eugênio Ricas, o pastor não reagiu à prisão.


"Foi preso pela PF, sem resistência, encaminhado ao DML [Departamento Médico Legal] e entregue ao sistema prisional", detalhou Eugênio Ricas.

Oliveira estava foragido desde a última quinta-feira (19). Ele é um dos alvos da operação contra bolsonaristas radicais que promovem atos antidemocráticos desde o fim do segundo turno.


O pastor não foi preso antes porque, segundo o superintendente da PF, um grupo de pessoas se aglomerou em frente ao batalhão, e que uma ação da PF naquele momento poderia ser revidada, colocando em risco a integridade de terceiros.


Foragido, Oliveira participou de uma live com bolsonaristas em frente ao batalhão.


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que carros da Polícia Federal passavam pela região próxima ao 38º Batalhão de Infantaria no mesmo horário em que o pastor foi detido. Na gravação é possível ouvir que o pastor havia acabado de ser preso.



A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) infomou, por volta de 9h40, que Fabiano Oliveira deu entrada no Centro de Detenção Provisória de Viana, na Grande Vitória.


Determinação

Além do pastor, Moraes determinou a prisão de mais três pessoas no Espírito Santo. Duas delas – o vereador de Vitória Armandinho Fontoura (Podemos) e o jornalista Jackson Rangel, dono do site Folha do ES – foram presas na quinta-feira (15).


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o pastor Fabiano Oliveira em frente ao 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha.


Na gravação ele diz que na noite anterior, sexta-feira (16), a PF tentou cumprir o mandado de prisão contra ele, mas que os manifestantes que estavam na frente do batalhão impediram o cumprimento da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-candidato à Presidência da República, Padre Kelmon é desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil

O ex-candidato do PTB à Presidência da República, Kelmon Luís Souza – ou Padre Kelmon, como se apresenta – foi desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil.


Padre Kelmon no debate da TV Globo — Foto: Marcos Serra Lima/g1


A informação foi divulgada, em nota da instituição publicada nas redes sociais, na sexta-feira (16) e assinada pelo arcebispo metropolitano no Peru e autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, Mor Francisco Ángel Ernesto Móran Vidal, e o Mons. Miguel Phellype Thiago Martins, vigário episcopal no Brasil.


“Decidimos cancelar a Provisão 0025/21 conferida ao Pe. Kelmon Luis da Silva. Também informamos que decidimos desencardinar (sic) do clero o Pe. Kelmon Luis da Silva e também o Pe. Lucas Soares Chagas. Dessa forma, os mesmos ficam proibidos de ministrar os sacramentos e de falar em nome da Igreja Ortodoxa do Peru-Tradição canônica Síro Ortodoxa Malankara Indiana”, disse a nota da igreja.


Ex-candidato à Presidência da República, Padre Kelmon é desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Nesta segunda-feira, o Padre Kelmon publicou um comunicado oficial nas redes sociais. No texto, ele conta que pediu a "excardinação", ato de liberação de padres ou diáconos.


Confira abaixo a íntegra da nota:


"Após deliberação entre o Padre Kelmon, eu (João Damasceno) e Padre Nildo (Pedro), decidimos pedir EXCARDINAÇÃO da Igreja Ortodoxa do Perú no Brasil. É importante salientar que não fomos desligados por decisão dos clérigos da referida igreja, mas nós que o pedimos e assim foi concedida, somos pois muito gratos pelo tempo que passamos na Igreja do Perú e desejamos bençãos celestiais para todos as suas autoridades eclesiásticas.



Decidimos pedir INCARDINAÇÃO na Igreja Ortodoxa Grega da América e Exterior, o que foi aprovado pelo seu Santo Sínodo. O Padre Kelmon está pois apto para celebrar os Santos Sacramentos e foi ELEITO BISPO para as missões no Brasil, dentro em breve ocorrerá sua Sagração".


Nesta segunda-feira, o Padre Kelmon publicou um comunicado oficial nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Quem é Padre Kelmon?

Padre Kelmon se tornou um dos temas mais comentados nas redes sociais durante e após o debate de presidenciáveis na TV Globo, na noite do dia 29 de setembro.


Natural de Acajutiba, cidade que fica a cerca de 185 km de Salvador, Kelmon tem 46 anos. Apesar de ter se apresentado como padre e integrante da Igreja Ortodoxa, a representação eclesial no Brasil não reconheceu a ordenação de Kelmon (veja detalhes mais abaixo).



Kelmon entrou na disputa ao Planalto após a impugnação da candidatura do presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Ele foi o sétimo mais votado com 81.129 votos (0,07%).


Antes, Kelmon havia sido apresentado pela legenda como candidato a vice na chapa à Presidência.


Para os materiais de campanha e aparições públicas em agendas e debates, o partido e o padre ortodoxo optaram pelas vestes de sacerdote. Na foto que apareceu nas urnas, ele usou batina, touca e crucifixo.


