terça-feira, maio 09, 2023

PF prende chefe de facção criminosa do RN na Região dos Lagos, RJ


A Polícia Federal, no Rio de Janeiro, prendeu, no início da tarde desta terça-feira (9), Zadonaide Nunes, chefe de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte.


Ele é apontado pelas investigações de coordenar os ataques a capital potiguar em março de 2023.


O criminoso estava morando na cidade de Rio das Ostras, no Norte Fluminense.


A prisão contou com equipes do Grupo Especial de Investigações Sensíveis (GISE-FACÇÕES/RJ), da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/RJ) e da Delegacia da PF em Macaé (DPF/MCE), além da colaboração da Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-SUSP/RN).


Zadonaide é foragido da Justiça desde fevereiro de 2018. Ele é condenado por homicídio, roubo e receptação.


Ele ainda é investigado por ter participar de um assalto à joalheria em um shopping center de Natal em 30 de outubro de 2012.


Na ocasião, os criminosos deixaram um pacote contendo um artefato explosivo sobre o balcão do estabelecimento. O explosivo seria acionado caso a polícia fosse comunicada do roubo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil prende segundo suspeito de envolvimento na morte de policial penal durante ataques criminosos no RN

Uma operação deflagrada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (9), em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, localizou e prendeu um homem apontado como um dos responsáveis pela morte do policial penal Carlos Eduardo Nazário, em março deste ano.


Segundo a Polícia Civil, a ação foi denominada "Operação Águia I”. O homem é o segundo preso pelo assassinato do policial penal. Ele tem 23 anos e também é apontado como uma dos chefes locais da facção Sindicato do RN na região de Barreiros. Em 2017, ele foi preso pela Polícia Militar do RN por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.



O policial penal Carlos Eduardo Nazário, de 53 anos, foi assassinado no dia 17 de março em São Gonçalo do Amarante, durante os ataques criminosos realizados em várias cidades potiguares. Segundo a polícia, os ataques foram comandas pela facção Sindicato do Crime.


A investigação foi feita por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e contou com o apoio de várias equipes policiais da Grande Natal e do helicóptero Potiguar 1, das forças de segurança do estado.


No dia 20 de março, a Polícia Civil prendeu um homem apontado como um dos envolvidos na morte do policial. No momento da prisão, os policiais também apreenderam uma pistola, munições, luvas e uma balança de precisão.


Operação da Polícia Civil em São Gonçalo do Amarante — Foto: Reprodução


O crime

Carlos Eduardo Nazário estava de folga e foi baleado por criminosos em um comércio do bairro do bairro Jardim Lola por volta das 21h30 de uma sexta-feira, 17 de março, quarto dia de ataques criminosos no estado.


Ele foi socorrido e levado em uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


Familiares informaram que o policial penal foi atingido com três tiros no braço, na perna e no tórax. Além de Nazário, a polícia também atribui a morte de um comerciante aos ataques criminosos.


Fonte: g1 

Leia Mais ››

Homem é encontrado morto dentro de carro em frente a UPA de Parnamirim

Um homem de 28 anos foi encontrado morto dentro do próprio carro na noite desta segunda (8), em Parnamirim, na Grande Natal. A vítima foi identificada como William de Souza Avelar.


Homem é encontrado morto dentro de carro em frente a UPA de Parnamirim — Foto: PM


De acordo com a Polícia Militar, o carro estava parado em frente ao estacionamento da UPA de Nova Esperança.


Familiares que moram próximo a UPA foram avisados e, ao chegarem ao local, encontraram a vítima no banco de trás do carro, só de cueca e com vários hematomas pelo corpo.


Os familiares empurraram o carro até a frente da UPA e um médico saiu para prestar os primeiros socorros, mas constatou que o jovem já estava morto.


O Itep foi acionado e fez a remoção do corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso.


Vídeo mostra momento em que homem abandona carro com corpo dentro em frente a UPA de Parnamirim


Crime aconteceu em frente à UPA Nova Esperança — Foto: Reprodução


Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que um homem sai do carro em que William de Souza Avelar, de 28 anos, foi encontrado morto na noite de segunda-feira (8). (Veja acima).


O veículo estava em frente à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Parnamirim, na Grande Natal. O carro pertencia à própria vítima.


No vídeo, é possível ver o carro estacionado com o pisca-alerta ligado e, no momento seguinte, um homem de camisa preta sai pela porta do motorista.


