domingo, julho 28, 2019

Em seis meses, fiscalização encontra irregularidades em mais de 200 academias e 32 são fechadas no RN

Nos seis primeiros meses do ano, 232 academias foram identificadas com algum tipo de irregularidade - desde a falta de documentação até a presença de pessoas não credenciadas na função de professores, segundo a fiscalização do Conselho Regional de Educação Física. Do total, 32 estabelecimentos foram fechados e 108 pessoas foram flagradas em exercício ilegal da profissão no Rio Grande do Norte.

Fiscais encontraram irregularidades em mais de 200 academias do RN, desde janeiro  — Foto: Divulgação
Fiscais encontraram irregularidades em mais de 200 academias do RN, desde janeiro — Foto: Divulgação

De acordo com o órgão de fiscalização, os responsáveis pelas academias encontradas em situação irregular assinaram termos de ajustamento de conduta se comprometendo a solucionar os problemas. As que não cumpriram não firmaram ou não cumpriram o acordo foram denunciadas à justiça e 32 acabaram sendo fechadas definitivamente.

Para funcionar de forma regular, a academia e qualquer lugar que ofereça o serviço de atividade física precisa ser devidamente registrado no Conselho, além de ter autorização de órgãos reguladores como Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros e apresentar o quadro de profissionais de Educação Física habilitados para exercer a função de prescrição e acompanhamento dos exercícios.

Também no primeiro semestre do ano, 108 pessoas foram flagradas em exercício ilegal da profissão, o que coloca diretamente a saúde de outras pessoas em risco. A lei federal 9.696/98, que regulariza a profissão, determina que apenas pessoas habilitadas e registradas no Conselho podem atuar como Profissionais de Educação Física.


Quem é identificado atuando ilegalmente como Profissional de Educação Física é denunciado ao Ministério Público e pode ser punido pela justiça. O exercício ilegal da profissão é considerado contravenção penal prevista no artigo 47 da lei das contravenções penais, decreto de lei número 3688/41, com pena de prisão de 15 dias a três meses ou multa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF denuncia médico do INSS por fraude em perícia no interior do RN

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um médico perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na cidade de Santo Antônio, Agreste potiguar, por um atestado falso. De acordo com o MPF, o médico atestou que uma mulher tinha deficiência, para que ela pudesse receber um benefício, no entanto o caso foi forjado.

MPF denunciou médico do INSS por fraude em perícia no interior do RN — Foto: TV Anhanguera/Reprodução
MPF denunciou médico do INSS por fraude em perícia no interior do RN — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

A denúncia é baseada em um inquérito policial e uma ação penal que investigaram a mulher. Ainda segundo o Ministério Público Federal, as investigações apontam que o médico agiu de forma consciente e voluntária, além de inserir os dados falsos no sistema informatizado do INSS.

De acordo com o colaborador do MPF na ação, o médico estaria envolvido em “diversos” outros casos forjados, com participação de um servidor do INSS que direcionava perícias específicas para ele.

“Constata-se que, no âmbito da estrutura criminosa que se desenvolveu no INSS para concessão de benefícios fraudulentos, servidor sempre agendava as perícias médicas para o denunciado, a fim de que ele inserisse no sistema do INSS dados falsos”, afirma a denúncia de autoria do procurador da República Fernando Rocha.

A inserção de informações falsas em sistemas ou bancos de dados da administração pública para obter vantagens, ou para causar dano, é crime previsto Código Penal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF confirma denúncia contra ex-senador potiguar por manter funcionário fantasma

O Ministério Público Federal (MPF) ratificou uma denúncia contra o ex-senador José Agripino Maia, e outras duas pessoas, por associação criminosa e peculato. A ação penal original havia sido apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), no final de 2018, quando ele ainda exercia o mandato no Senado. Agora, que não é mais parlamentar, o processo vai tramitar na Justiça Federal de primeira instância no Rio Grande do Norte.

O senador José Agripino (DEM-RN) durante sessão no Senado (Arquivo)  — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O senador José Agripino (DEM-RN) durante sessão no Senado (Arquivo) — Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Segundo o MPF, Agripino é acusado de nomear e manter como secretário de seu gabinete em Brasília, entre março de 2009 e março de 2016, o “funcionário fantasma” um homem que era gerente de farmácia em Natal e desde 2017 é vereador no município de Campo Redondo. Ele não prestava serviços e repassava a remuneração recebida do Senado a outra pessoa, um primo do ex-senador, que declarou ser sogro do "servidor fantasma".

Em nota, à época da acusação da PGR, Agripino disse que a acusação "não é verdadeira" e que comprovará o que diz durante o processo.

"A acusação que me fazem não é verdadeira. Nunca tive nos quatro mandatos de Senador que exerci nenhum funcionário fantasma no meu gabinete. Asseguro que isso ficará demonstrado na resposta que oferecerei à denuncia", disse na nota.


