terça-feira, novembro 07, 2023

Polícia Federal apreende maconha em encomenda postal declarada como 'kit de chá'

A Polícia Federal apreendeu na segunda-feira (6) pouco mais de um quilo de substância análoga à maconha, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, na Zona Oeste de Natal. Durante a ação, a PF utilizou um dos seus cães detectores de drogas. Não houve prisão.


Em Natal, Polícia Federal apreende maconha em encomenda postal declarada como 'kit de chá' — Foto: Cedida


De acordo com a PF, a encomenda postada no Sul do país tinha como destino uma cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte e foi declarada aos Correios pelo remetente como sendo "kit de chá".


A apreensão ocorreu em ação conjunta da Polícia Federal com a Área de Segurança dos Correios e a Secretaria da Fazenda do RN, em fiscalização que é feita rotineiramente para combater o tráfico de substâncias entorpecentes através do fluxo postal.



O material encontrado passará por perícia e a PF vai instaurar inquérito policial para apurar o caso.


Apreensão de maconha ocorreu em Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, em Natal — Foto: Cedida


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher tem casa invadida e é agredida por criminosos que procuravam filho dela no interior do RN, diz PM

Mulher ficou ferida após ser agredida por dois homens que invadiram sua casa na madrugada desta terça-feira (7) no RN — Foto: Reprodução

Uma mulher de 44 anos foi agredida por dois homens que invadiram a casa dela na madrugada desta terça-feira (7), na zona rural do município de Assú, no Oeste potiguar.


De acordo com a Polícia Militar os criminosos procuravam pelo filho dela e como não encontraram, agrediram a mãe.


Um dos suspeitos da agressão foi detido em flagrante, levado à delegacia, mas acabou liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Policiais do 10º Batalhão da PM informaram que foram acionados por volta de 1h da madrugada por vizinhos da vítima, que ouviram um barulho na casa.



Quando os agentes chegaram ao local, na comunidade Olho d'água Piató, na zona rural do município, os suspeitos tentaram fugir. Um deles foi detido pela polícia e o outro conseguiu escapar.


O homem detido foi levado à delegacia de plantão em Mossoró onde foi registrado um TCO por lesão corporal.


A vítima recebeu atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Assú. O estado de saúde da mulher, no entanto, não foi informado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Guardas municipais são afastados suspeitos de atentado a tiros contra viatura do próprio comandante em Mossoró

Viatura do comandante da Guarda Municipal de Mossoró é alvo de ataque a tiros — Foto: Redes sociais

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga três guardas municipais apontados como suspeitos do ataque a tiros feito à viatura do próprio comandante deles no mês de outubro em Mossoró, no Oeste potiguar.


Uma operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (7) e apreendeu um carro, possivelmente utilizado no crime e duas armas, uma delas de uso funcional.


Cinco mandados de busca foram cumpridos, sendo três em Mossoró, um em Assu e outro em Natal.


O delegado responsável pelo caso afirma que tem suspeitas sobre o motivo do ataque, mas não divulgou detalhes da investigação. Os três agentes foram afastados das suas funções, por determinação da Justiça, e ainda serão ouvidos pelos investigadores.



"Infelizmente as investigações indicaram a participação direta de pelo menos três guardas municipais. Por causa disso, objetivando trazer mais provas para os autos, da participação deles, foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Armas e veículos possivelmente utilizados nesse delito foram apreendidos", disse o delegado Dennis Carvalho.


Armas de guardas municipais de Mossoró foram apreendidas em operação da Polícia Civil — Foto: Pedro Hugo/Inter TV Cabugi


"Está sendo determinado afastamento das funções como também apreensão e suspensão do porte de arma dos três guardas municipais", detalhou o delegado.

Dennis Carvalho não descarta a participação de outras pessoas no crime.


Em nota, a Prefeitura Municipal de Mossoró informou que vai cumprir as medidas determinadas pela justiça, sobre os servidores.



"A Prefeitura acompanha as investigações e o desenrolar dos fatos à espera do pleno esclarecimento do triste fato ocorrido no dia 11 de outubro deste ano, e que os culpados sejam punidos na forma da lei", informou o município.


O ataque

A viatura descaracterizada utilizada pelo comandante da Guarda Municipal de Mossoró, no Oeste Potiguar, foi atingida por diversos tiros na madrugada do dia 11 de outubro no bairro Sumaré. Não havia ninguém no carro, no momento do crime.