Momento depois, Willian foi encontrado morto dentro do próprio carro parado em frente ao estacionamento da UPA de Nova Esperança.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Placas com finais 6,7 e 8: prazo para pagamento do IPVA com desconto termina nesta quarta (10) no RN

Os proprietários de veículos com placas de terminação 6, 7 ou 8 podem, até esta quarta-feira (10), pagar o IPVA 2023 com um desconto de 5%. O benefício vale para quem optar quitar o vencimento em cota única.


Trânsito em Natal, carros — Foto: Igor Jácome/g1 RN


Os contribuintes podem ainda dividir o valor total a ser pago em até sete parcelas, porém sem redução no valor integral do tributo, segundo a Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (SET-RN).


A SET reforça ainda que quem perder o prazo corre o risco de pagar um valor maior que o já estipulado. Nesses casos, o imposto devido será automaticamente ajustado com acréscimo de juros e multas.



Segundo a SET, quem usa o Nota Potiguar também tem até 10% de desconto já deduzido no valor final expresso na guia a ser compensada independente da opção de pagamento, seja em cota única ou parcelado.


Como pagar?

Os boletos estão disponíveis site do Detran. Ao realizar o acesso, é necessário preencher no campo determinado a placa do veículo e o Renavam, sem pontos nem hifens, sendo finalizado o procedimento com a geração da guia.


O boleto pode ainda ser gerado no aplicativo da Nota Potiguar para os contribuintes que são usuários do app e que têm o veículo cadastrado na plataforma.


Em relação à Nota Potiguar, o subdiretor de Controle de IPVA da SET-RN, Ricardo Luiz Matias Pinheiro, informa que os usuários do aplicativo têm a chance de quitar o imposto com uma redução de até 15%. Esse percentual de desconto é válido para aqueles usuários que destinaram a pontuação acumulada no ano passado ao IPVA e pagarem o imposto em cota única. Se parcelado, a dedução será de até 10%.


Calendário

O calendário segue até dezembro, com vencimentos pré-estabelecidos até junho, variando conforme a numeração final da placa dos veículos. Estão isentos da taxação os veículos adquiridos há mais de dez anos, as motocicletas com potência inferior a 50 cilindradas e os veículos exclusivamente elétricos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Arquidiocese de Natal pede na Justiça reintegração de posse de terreno ocupado por famílias do movimento de luta por moradia

A Arquidiocese de Natal acionou a Justiça com um pedido de reintegração de posse de um terreno na Zona Oeste da capital potiguar que está sendo ocupado por cerca de 120 famílias ligadas ao Movimento de Luta por Moradia Popular (MLMP).


Famílias passaram a ocupa terreno no Bom Pastor, em Natal — Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi


A ocupação ao terreno no Bom Pastor ocorre desde o dia 21 de abril. O local era a antiga residência do padre Thiago Theisen, que morreu aos 90 anos em outubro de 2021. Desde então, ela é administrada pela Arquidiocese de Natal, que é proprietária do terreno.


O pároco da Catedral Metropolitana, Valdir Cândido, explicou que o pedido judicial foi feito pela falta de perspectiva da saída das famílias do terreno.



"Não tendo diálogo de saída, nós entramos com o pedido de reintegração de posse. É um direito da Arquidiocese. Esse terreno foi invadido. Esse terreno tem escritura pública, é murado e não julgamos justo o modo com o movimento se apossou do terreno. E como não tem diálogo, a gente solicitou a Justiça para que proceda a partir do que deve ser feito", Valdir Cândido.

Segundo o pároco Valdir, o governo do Estado - através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e da Companhia Estadual de Habitação - está negociando uma solução para o caso antes que haja uma decisão judicial.


Representantes do movimento foram dialogaram nesta semana com representantes do governo para tratar da ocupação do terreno. O movimento social apresentou solicitações para atender as famílias e as demandas foram acolhidas pelo estado, que vai, via Gabinete Civil, intermediar junto à arquidiocese a melhor solução para desocupação.


O estado também tem realizado o cadastramento das famílias para encaminhar dados ao município visando a inserção delas em futuros programas habitacionais desenvolvidos pelos entes federativos.


“Nosso objetivo é atender as família da ocupação da melhor forma possível no que concerne as obrigações do estado”, explicou Pablo Thiago, diretor-presidente da Companhia de Habitação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Projeto que usa materiais recicláveis para captação da água de chuva é selecionado para maior feira de ciências do mundo

A estudante Vitória Sabrina Leite, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, de Mossoró, projeto foi selecionado pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF). Ela desenvolveu uma nova forma de coletar a água das chuvas por um custo bem baixo.


Vitória Sabrina Leite tem projeto selecionado para maior feira de ciências do mundo — Foto: Divulgação


A ISEF, maior feira de ciências e engenharia do mundo, será realizada nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio.