Embate com Lula e Soraya


Lula debate com Padre Kelmon — Foto: Marcos Serra Lima/g1


Durante o debate, Kelmon travou embate com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve de ser advertido por desrespeitar regras e foi chamado de “padre de festa junina” pela candidata Soraya Thronicke (União).



Também foi flagrado em vídeo trocando papéis com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), então candidato à reeleição.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avião cai e mata piloto em Bom Jesus de Goiás

Um avião agrícola caiu nesta segunda-feira (19), na zona rural de Bom Jesus de Goiás, no sul do estado. De acordo com o delegado Juliano Campestrini, o piloto morreu. Um vídeo mostra a aeronave pegando fogo 


Avião cai e pega fogo em Bom Jesus de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que investiga o acidente (leia nota completa no fim da reportagem).


O acidente aconteceu por volta de 6h50 e só o piloto estava dentro da aeronave. O delegado detalhou que o homem foi retirado do avião por populares e, em seguida, encaminhado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Uma testemunha, que preferiu não se identificar, contou que a vítima tinha 34 anos.


O delegado Juliano descreveu que a Polícia Civil solicitou os pedidos periciais para a investigação e acionou o Cenipa, que fica responsável pela apuração (assista abaixo a fala do delegado).


Mais informações sobre a queda não foram divulgadas. O g1 entrou em contato com a empresa responsável pela aeronave, por telefone, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.


Nota Cenipa

Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizarem a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-GOE, nesta segunda-feira (19/12), em Bom Jesus de Goiás (GO).


Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.


O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.


Avião cai e pega fogo em Bom Jesus de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Avião cai em Bom Jesus de Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais



Fonte: g1

Leia Mais ››

Ator Thiago Rodrigues não deve ser indiciado por falsa comunicação de crime após suposto assalto e espancamento

O ator Thiago Rodrigues, de 42 anos, não deve ser indiciado por falsa comunicação de crime no caso em que se machucou ao sair de uma festa no dia 11 de dezembro. Inicialmente, acreditava-se que ele teria sido vítima de um espancamento seguido de assalto na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.


Thiago Rodrigues — Foto: Arquivo pessoal


Imagens de câmeras de segurança obtidas pela 15ª DP – que começou a investigar o caso após ser noticiado pelo jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo –, mostraram que Thiago se feriu depois de cair sozinho.


“Não há falsa comunicação de crime. Só existe quando você o faz diretamente à polícia ou ao Poder Judiciário, ou faz algum órgão público se movimentar à toa", explica o professor de direito penal da PUC-Rio André Perecmanis.


"Além disso, a pessoa precisa saber que não foi alvo de crime. Se ela estiver com a consciência alterada de alguma forma, por exemplo, e achar que de fato foi vítima, não há a má-fé”, afirmou o professor.

Quando prestou depoimento na 15ª DP, na Gávea, Thiago Rodrigues disse que não se lembrava do que havia acontecido


"[Estou] um pouco machucado, mas recuperado pra fazer meu trabalho. Devido ao tipo de lesão que foi, lembro de muito pouco. Então, agora é aguardar mesmo as investigações. A gente não sabe exatamente, muita coisa foi divulgada sem ser exatamente aquilo... muitas interpretações", disse o ator na época.


Investigações encerradas

Ainda de acordo com a delegada Bianca Rodrigues, que está à frente do caso, as investigações devem ser encerradas em breve.



A delegada vai apenas oficiar as operadoras de celular para saber onde está o aparelho de Thiago Rodrigues, que sumiu no dia da queda do ator. A ideia é saber se ele perdeu o celular ou se o mesmo foi roubado.


"As operadoras de telefonia serão oficiadas para que informem se há alguém utilizando o aparelho celular de Thiago Rodrigues, e fornecer a qualificação", explicou Bianca ao g1.

A queda

Nas imagens de câmeras de segurança obtidas pela polícia, é possível ver Thiago se apoiando em uma barraca de feira. Ele senta ao lado da barraca e, momentos depois, aparece caído no chão. As cenas são da Praça Santos Dumont, às 5h40 do dia 11 de dezembro.


De acordo com as investigações, ele bateu a cabeça no chão. A Polícia Civil vai incluir na investigação a tipificação "fato atípico" e suspender o inquérito de roubo.


"Uma vez que a investigação comprovou não haver qualquer fato penalmente relevante, o procedimento será suspenso na própria delegacia", afirmou a delegada Bianca Lima.


Imagens de câmeras de segurança mostram Thiago Rodrigues caído no chão após cair no fim da madrugada de domingo (11) — Foto: Reprodução/ TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

A 10 dias do prazo final, 407 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial PIS-Pasep, ano-base 2020

O prazo-limite para sacar o abono salarial PIS-Pasep do ano-base 2020 termina no próximo dia 29 de dezembro. Faltando 10 dias para o prazo-limite, 407.222 trabalhadores ainda não sacaram o benefício, totalizando cerca de R$ 365 milhões ainda disponíveis.


PIS/Pasep - Saques em agência da Caixa Econômica Federal — Foto: José Cruz/Agência Brasil


Desse total, 283.813 trabalhadores não sacaram R$ 262,2 milhões do Pasep e 123.409 não retiraram R$ 102,7 milhões do PIS. Os dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência foram atualizados até 30 de novembro.


