sexta-feira, outubro 13, 2017

Cuca não é mais técnico do Palmeiras; Mano é favorito ao cargo

Último jogo de Cuca foi o empate por 2 a 2 com o Bahia (Foto: Ale Frata/Código19/Estadão Conteúdo)
Cuca não é mais técnico do Palmeiras. Em decisão tomada em comum acordo na tarde desta sexta-feira, o comandante não vai continuar seu trabalho até o fim do ano. O último jogo dele foi o empate por 2 a 2 com o Bahia, nesta quinta, no Pacaembu. Ele tinha contrato válido até dezembro de 2018.
Sem Cuca, o auxiliar Alberto Valentim assume a equipe interinamente a partir do jogo deste domingo, contra o Atlético-GO, às 17h (de Brasília), em Goiânia. O presidente Maurício Galiotte vai se pronunciar na manhã de sábado.
Mano Menezes, do Cruzeiro, é o único nome com o qual a diretoria trabalha no momento. Ele tem contrato com o clube mineiro até o fim do ano e futuro ainda indefinido. Ele é o favorito da cúpula palmeirense desde que Cuca passou a balançar no cargo.

Jogadores consultados pela reportagem mostraram surpresa com a decisão. Bancado pela diretoria até o fim do ano, o técnico foi vítima da fase irregular do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos, o Verdão está a 14 do líder Corinthians e ocupa a quinta posição na tabela.

No dia 4 de outubro, Cuca mostrava confiança na continuidade de seu trabalho. Em entrevista coletiva, foi firme no discurso:
No dia 4 de outubro, Cuca mostrava confiança na continuidade de seu trabalho. Em entrevista coletiva, foi firme no discurso:
Campeão brasileiro em 2016, Cuca encerra sua segunda passagem pelo Palmeiras sem títulos. Ele voltou em maio, depois de passagem ruim de Eduardo Baptista. No total, Cuca tem 85 jogos, 45 vitórias, 18 empates e 22 derrotas com o Verdão.
Veja a nota oficial do Palmeiras:
"Cuca não é mais treinador do Palmeiras. Ficou decidido, em comum acordo, pelo encerramento deste ciclo do profissional no Verdão. O auxiliar Alberto Valentim assumirá o comando técnico da equipe.
O treinador Cuca fará um pronunciamento nesta sexta-feira (13), às 14h30, na Academia de Futebol. No sábado (14), o presidente Maurício Galiotte concederá entrevista coletiva, também na Academia, às 11h30.
A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece ao técnico Cuca pelos serviços prestados e deseja sorte no prosseguimento da carreira."

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Ex-jogador do Vasco e Fluminense, Diguinho é preso suspeito de agredir policial militar em Canoas

Último clube em que Diguinho jogou foi o Vasco da Gama (Foto: Paulo Fernandes / Vasco.com.br)O ex-jogador do Vasco e do Fluminense Rodrigo Oliveira de Bittencourt, mais conhecido como Diguinho, de 34 anos, foi preso na noite de quinta-feira (12) após agredir um policial militar durante a Oktoberfest de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com a Brigada Militar, ele deu um tapa em um policial e precisou ser contido por outros agentes. Diguinho foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e liberado após assinar um termo circunstanciado, que é um registro para infrações de menor potencial ofensivo.
Diguinho responderá ao processo em liberdade. O G1 tentou contato com o jogador, mas não teve as ligações atendidas.
Carreira no Rio de Janeiro
Natural de Canoas, Diguinho iniciou sua carreira como jogador profissional de futebol no Cruzeiro, de Porto Alegre. Depois passou pela Ulbra, de Canoas, e mais tarde foi transferido para o Mogi Mirim, no interior paulista.
Ele se destacou, no entanto, no futebol carioca. O primeiro clube onde autou no Rio de Janeiro foi o Botafogo, onde permaneceu de 2005 até 2008. No ano seguinte foi transferido para o Fluminense, onde ficou até 2014. O último clube onde passou foi o Vasco da Gama, com o qual rescindiu o contrato em maio deste ano.
Outra polêmica
O jogador foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2012, junto com o ex-companheiro Emerson Sheik, por contrabando e lavagem de dinheiro na aquisição de uma BMW X6 importada de forma ilegal dos Estados Unidos.
À época, Diguinho se disse vítima de Sheik, de quem comprou o veículo. O ex-jogador afirmou que não tinha conhecimento que o automóvel havia sido importado ilegalmente e exigiu uma indenização do atacante, com quem jogou no Fluminense, na Justiça.
O caso tramita na 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casa do criador do Snoopy é destruída por incêndio florestal na Califórnia

Os incêndios florestais que já provocaram dezenas de mortes no estado americano da Califórnia destruíram a casa do cartunista Charles Schulz, falecido criador dos personagens Snoopy, Charlie Brown e sua turma.
Monte Schulz, filha de Charles, disse que na última segunda-feira (9) o fogo consumiu a casa da família em Santa Rosa.
A viúva de Charles, Jean Schulz, de 78 anos, e o filho dele, Craig, sobreviveram e estão em casa de parentes.

Charles Schulz em 2000 (Foto: Ben Margot/AP)
Charles Schulz em 2000 (Foto: Ben Margot/AP)

Monte afirmou que a casa e todas as relíquias relativas ao trabalho do autor que abrigava foram destruídas.
Contudo, a maioria dos originais das famosas tiras estão no Museu Charles M. Schulz, também em Santa Rosa, e estão preservadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista de ônibus que tombou na BA e deixou 5 mortos diz à polícia que perdeu controle do veículo

Ônibus tombou na região de Piritiba (Foto: Reprodução/Mídias Sociais)O motorista do ônibus que tombou na BA-421, na região da Chapada Diamantina, deixando cinco mortos, na última quinta-feira (12), prestou depoimento à polícia ainda na quinta na delegacia de Jacobina, no norte da Bahia. De acordo com o delegado Tarcísio Túlio Dantas, o motorista contou que perdeu o controle da direção do ônibus.
"Ele disse que passou por duas curvas e em seguida sentiu que perdeu a aderência da pista e o controle do veículo. Ele disse que trabalhava como motorista de ônibus há cerca de quatro anos e que por dois anos trabalhou fazendo a linha Xique-Xique a São Paulo. Ele conhecia a pista", disse o delegado.
Tarcísio Dantas diz que a polícia trabalha com a possibilidade de defeito no veículo. Existe a informação de que a barra de direção do ônibus quebrou. "Mas só a perícia vai apontar o que realmente aconteceu. O tacógrafo também foi encaminhado para a perícia, para sabermos a velocidade que ele seguia", relatou o delegado.