O veículo, modelo volkswagen Gol branco, estava estacionado em frente a uma residência no momento dos tiros. A ocorrência foi registrada por volta das 3h da manhã.


No dia do crime, Thiago Fernandes, comandante da Guarda no município, afirmou que foi avisado pelos vizinhos logo no início da manhã, enquanto ainda se organizava para sair para o trabalho. Ele registrou um boletim de ocorrência.


O veículo é institucional do município e está cedido para deslocamento do comandante ao trabalho. Após o caso, a Polícia Civil solicitou uma perícia ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de matar militar aposentado da Marinha é preso em Natal

Gildo Machado de Freitas, de 58 anos, desapareceu em abril de 2023 — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta terça-feira (7), um homem de 34 anos apontado como mentor intelectual e executor do assassinato contra o sargento aposentado da Marinha Gildo Machado de Freitas, de 58 anos.


A prisão ocorreu dentro da "Operação Lost", deflagrada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nas primeiras horas da manhã no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal.


Segundo a polícia, a ação policial tem objetivo de cumprir mandados judiciais contra integrantes de uma facção criminosa pelo assassinato do militar, que desapareceu no dia 24 de abril de 2023.


A ossada da vítima foi encontrada pela polícia no dia 19 de julho, enterrada em um buraco de aproximadamente um metro, coberto por galhos de árvores, no bairro Planalto, também na Zona Oeste.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) confirmou que a ossada era do militar no dia 22 de julho.


A Polícia Civil informou que divulgará mais informações sobre a operação ao longo desta terça-feira (7).


Operação da Polícia Civil prende suspeito de assassinato em Natal — Foto: Reprodução


Desaparecimento

Gildo Machado de Freitas, de 58 anos, desapareceu no dia 24 de abril deste ano. O último contato com a família aconteceu no dia anterior. Ele morava sozinho no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.



Gildo participou de um almoço com familiares no dia 23 de abril. No dia seguinte, ele mandou mensagem no grupo da família em um aplicativo de mensagens, por volta das 13h30. Depois, não atendeu mais telefone nem recebeu mais mensagens.


Militar aposentado, ele trabalhava com conserto de máquinas e usava o veículo para fazer os serviços


O carro foi encontrado no dia 28 de abril, estava com portas abertas e sem os equipamentos de trabalho de Gildo, estepe, aparelho de som ou chave. Além dos apetrechos, a arma do militar, uma pistola, também não foi encontrada.


Após a ossada ser encontrada, no dia 19 de julho, o delegado Cláudio Henrique, da DHPP, afirmou que os autores do crime poderiam ter relação com uma organização criminosa. No entanto, ele não detalhou a possível motivação para o crime, na ocasião.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran faz mutirão para realização de exames práticos no interior do RN; confira calendário

Testes de direção do Detran serão realizados em cidades do interior do RN ao longo de junho — Foto: Detran/Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte realiza uma ação itinerante para aplicação de exames práticos de direção veicular com foco em atendimentos aos usuários residentes no interior do Estado.


As ações já foram realizadas nas cidades de Passa e Fica e Nova Cruz nesta segunda-feira (6), e em Goianinha nesta terça-feira (7). No cronograma do departamento, outras 25 cidades serão contempladas com os exames, que acontecem durante todo o mês de novembro.


Confira a programação por município:

Arês e São José do Mipibu (08/11)

Extremoz (09/11)

Ceará-Mirim e João Câmara (10/11)

São João do Sabugi e Caicó (13/11)

Caicó (14/11)

Jucurutu e Santana do Matos (16/11)

Assú (17/11)

Lagoa Nova e Currais Novos (20/11)

Santa Cruz e Tangará (22/11)

Jaçanã e Santa Cruz (23/11)

Acari, Parelhas e Jardim do Seridó (24/11)

Patu e Alexandria (27/11)

São Miguel e Pau dos Ferros (28/11)

Pau dos Ferros (29/11)

Umarizal e Caraúbas (30/11)


Mutirão em Natal

Além da ação itinerante dos exames práticos pelo interior do RN, o departamento de trânsito também está realizando mutirões sequenciados na pista de exames práticos, localizada na sede do órgão em Natal. Para este caso, estão sendo contemplados os usuários que possuem processos de habilitação que vão vencer até 31 de dezembro deste ano.


