sexta-feira, agosto 18, 2017

Ladrões roubam compressores da UBS Mãe Dália Em Itaú-RN

A onda de violência de assola o país, em especial o Rio Grande do Norte acompanhada da falta de impunidade tem amedrontado os moradores desses municípios.

Os roubos que vem acontecendo no município de Itaú estão sendo cada vez mais frequentes, onde os bandidos escolhem o próximo alvo; desta vez foi a Unidade Básica de Saúde Mãe Dália, localizada na Rua Cleofas Nunes, Centro de Itaú-RN.

Durante a madrugada desta sexta-feira (18) dois compressores do consultório odontológico foram levados por meliantes não identificados, deixando mais uma vez a população no prejuízo que precisam dos atendimentos e que a partir de agora terão um bom período sem eles, pois para reaver um objeto como esse não é da noite para o dia, principalmente em si tratando de uma peça do poder público, que vem acompanhado de suas burocracias.

Agora é pedir para que Itaú e região fiquem atentos para indivíduos oferecendo produtos desse tipo para venda, visto que, acreditamos, não estar assim sempre disponível para compra. Qualquer informação sobre o ocorrido comunique as autoridades competentes, precisamos dar um basta nessas ações, o nosso silêncio poderá ainda nos custar muito mais.

O Secretário de Saúde Ivan Fernandes, estará realizando o boletim de ocorrência para que a polícia possa iniciar um trabalho e investigação e encontrar os objetos levados pelos delinquentes.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Impedido de receber título, Lula improvisa ato com trio em porta de universidade

Lula chega ao carro da som na entrada Universidade Federal do Recôncavo da BahiaSem conseguir derrubar na Justiça a liminar que suspendeu a entrega do título doutor honoris causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano, a comitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) improvisou um ato na porta da instituição, nesta sexta-feira (18), com um trio elétrico.

Ao lado do reitor Silvio Luiz Soglia e de diversos aliados, Lula discursou para um público de cerca de 1.500 pessoas integrantes da comunidade acadêmica, militantes de movimentos sociais e simpatizantes. O petista iniciou nesta quinta (17) visita a 25 municípios nos nove Estados do Nordeste, num evento batizado de "Caravana da Esperança".

"Muito me entristece não ter recebido meu título. Sou agradecido ao conselho universitário, mas fiquei sabendo de uma história de uma menina que tirou o seu diploma, e, quando ela tirar o diploma de doutorado, esse será meu título", disse. "Mas eu virei aqui pela quinta vez receber o meu título. Ou, se eu não puder, quem sabe vocês não vão para São Paulo me entregar", completou.

Lula ainda lembrou dos 28 títulos que recebeu após deixar a Presidência, em 2011.

"Talvez tenha sido o único presidente que não teve diploma. Mas eu sou o que tem mais títulos de doutor honoris causa na história do Brasil. Eu nunca aceitei enquanto fui presidente porque eu queria saber se o título que foi dado era porque reconhecia meu trabalho ou porque estavam dando a um presidente", afirmou.

O ex-presidente ainda foi defendido por aliados, que criticaram a decisão judicial. "Esse ato aqui é muito simbólico e forte contra esse ato de mesquinharia. Não vale nem citar o nome de pessoas que nada fizeram por nosso povo", disse a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Sem tempo para recurso

Havia a expectativa de que a decisão fosse derrubada pelo TRF da 1° Região, mas segundo a reitoria da universidade, a AGU (Advocacia Geral da União) não conseguiu responder tempo para garantir a cerimônia, marcada inicialmente às 10h.

Às 10h32, porém, a universidade informou que cancelava em definitivo o ato por conta da decisão judicial, mas afirmou que seguirá com o propósito de entregar o título em reconhecimento à expansão universitária sem seu governo. "A decisão judicial do processo 1003536-35.2017.4.01.3300 fere a autonomia universitária, consagrada na Constituição Federal", diz o comunicado.

Ainda em Cruz das Almas Lula participa do Festival da Juventude, onde deve conversar com estudantes. À noite, tem ato ainda na Bahia, em São Francisco do Conde.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Famílias de PE fazem gás de cozinha com esterco, e param de comprar botijão

Lúcia da Silva, 40, produz gás de cozinha com biodigestor que usa esterco
Pelo menos 500 famílias do Nordeste estão sem despesa com a compra de botijão de gás de cozinha depois que ganharam biodigestores em suas propriedades para produção de gás por meio de esterco de animais. Em Caruaru (PE), por exemplo, duas famílias de assentamentos do MST (Movimento Sem Terra) ganharam biodigestores e cozinham nos fogões com o gás produzido com esterco de gado que criam em suas propriedades.

