domingo, novembro 05, 2017

Bandidos trancam taxista na mala de carro, fazem arrastão em Natal e atiram em viatura da PM

Em meio ao confronto, um dos tiros acertou o para-brisa do carro da PM. A bala saiu pelo vidro traseiro da viatura (Foto: PM/Divulgação)Roubo, sequestro relâmpago, arrastão, fuga, perseguição e troca de tiros. A série de crimes, que acabou com um adolescente de 16 anos apreendido, aconteceu na noite deste sábado (4), em Natal. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Polícia Militar, quatro homens armados, entre eles o adolescente, roubaram o carro de um taxista e o trancaram na mala do veículo. Foi por volta das 22h nas proximidades da Rodoviária de Natal, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste da cidade.
Com o refém, os assaltantes partiram para a Zona Norte, onde fizeram um arrastão em um carrinho de lanches. A PM foi chamada e iniciou as buscas pelos criminosos.
O táxi roubado foi localizado perto da linha férrea, entre os conjuntos Nova Natal e Cidade Praia. Durante a perseguição, houve troca de tiros. No confronto, o carro da PM foi atingido. O tiro entrou pelo para-brisa e saiu no vidro traseiro da viatura. Por sorte, o policial que estava na direção não foi atingido.
Ainda em meio ao tiroteio, os criminosos abandonaram o táxi e o adolescente acabou detido. Os demais criminosos conseguiram fugir. Já o taxista, foi libertado sem ferimentos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal é assassinado a tiros em meio a comemoração em Parnamirim, RN

Um casal foi morto a tiros na noite deste sábado (4) em meio a uma comemoração em uma casa perto do Jiqui Country Club, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. O duplo homicídio, segundo a Polícia Militar, aconteceu por volta das 21h40.
Ainda de acordo com a PM, um grupo de mulheres fazia uma festa quando um jovem identificado como Tiago Ferreira da Silva, de 18 anos, chegou procurando por Josemara do Nascimento Teixeira, de 21. Ela saiu da casa e os dois ficaram conversavam na calçada. Foi neste momento que um homem se aproximou em uma motocicleta e atirou várias vezes contra o casal. Tiago e Josemara ainda tentaram correr, mas foram atingidos pelos disparos.
Uma guarnição foi chamada e fez buscas pela região, mas não encontrou nenhum suspeito.
Na casa, amigas de Josemara não souberam dizer o que pode ter motivado o duplo homicídio.
O caso será investigado pelo 2º Distrito de Polícia Civil da cidade.

Fonte: G1
Leia Mais ››

No RN, 836 PMs vão às ruas para garantir tranquilidade nas provas do Enem 2017

PM promete garantir a tranquilidade dos candidatos (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte realiza nestes dois domingos (dias 5 e 12) uma operação batizada ‘Enem 2017’, que visa garantir a segurança dos quase 160 mil potiguares inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, 836 policiais militares estarão nas ruas das 40 cidades onde serão aplicadas as provas, sendo nove na região metropolitana e outras 31 no interior.
De acordo com a secretária da Sesed, Sheila Freitas, os PMs escalados trabalharão na segurança dos estudantes e funcionários, assim como no deslocamento dos malotes até os 299 locais de provas. "Estamos com o Gabinete de Gestão de Crise montado, durante o dia todo, onde concentraremos as atividades", explicou.
"Nestes momentos decisivos para aqueles que serão submetidos às provas do Enem, a grande equipe da Polícia Militar do Rio Grande do Norte estará nas ruas para garantir a tranquilidade deste importante evento", acrescentou o comandante geral da PM, coronel Osmar de Oliveira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Apodi-RN: Tentativa de homicídio é registrada na cidade!

Por volta das 19:00hs da noite desta Sexta feira dia 03/11, a Central de Operações a Policia Militar (COPOM), foi informada de uma tentativa de homicídio por arma de fogo, no Bairro Bacurau I, tendo como vítima a pessoa identificada apenas como Vinicius. 
Segundo informações repassadas a policia, diziam que um indivíduo de identidade preservada, teria em uma motocicleta se aproximado e efetuado vários disparos de arma de fogo contra a vítima, que foi atingida por dois tiros no braço e um no tórax. 

A vítima que estava consciente, informou a policia o nome do atirador; O mesmo foi socorrida ao hospital de Apodi e em seguida transferida para o hospital Tarcísio Maia em Mossoró. 

Viaturas da Policia Militar realizaram buscas, mas infelizmente não conseguiu localizar o suspeito. 

A policia acredita que a motivação desse crime, seria uma rixa antiga entre as partes, onde há alguns anos atrás, o suspeito deste crime, teria sofrido uma tentativa de homicídio também por arma de fogo, em um bar da cidade, e teria atribuído o crime na época, a pessoa de Vinícius. 

O caso será investigado pela policia civil de Apodi, que tem a frente o delegado Renato Oliveira.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Vítima de assalto é baleada e socorrida em carro roubado deixado pelos criminosos no Abolição III em Mossoró

Um rapaz identificado como Danilo Erick Gonçalves foi baleado após ter sua moto roubada por dois criminosos, na noite deste sábado 04 de novembro, nas proximidades do Hospital do Câncer no Conjunto Abolição III em Mossoró, região Oeste Potiguar. 

Segundo testemunhas, os dois bandidos chegaram em um carro tipo Meriva com queixa de roubo e abordaram a vítima que estava em sua moto, anunciando o assalto. 

Os dois criminosos além de roubarem a moto ainda atiraram no rapaz que foi alvejado. Uma mulher ao presenciar a ação criminosa, ficou desesperada ao ver a vítima baleada, e teve a iniciativa de socorrê-la, até o Hospital Tarcísio Maia, no carro roubado deixado pelos bandidos no local. 

De acordo com informações a vítima foi encaminhada ao setor de urgência do HRTM, onde será submetida a intervenção cirurgica.  A Polícia Militar foi ao hospital para colher informações e conduzir o Meriva para a Delegacia de Plantão.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Taxista é executado no Jardim Lola

Um taxista ainda não identificado foi executado na noite deste sábado (04), no bairro Jardim Lola, na cidade de São Gonçalo do Amarante região metropolitana de Natal. A vítima estava dentro do veículo no momento dos tiros efetuados por um desconhecido.

De acordo com a polícia o fato ocorreu por volta das 19h, o táxi com numeração de registro 753 de São Gonçalo foi encontrado parado com o motorista já sem vida com marcas de tiros. Alguns populares relataram que um suspeito foi visto saindo do veículo e fugindo em seguida.