De acordo com o ministério, o total de 25,98 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial do ano-base 2020 - 23,22 milhões são do PIS (totalizando R$ 20,4 bilhões em recursos) e 2,75 milhões do Pasep (R$ 3 bilhões).



Do total, 99,46% dos trabalhadores sacaram o PIS e 89,63%, o Pasep - leia abaixo como consultar o valor e como sacar o benefício.


Os pagamentos do abono salarial ano-base 2020 começaram em 8 de fevereiro para trabalhadores que recebem o PIS e em 15 de fevereiro para quem tem direito ao Pasep.


O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, quem recebem o PIS, e o número final da inscrição, para servidores públicos, que recebem o Pasep.


Calendário do ano que vem já foi divulgado

O Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário de pagamento do abono salarial PIS-Pasep de 2023, referente ao ano-base 2021.


Os pagamentos começam no dia 15 de fevereiro. Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro.


A estimativa é que cerca de 23,6 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial em 2023, com valor total de R$ 24,4 bilhões.


Para o pagamento do PIS é considerado o mês de nascimento do trabalhador. No caso do Pasep, é considerado o dígito final do número de inscrição no programa.


Veja o calendário de pagamentos do PIS:


Table with 3 columns and 12 rows. Currently displaying rows 1 to 12.
Janeiro15 de fevereiro28 de dezembro
Fevereiro15 de fevereiro28 de dezembro
Março15 de março28 de dezembro
Abril15 de março28 de dezembro
Maio17 de abril28 de dezembro
Junho17 de abril28 de dezembro
Julho15 de maio28 de dezembro
Agosto15 de maio28 de dezembro
Setembro15 de junho28 de dezembro
Outubro15 de junho28 de dezembro
Novembro17 de julho28 de dezembro
Dezembro17 de julho28 de dezembro


Veja o calendário de pagamentos do Pasep:


Table with 3 columns and 10 rows. Currently displaying rows 1 to 10.
015 de fevereiro28 de dezembro
115 de março28 de dezembro
217 de abril28 de dezembro
317 de abril28 de dezembro
415 de maio28 de dezembro
515 de maio28 de dezembro
615 de junho28 de dezembro
715 de junho28 de dezembro
817 de julho28 de dezembro
917 de julho28 de dezembro


O pagamento do abono salarial devido aos trabalhadores de empresas privadas, que integram o Programa de Integração Social (PIS), será feito pela Caixa Econômica Federal. Já no caso dos trabalhadores do setor público, que integram o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público do Abono Salarial (Pasep), o pagamento é feito pelo Banco do Brasil.


Quem tem direito ao abono salarial

Os trabalhadores devem atender aos seguintes critérios para ter direito ao benefício:

estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;

ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)

ter recebido até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;

ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2021);

ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2021).


Quem não tem direito ao abono salarial

empregado (a) doméstico (a);

trabalhadores rurais empregados por pessoa física;

trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;

trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Quanto é o valor de 2023

O valor do abono salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só recebe o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano anterior.


Com o aumento do salário mínimo em 1º de janeiro, o valor do abono salarial passa a variar de R$ 108,50 a R$ 1.302, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só receberá o valor máximo quem trabalhou os 12 meses de 2021.


Consultas poderão ser feitas em fevereiro

As informações sobre os trabalhadores que têm direito ou não ao abono salarial do ano-base 2021 poderão ser consultadas a partir do dia 5 de fevereiro de 2023 na carteira de trabalho digital ou no portal gov.br. Os trabalhadores com direito ao abono poderão conferir as informações do valor, data e banco de recebimento.


O abono salarial concedido após deferimento de recurso administrativo, de reprocessamento ou de decisão judicial será disponibilizado para pagamento no dia 15 do mês subsequente ao parecer ou da sentença judicial ou no primeiro dia útil posterior, caso o dia estabelecido não seja dia útil.


O pagamento do abono para trabalhadores informados na Rais até o dia 21 de junho de 2022, e no eSocial até o dia 5 de dezembro de 2022, serão disponibilizados no calendário de pagamento de 2023 e, após essas datas, no calendário do exercício seguinte.


Como consultar o benefício

Para saber se tem direito e quando e quanto vai receber do abono salarial, o trabalhador pode ligar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital.


Se o trabalhador já tem o aplicativo, é recomendado que ele faça a atualização.


Ele deve acessar o sistema com o CPF e senha do gov.br ou fazer cadastro em caso de primeiro acesso.


Depois é preciso clicar em Benefícios e então em Abono Salarial. Nesse campo ele saberá se é ou não habilitado para o benefício.


O trabalhador do setor privado também pode consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.


Trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta no link do Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).


Como sacar

Os trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberão o crédito do PIS automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.


Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.


Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.



Já o pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil.


O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade por meio dos terminais de autoatendimento, pelo site www.bb.com.br/pasep ou nos caixas das agências.


Fonte: g1

Leia Mais ››