Comunidades rurais no semiárido potiguar, como o assentamento de Pedra Branca, em Mossoró, enfrentam dificuldades no abastecimento de água - ou porque faltam cisternas, ou porque não têm acesso ao sistema de fornecimento de água encanada.



O projeto desenvolvido por Vitória usa materiais recicláveis. A iniciativa consiste em cavar buracos de 500 litros de capacidade, forrá-los com lâminas de tetrapak (obtidas de caixinhas de leite e suco) e lonas, e acoplar uma antena parabólica, parcialmente coberta de lona, para captar a água. Sobre a antena, é um equipamento que muitas pessoas ainda têm, mas poucas a utilizam.


Em testes realizados no assentamento, foi possível captar de três a cinco litros de água por milímetro de chuva, o que equivale a 25 litros de água em uma chuva considerada fraca.


Foram construídos dois sistemas em Pedra Branca, e o objetivo de Vitória é entregar mais dois até a data da ISEF, além de divulgar o projeto para que as famílias construam seus próprios sistemas de captação.


A ISEF é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta por 25 estudantes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra 4,4 mil casos notificados de dengue até abril, diz Sesap

O Rio Grande do Norte registrou 4.469 casos notificados de dengue entre janeiro e abril deste ano. É o que aponta o informe epidemiológico das arboviroses divulgado nesta terça-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap-RN).


Mosquito Aedes aegypti. — Foto: Lauren Bishop


Os números foram coletados até o dia 26 de abril deste ano.


Desse total de casos de dengue, 661 casos foram confirmados. A Sesap informou que 3.543 casos são considerados prováveis e 926 descartados.


“Em relação aos casos notificados de dengue, observamos um aumento ao longo das semanas epidemiológicas. Percebemos também que o sorotipo 2 da dengue é o que permanece em circulação no estado", explicou a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara.


Nenhum óbito por dengue foi confirmado no estado neste período, mas cinco estão em processo de investigação.


De acordo com a Sesap, incidência apresentada foi de 99,50 casos prováveis por 100 mil habitantes.


Chikungunya

Já em relação à Chikungunya, foram 1.652 casos notificados da doença, sendo confirmados 173 e outros 1.341 casos considerados prováveis. A Sesap informou ainda que 311 foram descartados.


A doença não registrou nenhum óbito confirmado, mas um está em processo de investigação.


A incidência foi de 37,66 casos prováveis por 100 mil habitantes.


Zika vírus

Neste mesmo período, a zika teve 480 casos notificados da doença, sendo confirmados 15. Há 401 casos considerados prováveis e 79 foram descartados. Nenhum óbito também confirmado e não há nenhum em processo de investigação.


A incidência foi de 11,30 casos prováveis por 100 mil habitantes.


A responsável técnica pelo programa de Controle da Dengue disse ter notado uma evolução no consecutiva nos casos de chikungunya e zika.


"A Zika é preocupante principalmente em relação às gestantes, devido às más formações congênitas provocadas por esse vírus. Diante desse cenário, é muito importante colocar as ações de prevenção em prática, sobretudo no período atual, quando ocorre um grande aumento da população do mosquito Aedes Aegypti, em função da combinação das altas temperaturas e chuvas”, reforçou.



Prevenção

A Sesap informou algumas medidas simples de prevenção, como evitar a formação de criadouros do mosquito nas residências e locais de trabalho.


É importante observar os locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso e:


manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;

esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água dos animais;

não colocar lixo em terrenos baldios;

manter as caixas d´água sempre tampadas;

observar vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;

manter em local coberto pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água;

receber a visita do agente de endemias.

Sintomas das arboviroses

Os sintomas iniciais das arboviroses podem ser semelhantes e às vezes não tão específicos, importante observar a diferenciação dos sintomas para que se possa conduzir o tratamento do caso de forma adequada.


Entre os principais sintomas estão: febre, manchas na pele, dores nos músculos e inchaço nas articulações, além de conjuntivite, dor de cabeça, e coceira.


“As pessoas que apresentarem algum desses sintomas devem procurar o quanto antes um serviço de saúde. Principalmente em relação à dengue, é importante que a assistência seja iniciada em tempo oportuno, para evitar a evolução da doença para as formas graves e sobretudo o óbito”, ressaltou Sílvia Dinara.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bombeiros atendem 585 chamados para captura de enxames de abelhas entre janeiro e abril

Somente de janeiro a abril de 2023 o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte atendeu 585 ocorrências de capturas de exames de insetos como abelhas em Natal e região metropolitana.


Bombeiros tiram exame de abelha de árvore — Foto: CBMRN/Divulgação


Segundo a corporação, o numero é 11,4% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.


Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, caso um cidadão se depare com colmeias de abelhas deve tomar precauções.


De acordo com a corporação, os insetos atacam somente quando se sentem ameaçados. Uma das orientações é de não gritar próximo aos enxames, porque as abelhas ficam agitadas e são atraídas por ruídos.



Em março, dois homens e um cachorro morreram após ataques de abelhas no interior do estado.


"Se as abelhas estão no entorno da sua residência, incomodam, mas não picaram ninguém, deve ser contratado um apicultor para a remoção da colmeia por interesse particular do cidadão", informou a corporação, em comunicado divulgado.


Em caso de emergência, no entanto, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.


Fonte: g1

Leia Mais ››

ALERTA CIDADÃO: estudantes estão arriscando a vida em travessia de rio para estudar no município de Itaú.

Foto: Instagram


Estudantes da cidade de Itaú, estão arriscando suas vidas ao atravessar o açude conhecido como Sangrado em busca de educação. Vídeo feito pelos alunos revelam que o trajeto feito de canoa tornou-se extremamente perigoso devido à condição precária das embarcações, que estão furadas e entrando água, além da falta de equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas. Mesmo após relatos à prefeitura municipal, a qual foi informada sobre a situação dos alunos, nada foi feito para solucionar o problema. Diante dessa falta de ação, resta aos estudantes buscar auxílio e denunciar esse fato que se configura como uma tragédia anunciada.


Diante do cenário preocupante, os pais desses estudantes vivem na constante apreensão de que algo de ruim possa acontecer. Apesar de buscarem ajuda junto ao município, até o momento, não têm encontrado uma postura solícita das autoridades locais em resolver a situação. Essa negligência por parte do poder público tem gerado insegurança e angústia nas famílias, que veem seus filhos expostos a riscos desnecessários ao tentarem garantir seu direito à educação.


Por isso, pais procuraram a redação do Cidadão 190 para informar a situação e pedir ajuda, para tornar público o caso e sensibilizar o Ministério Público e a prefeitura municipal na busca de uma solução.


Prefeito emite nota explicativa: confira!



Confira o vídeo clicando aqui:


Fonte: GRUPO CIDADÃO 190

Leia Mais ››

Print mostra médico alvo da PF pedindo cartão de vacina em branco

Um print mostra o médico Farley Vinícius de Alcântara, alvo da Polícia Federal, pedindo um cartão de vacina em branco para a enfermeira Dzirrê de Almeida Gonçalves, uma das profissionais que teve o nome colocado no cartão de vacina fraudado de Gabriela Santiago Cid, esposa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (veja conversa acima). O pedido foi feito à mulher no dia 25 de novembro de 2021.


Farley Vinícius de Alcântara e momento em que médico pede à enfermeira um cartão de vacina em branco, em Cabeceiras, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais e Arquivo pessoal/Dzirrê de Almeida Gonçalves


"Consegue um cartão de vacina em branco pra mim", pediu o médico à enfermeira, por mensagem.


Na conversa em que o médico pediu à enfermeira o cartão de vacina em branco, é possível ver que a enfermeira responde que na unidade de saúde em que ela trabalha não teria o que ele pediu. Antes disso, ela contou que a última vez que havia conversado com Faley havia sido durante um plantão que havia feito com ele, no hospital municipal de Cabeceiras, no Entorno do Distrito Federal,, em maio de 2021.



"Estamos sem", escreveu a mulher.

De acordo com a enfermeira, depois desse pedido, o médico não falou mais com ela e nem deu explicações sobre o motivo de ter solicitado o cartão de vacina em branco.


"Eu não perguntei [para quê ele queria]. Nunca imaginava que fosse para fazer algo ilícito. Quando falei que não tínhamos, ele não falou mais nada", disse Dzirrê.

Farley é sobrinho do sargento do Exército Luís Marcos dos Reis, ex-integrante da equipe de Mauro Cid, que foi preso na quarta-feira (3), durante a operação deflagrada pela Polícia Federal. O g1 não conseguiu localizar a defesa do médico para um posicionamento até a última atualização desta reportagem.


Segundo a Polícia Federal, além de entregar o cartão falso de vacinação, retirado do comprovante de vacinação de uma enfermeira que teria sido imunizada em Cabeceiras, Farley também entregou outro cartão em branco. Isso, porque o grupo não teria conseguido cadastrar o cartão anterior no sistema do Rio de Janeiro.