A agricultora Lúcia da Silva, 40, relata o alívio de não ter mais a despesa com a compra de gás de cozinha para a família, que tem nove integrantes, desde que o biodigestor entrou em funcionamento, em 2015. A economia feita com biodigestor incrementa a alimentação dos filhos e netos.

Um botijão custa R$ 55 e não dá para o mês todo porque somos nove pessoas. Vivíamos com dificuldade, até usando lenha quando faltava o gás, mas hoje temos a tranquilidade de ter gás o tempo todo e sem pagar nada."

Para alimentar o biodigestor, de três em três dias, a agricultora coloca três latas de esterco de gado e três latas de água no tanque de mescla, que é interligado com o recipiente do biodigestor onde ocorre a fermentação das fezes com bactérias anaeróbicas que produzem vários gases, sendo metano o principal.


Em seguida, o sistema a ser ligado por uma válvula começa a liberar o gás para os canos, que chegam até o fogão, que fica na cozinha da família.
Esterco é reutilizado como adubo
O biodigestor ainda tem um reservatório de descarte de esterco que é usado para adubar as plantações do lote de terra da família.

"Em quase dois anos de uso, nunca tivemos problema. Não compramos gás e ainda usamos como adubo o resto do esterco que é maturado dentro do biodigestor nas nossas plantações", diz a agricultora.

A pequena propriedade está dentro do assentamento do MST Lagoa Azul, que fica localizada no sítio Lages, zona rural de Caruaru. Lá são plantados milho, mandioca, feijão, tomate, hortaliças, como cebolinha, coentro e alface. 
O agente comunitário de saúde, Marcelino Luiz Silva, que trabalha na área há mais de 15 anos, destaca a importância do biodigestor para beneficiar famílias carentes. Ele observa que as duas famílias do assentamento que ganharam o equipamento hoje estão com mais qualidade na alimentação devido ao adubo usado nas plantações e também porque não têm mais a despesa de comprar gás.


Melhor para o ambiente
O biodigestor da propriedade de Lúcia Silva foi construído por meio de uma parceria com a ONG Diaconia, Caixa Econômica Federal (programa de habitação rural) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O biodigestor custa em média R$ 2.500, mas as famílias beneficiadas não gastaram nada para implantação do sistema.
O técnico da ONG Diaconia, Jucier Silva, destaca a importância do biodigestor para o ambiente. "A família preserva o meio ambiente com a diminuição da emissão de gás metano na atmosfera. O gás metano que seria liberado com o esterco do gado nos currais, depois do processo de biodigestão, é queimado no fogão e parte dele se transforma gás carbônico, menos poluente que o metano", explica Silva.

O sistema recebe manutenção periódica feita pela ONG para verificar se houve entupimento e se o sistema está funcionando corretamente. As manutenções não têm datas marcadas porque variam de acordo com o cuidado que a família beneficiada tem de seguir as instruções de uso do equipamento.

O biodigestor não é pressurizado e, por isso, não há risco de explosão. A única modificação que ocorre no fogão é que o orifício onde o gás passa tem de ser aumentado para ele passar porque não há pressão", afirma o técnico.
A construção de biodigestores pela ONG Diaconia começou em 2009, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, depois de intercâmbios com outras organizações, os trabalhos se estenderam aos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Confusão no jogo contra o Sport faz Palmeiras ser punido no STJD

Torcida do Palmeiras acende sinalizadores durante partida contra o São BernardoNesta sexta-feira (18), o Palmeiras foi punido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por conta de confrontos ocorridos antes e depois da partida contra o Sport. A torcida do clube não poderá comparecer em jogos como visitante por sete jogos, e a organizada não poderá comparecer a sete partidas como mandante com seus adereços. 

A decisão do STJD revoltou o clube, que promete recorrer imediatamente da punição. A escolha foi classificada como um absurdo pelo fato de a briga ter acontecido fora do estádio. Membros das torcidas organizadas também se mostraram revoltados com a notícia, especialmente por afirmarem que foram vítimas de uma emboscada de torcedores do Sport, que teriam contado com a conivência das forças de seguranças locais.