Diligências foram realizadas, porém o autor do crime não foi encontrado. O crime será investigado pela Polícia Civil do município.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Motorista desce barranco na ladeira de Fausta próximo ao Sitio Pimenta em Portalegre/RN

Um grave acidente foi registrado na tarde deste sábado (04) na serra de Portalegre, no Alto Oeste Potiguar, segundo informações dois rapazes da cidade de Francisco Dantas vinham no veículo, o motorista perdeu o controle do veículo e desceu na ladeira de Fausta, próximo ao sítio pimenta.

Os dois rapazes estão bem, apenas escoriações leves, e felizmente somente danos materiais.




Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

‘Terra arrasada’ coloca em xeque caciques do Rio Grande do Norte

Com o governador investigado e o seu principal adversário atrás das grades, o Rio Grande o Norte vive um cenário de "terra arrasada" para as eleições de 2018.
Se há três anos Robinson Faria (PSD) e Henrique Eduardo Alves (PMDB) duelavam em uma das disputas mais acirradas do país, hoje ambos enfrentam reveses que devem mudar completamente o quadro eleitoral no Estado, tradicionalmente dominado por quatro clãs: os Alves, os Maia, os Rosado e os Faria.
Eleito em 2014, Robinson Faria vive seu momento mais difícil: foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por suspeita de obstrução de Justiça no âmbito da Operação Dama de Espadas, que investigou fraudes na Assembleia Legislativa.
No campo administrativo, enfrenta uma grave crise financeira que resultou em atrasos no pagamento aos servidores –os salários de setembro terminarão de ser pagos apenas em novembro. "A questão eleitoral se tornou acessória diante das adversidades da crise que o governo enfrenta", diz o vice-governador Fábio Dantas (PC do B).
Desgastado, o governador terá dificuldades até em formar uma chapa e pode não disputar a reeleição caso se torne réu no Superior Tribunal de Justiça. Se esse cenário se concretizar, será a segunda eleição seguida na qual o governador não vai para a reeleição –em 2014, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ficou fora da disputa.
Na oposição, a prisão de Henrique Eduardo Alves em desdobramento da Operação Lava Jato desestruturou o grupo capitaneado pelo PMDB. O ex-deputado costumava ser o principal articular político, fazendo o contato com prefeitos e coordenando campanhas.
Também investigados na Lava Jato, os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e Agripino Maia (DEM) terão uma eleição difícil para renovar seus mandatos no próximo ano.
O nome natural do grupo para ao governo é o do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), primo de Henrique Alves e Garibaldi Alves. Mas o sobrenome que costumava ser um trunfo é encarado como a principal dificuldade do prefeito, que tem trajetória política própria e chegou a ser adversário dos primos em outras eleições.
Diante do desgaste dos sobrenomes tradicionais, nomes de fora dos grupos familiares têm sido cogitados para a disputa de 2018. Dono da rede de lojas Riachuelo, o empresário Flávio Rocha aparece como principal opção, assim como do dono da distribuidora de combustíveis Ale, Marcelo Alecrim.
"São dois nomes que pacificariam a nossa base. São empresários bem-sucedidos, mas que sempre tiveram bom trânsito na política", afirma Agripino Maia.
Outro cotado ao governo é o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cláudio Santos, que deve se aposentar no início do próximo ano.
Nos últimos meses, ele intensificou críticas ao governo de Robinson Faria e tem participado de solenidades e eventos por todo o Estado. Procurado pela Folha, classificou como "especulação" a hipótese de candidatura.
TERCEIRA VIA
Entre os dois principais grupos políticos do Estado, a senadora petista Fátima Bezerra aparece como uma terceira via na disputa pelo governo. Ligada à educação e com forte inserção no interior do Estado, é uma das principais apostas do PT para ampliar sua presença no Nordeste.
Para garantir um palanque forte, o partido conta com a presença do ex-presidente Lula como candidato a presidente ou como cabo eleitoral. E tem buscado potenciais aliados para compor a chapa uma chapa competitiva. Uma das prováveis candidatas ao Senado na chapa deve vir de uma das famílias mais tradicionais do RN: a deputada federal Zenaide Maia (PR).
Caso confirme sua candidatura, ela deverá enfrentar o primo Agripino Maia nas urnas.
Para o cargo de vice-governador, o PT busca o nome de um empresário. A ideia é reeditar uma chapa nos moldes da formada por Lula e José Alencar em 2002 e 2006.

Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

TSE vai julgar Bolsonaro e Lula por antecipar 2018

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) entraram na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral antecipada. A Corte Eleitoral deve julgar ainda neste ano dois processos que envolvem a divulgação na internet de vídeos que fazem referência às candidaturas de Lula e Bolsonaro ao Planalto. Os dois, que lideram as pesquisas, já anunciaram publicamente a intenção de concorrer em 2018.

Na Corte Eleitoral, a avaliação é a de que esses julgamentos devem estabelecer as balizas que nortearão o entendimento do tribunal sobre o tema nas eleições de 2018. A legislação permite a propaganda eleitoral somente a partir de 15 de agosto do ano da eleição e prevê multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil para quem violar a restrição.

O primeiro caso que está na pauta é o de Bolsonaro. Em 21 de setembro, o TSE iniciou o julgamento sobre a retirada da internet de vídeos de apoio ao deputado fluminense. O ministro Admar Gonzaga, que havia solicitado mais tempo para analisar o caso, deve devolver o pedido de vista nos próximos dias.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) questiona a publicação no YouTube de vídeos que mostram o parlamentar sendo recepcionado em aeroportos por simpatizantes. Para o MPE, as gravações fazem “clara menção à pretensa candidatura” do deputado. Além de acusar Bolsonaro de ter conhecimento prévio das gravações e pedir a retirada do material, o MPE quer que o deputado se abstenha de veicular peças de conteúdo similar até o início do período eleitoral do ano que vêm.

Em um dos vídeos, intitulado “Bolsonaro 2018 Vamos juntos”, o narrador fala em “apoiar o futuro presidente”. O deputado então diz que “2018 está muito longe, vamos para a rua a partir de agora. A presença de todos ajudará para mostrar que nós não estamos a favor dessa ‘canalhada’ que está no poder”. Único a votar até aqui, o relator do caso, ministro Napoleão Nunes, não viu propaganda eleitoral antecipada nos vídeos.