Segundo o MPF, o esquema ilegal teria sido montado porque o homem que prestava os serviços em Brasília era servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e não poderia assumir oficialmente a função no Congresso. O ex-senador teria, então, promovido a nomeação fictícia do gerente de farmácia durante os sete anos. A irregularidade teria custado quase R$ 600 mil aos cofres públicos.

A denúncia do MPF ratificada agora em primeira instância pelo procurador da República Fernando Rocha - além de pedir o ressarcimento do valor com correção e juros, requer indenização por danos morais coletivos em quantia equivalente ao dobro da supostamente desviada, bem como a perda do “cargo ou emprego público ou mandato eletivo” que eventualmente os envolvidos estejam ocupando.

Gerente
A ação penal ainda afirma que o ex-parlamentar mantinha forte vínculo de amizade e parentesco com um dos envolvidos. Entre 2012 e 2014, foram identificadas 905 ligações telefônicas entre os dois. A informação é resultado de quebra de sigilo telefônico autorizada pelo STF. No mesmo período, não foi identificado nenhum contato entre o então senador e o "fantasma", embora ele ocupasse formalmente o cargo de secretário parlamentar.

As investigações revelaram que o funcionário fantasma era, na época, gerente de uma farmácia localizada em Natal e que não costumava ir a Brasília, onde fica o gabinete do senador. As companhias aéreas questionadas durante a investigação também não encontraram registros de viagens em nome dele, cujo endereço residencial também é na capital potiguar. A análise da frequência nas folhas de ponto também teria revelado simulação no preenchimento, o que reforçaria a certeza de que ele não cumpria o expediente de 40 horas semanais no Congresso.

Na ação original, a PGR ressaltou a informação de que o homem confessou ter recebido durante três anos remuneração mensal de mais de R$ 2 mil sem nunca ter trabalhado na Assembleia Legislativa. "Os indícios referentes a essa ilegalidade ainda deverão ser encaminhados ao Ministério Público do Estado (MP/RN). Outros fatos relacionados ao esquema, e que possam vir a resultar em novas denúncias, serão avaliados pelo MPF no Rio Grande do Norte", informou o MPF.

Fonte; G1
Leia Mais ››

Justiça obriga pais vacinarem filhos em Santa Catarina

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou que um casal providencie a imunização de seus três filhos, com todas as vacinas obrigatórias nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Na decisão, a Corte afirma que ‘as convicções pessoais dos responsáveis não estão acima da saúde como um direito fundamental das crianças e adolescentes’.

FOTO: OSNEI RESTIO/ PREFEITURA DE NOVA ODESSA
O processo aponta que a mãe afirmou ao Conselho Tutelar que não vacinaria os filhos sob a alegação de que as vacinas contêm mercúrio e diversas substâncias que os prejudicariam. Os pais informaram ao órgão protetivo que a família morava no Chile até janeiro de 2017, e relataram que duas meninas receberam imunização naquele país, enquanto o menino, nascido no Brasil, nem sequer tinha carteira de vacinação.

Notificados pelo Ministério Público, o casal ainda afirmou que a filha mais velha teve forte reação alérgica a uma vacina, por isso a decisão de não mais imunizar as crianças. No entanto, a família não apresentou comprovação clínica que demonstrasse a impossibilidade da vacinação.

O desembargador Carlos Roberto da Silva, relator do caso no Tribunal, manteve a decisão que havia sido tomada na Justiça de 1ª instância, na cidade de Rio do Sul – interior de Santa Catarina. Em complemento à decisão anterior, o desembargador também determinou que as crianças sejam submetidas a consultas médicas antes da vacinação.

“O risco de dano às crianças e à coletividade é grave e iminente, o que justifica a intervenção do Ministério Público e a decisão recorrida, porquanto estamos vivenciando um expressivo aumento de casos de doenças que, em passado próximo, estavam erradicadas em nosso meio”, destacou Carlos Roberto da Silva.

O magistrado ainda observou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe ser a vacinação ‘obrigatória nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias’, ou seja, é um direito não sujeito às convicções pessoais dos responsáveis.

“Não há razão plausível para se retardar a imunização e inconscientemente expor não só os filhos dos agravantes a doenças, mas, por efeito cascata, toda a sociedade”, completou.

Como medida de prudência, ao levar em conta a informação de que uma das crianças teve reação alérgica quando submetida à vacinação, também foi determinado que o juízo de origem requisite à Secretaria Municipal de Saúde consultas médicas por profissionais pediatras a fim de que confirmem a possibilidade de imunização das crianças.

Fonte; Estadão
Leia Mais ››

Depois dos chineses, russos querem investir no RN

O Governo do Estado recebeu, nesta sexta-feira (26), o presidente do Conselho Municipal de Kupchino (distrito de São Petesburgo, Rússia), Mikhail Cherepanov, para discutir potenciais investimentos estrangeiros no Rio Grande do Norte e articular a participação de uma delegação potiguar no 1º Fórum Internacional dos Municípios dos Países do BRICS. O BRICS é um agrupamento econômico e político que envolve Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

GOVERNO RECEBE MISSÃO RUSSA PARA DISCUTIR NEGÓCIOS E PARCERIAS. FOTO: DEMIS ROUSSOS/ASSECOM/

O RN foi um dos três estados brasileiros visitados pela missão russa, ao lado da Paraíba e de São Paulo, para tratar das parcerias e receber o convite para o Fórum Internacional, que será realizado entre 19 e 23 de setembro em São Petesburgo. O evento é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, que destacou Cherepanov para articular a participação dos representantes das cidades dos cinco países do bloco econômico.