Enfermeira nega envolvimento em fraude

Dzirrê conta que, atualmente, trabalha na coordenação da chamada 'Unidade Básica de Saúde 3' na cidade. No entanto, em 2021, época em que aconteceram as fraudes, atuava no posto de saúde em que ocorriam as vacinações da Covid-19. Já o médico, na ocasião, segundo a prefeitura, atuava como clínico geral do hospital municipal da cidade.


"Selecionaram uma unidade de saúde para fazer as vacinas de Covid e era a que eu trabalhava. Eu sempre fui enfermeira coordenadora, não aplico vacinas", pontuou.

A enfermeira coordenadora conta, inclusive, que como ela e o médico trabalhavam em locais distintos, não tinham contato no dia a dia. No entanto, ela explica ter conhecido ele profissionalmente e já ter atuado com ele em dois plantões que ela realizou no hospital municipal. Segundo ela, na época, não suspeitou de nada quanto a conduta de Farley.


Dzirrê de Almeida Gonçalves, enfermeira coordenadora de posto de saúde em Cabeceiras, Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Dzirrê de Almeida

"Fiz uns dois plantões com ele e conheci ele nesses plantões, mas ele era um ótimo profissional e muito reservado, era totalmente fora de suspeitas", descreveu Dzirrê.

Ao g1, além de negar ter envolvimento na fraude que o médico Farley Vinícius de Alcântara é suspeito, Dzirrê contou estar abalada com toda a situação envolvendo seu nome.


"Trabalho há quase cinco anos na administração do PSF e isso nunca aconteceu. Tenho uma ética profissional, nunca vou fazer uma coisa dessa. Não tenho nada a ver com isso, meu nome foi usado", afirmou a coordenadora.

Além de Dzirrê, a enfermeira que atua na aplicação de vacinas, Edynez Farias Costa, que também teve o nome colocado no cartão de vacina de Gabriela Cid, também negou qualquer tipo de envolvimento na fraude e contou que sequer conhecia Farley.



Entenda a suposta fraude

De acordo com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a operação deflagrada pela Polícia Federal (PF), para a prática da suposta fraude, Farley foi acionado por seu tio, Luís Marcos dos Reis, ex-integrante da equipe de Mauro Cid, que também é alvo da investigação da Polícia Federal. O médico foi acionado enquanto ainda prestava serviços para a prefeitura de Cabeceiras, em 2021.


Na ocasião, o médico teria conseguido um cartão de vacinação da Secretaria de Saúde do município de Cabeceiras, que estaria preenchido com duas doses de vacina contra a Covid-19, com o nome de Gabriela Cid.


Segundo apurado pela Polícia Federal durante a investigação, mensagens de WhatsApp mostram que os dados da vacina que constam nesse cartão com o nome de Gabriela, como data, lote, fabricante e aplicador, foram retirados por Farley de um cartão de vacinação de uma enfermeira que teria sido vacinada na cidade de Cabeceiras.


Ainda de acordo com a Polícia Federal, no dia 22 de novembro de 2021, às 19h11, foi feito o envio de um documento entre o tio de Farley, Luis Marcos dos Reis e Mauro Cid. A PF aponta que o arquivo consistia na digitalização de um "cartão de vacinação" do Sistema Único de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Goiás.



O cartão de vacinação, em nome de Gabriela Santiago Ribeiro Cid, registra que a mulher teria recebido uma dose de vacina no dia 17 de agosto de 2021, do lote FF2591, e outra no dia 9 de novembro de 2021, do lote TG3529. Ambas as doses seriam produzidas pelo laboratório BioNtech. No campo de observações do cartão de vacina, é possível ver a assinatura e o carimbo de Farley.


Ainda de acordo com a polícia, além de entregar o cartão falso, retirado do comprovante de vacinação de uma enfermeira que teria sido imunizada em Cabeceiras, Farley também entregou outro cartão em branco. Isso, porque o grupo não teria conseguido cadastrar o cartão anterior no sistema do Rio de Janeiro.


Procedimento administrativo em Cabeceiras

De acordo com o prefeito da cidade, Everton Francisco, conhecido como Tuta, alguns profissionais de saúde serão ouvidos no procedimento administrativo que foi aberto na prefeitura para investigar o caso e saber se realmente houve a fraude por parte do médico e, se sim, descobrir se ele teve ajuda para cometer o crime. Entre esses profissionais a serem ouvidos estão Dzirrê e a outra enfermeira que teve o nome citado no cartão de vacina de Gabriela Cid.



"Acredito que ele tenha pego o cartão de vacina de uma pessoa que realmente vacinou aqui na cidade, que realmente possa ter vacinado com a gente e ele tenha transcrevido isso para outro cartão, mas não sei o que passou na cabeça", deduziu a coordenadora.

