segunda-feira, maio 13, 2024

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio em Patu



Policiais civis da 71ª Delegacia de Patu (71ª DP de Patu) deram cumprimento, nesta segunda-feira (13), a um mandado de prisão temporária contra um homem, de 49 anos, investigado como mandante de um homicídio ocorrido no dia 02 de abril de 2024, no município de Patu/RN. No dia 2 de abril, Francisco Múcio Micharrel Vieira Dantas, de 40 anos, foi morto a tiros em sua residência. Segundo as investigações, dois homens em uma motocicleta dispararam diversas vezes contra a vítima, que não teve chance de defesa. 


No dia 10 de abril, a Polícia Civil cumpriu outro mandado de prisão contra ele na cidade de Mossoró. Vale ressaltar que Múcio cumpria pena em regime aberto pelo assassinato de Nikolas Yure Bezerra Fernandes, crime ocorrido no dia 30 de agosto de 2022, no bairro Sumaré, em Mossoró-RN.


Com a prorrogação da prisão temporária, o acusado permanecerá detido enquanto as investigações continuam para identificar os demais envolvidos no crime. A Polícia Civil pede a colaboração da população com informações, por meio do Disque Denúncia 181, que possam levar à prisão dos outros participantes da ação criminosa.


Fonte: Nosso Paraná RN

Leia Mais ››

Homem é esfaqueado e agredido a pauladas no Bairro Bom Jardim em Mossoró



Um homem identificado como, José Carlos Pereira de Araújo foi espancado a pauladas e esfaqueado na manhã desta segunda feira 13 de maio de 2024, na Rua Nilo Peçanha no bairro Bom Jardim em Mossoró no Oeste Potiguar.


Popular que presenciaram a ação delituosa, chamara a PM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Após receber os primeiros socorros, a vítima foi conduzida ào Hospital Tarcísio Maia para melhor avaliação médica.


De acordo com o médico intervencionista do Samu, Dr.Diogo, a vítima apresenta várias escoriações pelo corpo compatível com espancamento e um ferimento provocado por arma branca(faca), na região abdominal.


A vítima não soube ou não quis relatar para a Polícia Militar, quem teria promovido a violência contra ele. O mesmo foi entregue à equipe médica do HRTM, consciente e orientada




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Jovem de 20 anos morre na UPA após passar mal em banheiro de restaurante em Mossoró



O jovem Pizzaiolo Luís Henrique da Costa, de 20 anos, foi socorrido na noite do último sábado 11 de maio de 2024, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Santo Antônio, após passar mal no banheiro de uma pazzaria, próximo ao Cemitério no Centro de Mossoró.


Segundo informações repassadas pela polícia, o jovem estava trabalhando e ir ao banheiro acabou passando mal. Ao dar entrada na unidade de saúde, o mesmo acabou tendo complicações no seu quadro clínico envoluindo para óbito.


O corpo dele foi removido do necrotério da UPA, para o instituto de medicina legal (IML) do Itep onde passou por necropsia, mas a causa da morte ainda não definida. A unidade aguarda o resultado de exames complementares, que deverão ser feitos no ITEP da capital


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Dois corpos com pés e mãos amarrados são encontrados na Grande Natal

Servidor do Amapá está sob custódia. Foto: Arquivo TN


Dois corpos foram encontrados com os pés e mãos amarrados, nesta segunda-feira (13), em Macaíba, na Grande Natal. A Polícia Civil investiga o duplo homicídio.


Segundo informações da Polícia Militar, os corpos foram encontrados por volta das 5h. Os dois homens que foram mortos estavam com marcas de tiros pelo corpo.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Justiça da Bahia mantém prisão de Wendel Lagartixa após audiência de custódia

Wendel Lagartixa será encaminhado para unidade militar | Foto: Reprodução/Instagram


O juiz Leonardo Coelho Bomfim manteve a prisão do policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa. O magistrado presidiu a audiência de custódia, que durou cerca de duas horas, na tarde desta segunda-feira (13), no Núcleo de Prisão em Flagrante de Vitória da Conquista, no interior da Bahia.


“Verificando que se trata de Policial Militar da reserva remunerada da policia militar do estado do Rio Grande do Norte , nos termo do inc. V do art. 295 do CPP determino que a prisão cautelar do flagranteado seja realizada em uma unidade militar da comarca de Vitória da Conquista ou Salvador, caso a mencionada comarca não disponha de instalações necessárias a preservação da integridade física e da dignidade do custodiado”, decidiu o juiz.