Para a governadora Fátima Bezerra, a possibilidade de parcerias e investimentos no Fórum é importante para o projeto de crescimento do estado. “Esse evento representa um fortalecimento dos BRICS. No que estiver ao alcance do Governo não mediremos esforços para contribuir e formar parcerias”, destacou.

O evento, segundo o plano apresentado por Mikhail Cherepanov, é voltado para a criação de uma plataforma que integre os projetos dos municípios e empreendedores russos e de outros países europeus. “A proposta do Fórum é ampliar a força e a influência dos BRICS no mundo. A ideia é que, em três anos, contemos com 12 mil participantes, entre municípios, representantes regionais e empresários. Ficaremos muito felizes se a governadora e representantes do estado possam participar”, pontuou o político russo.

O foco do evento é mediar projetos de médio porte em setores como construção civil, turismo e energia. O Governo e da Federação dos Municípios do RN (Femurn), que esteve representada pelos prefeitos Túlio Lemos (Macau) e Berg Lisboa (Goianinha), destacaram os potenciais turísticos do litoral e do interior potiguar, o que foi bem acolhido pela missão russa. Um portfólio de potenciais investimentos será formulado em conjunto e deverá ser enviado antes da realização do Fórum, para facilitar a mediação e encaminhar reuniões com os empreendedores russos. “Essa filosofia de articular projetos de médio porte casa diretamente com a nossa política de interiorização do turismo”, completou a governadora Fátima Bezerra.

A missão russa contou ainda com os representantes do evento no Brasil, Henrique Domingues, e no RN, Josiel Nilo, além da assessora Victoria Krylova. Por parte do Governo participaram o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e o assessor técnico Pedro Lima.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro quer fim das aulas em autoescolas

Depois das polêmicas em torno da redução de radares nas estradas e do fim da exigência de cadeirinhas de segurança para crianças nos carros, o presidente Jair Bolsonaro levantou mais uma polêmica relacionada à trânsito. Dessa vez defendeu o fim das aulas de direção nas autoescolas.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FORD MAVERICK

Pelo Facebook, Bolsonaro disse: “Eu, com 10 anos de idade, aprendi a dirigir trator na fazenda em Eldorado Paulista. E acho que nem devia ter exame de nada. Parte escrita apenas e ir para prática logo. Não tem de cursar autoescola, ter aula de um monte de coisa que já sabe o que vai acontecer. Mas vamos deixar isso para um segundo momento”.

Especialistas em segurança no trânsito já estão criticando as declarações.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Secretarias de Saúde estão em alerta para que sarampo não se espalhe no RN

As secretarias de saúde do Estado (Sesap) e de Natal (SMS) informaram em nota conjunta que estão realizando todo o trabalho de monitoramento orientado pelo Ministério da Saúde para evitar que o vírus do sarampo se espalhe pelo Rio Grande do Norte. Depois de 19 anos, Natal registrou o primeiro caso da doença.

Trata-se de um homem de 54 anos que viajou recentemente a São Paulo, onde ocorre o surto da doença. Ao retornar ele apresentou os sintomas da doença e foi atendido no Hospital Giselda Trigueiro. O material necessário foi recolhido para exames e todos  os que tiveram contato com ele foram ou estão sendo imunizados.

De acordo com as secretarias, o bloqueio viral deve ser concluído neste sábado. O monitoramento de todos os que tiveram contato com o paciente será realizado pelos próximos 30 dias. “Além da vigilância à todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal”, informa a nota.

Confira a nota na íntegra:

NOTA INFORMATIVA CONJUNTA (SESAP/SMS)

O CIEVS Natal recebeu por volta das 16 horas o dia 25 de julho de 2019, a notificação de um caso suspeito de sarampo advinda do Hospital Giselda Trigueiro, segundo esta o paciente foi atendido neste hospital referindo febre, tosse, conjuntivite e exantema. O CIEVS Estadual e Nacional foi acionado sobre o caso suspeito de forma oportuna.

O paciente é do sexo masculino, 54 anos, com histórico de viagem recente para o Município de São Paulo/SP no período de 07/07 a 11/07/2019, o qual foi avaliado pelo médico infectologista, e o material necessário foi coletado e encaminhado para análise (Sorologia e RT-PCR para sarampo; dengue e rubéola).

A investigação ocorreu com o paciente, com familiares e comunicantes, que tiveram contato com o mesmo durante seu período de transmissibilidade. Procedida a investigação e diante do quadro clínico suspeito, todas as medidas de bloqueio de transmissão foram adotadas, ou seja, todos os comunicantes foram contatados e dentro dos critérios vacinais os mesmos foram imunizados ou estão em processo de imunização com a vacina tríplice viral, logo o bloqueio oportuno foi realizado e tem previsão de término no dia 27/07.