Academia

O ex-presidente Lula também é alvo de processo no TSE por causa da veiculação de vídeos na internet. Em um deles, intitulado “Ele está voltando”, o petista aparece numa academia de ginástica ao som da trilha sonora do filme Rocky – Um Lutador, o que revela a pretensão do ex-presidente em se candidatar, de acordo com o MPE.

“A sociedade muitas vezes aceita de um e reprova o de outro. Mas o juiz não pode julgar assim. Temos de ver a questão do ponto de vista técnico, da afronta ou não à norma legal. O que interessa para a Justiça Eleitoral é a informação sobre o que é permitido ou não porque temos aí um princípio de estatura constitucional, que é a liberdade de manifestação política”, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo o ministro Admar Gonzaga, relator do caso no TSE.

O Ministério Público questionou também ao TSE a participação de Lula na “inauguração popular da Transposição de Águas do São Francisco”, em evento ocorrido na cidade de Monteiro, na Paraíba, em março deste ano. “É evidente que tais declarações revelam a inequívoca intenção do ex-presidente em anunciar e promover a sua futura candidatura.”

Para o ex-ministro do TSE Henrique Neves, com a redução no prazo de propaganda eleitoral e todas as restrições, não se deve proibir a divulgação de atos políticos na internet. “O que deve ser fiscalizado não é a divulgação, mas se o ato caracterizar abuso.”

De acordo com o TSE, não há questionamentos sobre os presidenciáveis Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria (PSDB) e Ciro Gomes (PDT). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Vereador de Santo André é baleado em comunidade no ABC Paulista

O vereador de Santo André Willians Bezerra (PT) foi baleado na madrugada deste sábado (4), no Jardim Cristina, no ABC paulista. Ele está internado na UTI do Centro Hospitalar Municipal e, segundo a assessoria de imprensa do vereador, no início da tarde deste sábado ele estava consciente e apresentava quadro de saúde estável.
As circunstâncias em que o crime ocorreu ainda são investigadas pela polícia. A Polícia Militar disse ter sido informada que Bezerra estava em um bar quando se desentendeu com o dono do estabelecimento, que seria o autor dos disparos.
A assessoria de imprensa de Willians Bezerra informou que o vereador estava em uma comunidade quando foi abordado e alvejado por dois tiros.
Ambas as versões coincidem no fato de que Bezerra foi atingido no tórax - uma bala passou de raspão, e a outra ficou alojada em seu corpo.
O vereador recebeu os primeiros socorros na UPA Vila Luzita e, em seguida, foi levado para o Centro Hospitalar Municipal de Santo André, onde permanecia na UTI. Por volta de 12h deste sábado, médicos do Centro Hospitalar Municipal avaliavam a necessidade de remover o projétil que ficou alojado no corpo.
O caso foi encaminhado para o plantão do 4º Distrito Policial de Santo André. O delegado já esteve no hospital para conversar com Willians Bezerra.
Em nota, o diretório municipal do PT de Santo André disse que "vem a público manifestar solidariedade ao nosso companheiro e vereador Willians Bezerra. Willians é mais uma vítima da onda de violência que assola o estado de São Paulo e o município de Santo André! Desejamos a pronta recuperação do nosso companheiro e exigimos das autoridades policiais a rápida apuração dos fatos e a prisão dos responsáveis."

Vereador de Santo André Willians Bezerra (PT) foi baleado em tentativa de assalto na madrugada deste sábado (4), no Jardim Cristina, no ABC paulista (Foto: Divulgação)
Vereador de Santo André Willians Bezerra (PT) foi baleado em tentativa de assalto na madrugada deste sábado (4), no Jardim Cristina, no ABC paulista (Foto: Divulgação)

Agressão e confusão
Em agosto deste ano, uma reunião realizada entre a secretária de Saúde de Santo André, Ana Paula Peña, e parte dos vereadores da cidade em uma sala reservada na Câmara Municipal terminou em confusão e empurra-empurra.
Do lado de fora da sala estava o vereador Willians Bezerra, que tentou, segundo ele, transferir a reunião para uma sala maior. "Fiz um pedido no plenário que a secretária fosse prestar esclarecimentos sobre a redução da rede de atendimento da saúde. Mas isso deveria ser feito no plenário, durante a sessão, não em uma sala pequena e apenas para um grupo de vereadores."
Na ocasião, Bezerra disse que tentou entrar na sala onde Ana Paula Peña estava reunida com os vereadores, mas foi impedido por seguranças. "Não pude entrar, mesmo tendo prerrogativa de poder entrar na sala por ser vereador. Logo em seguida, dois seguranças da secretária entraram na sala e travaram a porta. Tentei entrar e um deles me agrediu, me puxou pelo braço para dentro da sala. Não senti seguro depois disso."
Em nota, a prefeitura de Santo André informou que a visita acabou em tumulto por conta da ação dos vereadores, Willians Bezerra e Almir Cicote, "que agrediram verbalmente a secretária. Conforme relatado pela secretária, os motivos da agressão verbal e psicológica foram principalmente pelo fato dela ser mulher."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vítimas de tragédia em Mariana ainda vivem incertezas após dois anos

A tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana completa dois anos neste domingo (5). E o repórter Ricardo Soares mostra que nesse tempo todo, milhares de famílias ainda convivem com muitas incertezas.
A tragédia do dia 5 de novembro de 2015 foi a maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos. No dia, a devastação. Dois anos depois, o abandono. A vida tem sido um sacrifício em toda terra que o rejeito de minério cobriu.
Seu Lício só não foi embora da roça porque está recebendo ajuda de custo para cuidar do gado no curral: "Esse cartão de auxílio que eles me dão aí é a conta de eu pagar fubá, milho, esses 'trem'. O meu bolso nessa história fica é lá no chão, né?"
A barragem da mineradora Samarco se rompeu e derramou mais de 40 milhões de metros cúbicos de lama de minério em um vale, na área rural de Mariana. A avalanche arrasou povoados. Em Bento Rodrigues, mais de 200 famílias perderam as casas e 19 pessoas morreram.
Só contra a Samarco há mais de 50 mil ações correndo em comarcas da Justiça estadual de Minas. A mineradora levou 36 multas da Secretaria de Meio Ambiente do estado, mas só começou a pagar uma, de R$ 127 milhões, parcelada em 60 vezes. As multas aplicadas pelo Ibama passam de R$ 340 milhões, mas o órgão diz que a empresa recorreu de todas.
A ação criminal que responsabilizou a Samarco, a Vale, a BHP e a VogBR, e mais 22 pessoas está suspensa pela Justiça Federal. A defesa questionou provas do processo. Vinte e uma pessoas foram denunciadas por homicídio.
Passados dois anos da tragédia, tem morador que ainda briga para receber indenização emergencial da mineradora. "São comunidades pequenas, ordeiras, em que as pessoas se conhecem. E que não há motivos para ficar negando direitos às pessoas", afirma o promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneguin.
As obras do Novo Bento não andam nem com pressão do Ministério Público. O terreno onde o povoado vai ser reconstruído já está comprado, com o dinheiro que a promotoria de justiça conseguiu bloquear da mineradora. Os moradores ajudaram a escolher o local. As ruas e lotes tinham sido até demarcados. Só que o projeto tomou bomba das autoridades de meio ambiente.
"Ao fazer o projeto eles invadiram uma área muito íngreme, com alta declividade e esse local não é possível fazer construção. Também invadiram áreas de Mata Atlântica e a medição do terreno estava equivocada", explica Guilherme.
A espera pela casa nova é em endereços provisórios, em apartamentos como o que a Samarco alugou pra seu José Barbosa em Mariana. "Eu tinha quintal grande, né? Hoje aqui não tem lugar pra plantar um pé de couve. É 'difícilmente' um dia que eu não tô angustioso", reclama ele.
O trabalho está mais adiantado na cidade de Barra Longa, onde o povo convive com máquina pesada até hoje. Os moradores costumam manter as casas fechadas dia e noite por causa de uma visita indesejada... Só que não tem porta nem janela que consiga barrar completamente a poerinha fina que veio de carona com a lama de minério.
E a qualidade da água dos rios está longe de voltar ao normal. O rejeito estacionado nas margens e no leito continua tingindo a água com esse tom avermelhado. Tem uma parte desse estrago que não se vê e que é considerada o ponto de interrogação do plano de recuperação ambiental. Abaixo da linha d'água do rio Gualaxo do Norte, a lama de minério formou camadas com até 3,70 cm de profundidade. Até agora, ninguém, nem as autoridades, sabem afirmar o que é que vai ser feito com esse material que está depositado no fundo.
"No momento que a gente vem aqui com uma máquina e retira, a gente volta a trazer uma movimentação de lama, de minério, de todos esses materiais que tavam acumulados lá dentro da área da Samarco e que isso vai ser novamente lançado na natureza. Pode ser que o estudo mostre para gente que os impactos da retirada são tão negativos que o melhor é manter o rejeito da forma como tá", diz o analisa ambiental do Ibama Anderson Peixoto.
A fundação Renova, empresa criada pela Samarco, Vale e BHP, em acordo com os governos, afirma que algumas indenizações já começaram a ser pagas. Primeiro a cerca de dez mil pescadores. Em seguida, aos areeiros e outros profissionais. A fundação reconhece que a água dos rios ainda está com problemas e que a situação deve melhorar em até dois anos. Sobre os vilarejos de Gesteira, em Barra Longa, e de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, em Mariana, a fundação garante que as obras vão ser entregues no prazo.
"A construção de Bento vai ser entregue dentro do prazo estimado no termo de ajustamento de conduta, que é as primeiras casas ao final de 2018... A entrega da cidadezinha até meio de 2019. A aquisição do terreno tá feita, o plano diretor da nova área tá consensado com a comunidade e com os órgãos que as assessoram. E agora a gente entra no processo de regularização final das obras que se iniciam em fevereiro do ano que vem", afirma representante da Renova.
Apesar de todas as explicações, quem está com a vida parada há 2 anos, esperando a hora de recomeçar, vai juntando muito mais sofrimento do que esperança. "Com essa preocupação que a gente dorme com ela e levanta com ela. Ainda não foi reassentado, ainda não foi indenizado, a demora tá sendo tanta. Por que isso? A empresa tem que colocar na cabeça quem tirou nós de lá foi ela, ela que tem que tomar as providências, trabalhar o mais rápido possível pra tirar nós dessa ansiedade", desabafa José do Nascimento de Jesus, presidente da Associação de moradores de Bento Rodrigues.
O promotor de Mariana disse, neste sábado (4), que entrou com uma ação civil pública para que a Fundação Renova faça o reassentamento das vítimas até março de 2019 e que um atraso pode gerar multa de R$ 20 milhões por dia. A Fundação Renova tem afirmado que vai reassentar todos os moradores até o primeiro semestre de 2019.
A Renova também declarou que com a conclusão de parte das obras de Barra Longa houve uma redução de 70% na movimentação de caminhões na cidade e que isso contribuiu pra diminuir a poeira. A fundação afirmou ainda que vai continuar adotando medidas pra monitorar e controlar a poeira, como o uso de borrifadores de água, por exemplo.
A Samarco afirmou que já pagou R$ 2,5 bilhões em ações de reparação e compensação. Em relação às ações judiciais, a empresa declarou que tem buscado a conciliação em todos os casos, porque considera que esse seja o caminho mais ágil para a solução das indenizações. E, sobre os recursos contra as multas, a empresa afirmou que exerce o seu direito de defesa.

Fonte: Jornal Nacional
Leia Mais ››

Enem: MEC diz que acata decisão do Supremo e que não vai anular redação contrária aos direitos humanos

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgaram nota neste sábado (4) informando que vão acatar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu aos órgãos dar nota zero em redações com teor de "desrespeito" aos direitos humanos.
Mais cedo, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, manteve decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) do último dia 25 que permite somente o desconto de no máximo 200 pontos (de um total de 1.000 da redação), conforme as cinco competências exigidas para o texto.
"O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicam que acatam a decisão do Supremo Tribunal Federal e que não vão recorrer da decisão. O MEC e o Inep entendem que os participantes do Enem 2017 precisam fazer a prova com segurança jurídica e com a tranquilidade necessária ao Exame.
Diante disso, o MEC e o Inep informam aos participantes do Enem 2017 que não haverá anulação automática da redação que violar os Direitos Humanos, como previa o Edital do Enem. Continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2017", diz a nota.
Na decisão, Cármen Lúcia diz não enxergar "lesão a interesses públicos relevantes" na decisão do TRF-1, que, para ela, "expande os direitos fundamentais", ao garantir o exercício da liberdade de expressão e de opinião dos candidatos.
"Não se desrespeitam direitos humanos pela decisão que permite ao examinador a correção das provas e a objetivação dos critérios para qualquer nota conferida à prova. O que os desrespeitaria seria a mordaça prévia do opinar e do expressar do estudante candidato", afirmou a ministra.