Uma das crianças foi transferida pelo Graer do HEC, em Feira, para o Hospital do Subúrbio, em Salvador (Foto: Divulgação/Graer)
Uma das crianças foi transferida pelo Graer do HEC, em Feira, para o Hospital do Subúrbio, em Salvador (Foto: Divulgação/Graer)

Conforme Dantas, o caso deve ser encaminhado para a delegacia de Piritiba, cidade onde ocorreu o acidente. O condutor ainda disse em depoimento que o veículo não estava superlotado, e que ele seguia com 46 passageiros no ônibus, que a quantidade limite de pessoas que ele poderia transportar.

Com o tombamento do ônibus, cerca de 30 pessoas ficaram feridas e 20 delas tiveram ferimentos graves. Muitos feridos tiveram amputações, fraturas expostas e traumatismo craniano. Os sobreviventes foram levados para hospitais de cidades próximas.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foram identificados os corpos de Vanessa Diamantino de Almeida, 16 anos, Maria Ruthe Diamantino dos Santos Souza, 48, Margarida Lopes Mascarenhas, 68, e Penélope Pimentel Lopes, 2. Uma vítima do sexo feminino continua com identidade e idades ignoradas.
Segundo a prefeitura de Itaberaba, Vanessa e Maria Ruthe foram enterradas às 9h desta sexta-feira, no cemitério municipal. O sepultamento de Penélope Pimentel está previsto para às 11h e o de Margarida Lopes, para às 15h, no mesmo local e ainda nesta sexta-feira.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que 27 pacientes foram encaminhados para Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador: 18 adultos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e nove crianças para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Do total de adultos, oito tiveram alta e uma mulher foi transferida para um hospital particular em Feira de Santana, ainda na quinta-feira. Já com relação às crianças, das nove, três foram transferidas para o Hospital Geral do Estado, em Salvador. Segundo a Polícia Militar, uma das crianças que estava no HEC foi transferida de helicóptero para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Acidente

Acidente na Chapada Diamantina (Foto: Arte/G1)
Acidente na Chapada Diamantina (Foto: Arte/G1)

O ônibus envolvido no acidente foi fretado de Itaberaba e iria levar as pessoas para passar o dia inteiro em Jacobina, na Chapada Diamantina, em um parque aquático. A viagem, organizada por conta do Dia das Crianças duraria cerca de 207 quilômetros. O tombamento ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia. O ônibus, que transportava cerca de 46 pessoas, pertence à Empresa de Transportes Macaubense (Entram). Um funcionário da empresa disse ao G1, por telefone, que o veículo foi fretado para a realização do passeio.
A principal suspeita levantada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é de que o ônibus tenha tombado após a quebra da barra de direção.
Por meio de comunicado oficial, a Prefeitura de Itaberaba informou que decretou luto oficial de três dias no município. Também em decorrência do acidente, o governador da Bahia, Rui Costa, cancelou a agenda que teria nesta quinta, em Itaberaba.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovens são detidos jogando celulares e drogas para dentro de presídio na PB

Jovens foram encaminhados para Central de Polícia e foram autuados (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Um jovem de 22 anos e um adolescente de 17 anos foram detidos arremessando celulares e drogas para dentro da penitenciária Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa, na noite de quinta-feira (12). Ainda de acordo com a polícia, no carro que os dois jovens estavam foi encontrado uma quantidade não informada de maconha.
Com os suspeitos foram apreendidos seis celulares, além de carregadores. Os aparelhos tinham letras escritas que indicam para quem seria o material. O carro em que a dupla estava pertence ao adolescente apreendido, de acordo com a polícia. O delegado Marcos Vasconcelos explicou que o adolescente assumiu a autoria e a posse do material apreendido.
"Mas os indícios apotam para os dois e no meu entendimento os dois vão responder por isso", comentou. O adolescente também vai responder por dirigir veículo motorizado sem ter habilitação. Os jovens foram encaminhados para delegacia e autuados em flagrante.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Professora de creche em Restinga, SP, é investigada por suspeita de deixar alunos dentro do cesto de lixo como castigo

Uma professora de Restinga (SP) é suspeita de colocar alunos com idades entre 3 e 4 anos dentro do cesto de lixo e deixá-los amarrados por dez segundos, contados com a ajuda da classe, como forma de punição em casos de indisciplina.
O advogado Rui Engracia Garcia, que representa a docente, negou as acusações, afirmando que as mães querem prejudicá-la, depois que foram chamadas ao colégio para ter ciência de casos de indisciplina dos filhos.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as denúncias, mas o delegado Eduardo Lopes Bonfim adiantou que as imagens das câmeras de segurança da sala de aula não registraram nenhum tipo de agressão por parte da docente.
Ainda de acordo com o delegado, inicialmente a versão das famílias era de que as crianças foram colocadas em cestos de lixo na sala de aula. Depois, as mães passaram a relatar que os "castigos" ocorreram no pátio, em sacos de lixo.
“Há contradições, porque, a princípio, disseram que isso ocorreu dentro da sala de aula. Agora, estão falando que a professora retirou os alunos da sala e fez isso no corredor. Ela pegaria a criança pelo pé, de ponta-cabeça, e enfiaria dentro de um saco”, contou.
A Prefeitura de Restinga também instaurou uma sindicância para apurar o suposto castigo e informou que a educadora foi afastada do cargo, inicialmente por 30 dias. Caso a apuração seja estendida, o afastamento pode ser prorrogado por mais um mês.
Denúncia
O Conselho Tutelar foi o primeiro a receber as denúncias, em 19 de setembro, quando a mãe de um aluno de 4 anos relatou que o filho não queria mais frequentar a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Célia Teixeira Ferracioli porque estava com medo da professora.
O presidente do Conselho Tutelar, Adilson Paulino Rosa, contou que a família foi orientada a procurar a direção da creche e a fazer um boletim de ocorrência. Logo depois, outras duas mães foram à entidade com a mesma queixa contra a docente.
“Pela forma que chegou a nós, quando a criança tinha alguma atitude de indisciplina, ela pegava e colocava dentro do cesto de lixo, tampava e fazia os alunos contarem até 10, levando de uma forma que eles pensassem que se tratava de uma brincadeira”, afirmou.