No termo do audiência de custódia, consta que Wendel Lagartixa será encaminhado para unidade militar Coordenação de Custodia Provisória da Corregedoria Geral da Policia Militar em Salvador.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Ônibus fica preso em buraco após asfalto ceder na BR-101 em Natal; trecho é interditado

Asfalto cedeu na marginal da BR-101 em Candelária — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Um ônibus do transporte público caiu e ficou preso em um buraco na BR-101 após o asfalto da pista ceder na tarde desta segunda-feira (13). O acidente aconteceu na altura do bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal.


O problema foi causado pelo vazamento de uma tubulação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O trecho foi interditado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Segundo a Companhia, o local "foi isolado para que seja esvaziada a tubulação" e retirado o veículo. "Em seguida, será feito o reparo", disse em nota.


A companhia informou que aprevisão é que o reparo seja concluído na quarta-feira (15).


Trecho foi interditado pela PRF — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


O ônibus estava parado para o embarque e desembarque de passageiros em um ponto em frente a um supermercado quando o asfalto cedeu e um dos pneus dianteiros ficou preso em um buraco.


O trecho ficou intransitável e um congestionamento se formou na região. A Polícia Rodoviária Federal precisou interditar a via marginal e a passagem passou a aconteceu apenas pelas faixas principais.


Trânsito ficou mais intenso na região — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


A Caern sugeriu que motoristas evitem a marginal neste sentido e usem rotas alternativas a partir da Arena das Dunas.


Bairros são afetados por vazamento

Segundo a companhia, por conta do problema, o forneceimento de água foi afetado nos bairros: Capim Macio, Felipe Camarão, Cidade Nova, Jardim América, Cidade Da Esperança, Nazaré, Mor Gouveia, Candelária.


A previsão é que o serviço seja concluído na manhã da quarta-feira. Sendo assim, o fornecimento de água será normalizado até 72 horas após isso.


Ônibus preso em buraco após asfalto ceder — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro é arrastado por trem ao tentar atravessar linha férrea na Zona Leste de Natal

Acidente aconteceu na comunidade Passo da Pátria, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Um carro foi atingido e arrastado por cerca de 100 metros por um trem na tarde desta segunda-feira (13) na comunidade Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal.


Segundo a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o motorista do carro chegou a ficar inconsciente após a colisão, mas não apresentava nenhum tipo de fratura.


De acordo com moradores da comunidade que presenciaram o acidente, o carro tentava atravessar na pasagem de nível da linha férrea, que é o lugar correto para travessia, mas não percebeu a chegada do trem.


Algumas testemunhas disseram, inclusive, que dois trens - em sentidos opostos - passavam no momento da colisão, o que pode ter confundido o motorista do veículo.


"O trem vinha buzinando quando o cara atravessou. O carro que atravessou na frente do trem... Não deu tempo. O trem não para rápido. O trem tentou se segurar, mas não deu não", contou o morador Jaime Oliveira, que presenciou o acidente.

O motorista do carro estava atuando como motorista por aplicativo, explicou um irmão dele que foi até ao local.


O médico Walker Ferreira, que o atendeu o motorista na ambulância, explicou que ele sofreu um "traumatismo craniano moderado".


"Ele perdeu a consciência momentaneamente, porém está confuso, fazendo perguntas repetidas. A gente só vai avaliar mais profudnamente fazendo a tomografia", explicou.

"O corpo está integro. Foi mais na cabeça mesmo. Ele está consciente, mas confuso, dando informações precisas sobre a identidade dele, porém repetindo perguntas", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detento é flagrado com maconha no estômago ao dar entrada na Penitenciária Estadual do Seridó

Detento é flagrado com maconha no estômago ao dar entrada na Penitenciária Estadual do Seridó — Foto: Seap/Divulgação


Um detento foi flagrado com três papelotes de maconha no estômago quando dava entrada na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó. A droga foi encontrada com o uso do scanner corporal de raios-x.