Cármen Lúcia rejeitou pedidos apresentados pela Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria Geral da República (PGR) que visavam suspender a decisão do TRF-1.
Quais são as 5 competências exigidas para a redação?
Cada uma das cinco competências será avaliada com nota de zero a 200 pontos, fazendo com que a pontuação máxima possível na prova de redação seja mil.
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Preso que confessou matar jovem durante carona marcada por WhatsApp é agredido em presídio

Jonathan precisou de atendimento e teve parte da cabeça enfaixada após agressões (Foto: Samir Alouan/Rádio 97 FM/Pontal Online)O homem que confessou roubar e matar a jovem Kelly Cristina Cadamuro, de 22 anos, durante uma carona combinada por WhatsApp, foi agredido por outros presos em uma cela no Presídio de Frutal (MG). De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), o fato ocorreu na noite desta sexta-feira (3).
Jonathan Pereira do Prado, de 33 anos, teve um corte no supercílio e precisou ser atendido por uma enfermeira da unidade prisional. Após agressões, ele foi transferido para cela isolada.
Ainda de acordo com a Seap, a direção-geral da unidade prisional instaurou um procedimento administrativo para apurar as circustâncias e responsabilidades pela agressão. Após a identificação dos agressores, eles passarão pela Comissão Disciplinar e sofrerão sanções administrativas. A Secretaria não soube informar quantos foram os presos que agrediram Jonathan.

Kelly tinha 22 anos e viajava para encontrar com namorado em Minas Gerais (Foto: Reprodução/TV TEM)
Kelly tinha 22 anos e viajava para encontrar com namorado em Minas Gerais (Foto: Reprodução/TV TEM)

A radiologista de 22 anos foi dada como desaparecida na última quarta-feira (1º) depois que saiu de São José do Rio Preto (SP) com destino a Itapagipe (MG) para encontrar com o namorado, que chegou a alertá-la por mensagem para que tivesse cuidado na viagem.
O corpo dela foi encontrado em um córrego entre Itapagipe e Frutal na última quinta-feira (2) sem a calça e com a cabeça mergulhada na água. Jhonatan foi preso no dia do crime em São José do Rio Preto e foi identificado como sendo o passageiro da carona.

Polícia ouve namorado
A Polícia Civil de Minas Gerais ouviu neste sábado (4) o namorado da vítima, Marcos Antônio da Silva, e voltou a visitar o local onde o corpo da jovem foi encontrado. De acordo com o delegado chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, Heli Andrade, foi solicitado que Jonhatan não fosse transferido de presídio para que seja realizada uma reconstituição do crime.
"Seguimos as investigações e hoje continuamos em deligências. Ouvi o namorado da moça que está com o estado emocional muito abalado. Soube da agressão contra o Jonathan e que ele estava bem enfaixado, mas vamos voltar a falar com ele só na próxima semana, quando pretendemos realizar uma reconstituição. Por isso é importante que ele permaneça aqui na nossa região", esclareceu.

Jonathan Pereira do Prado estava foragido de penitenciária e confessou o latrocínio da jovem Kelly Cadamuro (Foto: Reprodução/TV TEM)
Jonathan Pereira do Prado estava foragido de penitenciária e confessou o latrocínio da jovem Kelly Cadamuro (Foto: Reprodução/TV TEM)

Depoimento
O rapaz confessou à Polícia em depoimento ter agredido a radiologista e explicou que a jovem ficou seminua porque a calça saiu das pernas enquanto ele a arrastava para o córrego. A calça foi encontrada pela polícia a 3 Km do corpo. A declaração de óbito obtida pelo G1 apontou que ela morreu em decorrência de asfixia e estrangulamento. Jonhatan foi preso com outros dois homens que também são investigados por participação no crime.
"Ele admitiu ter feito uso do WhatsApp para armar o crime. Após marcar a viagem, ele esperou chegar até um trecho sem movimento da rodovia para pedir que ela parasse o carro para ele urinar", explicou. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem relatou que, após a vítima estacionar o carro na estrada, ele começou a dar socos no rosto dela.
O suspeito estava foragido desde março de um presídio de São José do Rio Preto e responde por outros oito crimes.

Kelly contou à namorado em últimas conversas que estava abastecendo veículo (Foto: Marcos Antônio da Silva/Reprodução/Arquivo pessoal)
Kelly contou à namorado em últimas conversas que estava abastecendo veículo (Foto: Marcos Antônio da Silva/Reprodução/Arquivo pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 1.984: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 16 milhões

Ninguém acertou os seis números do concurso 1.984 da Mega-Sena sorteados neste sábado (4) na cidade de Volta Redonda (RJ). O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 16 milhões.
Veja as dezenas: 21 - 29 - 32 - 35 - 43 - 50.
A quina saiu para 13 apostas e cada uma delas levará um prêmio de R$ 104.873,13. Outros 1.743 bilhetes acertaram a quadra e ficarão com R$ 1.117,40 cada.
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-padrasto e suspeito de assassinar menina de 10 anos é preso tentando fugir de São Luís

O ex-padrasto e suspeito de assassinar Alanna Ludmilla, de 10 anos, foi preso no fim da manhã deste sábado (4), ao ser reconhecido enquanto estava em uma van que seguia em direção ao interior do estado. O motorista do veículo onde Robert de Oliveira Cerejo estava o reconheceu e fez sinais para policiais militares que estavam em uma barreira policial localizada na BR-135, na Zona Rural de São Luís.
Após a confirmação da identidade do suspeito, ele foi preso e encaminhado para a sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), onde as investigações do caso estão sendo conduzidas. A Justiça do Maranhão já decretou a prisão temporária de 30 dias do suspeito. Nessa sexta-feira (4), o delegado da Delegacia de Homícidios, Arthur Benazzi, disse que há indícios que mais de uma pessoa esteja envolvida no crime e que as investigações indicam que o assassino era um conhecido da família.