O jurídico palmeirense ainda aponta que a decisão abre um precedente perigoso daqui para frente, uma vez que as brigas fora do estádio não podem ter os clubes como responsáveis.

"O nosso entendimento é de que houve um equívoco no julgamento do STJD. O clube não tem qualquer responsabilidade sobre o que acontece fora do estádio e, por isso, não cabe essa punição. O Departamento Jurídico do Palmeiras já está tomando as providências necessárias para cuidar desse caso. Tenho certeza de que o STJD vai rever essa incorreta decisão que pune o Palmeiras e seu torcedor", disse o presidente do Palmeiras Maurício Galiotte. 

A partida contra o Sport foi disputada no dia 23/07, na Arena Pernambuco. Antes e depois da partida em questão, torcedores dos dois clubes entraram em confrontos na região do estádio.

Depois do jogo, 54 pessoas foram detidas, sendo a maioria composta por torcedores do time paulista. Um comunicado divulgado pela Arena Pernambuco explica que "palmeirenses e rubro-negros estavam brigando e promovendo arruaças enquanto saíam das dependências do estádio". 

Segundo apurou o UOL Esporte, do total de 54 torcedores, apenas quatro eram do Sport, mas também havia torcedores do rival Santa Cruz envolvidos na confusão. Eles estavam misturados com os palmeirenses, vestidos com o uniforme da principal torcida organizada do clube.

A grande maioria, 52 torcedores, foi detida e liberada após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Enquadrados no artigo 41B do Estatuto do Torcedor - "promover tumulto, praticar ou incentivar a violência", considerado crime de menor potencial ofensivo -, eles foram soltos mediante o compromisso de se apresentar em audiência quando solicitados pela Justiça.

Os dois torcedores restantes eram menores e, portanto, não poderiam assinar um TCO. Eles foram enquadrados em crime semelhante, e liberados após assinar um Boletim de Ocorrência Circunstanciado, também se comprometendo a comparecer às instâncias judiciais quando intimados.

Fonte: Uol
Leia Mais ››

Viatura capota durante perseguição e deixa policiais militares feridos, na Paraíba

Caso aconteceu em Pitimbu, LItoral Sul do estadoTrês policiais militares sofreram escoriações leves após a viatura que eles estavam capotar durante uma perseguição a suspeitos, na tarde desta quarta-feira (16), na Zona Rural do município de Pitimbu, Litoral Sul paraibano, a 45 quilômetros de João Pessoa.

De acordo com a Companhia de Polícia Militar em Alhandra, responsável pelo policiamento na região, os policiais estavam fazendo rondas quando viram dois homens em uma moto em atitude suspeita, que fugiram após aproximação da viatura.

“Os policiais iniciaram perseguição contra os suspeitos e em uma curva mais acentuada o condutor perdeu o controle, capotando a caminhonete. Por sorte, os policiais sofreram apenas leves escoriações e não precisaram de atendimento”, afirmou a PM em Alhandra.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Bandidos explodem caixa eletrônico em Campina Grande-PB

Caixa foi destruído, mas dinheiro não foi levadoBandidos explodiram um caixa eletrônico na madrugada desta sexta-feira (18), em Campina Grande. O equipamento fica em uma calçada em frente à sede da Secretaria de Saúde do Município, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro da Liberdade. 

Apesar da forte explosão, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro que estava no caixa eletrônico. A cabine onde fica o equipamento ficou destruída.

Um dos carros usados na ação foi abandonado e foi encontrado incendiado nas imediações do Estádio Amigão, em Campina. Até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››

Site calcula excesso no ICMS de contas de luz e diz quanto você pode receber de volta

Imagem IlustrativaA Proteste Associação de Consumidores lançou uma plataforma que permite calcular cobranças indevidas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de luz. Para saber se foi vítima de abuso, o consumidor deve informar o gasto mensal, estado e concessionária de energia elétrica. Acesse aqui.

A Associação quer que as empresas reembolsem os consumidores lesados. Através do simulador da Proteste, o consumidor pode estimar o que foi pago a mais em ICMS na sua conta de luz, nos últimos cinco anos para, então, decidir ir buscar o ressarcimento.

De acordo com os cálculos obtidos por meio do Simulador da PROTESTE, um cliente da Companhia Elétrica Light (RJ), por exemplo, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016 poderia obter uma restituição de R$ 2.576,72. O consumo médio de energia da residência foi de 525 KWh por mês, com isso ele recuperaria aproximadamente 43% do ICMS pago.