Informamos que o monitoramento de todos os comunicantes será realizado pelos próximos 30 dias, além da vigilância à todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal.

A Secretaria Estadual de Saúde, Regionais de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informam que todas as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas de forma efetiva, e que a equipe da Vigilância Epidemiológica continuará suas atividades visando o bem-estar da população do Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Natal confirma primeiro caso de sarampo após 19 anos

Natal confirmou seu primeiro caso de sarampo após 19 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) constatou que um professor viajou para São Paulo e retornou com os sintomas da doença e ao procurar atendimento médico levantou-se a suspeita confirmada nesta sexta-feira (26). As informações foram divulgadas pelo site Grande Ponto.

O estado de saúde dele não foi divulgado. Quem teve contato com ele está sendo imunizado por precaução, como alunos do cursinho que ele ensina, além de funcionários do local de trabalho e da unidade de saúde que ele procurou atendimento médico.

O último caso registrado de sarampo no RN ocorreu no ano de 2000. O Estado de São Paulo, para onde o médico viajou, vive um surto da doença que estava erradicada do país. Em Roraima e Amazonas, a doença também voltou, sendo uma das causas a migração de venezuelanos não vacinados. Para estar imunizado o indivíduo precisa ser vacinado a partir do primeiro ano de vida no esquema de duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. O problema é que muita gente não teve esse procedimento concluído e está vulnerável a doença.

O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira. Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Polícia Civil encerra operação ‘PC167’ com 108 prisões no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou nessa quinta-feira (25) a Operação “PC167”. A ação teve continuidade nesta sexta-feira (26) e resultou na prisão de 108 pessoas por crimes praticados em todo o Estado. Entre os principais crimes estão: homicídio, tráfico de drogas, roubo, furto e porte ilegal de arma de fogo.

Durante a ação, as equipes cumpriram mandados de sentenças condenatórias, mandados de prisão temporária e preventiva e efetuaram também diversas prisões em flagrante. O nome da Operação faz menção aos 167 municípios existentes no Estado do Rio Grande do Norte.

Participaram da operação equipes de diversas unidades policiais do Estado, dentre elas: 1º, 2º, 4º, 5º, 7º, 8º, 9º, 11º, 12º e 14º Distritos de Polícia de Natal, 1º e 2º Distritos de Polícia de Parnamirim, Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEICOR), Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (Natal e Mossoró), Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal e Mossoró, Delegacias de Acari, Alexandria, Assu, Currais Novos, Goianinha, Guamaré, Ipanguaçu, Japi, João Câmara, Lages, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Martins, Monte Alegre, Nova Cruz, Nísia Floresta, Parelhas, Patu, Pau dos Ferros, Pendências, Pureza, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, São Tomé, Santa Cruz, Santo Antônio,São Gonçalo do Amarante, Touros e Umarizal.

Foto: Divulgação/PCRN

DHPP Natal

A Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação “Malvindos”, resultando na prisão de oito homens. A operação foi desencadeada diante do homicídio de José Carlos Ribeiro da Silva, crime que ocorreu em 20 de março deste ano, por volta das 14h, em um imóvel abandonado no loteamento Nova República, no bairro Pajuçara, na capital Potiguar. A operação contou com apoio do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP).

Defur

Equipes de policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Natal prenderam em flagrante, nessa quinta-feira (25), Cledson Ricardo de Lima, conhecido como “Boi”, 25 anos. Os policiais civis chegaram no local após o recebimento de denúncias anônimas informando que Cledson Ricardo era um dos autores do crime de roubo, praticado em um mercado em Parnamirim, quando quatro homens subtraíram diversos celulares no estabelecimento. No momento da prisão, foram encontradas em posse de Cledson Ricardo uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira, uma espingarda calibre 28, além de uma cartucheira para munições calibre 28, um maçarico e um quadro de moto com registro de roubo. Ele foi autuado por posse de arma de fogo e receptação.

Deicor

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), em trabalho conjunto com policiais civis do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) do Amazonas, prenderam três foragidos da Justiça de Manaus. A ação se deu em apoio à Operação Guará, deflagrada na manhã desta sexta-feira (26) pela Polícia Civil amazonense.

Santa Cruz e Japi

Equipes de policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira (26), no município de Japi, a dois mandados de prisão preventiva em desfavor de Elenilson Rodrigues da Silva, conhecido como “Branquinho de Lua”, 21 anos, e Bruno Rafael Firmino Rodrigues da Silva, conhecido como “Gugu”, 21 anos. Os dois homens são investigados pela autoria de homicídios praticados na região. Durante as diligências, foram presos em flagrante no município de Santa Cruz, Vanessa Pereira da Silva, conhecida como “Arlequina”, 38 anos, e Francielio Ferreira da Costa, conhecido como “Hélio”, 33 anos, ambos pela prática do crime de tráfico de drogas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

LATAM amplia em 16% o volume de voos no Rio Grande do Norte

A LATAM Airlines Brasil, companhia aérea mais pontual do Brasil e que transporta mais passageiros no País, acaba de ampliar em 16% o volume de voos em Natal para aderir aos novos incentivos para redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação no Rio Grande do Norte.