Ao g1, ela contou esperar que, com as investigações realizadas, os fatos sejam esclarecidos.


"Quando a gente vê nosso nome em uma situação dessas, ficamos muito abaladas. Quero que [com a investigação] se esclareça tudo. Quero a verdade. Se ele teve ajuda de alguém daqui, queremos que apareça quem foi", disse Dzirrê.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acusado de matar jovem para esconder 'trisal' é condenado a mais de 17 anos de prisão em MG

Um dos acusados de matar Fábio Gomes, de 25 anos, em Extrema (MG) foi condenado a 17 anos e oito meses de prisão. A condenação de Mateus José Alves, de 25 anos, aconteceu em júri popular realizado nesta terça-feira (9). O outro suspeito pelo crime está foragido.


Segundo as investigações da polícia, o motivo do crime foi a tentativa de se esconder um 'trisal' homossexual. Matheus foi condenado a cumprir a pena em regime fechado. Ele era acusado por homicídio duplamente qualificado, ocultação de cadáver e furto qualificado.


Acusado de matar jovem para esconder 'trisal' é condenado a mais de 17 anos de prisão em MG — Foto: Reprodução/EPTV


O crime aconteceu no dia 21 de julho de 2021. Fábio Gomes da Silva foi morto com 11 golpes de faca e teve parte do corpo carbonizado. O corpo foi encontrado dentro da casa onde ele morava em Extrema. Os vizinhos ligaram para a polícia depois de ouvir um barulho vindo da casa da vítima.



Segundo a polícia, a vítima e os dois suspeitos tinham uma relação homossexual. A motivação do crime seria esconder a relação que os três tinham e que ela não fosse divulgada para outras pessoas. Apenas a vítima, segundo a polícia, era homossexual assumido.


Acusado de matar jovem para esconder 'trisal' é condenado a mais de 17 anos de prisão em MG — Foto: Reprodução/EPTV


A polícia conseguiu imagens dos dois suspeitos juntamente com a vítima indo para a casa de Fábio no dia do crime. Posteriormente, eles foram flagrados indo embora carregando um micro-ondas, um celular e uma caixa de som.


Mateus José Alves foi preso nove dias após o crime e, agora, condenado a 17 anos e oito meses de prisão. José Antônio, o outro suspeito, está foragido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de participar de tentativa de latrocínio contra prefeito de Itaboraí, no RJ

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam nesta terça-feira (9) um suspeito de participar da tentativa de latrocínio sofrida pelo prefeito de Itaboraí no ano passado. Mauro Junior foi localizado no bairro Cidade Nova, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, e confessou aos policiais que participou do crime.


Homem é suspeito de participar de atentado contra prefeito de Itaboraí — Foto: Reprodução


A ação aconteceu em outubro de 2022, quando Marcelo Delaroli sofreu uma tentativa de assalto frustrada pela sua equipe de segurança na RJ-114, em Maricá. Os criminosos tentaram levar o carro de Marcelo.


Aos policiais, Mauro confessou ter participado da ação com mais 3 suspeitos, que foram identificados pela polícia e estão sendo procurados.



A polícia investiga ainda se Mauro integra uma quadrilha especializada de roubo de carros.


A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos pede que quem tiver informações desse e de outros casos entre em contato pelo telefone (21) 2582-7147. O anonimato é garantido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça condena Antônia Fontenelle a pagar mais de R$ 100 mil por ligar Felipe Neto e Luccas Neto a pedofilia

A 7ª Vara Cível do Rio condenou Antônia Fontenelle a pagar mais de R$ 100 mil em danos morais para os irmãos Felipe Neto e Luccas Neto. A atriz e influenciadora ainda pode recorrer.


A atriz e influencer Antônia Fontenelle — Foto: Reprodução


Os dois alegam que, em 2020, Fontenelle fez um vídeo em que usava trechos de vídeos e acusava os dois de pedofilia.


A sentença do juiz Samuel de Lemos Pereira foi publicada no dia 6 de maio. Nela, o magistrado diz que as falas de Felipe e Luccas foram retiradas de contexto, "demonstrando-se que a edição tem o cunho de imputar prática de conduta grave."


O juiz também lembrou que Fontenelle já foi condenada criminalmente pelas acusações contra Felipe Neto e Luccas Neto. Ainda cabe recurso.


Felipe Neto — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal


Pela decisão, Fontenelle fica obrigada a pagar R$ 50 mil para cada réu, com o valor acrescido de correção monetária. Ela também foi condenada a pagar os honorários advocatícios.


Além disso, ela deverá publicar uma retratação no mesmo espaço (Youtube) e pelo mesmo tempo do vídeo citado, que já foi retirado do ar.