Ainda com base no relato das mães, Rosa disse que alguns alunos choravam muito e até se debatiam dentro do cesto de lixo. Quando isso acontecia, a professora retirava as crianças antes do término da contagem.
“Chegou até nós a informação de que algumas crianças gostavam, mas outras ficaram perturbadas com isso, relatando que não queriam mais ir à escola. Ela já tinha trabalhado a história do homem do saco e algumas crianças ficaram bastante assustadas”, disse.
O conselheiro apresentou os fatos à Secretaria Municipal da Educação, que formou uma comissão de sindicância para apurar a conduta da professora. As famílias foram encaminhadas para acompanhamento psicológico na rede pública de saúde.
“Pelos relatos, isso ocorreu várias vezes, com várias crianças”, disse Rosa. “Ela não tinha histórico de agressão, nada. Inclusive, ela tinha um bom conceito diante das mães. Profissionalmente, sempre foi uma profissional exemplar, até então”, completou.
Em nota, a Prefeitura de Restinga confirmou que nunca havia registrado reclamações contra a professora, por parte de pais de alunos.

Prefeitura de Restinga, SP, instaurou sindicância para apurar supostos castigos aplicados em creche (Foto: Márcio Meirelles/ EPTV)
Prefeitura de Restinga, SP, instaurou sindicância para apurar supostos castigos aplicados em creche (Foto: Márcio Meirelles/ EPTV)

Família reclama
Tia de um menino de 3 anos que supostamente foi vítima dos castigos, a chef de cozinha Cátia Cardoso da Silva contou que a família desconfiou que algo estivesse errado quando o sobrinho disse que não queria mais ir à creche.

"Ele disse 'não, mamãe, não quero ir para a creche'. Daí, a minha cunhada perguntou por que e ele respondeu: 'a tia põe a gente no saco, amarra e conta até dez'. Ele disse que ela fazia isso com ele e com mais dois meninos", afirmou.
Diferente dos relatos que chegaram ao Conselho Tutelar, o menino contou que as agressões não ocorreram dentro da sala de aula, mas no pátio, em um local onde, segundo Cátia, não há câmeras de segurança instaladas.
"Na realidade, tem um período em que ela fica sozinha com as crianças, não fica com a ajudante. Tem um período de duas horas em que elas não ficam juntas, uma vai almoçar e a outra fica. Deve ter sido nesse período", disse a chef de cozinha.
Cátia afirmou que o sobrinho voltou a frequentar a creche, após o afastamento da professora. Entretanto, segundo a tia, um colega dele não vai às aulas porque tem medo de ser colocado no saco de lixo novamente.
"É um castigo que ela dava, uma forma de eles terem medo dela. Meu sobrinho é muito danado, mas como todas as crianças dessa idade. Ele ficou com pânico, tem problema respiratório, mas depois que viu que ela não está mais na classe, voltou para a creche", disse.
Investigação
Segundo o delegado Eduardo Lopes Bonfim, um inquérito foi instaurado com base nas denúncias apresentadas por duas mães à Polícia Civil. Entretanto, Bonfim disse que há muitas divergências nos relatos sobre o suposto castigo.
A educadora ainda não foi chamada a depor, mas o delegado confirma uma conversa informal com a docente e com a assistente dela. Ambas negaram as acusações. Bonfim disse também que analisou os vídeos das câmeras de segurança e não encontrou indícios de crime.
“Coincidentemente, isso ocorreu logo após a mãe de um desses alunos ser chamada na creche por um problema do filho, que fez xixi em outro menino. Inclusive, segundo essa professora, as duas crianças que teriam reclamado do fato são alunos meio problemáticos”, afirmou.

Agora, o delegado convocará todos os envolvidos a prestarem depoimentos formais. Bonfim disse que também solicitará amostras dos sacos de lixo usados na creche, para avaliar se suportam o peso de uma criança.
“Vou, aleatoriamente, ouvir outras mães, de outras crianças que estão na mesma creche, para ver se alguma delas, depois dessa denúncia, falou alguma coisa para a mãe sobre a atitude da professora, ou reclamou de algum outro castigo”, concluiu.
Defesa
O advogado Rui Engracia Garcia apresentou a mesma justificativa do delegado sobre as denúncias, destacando que funcionários da creche já prestaram depoimento à comissão de sindicância instaurada pela Prefeitura e negaram a aplicação dos castigos.
"Um dos meninos teria urinado em um colega, mostrado a genitália e a professora chamou a mãe, deu uma bronca. Passaram dois dias, a mãe foi à creche com essas acusações. Pode ser imaginação do menino", disse.
Ainda segundo o advogado, a educadora atua na rede municipal de ensino há oito anos e nunca houve nenhum registro de reclamações contra ela.
"Como o próprio delegado confirmou, as imagens dizem tudo e nada foi encontrado. Ela sempre foi muito respeitada pelas mães, muito querida pelos alunos. Nada aconteceu, é uma retaliação da mãe para prejudicá-la", concluiu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Saúde convoca 43 classificados no Processo Seletivo Simplificado

Mais 43 classificados no Processo Seletivo Simplificado do edital nº 001/2015 estão sendo convocados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A lista com os nomes foi publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial do Município (DOM).

No total, 43 pessoas foram chamadas, sendo divididas nas seguintes categorias: agentes administrativos (10); técnicos de enfermagem (18); técnico de informática (3); técnico de radiologia (2); assistente social (1); cirurgião dentista (4); enfermeiro (1); farmacêuticos (3); e fisioterapeuta (1).