Ex-padrasto e suspeito de assassinar Alanna Ludmilla é preso em São Luís (Foto: Reprodução / Polícia Militar)
Ex-padrasto e suspeito de assassinar Alanna Ludmilla é preso em São Luís (Foto: Reprodução / Polícia Militar)

No momento em que foi abordado por uma equipe da Polícia Militar, o suspeito estava sem documentos e alegou para os policiais que era um pedinte e estava indo para a casa de parentes no município de Chapadinha, a 245 km de São Luís. Robert chegou a prestar depoimento na delegacia do Maiobão, mas em seguida não foi localizado.
Alanna Ludmilla foi encontrada morta por vizinhos em uma cova rasa no quintal da sua casa, na manhã dessa sexta-feira (3). A menina estava com as mãos amarradas para trás e com um saco plástico na cabeça. De acordo com da polícia, a criança de 10 anos, teria sido abusada sexualmente e em seguida foi asfixiada. O laudo oficial da perícia ainda não tem data definida, mas deve ser divulgado nos próximos dias.
Nesta quinta-feria(3), após prestar novo depoimento na delegacia no Maiobão, a mãe de Alanna, Jaciane Borges, disse que o ex-padastro não era violento e que sentiu muito a perda da filha. "No momento que eu caí lá no entulho eu não queria saber se ela estava fedendo ou se ela tava suja. Naquele instante o meu desejo esra abraçar minha filha e dizer que eu a amo muito, do fundo do meu coração", declarou Jaciane.
O corpo de Alanna foi velado na escola Unidade Integrada Marly Sarney, no bairro Maiobão durante a madrugada entre os dias 03 e 04. O enterro aconteceu na manhã deste sábado(4) no cemitério Pax União, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.
Antes do cortejo até o local do sepultamento, o tio de Alanna, Jeferson Borges, fez um apelo para que as pessoas não espalhem informações falsas sobre o caso. "O tempo todo eu estava nas investigações. O tempo todo eu estava atrás da minha menina. Ela era como uma filha para mim. Eu peço a todos que não divulguem algo que vocês não sabem, não divulguem algo que vocês não têm certeza. Eu e a minha irmã estamos correndo risco de vida. Nós estamos correndo o risco de ser morto, de ser apedrejado por uma informação errada, por uma informação errônea", declarou Jeferson.

Alanna Ludmilla desapareceu na quarta-feira (1º) em Paço do Lumiar. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Alanna Ludmilla desapareceu na quarta-feira (1º) em Paço do Lumiar. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Alanna Ludmilla desapareceu na quarta-feira (1º), enquanto estava sozinha em casa durante o tempo em que a mãe dela tinha ido a uma entrevista de emprego. Uma mochila que pertencencia a menina foi encontrada em um terreno baldio em um bairro vizinho.
A Polícia Civil estava analisando as imagens de câmeras de segurança próxima ao local, no qual o ex-padastro da criança, foi visto no momento em que a menina sumiu. O principal suspeito foi identificado como Robert Oliveira chegou a prestar depoimento na delegacia, mas depois não foi mais localizado. Nessa quinta-feira (2), todos os envolvidos no caso voltaram a prestar depoimento na delegacia do bairro Maiobão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mães denunciam que filhos foram agredidos por professora em escola pública de Goiás

Aluna diz que foi forçada por professora a comer lanche até vomitar (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)Três mulheres procuraram a Polícia Civil para denunciar que seus filhos, todos de 6 anos, teriam sido agredidos por uma professora na Escola Municipal Areno Martins Vieira, em Lagoa do Bauzinho, distrito de Rio Verde, sudoeste de Goiás. Segundo elas, a docente teria dado beliscões e enforcado as crianças, além de obrigar uma delas a comer o lanche até vomitar.
Em nota à TV Anhanguera, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde informou que nem o órgão, nem a escola tinham sido informados pela família sobre o caso. O comunicado destaca ainda que "a denúncia está sendo apurada internamente e, caso seja comprovada, os responsáveis serão punidos na forma da lei."
As mães relatam que a docente ameaçava os estudantes e os tratava com truculência, mas que as agressões começaram recentemente. Uma delas descobriu o que ocorria depois de ver um hematoma no filho. Ao conversar com outras mães, viram que as outras crianças também passaram pelo problema.
Elas registraram uma ocorrência na polícia na última quinta-feira (2). O G1 entrou em contato com a 8ª Delegacia Regional de Rio Verde, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.

Mãe mostra hematoma no ombro; ela registrou ocorrência contra professora (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Mãe mostra hematoma no ombro; ela registrou ocorrência contra professora (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Um dos alunos, de 6 anos, contou como a professora agia. "Ela enforcava a gente perto da mesa, pegava nosso braço, jogava a gente na mesa, pegava nossos cabelos, levantava para cima, pegava nossas blusas e jogava no chão também", disse.
Já uma menina, que também teria sido alvo da servidora, alegou que foi obrigada a comer o lanche. "Ela me obrigou, me forçou para comer e eu vomitei", revela.
A mãe de um dos estudantes contou que que o filho está com hematomas e fica em pânico ao saber que tem de ir para a escola.
"Meu filho está com braço roxo. Então, eu não quero que meu filho estude lá mais, se aquela professa continuar. O meu filho chora quando começa a falar desse assunto. Ele entrou em desespero na casa da minha mãe. Ele não quer ir para a escola", salienta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem ateia fogo na ex-companheira e em bebê em Caxias do Sul

Suspeito foi preso na madrugada, horas após o crime. Vítima chegou a solicitar medida protetiva contra o ex-companheiro (Foto: Divulgação/Brigada Militar)Um homem de 31 anos ateou fogo na ex-companheira, de 32, e em um bebê de oito meses, que estava no colo dela, em Caxias do Sul, na Serra. O crime ocorreu por volta da 00h45 de sábado (4). O suspeito foi preso em flagrante, algumas horas depois.
A mulher foi internada no Hospital Pompeia e está em estado grave. Já a menina, internada na UTI Pediátrica do Hospital Geral, está em estado considerado gravíssimo. Informações preliminares repassadas pela Brigada Militar dão conta de que pelo menos 70% do corpo da mulher foi queimado.
A menina de oito meses é afilhada da vítima da agressão e estava no colo dela no momento que o homem ateou fogo nas duas.
O homem e a mulher estavam separados havia algum tempo, e têm três filhos, que estavam na residência quando o fato aconteceu, mas não sofreram nada.
O ex, que residia no mesmo bairro, foi até a casa e teria discutido com a mulher, antes de atear fogo com álcool.
Segundo a delegada Thalita Andrich, a mulher já havia registrado ocorrência contra ele e solicitado medida protetiva. Em regime de plantão, o Tribunal de Justiça informou ao G1 que ela tinha medida protetiva em vigor, e uma segunda recém havia sido deferida, em 1º de novembro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em carta ao Papai Noel, menino de SC pede tratamento para o câncer: 'tenho medo de morrer'

Um menino de Blumenau de 10 anos escreveu uma cartinha ao Papai Noel com um pedido de ajuda para tratar um câncer. Sensibilizada, a direção da escola em que ele estuda faz uma campanha na internet para arrecadar R$ 110 mil para custear um ano de tratamento, como mostrou o Jornal do Almoço.
“Querido Papai Noel. Oi, meu nome é Gabriel Martinelle da Rosa. Eu queria ganhar uma vacina. Eu tenho câncer. Eu tenho medo de morrer, sei que é muito ruim”, disse o garoto na carta.
Os pedidos ao Papai Noel são feitos há três anos pelas crianças da Escola Pedro II, mas nunca houve um como o do Gabriel. Antes de ser 'entregue' ao Papai Noel, o pedido chegou à assessoria da direção.