Os exames para o mutirão acontecem nas sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário agendar o serviço por meio do Portal de Serviço do Detran. Na aba Agendamentos, em seguida Habilitação, seguido por Mutirão "CNH". Basta escolher a categoria da habilitação, o local de atendimento e as datas disponíveis.


A prova prática de direção veicular é a última etapa do processo de habilitação para que o cidadão possa ter direito à CNH.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Femurn diz que 80 prefeitos podem decretar calamidade financeira e pede manutenção da alíquota do ICMS em 20%

Debate sobre alíquota do ICMS na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, afirmou nesta terça-feira (7) que cerca de 80 prefeitos poderão decretar estado de calamidade financeira nos próximos dias, por não estarem conseguindo pagar as despesas municipais.


A declaração foi dada durante reunião realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante a manhã, para discutir o projeto de lei enviado pelo governo do estado pedindo a manutenção da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 20%.


O reajuste de 18% para 20% no imposto foi aprovada no fim de 2022, porém com prazo de validade até dezembro de 2023. O governo tenta retirar o prazo da lei, para manter a alíquota por tempo indefinido.



Na reunião em que a Assembleia reuniu entidades públicas e empresariais para discutir o tema, o presidente da Federação dos Municípios disse que a maioria dos prefeitos é favorável à manutenção da alíquota.


"Na arrecadação do estado, 25% pertencem aos municípios e, nós, prefeitos, estamos passando por crises de ordem financeira e fiscal sem precedente. Já possuímos uma lista enorme de credores, na nossa ordem cronológica, e alguns prefeitos fracionando suas folhas de pagamento e, provavelmente, poderão não honrar todas essas obrigações, inclusive do 13º salário e da previdência social", disse.


"Inclusive estamos sentando com os técnicos da federação para estudar e vir à Assembleia pedir o reconhecimento de calamidade financeira em mais de 80 municípios do Rio Grande do Norte. Em breve estarão inúmeros prefeitos publicando seus decretos se declarando com insuficiência financeira", complementou o presidente.

Queda estimada em R$ 700 milhões

Durante a reunião, o secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, afirmou que o estado estima uma queda de cerca de R$ 700 milhões na arrecadação do ICMS, somente em 2024, caso a alíquota volta a ser de 18%.


Sem os valores, Carlos Eduardo Xavier disse que o estado teria dificuldade de "atravessar" o ano de 2024 cumprindo obrigações como pagamento de salário em dia, além de fornecedores e outras despesas.



O secretário ainda argumentou que o projeto de lei da reforma tributária em análise no Congresso pretende considerar a arrecadação dos estados nos próximos quatro anos para definir a participação no bolo de arrecadação dos novos impostos, que substituirão os atuais.


"Estamos tratando da viabilidade do estado nos próximos 50 anos. A proposta da reforma que foi aprovada na Câmara e está em debate na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, no seu artigo 149, traz que nos próximos quatros anos, de 2024 a 2028, será parametrizada a participação de cada estado no bolo tributário nas próximas cinco décadas. O RN não tem condições de ficar com alíquota de 18% enquanto Paraíba estará com 20%, Ceará estará com 20%, Pernambuco estará com 20,5%. Nossa participação no bolo tributário vai ficar muito comprometida", afirmou o secretário.


Entidades como a Fiern e a Fecomércio, que representam setores da indústria e do comércio no estado, também participaram do encontro e se declararam contrárias à manutenção da alíquota em 20%.


A Fecomércio ainda apresentou estudos e disse que o aumento da alíquota não causou aumento de arrecadação para o estado. Por outro lado, a Fiern defendeu que o estado reduza gastos.



O projeto segue em tramitação nas comissões da casa, antes de ir para o Plenário da Assembleia Legislativa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Maior hospital público do RN tem alta de 13% nos atendimentos a vítimas de acidentes de moto em 2023

Ambulâncias do Samu no Hospital Walfredo Gurgel (Arquivo) — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

De janeiro a outubro, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel contabilizou quase 7 mil atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de moto. O número representa um crescimento de quase 13% em relação ao mesmo período do ano passado.


O mês que registrou maior número de atendimentos por este motivo foi outubro, com 764 entradas registradas no pronto-socorro. Segundo o hospital, mais de 34% dos atendimentos viram internações, que duram tempo médio de 5 dias.