De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, o homem cumpria prisão domiciliar e era monitorado por tornozeleira eletrônica. Mas, após não se recolher em casa no período noturno e deixar a tornozeleira eletrônica descarregar, o juiz de execuções penais decretou uma sanção disciplinar onde ele deveria ficar na prisão por 28 dias. Na sexta-feira (10) ele se apresentou na unidade prisional, passou pelo scanner corporal e foi flagrado com a droga.


O detento foi encaminhado ao pronto-socorro para exames e retirada da droga, o que só ocorreu no final de semana. Ele acabou atuado por tráfico.


A diretora da unidade prisional, Izabel Maria, explicou que a penitenciária é equipada com um scanner semelhante aos utilizados nos aeroportos e que todos que adentram ao estabelecimento são submetidos ao procedimento padrão do sistema penitenciário do RN. Normalmente, o equipamento por si só já inibe as tentativas de entrada de objetos ou substâncias proibidas. Os servidores procuram principalmente drogas e eletrônicos. Mas desta vez, o operador detectou algo estranho dentro do corpo do suspeito, na região do abdômen.


O homem passou duas vezes no aparelho e após ser indagado pelos policiais penais confessou ter engolido a droga. A maconha estava envolta em papel filme (plástico) e, segundo ele, foi ingerida no dia anterior.Um detento foi flagrado com três papelotes de maconha no estômago quando dava entrada na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó. A droga foi encontrada com o uso do scanner corporal de raios-x.


De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, o homem cumpria prisão domiciliar e era monitorado por tornozeleira eletrônica. Mas, após não se recolher em casa no período noturno e deixar a tornozeleira eletrônica descarregar, o juiz de execuções penais decretou uma sanção disciplinar onde ele deveria ficar na prisão por 28 dias. Na sexta-feira (10) ele se apresentou na unidade prisional, passou pelo scanner corporal e foi flagrado com a droga.



O detento foi encaminhado ao pronto-socorro para exames e retirada da droga, o que só ocorreu no final de semana. Ele acabou atuado por tráfico.


A diretora da unidade prisional, Izabel Maria, explicou que a penitenciária é equipada com um scanner semelhante aos utilizados nos aeroportos e que todos que adentram ao estabelecimento são submetidos ao procedimento padrão do sistema penitenciário do RN. Normalmente, o equipamento por si só já inibe as tentativas de entrada de objetos ou substâncias proibidas. Os servidores procuram principalmente drogas e eletrônicos. Mas desta vez, o operador detectou algo estranho dentro do corpo do suspeito, na região do abdômen.


O homem passou duas vezes no aparelho e após ser indagado pelos policiais penais confessou ter engolido a droga. A maconha estava envolta em papel filme (plástico) e, segundo ele, foi ingerida no dia anterior.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidor do Ministério Público Federal do Amapá é preso por desacato e destrói cela de delegacia em Natal

Servidor do MP do Amapá é preso por desacato e destrói cela de delegacia em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Um servidor do Ministério Público Federal do Amapá foi preso em Natal na madrugada desta segunda-feira (13) por desacato. Ele foi levado para a Central de Flagrantes e destruiu a cela onde foi colocado.


(Correção: o g1 RN errou ao informar que o homem preso por desacato é servidor do Ministério Público Estadual do Acre. Na verdade, ele é servidor do Ministério Público Federal do Amapá. A informação foi corrigida às 10h52 de 13 de maio).


De acordo com a Polícia Civil, o servidor estava em um bar na Avenida Roberto Freire, em Ponta Negra, quando parou uma viatura da PM que passava pelo local e comunicou que havia sido roubado. Os policiais ouviram testemunhas e não constataram roubo. Nesse momento, o servidor do MPF teria se exaltado e desacatado os policiais.


Ainda segundo a ocorrência registrada na Polícia Civil, o homem foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul e ao chegar no local ameaçou policiais e disse que não queria ficar em uma cela. Ele foi levado para a carceragem e destruiu parte da cela com socos e chutes.


De acordo com os policiais civis, o homem alegou ser servidor da área de segurança do Ministério Público do Acre, mas o MP negou que ele faça parte do quadro de servidores ou terceirizados. Na verdade, de acordo com o Portal da Transparência, ele é servidor do Ministério Público Federal do Amapá.


Depois disso, ele foi retirado da cela e ficou algemado a um banco. Segundo os policiais, o homem disse que ganhava mais que o delegado e tinha dinheiro para pagar o que quebrou.


O servidor disse ainda que está em Natal fazendo um curso de operação de drone.