A Proteste considera abusiva a cobrança do ICMS na conta de luz e incentiva que os consumidores façam valer os seus direitos e busquem reaver os valores indevidamente cobrados. Caso o consumidor queira saber como conseguir o ressarcimento apontado pelo simulador.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Cármen Lúcia manda tribunais enviarem ao CNJ informações detalhadas sobre salários dos juízes

Ministra Cármen Lúcia participou de evento sobre a Lei Maria da Penha  (Foto: Nei Pinto/Ascom/TJBA)A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, determinou que todos os tribunais do país passem a informar ao órgão os salários pagos aos juízes de forma detalhada, discriminando inclusive valores extras, como subsídios e verbas especiais.
Em portaria publicada nesta sexta-feira (18), a ministra, que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que, em até 10 dias, sejam enviados ao CNJ cópia das folhas de pagamento dos magistrados de janeiro de 2017 até o mês de agosto de 2017.
A partir de setembro, os documentos passarão a ser enviados em até cinco dias após o pagamento, “para divulgação ampla aos cidadãos e controle dos órgãos competentes”, incluindo o próprio CNJ, órgão de controle do Judiciário.
Nesta semana, ganhou notoriedade o caso do juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da 6ª Vara da Comarca de Sinop, a 503 km de Cuiabá, que recebeu R$ 503,9 mil em vencimentos no início deste mês.
Segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, uma decisão do CNJ autoriza o pagamento extra, que é referente ao período no qual o magistrado atuou em uma comarca de porte maior, entre 2004 e 2009, e recebeu salário menor que a função exercida.
De acordo com a lei, nenhum servidor - o que inclui os juízes - pode ganhar mais que o teto, que é o salário de ministros do supremo, de R$ 33.763.
No entanto, por conta de entendimento do STF, verbas indenizatórias, como diárias e auxílio-creche e moradia, não entram no cálculo do teto. Além disso, indenizações específicas garantidas aos juízes também não entram não são contabilizados no teto, o que faz os salários, em algumas situações, superarem R$ 100 mil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe reconhece corpo errado e descobre que filha não morreu em acidente na PB

A mãe de uma jovem atropelada na BR-101 em Mamanguape, na zona da mata da Paraíba, achava que a filha estava morta, mas descobriu que ela estava viva quando foi liberar o corpo na Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), em João Pessoa, para fazer o sepultamento. O acidente aconteceu na quarta-feira (17) e o reconhecimento na quinta-feira (18).
O acidente que deixou a jovem ferida e matou outras duas mulheres aconteceu no acostamento da BR-101, na entrada da cidade de Mamanguape, a cerca de 52 km de João Pessoa. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as três vítimas praticavam cooper no acostamento da rodovia quando o carro desgovernado invadiu o trecho e as atropelou.
A confusão no reconhecimento das vítimas começou ainda na delegacia de Mamanguape, quando a mãe Sandra Regina olhou fotos do acidente e achou que um dos corpos fosse de sua filha Rita de Cássia Lima de Almeida. O corpo visto pela mãe era, na verdade, de Edvânia Neves, de 40 anos. Além de Edvânia, também morreu no acidente Maria Priscila de Araújo, de 25 anos.
De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital de Trauma de João Pessoa na noite de quinta-feira, Rita de Cássia seguia internada em estado considerado grave. Segundo informações repassadas por testemunhas, Rita de Cássia teve uma perna e um braço quebrados.
O carro envolvido nos atropelamentos seguia de Recife, em Pernambuco, para Natal, no Rio Grande do Norte. O impacto foi tão forte que a parte dianteira do veículo ficou completamente destruída. O acidente aconteceu em um trecho da BR-101 onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.