O levantamento elaborado pela unidade de saúde, que recebe demandas de grande parte do Rio Grande do Norte, mostra que a maioria das vítimas tem entre 21 e 40 anos de idade.



Por mês, em média, 239 pacientes são internados no hospital, vítimas de acidente de moto. É como se ocorrem 8 internações todos os dias. Uma realidade que custa caro para o sistema de saúde e para a própria qualidade de vida do paciente, depois que ele tem alta e deixa o hospital.


O diretor do hospital, Tadeu Alencar, ainda argumenta que a alta demanda relacionada aos acidentes de moto acaba impactando no atendimento dos demais casos que chegam.


"A gente não consegue ter uma vaga decente para atender um paciente de infarto, de AVC, porque está tudo muito ocupado com fraturas, às vezes simples, de acidente de moto, principalmente. Isso acaba gerando um custo altíssimo na vida, nos próprios procedimentos cirúrgicos, que são caríssimos; no material, nos dias de internação, dias de UTI, todos os equipamentos", afirmou.


"Tudo isso é de um gasto imenso que poderia ser minimizado com a melhor educação da nossa população", complementou o diretor.


De acordo com o Hospital Walfredo Gurgel, somente nesta segunda-feira (7) dos 68 pacientes que estavam internados por trauma cranioencefálico na unidade, 55 eram por acidente de moto.


O assunto também mexe com a Segurança Pública, cujos representantes afirmam estar intensificando as ações de orientação e de fiscalização, tanto em Natal como no interior do estado.


Em Natal e no interior nós estamos trabalhando, justamente com a orientação do nosso Departamento Estadual de Trânsito, do setor de Educação, com processo de educação no trânsito, orientando o condutor, por que o condutor bem orientado não vai fazer nenhum ato de infração de trânsito. Então é um trabalho de orientação e também de fiscalização", afirmou o coronel Eduardo Franco, comandante da Polícia Rodoviária Estadual.


fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem 22 mil inadimplentes no Fies; renegociação da dívida começou nesta terça-feira (7)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores em instituições particulares — Foto: Ares Soares

O Rio Grande do Norte tem 22.343 potiguares inadimplentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que podem começar a renegociar o saldo nesta terça-feira (7). A renegociação pode ser feita nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.


O sistema para adesão ao refinanciamento estará disponível no período de 20 de novembro de 2023 a 31 de maio de 2024.


Segundo o Ministério da Educação (MEC), no país há 1,2 milhão de inadimplentes que podem ser beneficiados com as condições. Os descontos chegam a até 99% do valor consolidado da dívida.


Todas as pessoas que tem contrato no Fies podem participar da renegociação – inclusive quem está com o pagamento em dia.


Entenda melhor abaixo as condições para renegociação das dívidas:


Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam mantidas as garantias e eventuais taxas do contrato).

Débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

Débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior: desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.


Dados por estado de contratos inadimplentes do Fies — Foto: MEC


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos armados invadem casa dos pais de Bruna Biancardi, mãe da filha de Neymar, na Grande SP

Criminosos invadiram a casa dos pais da influenciadora Bruna Biancardi, na madrugada desta terça-feira (7), em Cotia, Grande São Paulo. Segundo a polícia, um dos ladrões foi preso e era vizinho das vítimas.


Bruna tem uma filha com o jogador Neymar, mas as duas não estavam no imóvel durante o assalto. Horas antes, ela publicou nas redes sociais que havia ganhado uma festa surpresa para comemorar 1 mês de nascimento da filha com a família.


De acordo com o boletim de ocorrência, o assalto ocorreu por volta das 3h. Três homens armados aproveitaram que não havia energia elétrica e conseguiram invadir o imóvel, que fica em um condomínio fechado.


Os pais de Bruna, de 50 e 52 anos, foram rendidos e acabaram sendo levados para um dos quartos com as mãos amarradas e bocas amordaçadas.


Na sequência, os bandidos abriram um cofre, porém, não havia dinheiro. Passaram então, conforme o registro policial, a roubar outros objetos, como bolsas, relógios e joias.


Ainda conforme o boletim de ocorrência, os criminosos permaneceram no interior do imóvel por aproximadamente 25 minutos e depois fugiram em um carro.