Servidor do MP do Amapá é preso por desacato e destrói cela de delegacia em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Restaurante fica destruído após incêndio em Mossoró

Restaurante fica destruído após incêndio em Mossoró — Foto: Corpo de Bombeiros


Um restaurante ficou destruído após ser atingido por um incêndio em Mossoró, na tarde de domingo (12). Não havia ninguém no local quando o fogo começou e não houve feridos.


O restaurante fica na Avenida João da Escóssia, no bairro Nova Betânia. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h30 e o combate ao incêndio e rescaldo de finalização duraram pouco mais de uma hora.


De acordo com o Corpo de Bombeiro, diante do cenário encontrado, “tudo indica que o foco tenha iniciado a partir de um curto circuito na cozinha do estabelecimento”. A proporção do fogo causou danos severos estruturais, e em móveis e eletros.


Em nota, o restaurante informou que ficará fechado temporariamente para reconstruir o que foi destruído.


Restaurante é atingido por incêndio — Foto: Corpo de Bombeiros


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN inicia compra de leite bovino dos agricultores familiares através do PAA-Leite

O Emater-RN iniciou as compras de leite bovino produzidos pela agricultura familiar


O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) iniciou as compras de leite bovino produzidos pela agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade leite.


Até dezembro de 2024, o convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado, por meio da Instituição de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), garantirá a compra de aproximadamente 2,3 milhões de litros de leite de 180 produtores.


O alimento será doado a 622 entidades socioassistenciais em 81 municípios do Rio Grande do Norte. Entre as instituições cadastradas, estão creches, asilos, escolas, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), hospitais, entre outras. O leite recebido é utilizado nas preparações das refeições servidas ao público assistido.


Para este convênio, são investidos R$ 9.206.716,00, dos quais R$ 7.894.758,97 são do MDS e R$ 1.311.957,03 vem do Governo do Rio Grande do Norte como contrapartida.


Segundo o coordenador de acesso a Mercados da Emater-RN, Luiz Gustavo Vieira, o valor do litro de leite pago pelo PAA Leite é R$ 4,00, sendo R$ 2,54 repassados diretamente ao produtor e R$ 1,46 para o beneficiamento do leite, por meio de seis laticínios contratados.


Fonte: Defato

Leia Mais ››

RN tem 112 mil novos eleitores e 83 mil transferências de domicílio eleitoral

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


De 8 de novembro de 2022 a 8 de maio de 2024, 292.241 eleitores procuraram os cartórios eleitorais potiguares. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), foram 112.561 emissões de primeira via do título de eleitor, sendo 73.957 em 2024. Além dos alistamentos, foram realizadas 83.057 transferências de domicílios eleitorais, 20.090 transferências de outros Estados, 75.664 revisões e 869 emissões de 2ª via do título de eleitor.


Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos e são obrigatórios para pessoas de 18 anos ou mais. Já os jovens de 15 anos podem tirar o título, mas somente estarão aptos a votar nas eleições de outubro se completarem 16 anos até o dia da votação.


Em 2024, no mês de janeiro foram registrados 8.680 alistamentos, em fevereiro foram 9.876, março com 12.253, abril teve 24.640 e nos primeiros 8 dias de maio, 18.438 emissões de novos títulos.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Estradas do RN têm apenas 30 km classificados como 'ótimos', aponta CNT

Buracos em estrada no RN — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução


Na malha de rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Norte, apenas 30 km são classificados com estado geral "ótimo" - todos em rodovias federais. Por outro lado, quase 650 quilômetros são ruins ou péssimos.


Os dados são resultado do levantamento anual feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que pesquisou 1.879 km de estradas do estado em 2023.


Ao todo, 841 km pesquisados no estado (44,8%) foram classificados como em estado geral regular, quando consideradas as rodovias federais e estaduais.


Mapa mostra classificação de trechos pesquisados pela CNT no RN em 2023 — Foto: Reprodução


Porém, as rodovias estaduais são as que estão em pior situação. Quando consideradas apenas as estradas administradas pelo governo estadual, quase 70% da extensão pesquisa, 243 km, foi considerado péssimo. Outros 15,7% estavam ruins e apenas 14,9%, ou 54 km, estavam em situação regular.