Carro desgovernado invadiu acostamento e atropelou as três mulheres em Mamanguape (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Carro desgovernado invadiu acostamento e atropelou as três mulheres em Mamanguape (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia cumpre mandados de prisão contra oficiais da PM no RJ

Sete oficiais da Polícia Militar do Rio foram presos nesta sexta-feira (18) por suspeita de fraudar contratos do Fundo de Saúde da Polícia Militar (Fuspom). Segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, os presos estão entre os 11 denunciados na quinta fase da operação Carcinoma.
O grupo de policiais é acusado de fraudar contratos do Fuspom com a empresa Gama Med para compra de medicamentos e insumos e com a empresa Comercial Feruma para a compra de roupas hospitalares para o Hospital Central da PMERJ na capital e para o Hospital da corporação em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ao todo, as novas fraudes chegam a cerca de R$ 4,5 milhões.
Entre os denunciados que tiveram novo pedido de prisão preventiva decretada estão o coronel Ricardo Coutinho Pacheco, ex-chefe do Estado-Maior Geral Administrativo da PMERJ; e o coronel Kleber dos Santos Martins, ex-diretor geral de Administração e Finanças; já presos desde dezembro de 2015, na primeira fase da operação. Com a nova denúncia, estes oficiais responderão a nova ação penal podendo ser condenados a penas que se somariam às imputações realizadas nas fases anteriores.
Também tiveram a prisão preventiva decretada a capitã Luciana Rosas Franklin, ex-chefe da Central Médica de Material Hospitalar do HCPM e do HPM - Niterói; o subtenente e ex-auxiliar administrativo da P4 do HPM-Niterói, Marcelo Olimpio de Almeida; o tenente coronel Marcelo de Almeida Carneiro; o capitão Edson da Silva; e o tenente João Jorge de Souza.
Eles foram denunciados pelos crimes de corrupção passiva e peculato. A denúncia foi recebida pela juíza da Auditoria Militar Ana Paula Monte Figueredo Pena Barros, responsável pela expedição dos mandados. As diligências estão sendo cumpridas pela Corregedoria da PM na capital, Niterói e São João de Meriti.
Também foram denunciados por fazer parte do esquema envolvendo a Comercial Feruma o coronel Décio Almeida da Silva; ex-gestor da Diretoria Geral de Saúde da PMERJ; o major Helson Sebastião Barboza dos Prazeres; o major Sergio Ferreira de Oliveira e o major Delvo Nicodemos Noronha Junior.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brad Pitt é condenado a pagar meio milhão de euros para artista francesa

Brad Pitt durante pré-estreia de filme A Justiça francesa condenou, em abril, a empresa que administra a propriedade de Brad Pitt e Angelina Jolie no sul da França a pagar mais de meio milhão de euros a uma artista francesa que trabalhou em sua reforma.
Revelada pelo jornal francês "Libération", a informação foi confirmada por uma fonte judicial.
Em 19 de abril, o Tribunal de Apelações de Paris se pronunciou a favor de Odile Soudant, uma artista especializada na instalação de luminárias em um litígio com a empresa Château Miraval.
Este é o nome da imensa propriedade, no sul da França, comprada em 2008 pelo casal, agora em processo de divórcio.
A Justiça francesa condenou a empresa a pagar cerca de 565 mil euros por dívidas com o administrador judicial da Lumières Studio, uma firma criada por Odile Soudant, que está à beira da falência.
A Château Miraval também terá de pagar pouco mais de 8.000 euros à artista para saldar seus honorários e 60.000 euros por danos à imagem e à reputação.
Em entrevista ao "Libération", Odile Soudant, que trabalhou com o célebre arquiteto Jean Nouvel, alega que Brad Pitt "quebrou sua empresa" e "se apropriou" de seu trabalho.
Segundo o jornal, o caso poderá continuar por conta dos direitos autorais. A artista acusa o ator de se apoderar da paternidade das instalações concebidas por ela para a magnífica propriedade do casal, localizada na Côte d'Azur francesa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sem presença da polícia, Samu nega atendimento a advogado baleado em Natal

O advogado Rodrigo Fernandes de Paiva, de 37 anos, foi baleado em uma tentativa de assalto em Natal e levado ao hospital Monsenhor Walfredo Gurgel por testemunhas do crime. O motivo? O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, se recusou a ir ao local sem que a Polícia Militar estivesse lá.

A tentativa de assalto aconteceu no último sábado, 12, no Barro Vermelho, na Zona Leste. Ele saiu do carro após dois bandidos o renderem, mas os criminosos não conseguiram ligar o sistema automático do veículo e atiraram contra a vítima, mesmo sem reagir. A vítima teve estômago, fígado e pulmão perfurados.

Uma mulher vendo Rodrigo baleado decide chamar o Samu. O áudio da conversa, que circula pelas redes sociais, mostra a negativa do serviço em atender a vítima. Ao todo, a ligação durou três minutos e 25 segundos e envolveu quatro pessoas: a mulher que fez a ligação, a atendente, um médico e um enfermeiro que estava no local.