"A sentença, dentre outras decisões recentes, em que também fomos vitoriosos, é tecnicamente perfeita e muito bem-vinda, porque restabelece as coisas aos seus devidos lugares. Reconhece quem é a ofensora, agora condenada civil e criminalmente, e quem é a vítima de ofensas públicas e gravíssimas", destaca Leonardo Ribeiro da Luz, advogado de Felipe Neto.


O g1 tenta contato com a defesa de Antônia Fontenelle.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gás de cozinha sobe em 17 estados e no DF, depois de unificação de alíquotas de ICMS


O gás de cozinha (GLP) teve alta em 17 estados e no Distrito Federal, depois da unificação das alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que começou a valer no dia 1º de maio. (saiba mais abaixo)


O resultado está presente nos levantamentos semanais de preços de combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


O percentual definido, de R$ 16,60, ficou maior do que o cobrado na maior parte das Unidades da Federação. Na média nacional, o botijão de 13 kg de gás de cozinha passou de R$ 107,54 para R$ 108,13.



O estado de Sergipe teve o maior aumento nominal nesta semana, de R$ 5,17 por botijão. Em seguida vêm Amapá (R$ 3,23) e Pernambuco (R$ 1,47). Dos estados que tiveram redução de preço, o Rio Grande do Norte teve a maior, com queda de R$ 0,69.


Veja abaixo os maiores aumentos, em R$


Sergipe: 5,17

Amapá: 3,23

Pernambuco: 1,47

Mato Grosso do Sul: 1,30

Rio Grande do Sul: 1,17

São Paulo: 1,16

Rio de Janeiro: 0,96

Tocantins: 0,95

Rondônia: 0,91

Pará: 0,64

Goiás: 0,50

Piauí: 0,48

Bahia: 0,26

Minas Gerais: 0,24

Mato Grosso: 0,13

Espírito Santo: 0,13

Amazonas: 0,12

Distrito Federal: 0,01

Acre: -0,14

Santa Catarina: -0,18

Paraná: -0,19

Maranhão: -0,20

Roraima: -0,28

Ceará: -0,30

Alagoas: -0,37

Paraíba: -0,41

Rio Grande do Norte: -0,69

Veja abaixo quais estados têm o botijão mais caro, em R$


Roraima: 129,63

Rondônia: 125,09

Mato Grosso: 125,03

Amazonas: 124,75

Tocantins: 123,02

Santa Catarina: 122,59

Acre: 120,20

Amapá: 118,72

Pará: 114,08

Bahia: 111,58

Goiás: 111,56

Minas Gerais: 111,08

Paraíba: 110,79

Rio Grande do Norte: 110,67

Piauí: 109,88

Ceará: 109,14

Rio Grande do Sul: 108,78

Paraná: 106,42

São Paulo: 106,38

Sergipe: 105,63

Mato Grosso do Sul: 105,34

Maranhão: 103,67

Espírito Santo: 101,53

Distrito Federal: 101,39

Alagoas: 100,87

Pernambuco: 99,33

Rio de Janeiro: 96,06


ICMS fixo

Antes, o ICMS sobre o gás de cozinha era cobrado em valores percentuais, que variava de estado para estado. Agora, passa a ser fixo.


A fixação de uma alíquota única para combustíveis estava prevista como parte de acordo fechado entre Estados, Distrito Federal e União, homologado no fim do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em busca de dar fim a um impasse acerca do tributo — era possível comprar o combustível em um estado com impostos mais baixos para revendê-lo em outro.


A alíquota faz parte de uma lei aprovada no ano passado, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro, limitou o percentual do ICMS a ser cobrado pelos Estados sobre os setores de combustíveis, gás, energia, comunicações e transporte coletivo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.


A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou". O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.


Rita, a padroeira da liberdade


Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.


Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” - preferia “padroeira da liberdade”.


Rita Lee em foto de março de 1969 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo


Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs. 


Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals.


Os Mutantes


Os Mutantes, grupo formado por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sergio Dias, com Gilberto Gil em foto de março de 1972 — Foto: Acervo Estadão Conteúdo


Em 1964 ela entrou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers que, depois de algumas mudanças de formações e de nomes, deu origem aos Mutantes em 1966. O grupo foi formado inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. 



Eles foram fundamentais no tropicalismo, ao unir a psicodelia aos ritmos locais, e se tornaram o grupo brasileiro com maior reconhecimento entre músicos de rock do mundo, idolatrados por Kurt Cobain, David Byrne, Jack White, Beck e outros.