Os candidatos deverão comparecer ao setor de acolhimento da SMS, localizada na rua Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta, no horário das 8h às 14h, em um prazo de 72 horas, contando os dias úteis a partir da publicação.

Os convocados deverão apresentar a documentação original comprobatória enviada no ato da inscrição, além de original de duas cópias dos seguintes documentos: diploma ou declaração de conclusão de curso para o cargo pretendido; duas fotografias 3×4 (iguais); carteira do respectivo conselho; comprovante de regularidade junto ao Conselho Regional de sua categoria; carteira de identidade; CPF; Título de Eleitor com declaração de quitação eleitoral; PIS; Carteira de Trabalho (CTPS); Certificado Militar (para homens); Comprovante de Residência; Termo de Ciência, Concordância com o Edital e Declarações Negativas e Declaração de Vínculo Empregatício.

Também será necessário levar os seguintes exames de saúde; hemograma completo; sumário de urina e VDRL; dosagens bioquímicas de glicose; triglicerídeos; colesterol total; HDL; LDL; raio-x de tórax. Todos com validade de até 90 dias.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Moro dá 48 horas para defesa de Lula entregar recibos originais de aluguel

O juiz federal Sergio Moro deu hoje (13) prazo de 48 horas para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue os recibos originais do aluguel de um apartamento, localizado em São Bernardo do Campo (SP), vizinho ao que mora o ex-presidente.

No fim de setembro, os advogados de Lula entregam cópias dos recibos, mas o Ministério Público Federal (MPF) pediu que veracidade dos documentos seja verificada. Em dois recibos foram inseridas datas que não existem: 31 de junho de 2014 e 31 de novembro de 2015.

A medida foi tomada na ação penal na qual o ex-presidente é réu na Justiça Federal em Curitiba. O processo é um dos desdobramentos da Operação Lava Jato. O MPF acusa o ex-presidente de receber vantagens indevidas oriundas de fraudes em contratos da Petrobras e o apartamento seria uma delas. Para a força-tarefa da Lava Jato, Lula seria o verdadeiro dono do apartamento vizinho ao dele. Glaucos da Costamarques, também réu no processo e proprietário do imóvel, seria um “laranja”, de acordo com a acusação.

Na mesma decisão, Moro rejeitou pedido feito pela defesa de Lula para que fosse agendada uma audiência formal para a entrega dos recibos com a presença de um perito.

“A defesa tem a posse dos recibos e pode extrair cópias antes de entregá-los, o que já é medida suficiente para prevenir qualquer chance de adulteração superveniente, ainda que seja surpreendente que isso seja aventado pela defesa”, argumentou Moro.

Glaucos é sobrinho do empresário José Carlos Bumlai, amigo de Lula e preso na Lava Jato. Inicialmente, o apartamento foi alugado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ainda quando Lula era chefe do governo, para ser usado pelos policiais responsáveis pela segurança do então presidente. Depois que deixou o cargo, Lula decidiu assumir a locação do imóvel, que tinha como locatária a ex-primeira dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro.

A defesa do ex-presidente argumenta que os recibos comprovam que o aluguel do imóvel foi uma relação contratual entre a família de Lula e Glaucos da Costamarques. Os advogados de Lula afirmam ainda que parentes e colaboradores de Lula fizeram diligências para encontrar os recibos após pedido feito pelo juiz Sérgio Moro durante depoimento prestado por Lula, em Curitiba.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Prefeitura lança hotsite com história dos mártires santos

A prefeitura de São Gonçalo do Amarante lançou recentemente um hotsite em sua página oficial na internet – http://saogoncalo.rn.gov.br/protomartiresdobrasil/ – que conta toda a história, curiosidades e atualizações de tudo que envolve os primeiros mártires santos do Brasil, que serão canonizados neste dia 15 em Roma pelo Papa Francisco.

“Quem são? O que viveram? Por que se tornaram santos?” Com um banner com tais questionamentos, o poder executivo convida seu público a navegar pela vida dos protomártires, encontrando lá: notícias recentes, fotos, avisos, documentos, agenda de eventos.
A ideia, explica o prefeito Paulinho Emídio, é que qualquer pessoa que se interesse pela história dos protomártires encontre todas as informações em um só local.  “Nesse endereço virtual, os fieis, romeiros e curiosos não apenas encontrarão o que aconteceu no massacre, mas como surgiu nossa cidade, todo o processo para a beatificação, a construção do nosso santuário,  o feriado dos nossos padroeiros, e agora a canonização, mostrando o exemplo de coragem, fé e devoção dos nossos ancestrais”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Texas executa homem que estava preso desde os 15 anos

Um preso acusado de matar um guarda penitenciário foi executado na quinta-feira (13) no Texas, depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou uma apelação.
Robert Pruett, de 38 anos, alegou inocência até o fim nos eventos que resultaram na morte por esfaqueamento do guarda Daniel Nagle em 1999.
Apesar dos depoimentos de vários detentos contra Pruett, as provas materiais de um envolvimento direto do condenado no assassinato nunca foram conclusivas.
A execução aconteceu às 18h46 locais (20h46 de Brasília), uma hora depois de a Suprema Corte rejeitar a última apelação.
"Provoquei dano a muitas pessoas e muitas pessoas provocaram dano a mim", afirmou em sua última declaração antes da execução, de acordo com a transcrição divulgada pelo Departamento de Justiça Criminal do Texas.
"A vida não termina aqui, continua para sempre. Tive que aprender lições de vida de uma maneira muito dura. Um dia não existirá necessidade de fazer dano às pessoas", completou.
Prisão desde os 15 anos
Pruett não passou um único dia de sua vida adulta fora da prisão. Ele tinha apenas 15 anos quando foi detido por suposta cumplicidade em um homicídio cometido por seu pai.
Na época foi condenado a 99 anos de prisão, de acordo com uma polêmica lei do Texas que determinava uma punição idêntica ao principal autor de um homicídio e a seus cúmplices.
A sentença, equivalente na prática a uma prisão perpétua, foi criticada como uma prova de um sistema pena extremamente repressivo, sem dar nenhuma esperança a um menor que tinha uma mãe viciada em drogas e um pai que era detido com frequência.
Pruett começou a consumir narcóticos aos sete anos e vendeu drogas na escola. Apesar da idade, foi enviado para uma prisão de adultos.
Aos 20 anos, ele foi acusado de matar um guarda penitenciário. O homem acabara de escrever um relatório sobre Pruett, que sempre se declarou inocente.
Os promotores alegaram que Pruett matou o guarda como uma represália ao relatório desfavorável. O preso disse que foi vítima de uma armadilha montada por agentes corruptos e outros detentos, que receberam benefícios pelos depoimentos contra ele.