Prisão de um suspeito


Câmera de segurança registrou criminosos que assaltaram casa em condomínio em carro prata — Foto: Reprodução


Após o assalto, as vítimas comunicaram os porteiros e a segurança do condomínio, o que possibilitou a identificação da placa do veículo através das câmeras de monitoramento.


Uma equipe da Guarda Civil foi acionada e constatou que o proprietário do carro morava no mesmo condomínio de casas.


No local, eles encontraram o dono do veículo e verificaram que o carro havia sido usado pelo filho dele, de 20 anos.


O jovem foi encontrado pelos agentes do lado de fora da área, fugindo a pé. Indagado, ele confessou que usou o veículo do pai para roubar a casa com mais dois comparsas, os quais estavam com os objetos das vítimas.


O caso foi registrado no 2º DP, onde o jovem foi autuado por roubo. Os outros dois ladrões ainda são procurados pela polícia.


Carro usado por criminosos que invadiram casa dos pais de Bruna Biancardi — Foto: Arquivo Pessoal


'Importante que todos estão bem'


O jogador Neymar com a mãe da filha dele, a influencer Bruna Biancardi. — Foto: Reprodução/Instagram


Nas redes sociais, Bruna Biancardi comentou sobre o assalto e disse que os pais estavam bem.


"Passando para tranquilizar amigos, familiares e vocês que me acompanham por aqui. Essa madrugada assaltaram a minha casa e fizeram os meus pais de refém. Eu, Mavie e minha irmã não estamos mais morando lá, e não estávamos no momento".


"Graças a Deus está tudo bem com eles. Coisas materiais a gente reconquista. O importante é que todos estão bem e que os envolvidos estão sendo encontrados. Obrigada meu Deus por cuidar de nós. Proteja sempre a minha família de todo o mal. Amém".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Alexandre de Morais manda soltar cantora gospel presa suspeita de participar de atos golpistas

Cantora Fernanda Ôliver é presa pela Polícia Federal em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória à cantora gospel goiana Fernanda Rodrigues de Oliveira, investigada por incentivar atos golpistas de 8 de janeiro.


A decisão do ministro acatou um pedido da defesa da cantora e foi assinada na sexta-feira (3). Fernanda Ôliver, como é conhecida, foi presa em 17 de agosto. Ela estava na Casa de Prisão Provisória (CPP), em Aparecida de Goiânia, desde então.


Ao g1, a advogada de defesa Hayane Domingues informou que a cantora deixará o presídio na tarde desta terça-feira (7).


Apesar de voltar à liberdade, a decisão do Moraes determina algumas restrições à cantora, como o uso de tornozeleira eletrônica, cancelamento de passaportes e até proibição do uso de redes sociais. Veja abaixo a lista completa:


Uso de tornozeleira eletrônica;

Obrigação de apresentar-se perante ao Juízo semanalmente, todas às segundas-feiras;

Proibição de ausentar-se do país;

Cancelamento de todos os passaportes;

Suspensão de quaisquer documentos de porte de arma de fogo;

Suspensão de Certificados de Registro para realizar atividades de colecionamento de armas de fogo, tiro desportivo e caça;

Proibição de utilização de redes sociais;

Proibição de comunicar-se com os demais envolvidos na investigação por qualquer meio;

O descumprimento de qualquer uma das medidas implicará a revogação e decretação da prisão.


Crimes

No texto assinado pelo ministro, ele diz que a cantora compartilhou em seu perfil no Instagram um vídeo com outros influenciadores, em que convocava pessoas a participarem dos atos terroristas. Na época, Fernanda tinha 150 mil seguidores. Atualmente, esse número é de 230 mil.



“Viemos convocá-los para que no dia 07 (sete) de janeiro, próximo sábado, estejamos todos em Brasília lutando pelo nosso país [...] Contamos com você em Brasília! Lembrando que a partir de sábado será na Esplanada na Praça dos Três Poderes”, dizia a postagem, segundo Moraes.


Além disso, o texto também afirma que a cantora esteve presente nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e que isso foi confirmado por uma live feita por Fernanda, no qual aparece no gramado do Congresso Nacional.


Em um outro vídeo publicado por Fernanda nas redes sociais ela aparece em acampamentos bolsonaristas realizados em Goiânia e Brasília, trajando a bandeira do Brasil nos ombros, além de usar outros adereços, como bonés.