FOTO: LUIZ ALBERTO NEVES
Os novos voos serão operados a partir de 4 de agosto de 2019, ampliando de 80 para 93 voos a operação semanal da LATAM no Rio Grande do Norte.

“Os novos incentivos viabilizam os investimentos e fortalecem a competitividade do setor aéreo. É uma medida fundamental para o desenvolvimento sustentável da aviação no Rio Grande do Norte, contribuindo para seu desenvolvimento econômico, em especial o setor do turismo, indústria em que o Estado é uma das maiores referências do país”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

“O Governo do Rio Grande do Norte recebeu com muita alegria o documento assinado pelo Sr. Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, aumentando, neste primeiro momento, em 16% a malha aérea do estado. Isto é fruto do novo regime de concessão especial de tributação para as companhias aéreas que assinamos no dia 18 de junho. O Rio Grande do Norte tem uma vocação natural para o turismo sol e mar, além do turismo cultural, de aventura, gastronômico e religioso. Incentivar essa indústria é garantir mais emprego e renda para a nossa população”, ressalta a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

“O estado de São Paulo é o maior polo emissor de turistas para o Rio Grande do Norte e o aeroporto de Guarulhos é o principal centro de conexões de voos da LATAM, de onde a companhia opera mais de 280 voos diários com 57 destinos no Brasil e no exterior. O incremento na malha aérea do Rio Grande do Norte, partindo principalmente de Guarulhos, será fundamental para aumentar a competitividade do nosso estado em relação a outros destinos”, afirma a secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Aninha Costa.

Veja os detalhes das novas operações já abertas à venda:

Natal – São Paulo (Guarulhos) – Natal: aumento de 40 para 50 voos semanais na rota a partir de 4 de agosto;
Natal – Rio de Janeiro (Galeão) – Natal: aumento de 10 para 12 voos semanais na rota, a partir de 4 de agosto;
Natal – Fortaleza – Natal: aumento de 16 para 17 voos semanais na rota, a partir de 4 de agosto.

As passagens aéreas dos novos voos da LATAM já podem ser adquiridas em latam.com e demais canais de venda.
A LATAM reitera que seguirá atenta a todas as oportunidade de mercado para incrementar ainda mais as suas operações no Rio Grande do Norte.

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Estatal chinesa quer investir R$ 2 bilhões no RN

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira, 26, em audiência, o vice-presidente da SPIC – State Power Investment Corporation, estatal chinesa do setor energético que no Brasil possui a hidrelétrica de São Simão, em Minas Gerais e dois parques eólicos na Paraíba. O anúncio é resultado da missão liderada pela cônsul geral da China no Brasil, Yan Yuquing, que trouxe um grupo de 30 dirigentes de empresas e empresários daquele país ao Rio Grande do Norte no início deste mês.

GOVERNADORA RECEBE SPIC (STATE POWER INVESTMENT CORPORATION), ESTATAL CHINESA DO SETOR ENERGÉTICO. FOTO: DEMIS ROUSSOS/ASSECOM-RN

A empresa chinesa planeja investir R$ 4 bilhões na região Nordeste, sendo R$ 2 bilhões no Rio Grande do Norte. A SPIC já possui escritório no RN e 15 funcionários; e quer investir na produção de energia eólica e solar. A estatal chinesa também pretende instalar um centro de desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologia no Rio Grande do Norte e uma fábrica de produtos e insumos para a geração de energia.

“O Rio Grande do Norte é o melhor lugar do Nordeste para investirmos. Nosso negócio é explorar a geração de energia eólica e solar. Também somos fabricantes de produtos e insumos para os parques de energia e queremos instalar uma fábrica aqui”, afirmou o vice-presidente da SPIC , Anjian Lu, que estava acompanhado do diretor chefe de tecnologia da SPIC, David Yang e do gerente geral, Steven Ang Zou.

A estatal chinesa quer iniciar os investimentos no RN ainda este ano e vai contar com a agilidade do Governo do Estado na liberação de licenças ambientais e incentivos. “Os investidores são muito bem-vindos. O nosso estado é rico em recursos naturais, mas precisa de investimentos para transformá-los em emprego, renda e riqueza para o nosso povo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A governadora também destacou que o momento é propício para os novos investimentos. “Estamos implantando uma política inteligente de incentivos. Queremos atrair mais e mais investimentos para gerar desenvolvimento econômico e desenvolvimento social”.

Na reunião ficou definido que o Governo do Estado e a SPIC vão assinar um termo de compromisso definindo as atribuições das partes e estratégias para viabilizar os investimentos. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômica – Sedec está trabalhando na redação do termo. O secretário da Sedec, Jaime Calado, registrou que “o RN tem capacidade para produzir 25 giga watts em energia eólica. Hoje o nosso Estado é o maior produtor do país com 4 giga watts e 162 parques que apresentam lucratividade superior acima do esperado. Temos ainda muito a crescer”.