Na fala com a atendente, a mulher agoniada com a cena que presenciava nem conseguia aguardar pelo protocolo de rotina do serviço. “Minha senhora, não tem como mandar logo não? É uma urgência”, questionou. A profissional do Samu informa então que vai passar a conversa para um médico, afinal, “ele que libera a ambulância”.

Enquanto a ligação é repassada a um médico, a mulher comenta com outras testemunhas do crime que “tem que responder um protocolo do tamanho do mundo”. Nesse momento, aparece a fala do médico. “É assim mesmo. A culpa primeiro não foi da gente”, disse o profissional, que informou que a polícia deveria ser chamada também.

“O ferimento foi em que local?”, perguntou o médico. A mulher entendeu errado e respondeu: “Foi aqui na Régulo Tinoco (nome da rua)”. O profissional então exemplifica a que se refere: “Foi na bunda, na perna, na cabeça, na orelha?”.

Um enfermeiro que estava no local do crime passa então a conversar com o médico que aguardava a fala de um suposto policial que estava no local, o que era um engano. O médico pergunta novamente se a polícia estava presente. Quando ouviu que “não”, recomenda que a acionem. O homem responde: “Tá bom, tá bom”. A ligação então se encerrou.

O advogado Rodrigo Fernandes de Paiva não corre risco de morrer. O Samu considerou excesso do médico, mas informou que o protocolo foi seguido e confirmou que as equipes só se deslocam para atendimento em locais de crime quando há presença da polícia.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

DUPLA REALIZA ARRASTÃO NA ESCOLA MOREIRA DIAS EM MOSSORÓ-RN

Mais uma escola de Mossoró foi alvo de bandidos. Na tarde desta sexta-feira (18), dois assaltantes armados de revolveres invadiram a Escola Estadual Moreira Dias, na Rua Silva Jardim no bairro Doze Anos, e fizeram um arrastão. 
Segundo informações, os assaltantes invadiram a escola rendendo funcionários e estudantes. Lá dentro, exigiram os pertences e ameaçaram as vítimas. Minutos depois, os criminosos fugiram. Segundo foi repassado, vários aparelhos celulares dos alunos foram levados.
A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências na região na tentativa de localizar os suspeitos.


Insegurança 
Na última terça-feira (15), alunos Escola Estadual José Martins de Vasconcelos, no Bairro Liberdade I, vivenciaram momentos de pânico com um arrastão dentro de uma sala de aula. Pelo menos 30 estudantes tiveram seus pertences levados pelos criminosos.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Foragido na lista dos mais procurados do Norte do país é preso em Rio das Ostras, no RJ

Caio é investigado por pelo menos 25 homicídios e estava foragido (Foto: Cadu Alves/Inter TV)
Caio é investigado por pelo menos 25 homicídios e estava foragido (Foto: Cadu Alves/Inter TV)

O traficante Caio Wellington Cardoso dos Santos, de 26 anos, apontado pela polícia como o responsável pela rebelião no no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Amazonas, em janeiro de 2017, que causou a morte de 56 detentos, foi preso na manhã desta sexta-feira (18) em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com a Polícia Civil, ele é "considerado o criminoso mais temido do Amazonas". Uma mulher e um homem também foram presos em flagrante por tráfico de drogas na ação.
(Correção: O G1 errou ao informar que Caio Wellington Cardoso dos Santos é responsável pelo massacre na Penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte em janeiro de 2017. A informação foi corrigida às 14h55).
A operação foi realizada em conjunto entre a Força Nacional, a Delegacia Especializada em Armas Munições e Explosivos (Desarme) e a Delegacia de Homicídios do Amazonas. Pelo menos 10 policiais participaram da ação registrada pelo repórter cinematográfico da Inter TV, Cadu Alves. Não há informações sobre há quanto tempo ele estava foragido da prisão.
"Já estávamos monitorando essa quadrilha", afirmou Marcus Rezende, delegado comandante da operação. Caio é um dos criminosos mais procurados das regiões Norte do país por crimes como homicídio - pelo menos 25 são investigados, roubo de carga e tráfico de drogas.
Caio foi levado para a Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, ainda na manhã desta sexta. Segundo informações dadas pela Força Nacional no local da prisão, ele viajou de carro de Manaus para a Região dos Lagos por medo de morrer, devido a uma briga entre facções criminosas que atuam no Norte. Ainda de acordo com o órgão, a explicação foi dada pelo próprio Caio no momento da abordagem.