Ao fundo, é possível ouvir Fernanda cantando uma versão em português da música Stand Up. O cover gravado pela jovem, segundo a defesa, se tornou um hino dos atos golpistas. Quando ela ia aos atos promovidos por bolsonaristas, cantava a canção lá.


Um trecho da letra diz: “por Deus, pela pátria, família eu vou lutar. Então eu me levanto, levo meu povo comigo, juntos estamos indo pra um lugar melhor”.


Invasão aos Três Poderes

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto após confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.


Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Vidraças da sede do Congresso foram quebradas.


Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático.

Bolsonaristas sobem no Congresso Nacional, em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/TV Globo


O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem após a invasão. Lula anunciou o decreto na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, durante visita para avaliar estragos causados pelas chuvas no município.


O decreto vigorou até 31 de janeiro. Com a intervenção, os órgãos de segurança pública do Distrito Federal ficaram sob responsabilidade do secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, nomeado como interventor, subordinado a Lula.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Horas antes de ser morta, jovem que filmou quando namorado a matou disse à mãe que iria terminar com ele

Diego Fonseca Borges apontado arma para namorada Ielly Gabriele Alves em Jataí — Foto: Reprodução/Redes sociais e Arquivo pessoal/Olesiane Alves

A jovem Ielly Gabriele Alves filmou o momento em que foi morta ao levar um tiro disparado pelo namorado Diego Fonseca Borges (assista acima). Ao g1, a mãe dela, Olesiane Alves, contou que a filha disse, no mesmo dia, que planejava terminar o relacionamento com o namorado.


"Ela falou 'eu resolvi não querer mais, porque a gente não dá certo. Mãe, nós vamos ficar só amigos. Eu já pedi tanto a Deus para tirar esse sentimento [de mim]. Eu vi que a gente não dá certo", revelou a mãe.

A mãe explicou que a filha desabafou com ela poucas horas antes de sair com Diego no sábado (4), dia em que ela foi morta.


"Ela ainda esquentou um prato de comida para ele, porque ele tinha chegado. Ele comeu, eu conversei com ele", acrescentou a mulher.


Até a última atualização desta reportagem, o g1 não conseguiu contato com a defesa de Diego Fonseca Borges, que aparece no vídeo atirando contra a mulher.


O caso aconteceu no sábado (4). Segundo a Polícia Militar, Diego, de 27 anos, disse que a companheira havia sido baleada por um homem em uma moto, em Jataí. Mas os militares acabaram percebendo a inconsistência da versão dele.


Relacionamento conturbado

Ao g1, a mãe de Ielly Gabriele contou que a filha se relacionou com Diego por um ano e sete meses. Ela caracterizou o namoro dos jovens como uma relação conturbada, com idas e vindas e disse que, no dia em que Ielly foi morta, ela tinha dito à mãe que iria terminar o relacionamento


"Foi 1 ano e sete meses de sofrimento. Mais cedo no dia ela disse que não queria mais porque eles 'não davam certo' e disse que ele queria conversar com ela", lembrou Olesiane.

"Ela ainda esquentou um prato de comida para ele aqui em casa [antes de eles saírem]. Ela falou: mãe, eu vou ali e logo já volto", completou.

A mãe explica que a filha sabia que Diego tinha uma arma, mas diz não saber se Ielly tinha conhecimento que o jovem a estava portando naquele momento. Segundo Olesiane, a filha não falava do relacionamento com frequência, mesmo que ela tentasse ajudar.


Ielly Gabriele Alves e a mãe, Olesiane Alves, em Jataí — Foto: Arquivo pessoal/Olesiane Alves


"Teve algumas vezes que eles discutiram e ela chegava com algum hematoma. Eu achava ruim intrometer, mas era difícil. Ela não me falava muito porque ela sabia que eu tomava as dores dela", disse a mãe.


Segundo Olesiane, a filha não chegou a registrar nenhum boletim de ocorrência contra Diego durante o relacionamento. No entanto, ela contou um episódio sofrido pela filha relacionado a uma ex de Diego.


"Ano passado ele fez uma surpresa para ela, essa ex esteve no local e agrediu minha filha. Ela foi parar no hospital e teve que dar pontos no braço. Ele deu todo o suporte, mas depois disso foi ficando mais conturbado [o relacionamento de Ielly e Diego]. Ela chegava chorando, mas não gostava de falar", detalhou Olesiane.