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Azul inicia venda de passagens para novos voos no RN

A Azul Linhas Aéreas deu início a venda de novos voos para o Rio Grande do Norte. O estado vai ganhar frequências diárias para as cidades de Recife e de Campinas, no interior de São Paulo. No total, serão 1708 novos assentos semanais, sendo 490 no trecho que liga Recife a Natal, com início da operação em 24 de setembro, e 1218 nos voos oriundos do aeroporto de Viracopos, a partir de dezembro deste ano.

Os aeroportos de Recife e Viracopos são dois hubs da Azul responsáveis pela distribuição e transferência de voos para conectar os passageiros até seu destino final, por isso, são considerados de extrema importância no Brasil. “A nossa expectativa é que as conexões realizadas nesses dois aeroportos potencializem o fluxo de turistas vindo das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste para o Rio Grande do Norte”, enfatiza a secretária de Turismo, Aninha Costa.

“A parceria com o Rio Grande do Norte é fundamental para a implantação desses voos e de outros que virão no futuro. Temos visto um incremento sólido no turismo no estado e desejamos contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da economia potiguar, especialmente facilitando o acesso de clientes além dos eixos Rio, São Paulo e Brasília às atrações do RN, via Natal e Mossoró”, comentou, Marcelo Bento, Diretor de Relações Institucionais e Alianças da Azul.

De acordo com dados da Azul Linhas Aéreas, atualmente o trecho de Recife para Natal possui 1960 assentos por semana. Com o incremento de 490 novos assentos, estarão disponíveis um total de 2450 lugares semanalmente. Já no caso de Viracopos, os 292 assentos por semana ganharão o incremento de 1218 assentos, chegando em um total de 1510 lugares.

Os novos voos para o Rio Grande do Norte são resultado da assinatura do regime especial de redução do querosene de aviação (QAV), assinado no dia 18 de junho, que estabelece a redução da base de cálculo em cinco alíquotas: 12%, 9%, 5%, 3% e 0%. Em contrapartida, as companhias aéreas devem cumprir metas para assegurar a redução.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Empréstimo será opção para sacar saldo total do FGTS; estimativa é de ao menos R$ 150 bi em créditos

Resultado de imagem para Empréstimo será opção para sacar saldo total do FGTS; estimativa é de ao menos R$ 150 bi em créditosO trabalhador que optar pela modalidade de saque-aniversário, na qual receberá anualmente uma parcela do seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), também terá à disposição a possibilidade de buscar todos os valores depositados em sua conta do fundo por meio de linhas de crédito nas instituições financeiras.

A medida provisória 889, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana, contemplando as mudanças no FGTS – retirada de R$ 500 neste ano e opção pelo saque na data do aniversário a partir de 2020 – contempla essa possibilidade.

A MP informa que poderá ser feito o bloqueio de "percentual do saldo total existente nas contas vinculadas e ao saque em favor do credor [instituição financeira], com vistas ao cumprimento das obrigações financeiras de seu titular".

Os trabalhadores poderão ter acesso a esses recursos por meio da antecipação desses "recebíveis", ou seja, dos recursos nas contas aos quais teriam direito gradualmente por meio dos saques na data de aniversário.

As estimativas iniciais da área econômica do governo, divulgadas na exposição de motivos da medida provisória, é de que R$ 150 bilhões em empréstimos aos trabalhadores sejam feitos nos próximos dois anos. Mas esse valor, segundo técnicos da área econômica, é "muito preliminar" e pode ser superado. O saldo total das contas dos trabalhadores no FGTS acumula R$ 419 bilhões.

"O potencial de empréstimos é o que está no fundo. São mais de R$ 400 bilhões. Achamos que é um potencial muito importante", declarou o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, ao G1.

Ele acrescentou que os bancos, por sua vez, poderão "securitizar" essas dívidas, ou seja, convertê-las em títulos negociáveis no mercado de capitais. Desse modo, poderão captar mais recursos.

O secretário observou, porém, que também caberá aos bancos, com base em sua filosofia empresarial, definir o volume de empréstimos dessa nova linha de crédito.


"Se quiser fazer sobre o saldo total [da conta do trabalhador], é uma escolha do banco. A SPE [Secretaria de Política Econômica] não colocou restrição nenhuma sobre isso", declarou.

Opção para quem for demitido
De acordo com Sachsida, essa linha de crédito também será uma opção para os trabalhadores que optarem pela modalidade do saque-aniversário e forem demitidos.

Isso porque esses cotistas, no caso de demissão, manterão o direito à multa de 40% mas perderão o direito ao "saque-rescisão".

Isso quer dizer que eles não poderão sacar o saldo remanescente na conta, nem mesmo se optarem pelo retorno à modalidade anterior (saque-rescisão). Para esse retorno, o governo fixou um prazo de carência de 24 meses.