No Rio Grande do Norte, segundo a pesquisa, não há nenhum trecho de rodovia estadual classificado como bom ou ótimo. Em quase 80% dos trechos pesquisados nas RNs, a geometria das pistas foi considerada de qualidade péssima.


Segundo a CNT, a situação atual das rodovias estaduais aumenta em 71% o custo operacional de empresas e famílias que precisam utilizar essas estradas, o que desestimula a atividade econômica e encarece produtos e serviços.



Governo tem plano de restauração de rodovias

No dia 3 de maio, o governo do estado assinou uma ordem de serviço para restauração de restauração de 210,5 quilômetros de rodovias estaduais. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), este foi o primeiro lote de três licitados.


No lote, estão incluídos nove trechos. Entre eles:


RN-015 - Mossoró/Baraúna - 44 km

RN-117 - Mossoró/Governador Dix-sept Rosado - 34 km

Estrada: Tibau/Grossos - 17,5 km

RN-079 - Entroncamento BR-405/Marcelino Vieira/ Alexandria/Divisa RN-PB - 38 km

RN-177 - Rodolfo Fernandes/Entr. BR-405 - 11 km

RN-177 - Viçosa/Portalegre - 8 km

RN-177 - Francisco Dantas/ Entroncamento BR-226 (Pau dos Ferros) - 8 km

RN-177 - Pau Ferros/Encanto/São Miguel - 41 km

RN-177 - São Miguel/Coronel João Pessoa - 9 km

Segundo o governo do estado, serão investidos R$ 428 milhões para recuperação de 800 quilômetros de estradas em todas as regiões do estado.


"Não será uma simples operação tapa-buracos. Na linguagem da engenharia rodoviária, é restauração. Vamos mexer na estrutura do piso e fazer o recapeamento geral desses trechos selecionados, incluindo a sinalização horizontal e vertical", informou o secretário de Infraestrutura Gustavo Coelho.


Estradas federais

No caso das rodovias federais do Rio Grande do Norte, 30 km foram considerados ótimos e 359 foram classificados bons pela pesquisa CNT.



Outros 30 km de BRs foram considerados péssimos e 321 km ruins. A maior parte dos trechos federais pesquisados 789 (51,6%), ficaram classificados como regulares.


Uma das principais rodovias federais que cortam o estado, a BR-304 está interditada desde o dia 31 de março, quando a forte correnteza de um rio causou o rompimento de uma ponte, na altura do município de Lajes. Um desvio está sendo construído no trecho.


A via também passa por obras de duplicação na altura de Macaíba, na região metropolitana de Natal, e conta com proposta de duplicação completa até Mossoró, no Oeste potiguar. A obra foi anunciada como uma das prioridades do estado no PAC 3.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo estuda ajuda de R$ 5 mil a famílias no RS e deve incluir desabrigados no Bolsa Família



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia com a equipe de ministros, em reunião nesta segunda-feira (13), medidas para ajudar as famílias atingidas pela tragédia climática do Rio Grande do Sul.


Entre as propostas na mesa, estão:


uma ajuda financeira de R$ 5 mil (parcela única) para cerca de 100 mil famílias – ou seja, a um custo de R$ 500 milhões;

e a inclusão no Bolsa Família de quem foi desabrigado e perdeu renda temporariamente.

O pacote deve ser debatido nesta terça (14) por Lula em uma nova reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.


O anúncio deve ficar para quarta (15), quando Lula volta ao estado – atingido, desde o fim de abril, pelas piores chuvas da história da região.


A ajuda financeira teria o objetivo de garantir recursos para que as famílias possam recuperar suas casas e adquirirem bens básicos como fogão, geladeira, sofá e camas.


No caso do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social já está avaliando quais famílias passaram para a situação de vulnerabilidade por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.


A análise passa pelos critérios de atendimento das famílias às regras do programa, que garante renda mínima mensal de R$ 600 aos beneficiários.


Linhas de crédito não bastam, avaliou Lula

Inicialmente, o governo avaliou abrir linhas de crédito para que as famílias tivessem acesso a recursos para recomeçar suas vidas.


O presidente Lula avaliou, porém, que essas pessoas, em situação de total desalento, não têm condições de ficar assumindo dívidas e obedecer a toda burocracia bancária para obter os recursos.


Entre as famílias desabrigadas, há um grupo que não terá condição de retornar para suas antigas residências. Neste caso, os governos federal e estadual vão planejar a reconstrução de bairros para alocá-las.