Versão inconsistente

Ao chegarem ao hospital, os policiais encontraram o namorado da jovem, que afirmou que estava conduzindo um veículo com sua namorada quando foram abordados por uma motocicleta ocupada por dois indivíduos e que, nesse instante, o garupa sacou uma arma de fogo e disparou, matando a jovem. Porém, a polícia desconfiou da versão apresentada pelo homem.


“Diante da contradição do namorado, a polícia começou a mexer no celular da vítima e encontrou a filmagem da execução”, afirmou o major da PM, Ulisses Cortez.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Líder do governo no Congresso diz que brasileiros em Gaza serão resgatados nesta quarta-feira, mas apaga post


O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta terça-feira (7) que os brasileiros na Faixa de Gaza devem ser repatriados nesta quarta (8).


"Boa notícia! Graças aos esforços da nossa diplomacia, os brasileiros em Gaza serão resgatados amanhã. Como prometemos, o Brasil não deixa nenhum dos seus para trás, estejam onde estiverem. Aguardamos o retorno dos nossos compatriotas e desejamos que cheguem em segurança!", escreveu Randolfe em suas redes sociais.


Atualização às 15h37: Após a publicação desta reportagem, a assessoria do senador explicou que ele não tem a informação oficial de que os brasileiros serão resgatados nesta quarta. Ao fazer o post, ele estava comentando uma notícia que viu na imprensa, segundo a qual o resgate vai acontecer. Randolfe apagou seu post nas redes sociais.


A guerra em Gaza foi deflagrada há mais de um mês. Israel bombardeia o território em resposta a ataques que sofreu do grupo terrorista Hamas.


Desde então, um grupo de brasileiros contatou o Palácio do Itamaraty para deixar a zona do conflito e retornarem ao Brasil. Para isso, precisam passar pela única fronteira possível, na região da cidade de Rafah, entre Gaza e o Egito.


Nas primeiras semanas do conflito, o Egito não abriu a passagem, receoso de perder o controle sobre a entrada de palestinos em seu território. Nos últimos dias, o Egito vem abrindo a passagem, mas só para grupos específicos. Os brasileiros não conseguiram autorização ainda, o que vem gerando apreensão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CNJ recomendará à Justiça do RJ criar órgão para evitar que bandidos sejam soltos indevidamente

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro — Foto: Arquivo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai recomendar ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) a criação de uma autoridade cartorária para concentrar a comunicação com a Secretaria de Assuntos Penitenciários e evitar que bandidos deixem a cadeia, mesmo com a existência de mandados de prisão contra eles .


Em 29 de outubro, um domingo, o miliciano Peterson Luiz de Almeida, vulgo Pet ou Flamengo, deixou a unidade prisional José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, pela porta da frente, mesmo tendo contra ele um mandado de prisão temporária.


Só há duas possibilidades para isso ter ocorrido: corrupção ou falha de comunicação.


Existe, de fato, um ponto cego no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. Quando uma prisão temporária é transformada em preventiva (caso do miliciano) o mandado não aparece na consulta que é feita pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).


A secretaria enxerga apenas mandados pendentes, ou seja, que ainda precisam ser cumpridos. Na prática, isso quer dizer que, uma vez que o acusado já está preso temporariamente, o sistema considera que todo e qualquer mandado já está em cumprimento, mesmo que a prisão tenha sido convertida de temporária para preventiva.


A existência dessa falha, segundo fontes do CNJ ouvidas pelo blog, não exime a Seap da responsabilidade na liberação de bandidos indevidamente.


É necessária uma confirmação com a vara criminal, antes de botar um criminoso na rua. Ainda mais se o criminoso pertencer à cúpula de uma facção criminosa, caso do miliciano. A situação fica ainda mais chamativa quando a progressão de regime acontece durante um domingo, dia de plantão.


Em sua defesa, a Seap alegou que o Tribunal de Justiça do Rio enviou o comunicado para um endereço de e-mail desativado há cinco anos. Como o blog demonstrou, a afirmação foi considerada mentirosa pelo Tribunal de Justiça, pois a vara criminal enviou a comunicação para quatro endereços de mail diferentes, e não apenas um.