Nessa hipótese, o saldo remanescente não será perdido, mas poderá ser sacado nas outras 19 situações que o regulamento do FGTS permite, como aposentadoria ou compra da casa própria – veja aqui todas as situações.

Com a nova modalidade de crédito, também será possível obter o dinheiro do saldo remanescente nas instituições financeiras. "Essa modalidade [de crédito] foi pensada para isso", disse o secretário de Política Econômica.

Com isso, os empréstimos bancários serão uma nova forma de retirar o saldo do FGTS – após a aplicação da taxa de juros.

Regulamentação
Essa nova linha de crédito, porém, ainda precisará ser regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS. O presidente do conselho, Igor Vilas Boas de Freitas, que é do Ministério da Economia, informou que o objetivo é fazer isso o "quanto antes".

Segundo Freitas, os trabalhadores deverão ter direito a sacar todos os valores que já estiverem na conta no FGTS, dentro da filosofia do governo de que cada um tem liberdade para escolher o que fazer com seu dinheiro. Ele acrescentou que essa posição, porém, ainda não está totalmente definida. "Mas o que está escrito [na MP] é que libera tudo".


Operação dos bancos
Depois de regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS, as instituições financeiras ainda terão de operacionalizar essa nova linha de crédito. Para isso, cobrarão taxas de juros.

A expectativa do Ministério da Economia é de que as taxas cobradas sejam baixas, tendo em vista que os valores do saldo de cada trabalhador serão dados como garantia. O que quer dizer que os pagamentos estão assegurados, ocorrendo na data do aniversário de cada trabalhador.

Segundo o coordenador-geral de Sistemas Financeiros da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Orlando Cesar de Souza Lima, com a garantia dos recursos depositados no FGTS, a expectativa é que as taxas de juros cobradas nessas linhas de crédito sejam inferiores ao empréstimo consignado.

Em junho, a taxa média do crédito com desconto em folha de pagamentos (empréstimo consignado), para servidores públicos e aposentados, foi de cerca de 1,7% ao mês.

“A garantia é líquida e certa, depositada no FGTS. Qual o risco para o banco? Com essa garantia firme, a tendência é que a taxa de juros seja menor do que o consignado”, declarou Souza Lima.

Proposta semelhante de 2016
A proposta dessa nova linha de crédito é parecida com um formato regulamentado em 2016, quando foi permitido que os trabalhadores do setor privado oferecessem até 10% do saldo do FGTS como garantia em um empréstimo consignado.

Nessa linha de crédito, a Caixa Econômica Federal, por exemplo, cobra uma taxa de juros de 3,5% ao mês e há um limite de 30% do salário de cada trabalhador.

O secretário Adolfo Sachsida, do Ministério da Economia, observou que, nesse caso, o mercado "não deslanchou" pois havia dúvidas se os bancos conseguiriam sacar as garantias naquele momento.

"No saque-aniversário, saca e coloca em uma conta. Uma vez que está na conta, consegue pegar o dinheiro, acaba sendo uma garantia excelente. Do jeito que está desenhado, não importa. É uma questão de mercado [quanto os bancos vão emprestar]", disse ele.


O G1 entrou em contato com a Caixa, mas a instituição não forneceu parâmetros para essa nova linha de crédito com garantia nos saldos do FGTS - anunciada nesta semana.

Volume total de crédito
De acordo com dados do Banco Central, o total do crédito na economia brasileira somou R$ 5,41 trilhões em junho deste ano, o equivalente a 77% do Produto Interno Bruto (PIB).

Esse valor engloba o crédito bancário, que estava em R$ 3,29 trilhões, e outras operações, como empréstimos de bancos de investimentos, de fundos constitucionais, de captações feitas via títulos privados no mercado de capitais (como debêntures) e de operações no exterior.

De acordo com o Banco Mundial, esse patamar de 77% está abaixo dos percentuais de países desenvolvidos, como França (104,8% do PIB em 2018), Japão (168% do PIB em 2018), Estados Unidos (186% do PIB), Reino Unido (135% do PIB) e de países emergentes, como a China (161%).

Mas está acima da Índia (50% do PIB), do México (34,5% do PIB) e da Rússia (52% do PIB).

Segundo Fernando Rocha, chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, o crescimento do crédito bancário é um fator importante para impulsionar a economia brasileira – que se ressente de baixos índices de crescimento nos últimos anos e altas taxas de desemprego.

"Temos ainda um espaço para retomada desse crédito, que é importante para a retomada da atividade econômica. A inadimplência do crédito bancário brasileiro é bastante baixa e tem se mantido estável. Recentemente, o setor bancário atravessou uma das maiores recessões da nossa história com inadimplência baixa e solidez dos bancos. Há espaço para crescer sem isso gerar impacto na inadimplência", afirmou Rocha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em nota, PT diz que citação do nome do partido no caso dos hackers é 'farsa'

Resultado de imagem para Em nota, PT diz que citação do nome do partido no caso dos hackers é 'farsa'Citado por um dos presos no inquérito sobre invasão de celulares de autoridades, o PT divulgou nota neste sábado (27) chamando o envolvimento do seu nome no caso de "farsa".