Gabriel escreveu cartinha ao Papai Noel para pedir tratamento (Foto: Reprodução NSC TV )
Gabriel escreveu cartinha ao Papai Noel para pedir tratamento (Foto: Reprodução NSC TV )

“Eu fiquei pensando: ‘O que vou fazer, meu Deus?’, depois de ler a carta de uma criança que está pedindo para viver... Realmente, foi emocionante. Cada vez que eu lia, chorava, fui mostrando para as pessoas e daqui a pouco estava todo mundo chorando. A gente sentou e disse: ‘Vamos ter que fazer alguma coisa’”, contou o assessor escolar Eduardo Fortunato.
No começo deste ano, Gabriel descobriu um tumor na cabeça, atrás dos olhos, que causou a perda parcial da visão. Apesar de ter passado por quimioterapia e radioterapia, o menino não se abalou.
“Eu fiquei normal, porque eu não podia fazer nada na hora, era para o meu melhor. Até que eu fiquei um pouco com medo no começo, mas depois eu fui indo”, disse o menino.
Sem poder passar por uma cirurgia, uma injeção poderia estabilizar o tumor, mas o medicamento custa caro e a família não tem como pagar. Depois de ver o pedido de Gabriel, a direção da escola abriu uma campanha na internet para arrecadar R$ 110 mil necessários para o custeio de um ano de tratamento.
“A vacina vai estabilizar o tumor. Com o tempo, o médico falou que pode até sumir, porque ele vai estar reagindo”, afirmou Viviane Martinelle, mãe de Gabriel.

Gabriel passou quimiterapia e radioterapia para tratar o tumor (Foto: Reprodução NSC TV)
Gabriel passou quimiterapia e radioterapia para tratar o tumor (Foto: Reprodução NSC TV)

“A gente nunca viu isso, uma criança de 10 anos pedindo simplesmente para viver. O maior presente de Natal seria a continuidade da vida. Então, a gente não pode deixar de procurar atender esse pedido”, declarou Jadir Booz, diretor da escola.
Além de pedir o tratamento, Gabriel deu outras duas opções ao Papai Noel, bem mais fáceis de serem atendidas.
“Quinze chocolates para minha turma, 16 seria bom pra mim, porque aí uma barra seria minha... e um Playstation, porque às vezes, eu fico com vontade de jogar”, contou.
A Secretaria de Estado da Saúde informou à NSC TV que esse tipo de tratamento costuma ser fornecido por hospitais que são referência em assistência de alta complexidade. Neste caso, o hospital informou que não dispõe da vacina porque não foi repassada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Gabriel precisa de R$ 110 mil para um ano de tratamento (Foto: Reprodução NSC TV)
Gabriel precisa de R$ 110 mil para um ano de tratamento (Foto: Reprodução NSC TV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

DNA e arcada dentária podem ajudar a identificar corpos carbonizados em carros em SP

Um corpo não identificado foi encontrado algemado, baleado e carbonizado dentro do porta- malas de um carro em chamas, no dia 1º de novembro no Morumbi, Zona Sul de São Paulo (Foto: Marivaldo Oliveira/Código 19/Estadão Conteúdo)Exames de DNA e análises das arcadas dentárias dos dois corpos carbonizados encontrados nesta semana dentro de porta-malas de carros no Morumbi, área nobre da Zona Sul de São Paulo, poderão ajudar na identificação das vítimas. Para isso, estão sendo procurados familiares de pessoas desaparecidas que venham a reclamar os cadáveres e forneçam material genético e radiografias para comparação com seus parentes sumidos.
Uma pessoa desconhecida foi achada algemada e queimada na madrugada de quarta-feira (1º) no porta malas de um Renault Logan na Rua Ribeiro Lisboa. Uma câmera de segurança gravou uma quadrilha atirando na vítima e depois queimando o veículo com ela.
A segunda vítima, um homem sem documentos, acabou encontrado no dia seguinte, quinta-feira (2), também de madrugada, em menos de 24 horas, cabonizado no porta-malas de um Hyundai i30, na Rua Leonor Quadros. Vídeo de monitoramento mostra o incêndio no veículo.
Os dois locais ficam em uma região de mansões, distantes menos de um quilômetro um do outro. Até esta sexta-feira (3) não havia suspeitos identificados ou presos. A polícia apura se os casos têm relação. Uma das hipóteses investigadas para os crimes é de disputa entre facções rivais por domínio territorial. Os automóveis usados foram roubados dias antes.

Sem digitais
O G1 apurou que a Polícia Civil pediu à Superintendência da Polícia Técnico-Científica a realização dos testes nos cadáveres para saber quem eles são. Devido ao estado em que foram encontrados, sem as mãos, derretidas devido ao fogo, não foi possível pegar as digitais deles para comparação com um banco de dados de registros de identidade.
O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) também solicitou ao Instituto Médico Legal (IML) a realização de exames necroscópicos para se conhecer a causa da morte das vítimas.
Existe a possibilidade de que as pessoas tenham sido mortas antes de terem sido queimadas. Além da filmagem que mostra a primeira delas sendo baleada por criminosos, cápsulas de fuzil e pistola também foram achadas próximas da segunda pessoa morta.
Levantamento do G1 mostra que a polícia já registrou ao menos quatro casos idênticos neste ano na Zona Sul. Os outros dois ocorreram em junho e agosto, durante a madrugada, quando corpos sem identificação também foram achados queimados.