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››

Famílias no RS poderão suspender financiamentos de imóveis com FGTS por até 6 meses



O governo federal anunciou nesta segunda-feira (13) que famílias do Rio Grande do Sul poderão suspender, por até seis meses, o pagamento das parcelas de financiamento de imóveis com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).


A medida foi anunciada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e vale para contratos do Minha Casa, Minha Vida e do Pró-Cotista.


Segundo o governo, a medida tenta aliviar o orçamento das famílias atingida pelas maiores chuvas da história do Rio Grande do Sul.


Para pedir a suspensão, as famílias precisam entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. O telefone divulgado pelo governo é o 0800 104 0104.


“Vale para os financiamentos feitos pelas famílias de todas as faixas de renda com recursos do FGTS. Essa é uma medida para aliviar as pessoas que, neste momento, estão com suas rendas afetadas e comprometidas pela calamidade", diz o ministro em material divulgado pelo governo.


Desde o início das fortes chuvas que alagaram o estado, a Caixa também liberou o Saque Calamidade para famílias atingidas cujos membros tenham contribuído para o FGTS.


O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia de R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural. O intervalo entre um saque e outro não pode ser inferior a 12 meses.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lira pede à Justiça R$ 200 mil de indenização por danos morais após fala de Felipe Neto; juiz marca audiência de conciliação

Arthur Lira e Felipe Neto. — Foto: Câmara dos Deputados e PLAY9/AFP


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu à Justiça do Distrito Federal que o influenciador digital Felipe Neto seja condenado a pagar uma indenização de R$ 200 mil por danos morais sobre uma fala ocorrida em debate na Casa, em 23 de abril.


Na ação, protocolada em 8 de maio, a Procuradoria Parlamentar da Câmara acusa Neto de ter cometido injúria contra Arthur Lira. Segundo a procuradoria, o influenciador desrespeitou instituições democráticas e ofendeu o deputado durante evento institucional da Casa, que debatia a regulação de plataformas digitais.


Na ocasião, Felipe Neto se referiu a Arthur Lira como "excrementíssimo" — em uma alusão ao pronome de tratamento "excelentíssimo".



O juiz Cleber de Andrade Pinto, da 16ª Vara Cível de Brasília, determinou, na última quinta (9), que Lira e Neto participem de uma audiência de conciliação, que ainda não tem data definida. Procurada pelo g1, a assessoria do influenciador disse ainda não ter sido notificada.


À Justiça do DF, a Procuradoria Parlamentar da Câmara defendeu a condenação mínima de Neto para "compensar minimamente a dor sofrida, bem como produzir efeitos pedagógicos".


"A injúria praticada em evento direcionado à regulamentação das plataformas digitais, onde o maior problema é o uso indevido desses instrumentos de comunicação, faz com que o ato ilícito praticado pelo influenciador Felipe Neto constitua um desserviço e passe a ser um péssimo exemplo para a sociedade em geral, uma vez que é figura de destaque na formação de opinião de jovens e adultos", diz a ação.


Antes de levar o caso à Justiça do Distrito Federal, Lira já havia acionado a Polícia Legislativa da Câmara contra Neto. À época, o presidente da Câmara afirmou que Felipe "proferiu expressões injuriosas contra a minha pessoa".


No debate sobre a regulação das redes, ocorrido em 23 de abril, Felipe Neto defendeu o projeto que criminaliza a disseminação de fake news — conhecido como PL das Fake News — e acusou Lira de ter "triturado" a proposta. Em abril, o deputado anunciou um grupo de trabalho para apresentar um novo texto a respeito da regulamentação das redes.



"Eles continuam acreditando na censura. Eles continuam acreditando que vão ser controlados e perderão o direito de falar determinadas coisas. O que é preciso para a gente mudar esse cenário? É preciso que a gente se comunique mais. É preciso que a gente fale mais com o povo, convide mais o povo para participar [...] Como o Marco Civil da Internet brilhantemente fez. Como era o PL 2630 [PL das Fake News] que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira", disse o influenciador digital.


Em abril, quando Lira denunciou o caso pela primeira vez, Neto se pronunciou por meio de nota. Ele afirmou ter feito uma "crítica irônica" ao presidente da Câmara e disse que não se intimidaria com eventual ação do deputado.