Em depoimento à Polícia Federal, o DJ Gustavo Henrique Elias Santos disse que Walter Delgatti Neto, que confessou ter obtido conversas de procuradores da Lava Jato, era "simpatizante do Partido dos Trabalhadores". Segundo o DJ, Delgatti disse que iria vender o conteúdo das contas do Telegram de autoridades ao partido, mas não informou nenhum nome.

O PT afirmou que "sempre foi alvo desse tipo de farsa, como ocorreu na véspera da eleição presidencial de 1989, quando a polícia vestiu camisetas do partido nos sequestradores do empresário Abílio Diniz antes de apresentá-los à imprensa."

O PT disse ainda que "tomará as medidas judiciais cabíveis contra os agentes e os responsáveis por mais esta farsa. Quem deve explicações ao país e à Justiça é Sergio Moro, não quem denuncia seus crimes."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Investimento maior no combate à hepatite salvaria 4,5 milhões de vidas até 2030, diz OMS

Ampliar os investimentos públicos no combate aos diferentes tipos de hepatite viral salvaria a vida de 4,5 milhões de pessoas nos próximos 11 anos, segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Teste durante campanha de combate às hepatites virais em Brasília — Foto: Matheus Oliveira/Saúde-DF
Teste durante campanha de combate às hepatites virais em Brasília — Foto: Matheus Oliveira/Saúde-DF

Em preparação para o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, neste domingo (28), especialistas da OMS publicaram um estudo afirmando que seria preciso investir um total de R$ 222 bilhões para que, até 2030, a hepatite viral deixe de ser uma ameaça de saúde pública em 67 países vulneráveis, de renda média e baixa. A estimativa foi publicada na revista "Lancet Global Health", na sexta-feira (26),

Isso significaria que esses países teriam que investir, juntos, R$ 23 bilhões ao ano no combate à hepatite para reduzir as novas infecções em 90% e as mortes, em 65%.

Essa meta é oficialmente apoiada por todos os países membros da OMS, inclusive o Brasil. Dos 150 países membros, mais de 40% não têm um plano para eliminar a hepatite.

A hepatite é, basicamente, uma inflamação no fígado, que pode ser causada por uso excessivo de álcool, drogas, medicamentos, por diferentes vírus ou por outras doenças, como as genéticas ou autoimunes.

Existem cinco tipos de infecções virais que causam hepatite: A, B, C, D e E. As mais comuns são dos tipos A, B e C.

A hepatite A é a mais leve, tem cura, e pode ser prevenida com vacina;
A hepatite B tem vacina, mas não tem cura. O tratamento pode anular a ação do vírus;
A hepatite C não tem vacina, mas tem grande chance de cura. Toda a medicação deve ser fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) -- mas isso nem sempre ocorre efetivamente (veja o vídeo abaixo).
Segundo a OMS, mais de 95% das mortes causadas por hepatite são infecções das variações B e C. Os tipos A e E raramente provocam doenças graves e a hepatite D é uma infecção que ocorre em pessoas que já vivem com a hepatite B.

Mais investimentos
Em comunicado à imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explica que atualmente 80% das pessoas que vivem com hepatite não recebem os serviços necessários para prevenção, exames e tratamento.

A OMS estima que, no total, 325 milhões de pessoas no mundo vivem com hepatite B ou C atualmente, ou até mesmo os dois tipos da doença.
"Pedimos uma liderança política forte, com investimentos à altura", afirma Ghebreyesus.


A OMS demanda dos países membros a inclusão do tratamento contra hepatite em suas políticas de saúde pública, para evitar também danos de longo prazo causados por cirrose e câncer de fígado, muitas vezes consequentes de uma hepatite não tratada. Em casos mais graves, é preciso fazer um transplante de fígado.

Das pessoas diagnosticadas no mundo com hepatite B em 2016, somente 17% receberam tratamento e, das que tiveram hepatite C, em 2015, somente 15% foram tratadas.

Hepatite no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da hepatite sem saber. Esse tipo é o que mais preocupa as autoridades de saúde do país. Em 2018, foram notificados 26.167 casos de hepatite C no Brasil, ante 13.992 casos de hepatite B e 2.149 casos de hepatite A. Foram registrados também 145 casos da hepatite D no país.


Em um evento em Campo Grande (MS), na segunda-feira (22), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a expectativa é chegar a 50 mil tratamentos por ano -- em 2019, foram enviados cerca de 24 mil kits de tratamento para os estados.

"É uma meta ambiciosa, mas até 2030, com vacina e tratamento, pretendemos ter números praticamente zero de hepatite no Brasil", disse o ministro.
Para isso, explicou Mandetta, é preciso ampliar a aplicação dos testes que identificam a doença na população. Em 2018, o Ministério da Saúde distribuiu 25 milhões de testes de hepatite B e C. O governo pretende superar esse número com o fortalecimento das ações de diagnóstico e ampliação do tratamento.

Fonte: G1
Leia Mais ››