Junho
No dia 19 de junho, um corpo carbonizado foi encontrado no porta-malas de um Ford Fiesta em chamas na Rua Colégio Pio XII, no Morumbi. Bombeiros apagaram o fogo (veja acima vídeo do SP1 sobre o caso).
Vítima e autor continuavam desconhecidos nesta quinta. O caso foi registrado no 89º DP. Cápsulas de fuzil e pistola foram encontradas pela perícia.

Corpo foi encontrado no dia 2 de novembro em carro carbonizado em rua do Morumbi (Foto: Kleber Tomaz/G1)
Corpo foi encontrado no dia 2 de novembro em carro carbonizado em rua do Morumbi (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Agosto
No dia 23 de agosto, o corpo de uma mulher não identificada foi encontrado parcialmente carbonizado próximo a pneus queimados na Praça José Galdino Fernandes, entre as ruas Luis Augusto Ferreira e Oscar Paes de Lira Salgado.
O caso foi registrado como homicídio doloso no 47º DP, Capão Redondo. A autoria do crime e a identidade da vítima continuavam desconhecidos até esta quinta. A mulher tinha cerca de 20 anos e 1,65 m de altura. Ela usava top e short.
Polícia Técnico-Científica
Por meio de nota , a Polícia Técnico-Científica informou que Instituto Médico Legal "é o mais bem aparelhado do Brasil e possui o que é necessário para identificar qualquer corpo desde que tenha condições para identificação."
Ainda segundo o comunicado enviado por e-mail ao G1, "o IML conta com o Núcleo de Antropologia Forense, Odontologia Legal, e pode obter identificação por exame de ossadas, arcada dentária, reconstituição facial e outras técnicas."
De acordo com a Polícia Científica, "o Instituto de Criminalística [IC] conta com o Núcleo de Biologia e Bioquímica que pode realizar identificação através de exame de DNA."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil

A Rússia aumentou as restrições para a carne brasileira nos últimos dias de outubro. A autoridade sanitária do país proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro e impôs controles sanitários mais rígidos a outros cinco.
Em 2016, a Rússia foi o quarto maior mercado para a carne brasileira, atrás apenas da China, Hong Kong e Arábia Saudita. O país importou cerca de US$ 1 bilhão do Brasil em 2016, cerca de 7,5% do total.
Por meio de nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma que não foi notificado sobre a decisão da Rússia.

Rússa é quarto maior mercado da carne brasileira (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

De acordo com o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária na Rússia, os controles sanitários serão ampliados para cinco empresas brasileiras. O motivo é que foram encontradas substâncias fora dos padrões sanitários russos. Veja quais são os frigoríficos:
JBS
Aurora
Frigoestrela
Frigol
Frigon - Irmãos Gonçalves
A Rússia também suspendeu temporariamente as importações de carne do frigorífico Mata Boi e fará inspeções adicionais nos produtos já embarcados.
O frigorífico Frigon informou não ter sido comunicado oficialmente da decisão e "que continua exportando normalmente para a Rússia". Disse ainda cumprir "rigorosamente com todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura".
Em nota, a Frigoestrela afirmou que ainda não foi informada oficialmente sobre nenhuma restrição e que segue todos os procedimentos e controles de produção exigidos pela Rússia, incluindo análises realizadas por laboratórios credenciados.
O G1 entrou em contato ainda com os frigoríficos JBS e aguarda posicionamento. O G1 não conseguiu contato com os frigoríficos Frigol, Aurora e Mata Boi.
Carne Fraca
Desde a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, diversos países adotaram medidas restritivas à carne brasileira.
Após o escândalo, a União Europeia trouxe uma equipe de auditoria ao Brasil para inspecionar a carne brasileira. No relatório da missão, a UE apontou que encontrou mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, 77 deles devido à presença de salmonela em aves.
A UE ameaçou tomar medidas mais rígidas contra o Brasil se o país não tomasse medidas convincentes.
Em junho, os EUA suspenderam a importação de carne bovina in natura do Brasil por problemas de qualidade. Na ocasião, os produtores disseram que o gado sofreu uma reação à vacina de febre aftosa.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse neste sábado que as restrições impostas pela Rússia não estão relacionadas à Operação Carne Fraca. Ele disse também, em áudio divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério, que os problemas identificados pelas autoridades russas não são graves.
"Não sabemos o que é, mas coisa grave com certeza não é", afirmou o ministro.
Retomada das exportações
As exportações brasileiras de carne foram afetadas nos meses seguintes à operação Carne Fraca, mas já foram retomadas e vêm contribuindo positivamente para o superávit da balança comercial brasileira.
Entre janeiro e outubro, o Brasil exportou US$ 12,6 bilhões em carne de todos os tipos, uma alta de cerca de 8% em relação ao registrado no mesmo período de 2016, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atentado deixa dezenas de mortos e feridos no leste da Síria

Dezenas de pessoas deslocadas morreram em um atentado com carro-bomba cometido pelo grupo Estado Islâmico (EI), neste sábado (4), na província de Deir Ezzor, no leste da Síria - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
"O EI lançou um carro-bomba, neste sábado à noite, contra um grupo de deslocados às margens do Eufrates, deixando dezenas de mortos e feridos", disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Líder político austríaco renuncia por acusações de assédio sexual

Imagem de arquivo mostra coletiva de imprensa de Peter Pilz, em Viena, na Áustira, em 25 de julho  (Foto: Leonhard Foeger/ Reuters)Peter Pilz, líder político austríaco, que viu seu movimento contra o "establishment" conquistar quatro cadeiras no Parlamento nas recentes eleições legislativas, renunciou nesta sábado (4) após uma acusação de assédio sexual.
"Sempre lutei a favor de normas estritas e estas normas são aplicadas a mim", disse o político, de 63 anos.
Uma jovem afirmou à imprensa esta semana que Pilz, embriagado, a tocou durante uma reunião em 2013 na cidade de Alpbach.
"Suas mãos estavam em todas as partes", disse a mulher ao jornal Falter. Ela contou que outros dois participantes na reunião levaram o político para outra parte.
Pilz afirma que não lembra do incidente, mas que leva o assunto "muito a sério".
Na semana passada, Pilz rejeitou a denúncia de uma integrante do Partido Verde, que também o acusa de assédio em várias ocasiões quando o político pertencia a esta formação, que ele cofundou em 1986, antes de abandoná-la em julho para criar a "Lista de Pilz".
Pilz disse que negará as acusações na justiça.
Apesar da renúncia, o político disse que continuará assessorando a "Lista Pilz", integrada por artistas, acadêmicos e empresários.

Fonte: G1
Leia Mais ››