O traficante estava escondido em um prédio no bairro Costa Azul (Foto: Cadu Alves/Inter TV)
O traficante estava escondido em um prédio no bairro Costa Azul (Foto: Cadu Alves/Inter TV)

Traficante foi encontrado em um prédio (Foto: Cadu Alves/Inter TV)
Traficante foi encontrado em um prédio (Foto: Cadu Alves/Inter TV)

Rebelião foi a maior registrada no Estado do Amazonas
O motim durou mais de 17 horas e foi considerado pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, como "o maior massacre do sistema prisional" do Estado. Ao todo, 56 detentos morreram na rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus.
Os mortos são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e presos por estupro, segundo Fontes. Também houve fugas de detentos. O complexo penitenciário está localizado o km 8 da BR 174, que liga Manaus a Boa Vista.
* Sob supervisão de Fernanda Soares

Fonte: G1
Leia Mais ››

WhatsApp sobre TV Globo é falso

Reprodução

Circula no WhatsApp um áudio falso, atribuído a um profissional do jornalismo da Globo, dizendo-se revoltado porque a emissora passaria a atacar Michel Temer e defender Lula, com quem teria feito um acordo.

O áudio é uma fraude grosseira, mas viralizou.

Numa outra versão, o áudio é antecedido por um texto que diz que o dono da voz é Luiz Nascimento, diretor do Fantástico, que teria pedido demissão na sexta-feira, o que é falso também.

A motivação do áudio é clara, e, para a Globo não seria difícil chegar aos autores e desmascarar a fraude.

Procurada, a Globo diz que máquinas de propaganda se utilizam cada vez mais de fake news com propósitos escusos. Mas que pesquisas mostram que a emissora tem uma vantagem: como é líder absoluta, e todos veem seus noticiários, o público não acredita nos boatos, porque eles não são compatíveis com o que vai ao ar de fato.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataque com faca deixa feridos na Finlândia

Várias pessoas ficaram feridas a facadas nesta sexta-feira (18), no centro de Turku, na Finlândia, de acordo com a polícia local. Os policiais dispararam e atingiram o suspeito.
Uma pessoa está sob custódia. As autoridades pedem para que as pessoas evitem o centro da cidade, que fica no sudoeste do país a cerca de 140 quilômetros da capital Helsinki.
Veja mais informações em instantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF apura uso de atletas 'fantasmas' para desviar verba do Ministério do Esporte

A Polícia Federal investiga uma quadrilha suspeita de inserir dados de atletas "fantasmas" nos sistemas do Ministério do Esporte para desviar recursos do programa Bolsa Atleta.
Ao todo, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para depor – nesta sexta-feira (18). As determinações judiciais são da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.
Em nota, o ministério afirma que a denúncia partiu de investigações internas e que foram encaminhadas à PF.

Imagem mostra chegada de investigados à Superintendência da PF em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)
Imagem mostra chegada de investigados à Superintendência da PF em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Segundo a PF, durante o ano de 2012, o grupo conseguiu criar 25 atletas fantasmas, "inclusive de alto rendimento e nível olímpico". A fraude teria movimentado R$ 810 mil à época – que ultrapassam R$ 1 milhão em valores atuais.
A corporação informou que o desvio do dinheiro era articulado por um servidor terceirizado do ministério. Envolvia pessoas de dentro do setor de pagamentos, com acesso para fraudar e manipular os dados.
Pela manhã, houve buscas no bar Versão Brasileira, na 204 Sul. No mandado de busca, a Justiça determinava que fossem apreendidos documentos, agendas, anotações, telefones, computadores, jóias e qualquer outro tipo de objeto que possa ser considerado prova.
Por volta das 8h43, no entanto, os agentes da PF deixaram o local sem levar nada. A suspeita é de que o dinheiro desviado tenha servido para abrir o espaço. Em nota, o bar informou que foi surpreendido com a operação.

"[A administração] Esclarece que sua constituição se deu há mais de seis anos, com total transparência e lisura, e que toda a documentação já foi disponibilizada para análise das autoridades. A empresa reforça que contribuirá para auxiliar as investigações para que todos os fatos sejam prontamente esclarecidos.”