Os advogados de defesa argumentaram que os testemunhos dos presos eram contraditórios.
Desde 2013, Pruett conseguiu evitar diversas vezes a execução programada, exigindo análises de DNA sobre a roupa, a arma do assassinato e informações sobre o relatório disciplinar.
As análises não foram conclusivas e não provaram que Pruett estava presente na cena do crime, mas isto não foi considerado suficiente para impugnar o veredicto de pena de morte.
Esta foi a 20ª execução em 2017 nos Estados Unidos e a sexta no Texas, o estado que mais aplica a medida no país, de acordo com o Death Penalty Information Center.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Paciente morre após ambulância capotar na BR-060, em Indiara

O aposentado Lázaro Furtado, de 68 anos, morreu após a ambulância em que ele estava capotar na BR-060, em Indiara, região central de Goiás. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o idoso tinha sofrido um infarto e era transferido para a capital. O motorista disse que perdeu o controle da direção ao tentar desviar de um animal. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi autuado.
Conforme a PRF, a filha do idoso e um enfermeira que o acompanhavam ficaram feridas. A filha foi levada para um hospital da cidade, onde passa por exames. Já a enfermeira, segundo apurou a TV Anhanguera, está sendo atendida em Goiânia.
O acidente ocorreu nesta madrugada, no trecho da rodovia entre Indiara e Guapó, na Região Metropolitana da capital. Lázaro era transferido para Goiânia para fazer um cateterismo, quando a ambulância capotou e só parou em um matagal, às margens da pista. Os pedaços do veículo ficaram espalhados pela via.

Lázaro Furtado, de 68 anos, morreu após a ambulância, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Lázaro Furtado, de 68 anos, morreu após a ambulância, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Peritos de Aparecida de Goiânia foram até o local para colher provas para tentar identificar as causas do acidente.
A PRF informou à TV Anhanguera que no trecho da rodovia onde aconteceu o acidente é comum a travessia de animais. Segundo a corporação, como existe um lago de um dos lados da pista, os bichos atravessam a estrada com frequência para poder beber água.

Ambulância ficou completamente destruída, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Ambulância ficou completamente destruída, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após cobrança por bagagens, preços das passagens aéreas sobem no País

Ao contrário do que se esperava quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu que as companhias aéreas passassem a vender passagens que não dão direito a despachar bagagem, o preço das tarifas tem subido desde que as empresas começaram a adotar a prática. Entre junho e setembro, essa alta chegou a 35,9%, segundo dados da FGV. De acordo com levantamento do IBGE, entretanto, a elevação foi mais moderada, de 16,9%.

O preço das passagens aéreas está no centro de uma discussão entre o governo federal e as companhias do setor. No fim de setembro, o Ministério da Justiça instaurou averiguação sobre um estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) que apontou tendência de queda no preço das passagens nos últimos meses.

Segundo o levantamento da entidade feito com base em dados preliminares, entre junho e o início de setembro, as tarifas recuaram de 7% a 30% nas rotas domésticas das companhias que adotaram a cobrança da mala despachada (Azul, Gol e Latam).

Os números da FGV e do IBGE, porém, mostram queda apenas em agosto, de 2,07% e 15,16%, respectivamente. A divergência de 13 pontos porcentuais entre os índices de agosto revela a complexidade que as entidades enfrentam para calcular o preço médio das passagens e as diferentes metodologias adotadas por cada uma – é também sobre a metodologia adotada que o Ministério da Justiça questionou a Abear.

De acordo com Fernando Gonçalves, gerente na Coordenação de Índices de Preços do IBGE, os preços de passagem aérea e telefonia estão entre os mais complicados de se analisar, pois variam muito. “São dados muito detalhados, que requerem cuidado na hora da coleta.”

A divergência no acumulado de junho a setembro dos índices de passagem aérea da FGV e do IBGE chega a 19 pontos porcentuais, enquanto, no mesmo período, os índices de preço geral das entidades se diferem em 0,54 ponto porcentual.

Só lazer

Tanto os dados coletados pelo IBGE como os pela FGV são de passagens destinadas ao turismo de lazer, cujas tarifas costumam ser mais baratas, já que a compra é realizada com antecedência. Passagens corporativas, adquiridas próximo da data da viagem, acabam não sendo consideradas pelos índices das entidades.

A FGV faz sua coleta de dados considerando o preço das passagens para uma viagem que ocorreria dentro de 30 dias, enquanto o IBGE utiliza o prazo de 60 dias.

Outra divergência importante entre as metodologias da FGV e do IBGE diz respeito à inclusão da bagagem nas tarifas analisadas. Enquanto a primeira optou por considerar tanto o preço da passagem com ou sem mala, a segunda considera sempre a inclusão da bagagem, mesmo no caso das tarifas mais baratas – nesses casos, o preço da mala é acrescido no final.

Rotas

As diferenças ocorrem ainda nas rotas dos voos cujos preços são analisados. A FGV coleta dados em sete pontos de partida e considera os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros de acordo com uma pesquisa da Embratur. O IBGE, por sua vez, pesquisa 13 cidades como ponto de saída e os destinos foram definidos por um levantamento feito pelo próprio instituto entre 2008 e 2009 com famílias entrevistadas.