"Desde que me posicionei contra a extrema direita, venho sendo alvo de sistemáticas tentativas de silenciamento. Dessa vez, confesso que me surpreendi, não apenas porque a minha intenção era evidentemente brincar com as palavras para fazer uma crítica irônica à atuação do Sr. Arthur Lira ao engavetar o Projeto de Lei 2630, como ainda porque o deputado já defendeu várias vezes que seus colegas pudessem falar o que quisessem dentro do Congresso", afirmou.


"Se não me intimidei quando a família Bolsonaro tentou me calar, não será agora que me intimidarei. Seguirei enfrentando essa e qualquer outra tentativa de silenciamento, venha de quem vier", prosseguiu Felipe Neto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo Lula confirma suspensão da dívida do Rio Grande do Sul por 3 anos; Congresso precisa aprovar

Lula, Pacheco e ministros fazem reunião remota com governador do RS, Eduardo Leite — Foto: PR/Reprodução


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se reuniram na tarde desta segunda-feira (13) por videoconferência para tratar de novas medidas de socorro ao estado, afetado pelas piores chuvas de sua história.


Na reunião, o governo federal confirmou a suspensão, por três anos, do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União – conforme antecipado pelas colunistas do g1 Ana Flor e Camila Bomfim.


A suspensão da dívida seguirá para análise do Congresso como um projeto de lei complementar, que ainda terá de ser aprovado e sancionado.



"Essa lei complementar prevê a suspensão do pagamento da dívida do RS, 100% do pagamento, durante 36 meses. Para além disso, os juros serão zerados sobre o estoque, todo o estoque da dívida, pelo mesmo prazo. O que significa dizer que nós poderemos contar com 11 bilhões que seriam destinados ao pagamento da dívida para um fundo contábil que deverá ser investido na recuperação do estado segundo um plano de trabalho que o senhor vai elaborar", declarou Haddad.

Haddad explicou que, juntas, essas medidas podem liberar R$ 23 bilhões para o caixa do Rio Grande do Sul nesse período:


R$ 11 bilhões correspondentes ao somatório dessas 36 parcelas – que, se o projeto virar lei, serão adiadas;

R$ 12 bilhões correspondentes aos juros da dívida nesse período –que, com a nova lei, não serão cobrados (nem agora, nem em seguida).

"O governo do Rio Grande do Sul vai, em vez de mandar o dinheiro [das parcelas] pra cá, ficar com o dinheiro. Em uma conta separada, para obras de reconstrução. Escolas, infraestrutura, hospital, aquilo que ele entender. [...] E o contrato [regular] prevê juros de 4%. Durante esse período todo, os juros vão ser zerados. É isso que dá R$ 12 bilhões de renúncias de juros".

Ainda de acordo com Haddad, o formato da retomada do pagamento ao fim dos 36 meses de suspensão ainda será debatido. "Vamos avaliar ao final do período. Esperamos que até lá as coisas tenham se normalizado", disse.


O ministro citou também outros R$ 12 bilhões de "investimento primário da União" com as medidas anunciadas na semana passada para empresas, famílias e produtores rurais.


'Passo muito importante', diz Leite

O governador do RS, Eduardo Leite, classificou a medida como "um passo muito importante" – mas reforçou que o estado pede a quitação (ou seja, o perdão) da dívida, e não só o adiamento.


"Por Justiça, vou aqui reconhecer que é um esforço do ministério, tecnicamente, para viabilizar. A nossa demanda inclui um pedido de quitação desses valores, que até aqui não se viabilizou. Mas entendemos que é um passo. E o ministro Haddad disse que é um passo sem prejuízo de outros que serão necessários", disse Leite.

O Rio Grande do Sul enfrenta chuvas e cheias de rios sem precedentes, que mataram, até a manhã deste segunda, 147 pessoas. As enxurradas alagaram cidades de diferentes regiões, destruíram rodovias e fecharam o aeroporto Salgado Filho.


A suspensão do pagamento foi negociada com o governador Eduardo Leite (PSDB), que solicitou a medida a Haddad. Na semana passada, Leite apresentou um cálculo inicial de, pelo menos, R$ 19 bilhões para reconstruir as estruturas destruídas na região.


Desde os anos 1990, o Rio Grande do Sul fez sucessivos acordos para quitar a dívida com a União.