O trio acompanhou Gilberto Gil em “Domingo no parque” no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record, em 1967, e Caetano Veloso em “É proibido proibir” no 3º Festival Internacional da Canção, da Globo em 1968, dois marcos da tropicália.


Os Mutantes também participaram do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, de 1968, a gravação fundamental do movimento. 


Ela fez parte dos Mutantes no período mais relevante e criativo da banda, de 1966 a 1972. Gravou “Os Mutantes” (68), “Mutantes” (69), “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (70), “Jardim Elétrico” (71) e “Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz” (72).


O fim do relacionamento com Arnaldo Baptista coincidiu com a saída dela dos Mutantes. O primeiro álbum solo foi “Build up”, ainda antes de deixar a banda, em 1970. Ela também lançou “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”, em 1972, ainda gravado com o grupo.


A carreira solo


Rita Lee durante gravação do especial 'Mulher 80', exibido na Globo em 1979 — Foto: Nelson Di Rago/TV Globo/Arquivo


A carreira pós-Mutantes tomou forma com o grupo Tutti Frutti, no qual ela gravou cinco álbuns, com destaque para “Fruto proibido”, de 1975, que tinha a música “Agora só falta você”.


A partir de 1979, ela começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e se firmou de vez na carreira solo. Ela escreveu e gravou canções de pop rock com grande sucesso.

Um dos álbuns mais bem sucedidos foi “Rita Lee”, de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança perfume” e “Baila comigo”. 



Ela era uma roqueira popular antes e depois de o gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados dos anos 80. Entre os álbuns de destaque estiveram “Saúde” (1981) e “Rita e Roberto” (1985), com o qual os dois subiram ao palco do primeiro Rock in Rio. 


Por volta de 1991, ela começou um período de quatro anos separada de Roberto de Carvalho. O retorno foi em 1995, na turnê do álbum “A marca da Zorra”, quando ela também abriu os shows dos Rolling Stones no Brasil. No ano seguinte, eles se casaram no civil após 20 anos juntos. 



Em 1996, ela caiu da varanda do seu sítio, sob efeito de remédios, e quebrou o recôndito maxilar. Rita começou a tentar largar o álcool e as drogas, mas disse ao “Fantástico” que só conseguiu fazer isso em janeiro de 2006. 


Em 2001, RIta Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.


Em 2012, ela anunciou que deixaria de fazer shows por causa da fragilidade física. “Me aposento dos shows, mas da música nunca”, ela escreveu no Twitter. 

Em 28 de janeiro daquele ano, no Festival de Verão de Sergipe, ela fez o show anunciado como último da carreira, quando ela discutiu com um policial. Ela foi acusada de desacato à autoridade, levada à delegacia e liberada em seguida. 


Rita Lee realmente nunca mais fez uma turnê. Mas ainda fez um show no Distrito Federal no fim de 2012, em que abaixou a calça para o público, e cantou no aniversário de São Paulo em 2013, ovacionada pelo público de sua cidade.



Seu último álbum de canções inéditas em estúdio saiu em abril de 2012. “Reza” era, então, seu primeiro trabalho de inéditas em nove anos. A faixa-título foi a música de trabalho, definida por ela como “reza de proteção de invejas, raivas e pragas”.


Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.

Livros e autobiografias


A cantora e compositora Rita Lee posa na noite de lançamento de sua autobiografia na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, região central de São Paulo — Foto: Ale Frata/Código19/Estadão Conteúdo


Em 2016, ela lançou “Rita Lee: uma autobiografia”. Uma das revelações do livro foi que ela foi abusada sexualmente aos seis anos de idade por um técnico que foi consertar uma máquina de costura de sua mãe em casa.



No livro, um sucesso de vendas, ela também falou com sinceridade sobre episódios da carreira, como quando foi expulsa dos Mutantes em 1972, e da vida pessoal, como a luta contra o alcoolismo.


Além da autobiografia, Rita Lee tem uma longa trajetória como escritora. A série “Dr. Alex” é de 1983, mas foi relançada em 2019 e 2020 e tem foco na luta pela causa animal e ambiental da cantora. Em março de 2023, ela anunciou "Outra Autobiografia", que está em pré-venda.


Ela também escreveu “Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz” na literatura infantil. “FavoRita”, “Dropz”, “Storynhas” e “Rita Lírica” são outros livros escritos pela cantora.


Na TV, Rita participou das novelas “Top Model”, “Malu Mulher”, “Vamp” e “Celebridade” em participações especiais.


Diagnóstico de câncer

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia.


Quatro meses depois, ela lançou o último single da carreira, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.


Em abril de 2022, seu filho Beto Lee escreveu que ela estava curada do câncer.


Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.


Fonte: g1

Leia Mais ››