“É por causa dessa seleção de cidades que acontece de, às vezes, uma pessoa não se identificar com a variação (dos preços). Ela possivelmente mora em uma região que a pesquisa não alcança”, diz o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da FGV, André Braz.

Discussão

A regra da Anac que permitiu a cobrança por bagagem atendeu a uma demanda antiga do setor aéreo, que defendia o fim da franquia da mala gratuita com o argumento de aproximar as normas brasileiras aos padrões internacionais. Hoje, apenas Venezuela, Rússia e México exigem que as companhias aéreas transportem pelo menos uma bagagem sem cobrar, segundo a própria Anac.

Antes de entrar em vigor, a medida foi questionada pelo Ministério Público Federal em São Paulo, que afirmou que o setor era pouco competitivo no País, “sem grande disputa por tarifas mais baixas”.

Procurada, a Abear informou que seu levantamento foi feito levando em conta as tarifas mais econômicas ofertadas entre junho e o início de setembro deste ano e de 2016. A entidade destacou que os dados foram apurados após as divulgações de pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que mostrou queda de 2,56% no primeiro semestre deste ano e do IPCA-15 de setembro, do IBGE, que registrou recuo de 12,99% no acumulado do ano.

“Importante ressaltar, ainda, que as informações foram obtidas por meio das companhias em um período de custos estáveis durante o ano”, informou em nota.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Novas rotas aéreas reduzirão tempo de voo e gasto de combustível

As novas rotas no espaço aéreo brasileiro entraram em vigor nessa quinta (12) com a implementação da chamada Navegação Baseada em Performance (PBN – Performance Based Navigation) realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A medida permitirá a redução do tempo de voo no país e impactará em cerca de 300 mil voos por ano.

Com a redução dos tempos de viagem, as aeronaves diminuem o consumo de combustível e, consequentemente, os custos de voo. De acordo com os cálculos do Subdepartamento de Operações do Decea, a redistribuição dessas estradas do céu reduzirá o consumo de combustível das aeronaves em 2 mil toneladas por ano. Com isso, o correspondente a cerca de 6.500 toneladas de gás carbônico deixarão de ser despachados no céu.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro voo beneficiado com a mudança realizou um transporte de órgãos para transplante e decolou de Dourados (MS) para Guarulhos (SP). Com as novas rotas, foi possível diminuir em 15 minutos o tempo de voo.

Cartas aeronáuticas

Ao todo, a redistribuição das rotas vai alcançar cerca de 1,8 milhão de Km2 de espaço aéreo brasileiro. Segundo a FAB, com a redução dos tempos de viagem, as aeronaves diminuem o consumo de combustível e, consequentemente, os custos de voo.

Para permitir as novas rotas foram confeccionadas mais de 300 novas Cartas Aeronáuticas (mapas aéreos), que revelam os traçados dos novos caminhos. Segundo a FAB, com as novas rotas foi possível diminui 1430 Milhas, o equivalente a 2.650 Km, em trajetórias de voo na região. A distância corresponde a um voo entre o Rio de Janeiro e Macapá.

Gerente do projeto, o chefe da Divisão de Operações do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), major Eduardo Sardella da Silva, afirma que a fluidez entre os terminais aéreos também será aprimorada ao viabilizar, “além dos encurtamentos de trajetórias, acessibilidade a localidades anteriormente não contempladas e a possibilidade de expansão de operações sem exigência de grandes alterações”.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Cerca de 15 milhões contribuíram para o PIS/Pasep por 20 anos; saiba como sacar

Criados em 1971, os fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) funcionaram, por quase 20 anos, como uma poupança particular. A cada ano, o trabalhador tinha direito a receber o rendimento das cotas e podia sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença grave ou ao completar 70 anos.

Os fundos vigoraram até 4 de outubro de 1988. Com a promulgação da Constituição, a arrecadação do PIS/Pasep passou a ser destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que empresta a empresas do setor produtivo. O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada. O Pasep, aos servidores públicos.

No entanto, falhas na comunicação entre o governo, as empresas e os trabalhadores fizeram muitos não sacarem as cotas dos fundos, mesmo cumprindo os requisitos para a retirada. No ano passado, uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que 15,5 milhões de brasileiros tinham abonos do PIS/Pasep a receber.

Desde o ano passado, a promoção de campanhas reduziu pela metade o contingente de brasileiros que ainda não sacaram o benefício. Para zerar o passivo e injetar R$ 15,9 bilhões na economia, o governo publicou, no fim de agosto, a Medida Provisória 797, que reduziu as restrições para o saque e criou um calendário para a retirada.

Retirada

Na Caixa Econômica, os cotistas do PIS poderão fazer a retirada de três maneiras. Os pagamentos de até R$ 1,5 mil serão feitos nos caixas eletrônicos, digitando a Senha Cidadão, sem a necessidade de cartão bancário. Quem não tiver a senha pode obtê-la no seguinte endereço, bastando clicar em “esqueci a senha” e preencher os dados. Os saques de até R$ 3 mil podem ser feitos nos caixas eletrônicos, mas o cliente precisará usar o Cartão Cidadão e digitar a Senha Cidadão. Nas lotéricas e nos correspondentes bancários, o cotista poderá retirar o dinheiro, levando o Cartão Cidadão, a Senha Cidadão e algum documento oficial de identificação com foto. Acima desse valor, o beneficiário deverá ir a alguma agência da Caixa levando documento oficial com foto

Em relação aos saques do Pasep, os cotistas com saldo de até R$ 2,5 mil sem conta no Banco do Brasil poderão pedir transferência para qualquer conta em seu nome em outra instituição financeira na página do banco na internet ou nos terminais de autoatendimento. Não correntistas com saldo acima desse valor ou herdeiros de cotistas falecidos deverão ir às agências.

Os clientes com dúvidas podem consultar as páginas da Caixa ou do Banco do Brasil.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Aliados articulam saída para livrar Aécio e evitar desgaste

Com um forte temor da repercussão política, aliados do senador Aécio Neves (PSDB-MG) articulam uma saída para livrar o tucano e evitar o desgaste junto à opinião pública. 