O pagamento das parcelas mensais ficou suspenso durante cinco anos, tempo de vigência de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi retomado em 2022 após a assinatura do Regime de Recuperação Fiscal com a União.


Reunião com os três poderes

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) também participam do encontro ao lado de Lula.


Eduardo Leite participou por videoconferência, do Rio Grande do Sul – a viagem a Brasília foi cancelada em razão das novas chuvas. O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, também participou de forma remota.


"A composição da mesa aqui é a necessidade de passar para o povo do RS a ideia de que todas as instituições que tem a ver com a governança desse país, com a sustenbilidade da democracia desse país está unida em torno do RS. Nós não teremos problema de aprovar as coisas na Câmara, Senado, não teremos problema no TCU, não teremos problema no STF. Pq tudo será feito de comum acordo para que a gente possa atender o mais rápido possível as necessidades do povo gaúcho. Passo a palavra para o Haddad para que ele possa fazer a exposição do acordo", disse Lula.


Visita ao RS na quarta-feira

Lula afirmou que pretende ir na próxima quarta-feira (13) ao Rio Grande do Sul para anunciar medidas de socorro às pessoas que perderam bens nas cheias.


"Quero anunciar uma série de medidas para as pessoas físicas. Ou seja, o recurso para que as pessoas que perderam suas coisas, precisam comprar alguma coisa, recebam um recurso da União para que as pessoas possam repor parte daquilo que eles perderam", disse Lula.

Lula também voltou a criticar a difusão de informações falsas sobre o atendimentos às vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul.


"Além da catástrofe, além da desgraceira toda, a gente ainda tem um grupo de negacionista de pessoas que tentam destruir as coisas boas que estão acontecendo. Ou seja, tem muita gente voluntário, militares se matando de trabalhar para ajudar e tem pessoas que continuam vendendo mentira, continuam vendendo desgraça, continuam inventando história. Nós precisamos ter muito cuidado para que a gente não permita esses provocadores baratos, essa gente que vive mentindo, que vive fazendo fake news leve alguma vantagem", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

FAB e ANAC deram 'sinal verde' para voos comerciais na Base Aérea de Canoas, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em imagem de 2023 — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou nesta segunda-feira (13) que a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já deram "sinal verde" para o uso da Base Aérea de Canoas (RS) para voos comerciais.


Em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o principal aeroporto do estado – o Salgado Filho, em Porto Alegre – está interditado por tempo indeterminado.


"O que compete ao governo federal, à Casa Civil, ao Ministério de Portos e Aeroportos, a autorização dos voos, isso está autorizado [...]. Tudo que compete ao nosso ministério, a operação está pronta, agora aguardando a concessionária finalizar a operação logística”, afirmou o ministro.


Segundo Costa Filho, cabe agora à empresa Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, definir uma data para o início das operações na Base Aérea de Canoas.


À GloboNews, o ministro disse que a concessionária pediu um prazo para estruturar as operações na Base Aérea, com instalação de equipamentos de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.


A expectativa é que os voos comerciais na base de Canoas comecem ainda nesta semana.


Na primeira etapa, o ministério prevê até cinco voos por dia. Existe a possibilidade de a quantidade de operações aumentar conforme a demanda, disse Costa Filho.


Procurada pela GloboNews, a Fraport não informou uma data para o início de operações comerciais na Base Aérea de Canoas.


Nível de água no Salgado Filho chegou a 2,5m

Segundo Costa Filho, o governo está esperando o nível de água no Aeroporto Salgado Filho baixar para fazer um diagnóstico sobre as condições do terminal de Porto Alegre.


"Ainda estamos com 2,5 metros de água no aeroporto, não só na parte de pista, iluminação, na torre e também na parte do terminal. Então, a gente só pode de fato ter um diagnóstico mais claro quando a água baixar, até porque a parte de esteiras, de elevadores, a parte das lojas, terminais, estão submersas", afirmou.

O aeroporto está fechado desde o dia 3 de maio devido à elevação das águas do lago Guaíba, na capital, que chegaram ao maior nível já registrado, de 5,33 m, no dia 5 deste mês.


Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) orienta que os passageiros devem entrar em contato diretamente com a companhia aérea para a remarcação ou reembolso.


“As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.


Segundo a Abear, os terminais das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, "mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado".


Fonte: g1

Leia Mais ››