O blog pediu a Seap, na última quarta-feira, a informação sobre quais dos quatro endereços de mail são inválidos. Até hoje não recebeu resposta.


A autoridade cartorial é uma sugestão do CNJ. Se o Tribunal do Rio aceitar, não haverá mais a desculpa para a falha de comunicação por e-mail. O blog apurou que a sugestão deverá se limitar ao Rio de Janeiro, já em quem outros estados não há este tipo de problema, ainda que o sistema seja o mesmo para todo o país.


Em resumo: o ponto cego é para todo país, mas só dá problema no Rio de Janeiro. E , em terra de cego, quem tem um olho sai da cadeia pela porta da frente.


Fonte: Octavio Guedes

Leia Mais ››

Após afirmar que 'dificilmente' meta de 2024 será cumprida, Lula diz a empresários que garantirá 'estabilidade fiscal'

O presidente Lula (PT) durante evento com investidores no Palácio do Itamaraty — Foto: Reprodução/Apex Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a empresários nesta terça-feira (7) que o governo garantirá estabilidade política, fiscal e jurídica para investimentos no Brasil.


O petista deu a declaração durante um fórum, realizado pelo governo com investidores, dias depois de colocar em dúvida o cumprimento pelo governo da meta de zerar o déficit fiscal em 2024. A fala do presidente sobre a dificuldade para fechar o rombo das contas públicas gerou críticas de políticos e apreensão no mercado financeiro.


"Vamos garantir estabilidade política, estabilidade social, estabilidade jurídica, nós vamos garantir para vocês estabilidade fiscal e nós queremos garantir para vocês a possibilidade de vocês colocarem a inteligência empresarial de vocês para que esse país cresça cada vez mais", afirmou o petista nesta terça.


No evento, que ocorreu no Palácio do Itamaraty, Lula também externou a vontade de alcançar US$ 1 trilhão em comércio exterior.


"Que a gente possa chegar, ao invés de 600 e poucos bilhões de dólares de comercio exterior, por que a gente não estabelece meta de chegar a 1 trilhão de dólares de comércio exterior e vamos buscar isso?", indagou.


No pronunciamento diante de investidores, Lula afirmou também que “não é necessário diminuir o estado para valorizar a iniciativa privada” e que, em seu governo, os ativos públicos não serão vendidos, mas sim aprimorados.


Mudança na meta

A meta de zerar o rombo nas contas públicas em 2024 está no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) — enviado pelo governo ao Congresso Nacional em abril.



A mudança da meta fiscal é defendida por parte do governo para evitar que o bloqueio de recursos no começo do próximo ano.


Lula afirmou, no fim de setembro, que não deseja retirar dinheiro de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e admitiu que "dificilmente" a meta proposta será cumprida em 2024 (relembre no vídeo acima).


O Planalto avalia no momento o impacto político da mudança da meta, já que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende o déficit zero.


Na segunda-feira (6), após reunião com Lula, o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que o governo federal não enviará uma mensagem modificativa para mudar a meta fiscal prevista no projeto da LDO.


O governo tem a prerrogativa de enviar uma mensagem modificando o texto já em tramitação no Congresso Nacional até a votação do relatório preliminar do PLDO na Comissão Mista de Orçamento (CMO), formada por deputados e senadores.


Nos bastidores, segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, o Planalto negocia que um parlamentar aliado apresenta uma emenda ao projeto com a mudança na meta. Outra possibilidade é o relator do projeto na CMO, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), mudar o texto enviado pelo governo.



Outros pontos

No discurso, no Itamaraty nesta terça, Lula também falou sobre a necessidade de aliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental. O petista afirmou que a crise climática não “é mais loucura de professor" universitário e de ambientalistas, e que o planeta está “dando um aviso” sobre o desequilíbrio ecológico.


“A questão do clima é muito séria e o planeta está dando um aviso: 'cuide de mim', 'não me destruam que vocês serão destruídos junto comigo'. É esse o recado que a gente está vendo nos ciclones, nos furacões, nas secas”, afirmou Lula.


O petista também defendeu o emprego de tecnologia na produção agropecuária como forma de amenizar os efeitos da atividade no meio ambiente.


“A gente tem que lembrar que a gente está produzindo muito mais em muito menos terra, nós não precisamos da mesma quantidade de terra para dobrar a produção”, afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››