Por essa estratégia, Aécio pode escapar por uma preliminar que deve ser apresentada na sessão de terça-feira: a de que um parlamentar só poderia ser afastado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, e não por uma turma do STF, como foi o caso. 

Neste momento, a articulação é para que essa tese consiga ser majoritária no plenário. A solução está sendo proposta porque o grupo de Aécio está preocupado com o placar. A avaliação é que hoje ele escaparia por um resultado muito apertado. 

“A situação de Aécio mudou. No primeiro momento, houve uma solidariedade em todos os partidos. Agora, senadores sentiram o peso do desgaste”, observou ao Blog um aliado de Aécio.

A percepção é que a votação deixou de ser “favas contadas”. Apesar de dividido, o PT deve decidir em reunião da bancada marcada para terça-feira pela aplicação do afastamento do mandato e do recolhimento noturno de Aécio decidido pela primeira turma do STF. Isso porque os petistas estão sendo cobrados pela militância do partido. Já o PMDB está dividido. 

A percepção entre os aliados de Aécio é que é melhor tentar uma solução alternativa do que correr risco em uma votação aberta que está sendo acompanhada em tempo real pela opinião pública. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher é mantida em cárcere privado e tem cabeça raspada pelo ex-namorado

Mulher tem cabeça raspada por ex-namorado em Macapá (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Amapá)Uma mulher de 25 anos foi mantida em cárcere privado e teve a cabeça, a sobrancelha e a parte íntima raspadas pelo companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. O caso aconteceu por volta das 21h da quarta-feira (11) no bairro do Muca, Zona Sul de Macapá.
Segundo a polícia, o suspeito da agressão é Alisson Ruan Dias Viegas, de 22 anos, que cumpre pena em regime semiaberto por tráfico de drogas.
Foram os vizinhos que ouviram os pedidos de socorro da vítima e chamaram a polícia. Ao chegarem no local, os policiais militares flagraram o homem no momento em que ele amordaçava a ex-namorada para evitar que ela pedisse ajuda.

Cabelos da vítima foram coletados como prova para o inquérito policial (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Amapá)
Cabelos da vítima foram coletados como prova para o inquérito policial (Foto: Divulgação/Polícia Militar do Amapá)

O tenente Isacson Campos Júnior, do 1º Batalhão da Polícia Militar, conta que a mulher foi encontrada despida e com hematomas pelo corpo. No local também estavam vários equipamentos, que possivelmente são produtos de furtos.
“Alisson disse que descobriu que a moça estava traindo ele. Pela forma como foi encontrada a cena no local, ele estava pronto para estuprar a vítima. Além disso, havia televisores, aparelhos de som e outros eletrônicos que provavelmente são de furtos”, acrescentou o tenente.
A vítima relatou à polícia que o ex-namorado foi atrás dela na casa de uma amiga, também no bairro do Muca, na tarde da quarta-feira, e que ele a teria levado arrastada do lugar. Ela também contou que teve um relacionamento de dois anos com Alisson, até ele ser preso por tráfico de drogas.

Ainda segundo o tenente Isacson, a mulher confirmou que foi agredida outras vezes, mas não denunciou por medo. Alisson foi levado para a Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DECCM) e, de acordo com policiais de plantão, foi conduzido para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Os cabelos da vítima foram coletados como prova para o inquérito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO ALTO DE SÃO MANOEL EM MOSSORÓ-RN

O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM),registrou mais um crime de tentativa de homicídio no início da tarde desta sexta feira 13 de outubro de 2017 em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu na  rua Francisco Holanda no Alto de São Manoel.
De acordo com as informações a vitima identificada como Antônio Eduardo de Lima,22 anos de idade se encontrava em via pública quando foi baleado no tornozelo direito com um disparo transfixante.
Após ferido o mesmo foi socorrido por um popular em uma moto para a Unidade de Pronto Atendimento-UPA,do Alto de São Manoel.
Em seguida ele foi transferido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192),para o Hospital Tarcísio Maia.
Segundo a PM,a motivação da ação criminosa seria a antiga rixa entre jovens do Papôco e Pirrichil.


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Governo do RN anuncia pagamento de servidores que ganham até R$ 3 mil

Prédio da Governadoria do RN (Foto: Thyago Macedo)O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai pagar neste sábado (14) os salários dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem entre R$ 2 mil e R$ 3 mil - num total de R$ 48.345.938,50.
Com este depósito, o estado terá pago 75.452 servidores, equivalente a 68% do total de pessoal.
"Os vencimentos dos servidores que ganham acima de R$ 3 mil serão creditados o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos", informou o governo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem mata ex-namorada e o ex-sogro, fere a ex-sogra e se suicida no Grande Recife

Crime ocorreu no Condomínio Enseadinha, na Praia de Serrambi (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)Um homem de 30 anos matou a tiros a ex-namorada, de 20 anos, e o pai dela, Ênio Régis, de 58 anos, na noite de quinta-feira (12), em Ipojuca, no Grande Recife. Paulo Roberto Correia dos Santos ainda atingiu a mãe da jovem, Suzana Régis Fonseca, de 45 anos, com um tiro de raspão no pescoço e se suicidou com disparo de arma de fogo. O crime, de acordo com informações de testemunhas, foi motivado por uma briga do casal, uma vez que o atirador, que era fotógrafo, não se conformava com o fim do relacionamento. (Veja vídeo acima)
O crime ocorreu em uma residência localizada no Condomínio Enseadinha, onde há 150 casas, na Praia de Serrambi, um dos balneários mais famosos do município de Ipojuca. A família morava no local há mais de dez anos. Por volta das 20h30, o rapaz chegou à residência e teve uma discussão com a ex-namorada, Paula Maria Alencar Régis, e com a família dela. O conjunto fica às margens da Rodovia PE-51.
O caso foi registrado por policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que investiga assassinatos no Litoral Sul. A mãe da jovem assassinada foi levada, a princípio, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois, seguiu para o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.
Na manhã desta sexta-feira (13), a unidade de saúde informou que o estado de saúde da vítima é estável. Ela encontra-se em observação na emergência.
Repercussão
Na manhã desta sexta, o clima era de comoção no condomínoio de luxo onde ocorreu o crime. Moradores contaram que o casal morava na residência há muitos anos. Não era uma casa de veraneio.
Vizinhos disseram à TV Globo que ouviram tiros durante a noite. Não houve relatos de gritos ou de possível luta corporal na casa. A arma usada pelo atirador é um revólver calibre 38, segundo a polícia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policial civil é preso suspeito de prostituir adolescentes no RN

Um policial civil e uma mulher foram presos durante a operação Volúpia, deflagrada nesta sexta-feira (13) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A ação visa combater a exploração sexual de adolescentes em Ceará-Mirim, na Grande Natal. O caso segue em segredo de Justiça.
A investigação foi conduzida pelas 1ª e 4ª Promotorias de Justiça de Ceará-Mirim e, segundo o MP, a ação teve apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN e da Polícia Militar. A mulher é suspeita de agenciar menores para prostituição, inclusive para o agente.
Uma das menores vítimas de exploração sexual foi conduzida à sede do Gaeco, em Natal, para prestar esclarecimentos. Outro homem suspeito de envolvimento no esquema também foi conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos.
Além das prisões e conduções coercitivas, foram realizadas buscas e apreensões na casa da agenciadora e de outras duas pessoas. Os materiais apreendidos, incluindo aparelhos celulares dos envolvidos, serão analisados. Os investigadores vão buscar mais provas do esquema criminoso.
A exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no Código Penal. Caso sejam condenados, os envolvidos podem pegar até 10 anos de reclusão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Denúncia da Cidade Luz tem valor de desvio abaixo do divulgado

O Ministério Público do Rio Grande do Norte definiu em denúncia contra oito pessoas e o vereador afastado Raniere Barbosa, indicado como um dos líderes da suposta associação criminosa, que o valor desviado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por esse grupo, teria sido de R$ R$ 2.179.327,66, cifra abaixo do que foi divulgado no dia da deflagração da Operação Cidade Luz, quando foi informado que os desvios investigados eram de R$ 22 milhões.

A íntegra da denúncia contra Raniere e mais oito pessoas, obtida com exclusividade pelo portanoar.com, é, pelo menos, a segunda dentro da Operação Cidade Luz. Ambas estão segredo de Justiça. Em 28 de julho, a primeira acusação foi formulada pelo Ministério Público contra cinco pessoas, que não tiveram seus nomes revelados no sistema judicial em razão do sigilo. Ao pedir a aceitação da denúncia, o Ministério Público também requereu o levantamento do sigilo, o que ainda não foi autorizado pela Justiça. Mas a íntegra do texto será disponibilizada pela reportagem.

Além de Raniere, foram denunciados Alberto Cardoso Correia, Antônio Fernandes de Carvalho, Humberto Pinto Silva, Jerônimo da Câmara Ferreira de Carvalho Júnior, Kelse Brena Fernandes da Silva, Maurício Ricardo de Moraes Guerra, Sérgio Pignataro Emerenciano e Walney Mendes Accioly.

As nove pessoas constam agrupadas por valor supostamente desviado. Segundo o texto, teriam concorrido para desvio de R$ 1.681.105,83 Antônio Fernandes de Carvalho Júnior e Raniere Barbosa, ex-secretários da pasta; Sérgio Pignataro, auxiliar dos ex-titulares; Walney Mendes, destacado como ‘homem de confiança’ de Raniere e Maurício Ricardo de Moraes, das empresas Geosistemas Engenharia e Enertec Construções. Há ainda, nesse grupo, Humberto Pinto Silva, que não tinha figurado nos documentos públicos sobre a investigação até agora.

Não é discriminado com quanto cada um teria ficado do valor desviado.

Por outro lado, os promotores atribuem a Kelse Brena, cunhada de Raniere, a necessidade de reparar o dano de R$ 289.071.63. Já o ex-secretário Jerônimo da Câmara Ferreira de Melo, aparece como responsável pelo valor de R$ 209.150,20.

O texto obtido pela reportagem tem 60 páginas e traz a acusação dividida em três tópicos: “fraude ao caráter competitivo da concorrência pública nº 010/2013”;  “pagamento de vantagem indevida a agente público e desvio de recursos através de ‘guindastes fantasmas’” e “falsidade ideológica em documento público”.

A denúncia explica que especialmente uma empresa foi utilizada para os desvios: a Geosistemas Engenharia e Planejamento, através de uma licitação de 2013. Ao todo, nove pessoas jurídicas, entre empresas e consórcios, foram implicadas na acusação de participarem de desvios de R$ 22 milhões, quando a operação Cidade Luz foi deflagrada em 24 de julho.

As condenações pedidas nesta denúncia são pelos crimes de falsidade ideológica; peculato; corrupção passiva e corrupção ativa.

A reportagem buscará a defesa de todos os envolvidos para se manifestar sobre o texto.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

MPRN deflagra operação e policial civil é preso na Grande Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta sexta-feira (13) a “Operação Volúpia”, que visa combater a exploração sexual de adolescentes em Ceará-Mirim, município da Grande Natal. Até o momento duas pessoas foram presas: um policial civil e uma mulher.

O caso está sob segredo de Justiça e as investigações foram conduzidas pelas 1ª e 4ª Promotorias de Justiça de Ceará-Mirim. De acordo com o MPRN a ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN e da Polícia Militar.

A mulher é suspeita de agenciar menores para prostituição, inclusive para o agente. Uma das vítimas de exploração sexual foi conduzida à sede do Gaeco, em Natal, para prestar esclarecimentos. Outro homem suspeito de envolvimento no esquema também foi conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos.

Além das prisões e conduções coercitivas, foram realizadas buscas e apreensões na casa da agenciadora e de outras duas pessoas. Os materiais apreendidos, incluindo aparelhos celulares dos envolvidos, serão analisados pelos peritos do MPRN que buscam mais dados relacionados ao esquema do grupo.

O crime de exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no Código Penal e em caso de condenação, os envolvidos podem pegar até 10 anos de reclusão.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››