Agentes da PF em busca e apreensão no bar Versão Brasileira, na Asa Sul (Foto: TV Globo/Reprodução)
Agentes da PF em busca e apreensão no bar Versão Brasileira, na Asa Sul (Foto: TV Globo/Reprodução)

A operação é chamada de "Havana". Isso porque o homem apontado como líder e outros membros do grupo são brasileiros nascidos em Cuba. A polícia não informou o nome dos investigados nem o cargo deles, mas afirmou que não há indício de participação de mais pessoas além dos seis investigados.
Como o caso foi descoberto
De acordo com o Ministério Público Federal, a fraude foi descoberta ainda em 2012, após demanda da Controladoria Geral da União (CGU). Quando comparou a lista de pessoas incluídas no Bolsa Atleta, foram localizados os descobriu os 25 atletas fantasmas, que recebiam o auxílio mesmo não sendo cadastradas no programa.
As investigações apontaram que os valores referentes a esses supostos beneficiados estavam sendo depositados em seis contas. O titular de uma delas era o próprio coordenador do Bolsa Atleta. Uma outra tinha como titular a irmã dele. "Também ficou comprovado que, por atuar na coordenação do programa, o ex-servidor conseguia modificar os arquivos de ordens bancárias que o ministério enviava à Caixa."

Carro entrando na sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)
Carro entrando na sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Bolsa Atleta
Criado em 2005, o Bolsa Atleta é um programa do governo federal que financia atletas para que se dediquem ao esporte. Os auxílios vão de R$ 370 a R$ 15 mil mensais e são pagos por meio da Caixa. O orçamento para o programa neste ano é de R$ 125,79 milhões.

Fachada da sede do Ministério do Esporte, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)
Fachada da sede do Ministério do Esporte, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Soldado da FAB é morto após reagir a assalto em Manaus

O soldado estava no 2° período do curso de engenharia (Foto: Arquivo pessoal)
Um soldado da Força Aérea Brasileira (FAB), de 22 anos, morreu baleado após reagir a um assalto na noite de quinta-feira (17), no conjunto Castanheira, bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus. O militar William Alves Freire foi baleado com três tiros ao tentar fugir dos criminosos. Ele morreu em um hospital na capital.
Segundo a família do soldado, Alves foi abordado por quatro homens armados na Rua Sobral, por volta das 19h30. O soldado havia chegado na casa do pai depois de um dia de trabalho na Base Aérea.
"O William tinha chegado do trabalho, trocou de roupa e quando saia de casa para ir à academia, foi abordado por quatro homens que estavam em carro modelo HB20 preto. Testemunhas disseram que também tinha uma mulher com eles. Tentaram roubar a moto e achamos que ele tentou correr na moto", disse o padrasto da vítima, o auxiliar de almoxarifado Everaldo Oliveira, de 39 anos.
Os criminosos pretendiam roubar a moto modelo Honda Bros 2017 de 160 cilindradas.
Mesmo ferido, Alves tentou fugir dos assaltantes com a moto, mas os ladrões atiraram novamente e outros dois tiros atingiram o militar nas costas. Depois de baleado, o soldado colidiu a moto contra o muro de uma casa.
Testemunhas relataram à Polícia Civil que os assaltantes fugiram no carro sem levar a motocicleta da vítima, que ficou danificada após a ocorrência.
Alves foi socorrido por familiares e vizinhos e levado para Hospital Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu às 21h depois de sofrer anemia aguda hemorrágica.
A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investigará o crime. Até manhã desta sexta-feira (18), nenhum suspeito havia sido identificado ou preso.
O soldado estava no 2° período do curso de engenharia. A família disse que William Alves havia economizado e poupado dinheiro para comprara moto.
"O meu sobrinho era um menino que estudava e trabalhava. Comprou essa moto depois de vender o carro e juntar dinheiro. Infelizmente, ninguém pode ter nenhum bem que os criminosos querem roubar e matam pessoas inocentes por nada", desabafou o tio, o vendedor Franciney Freitas Alves, de 42 anos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça libera 5 de cada 11 presos em flagrante em Natal, aponta projeção

De janeiro a junho deste ano, a Polícia Militar prende, em média, 11 pessoas, em Natal. Desde o primeiro dia de 2017 até o final de junho, foram contabilizadas 2.053 prisões em flagrante na capital.

Os números, que não incluem as detenções resultadas de investigações da Polícia Civil, são estatísticas obtidas pela reportagem do portalnoar.com.br, junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado e sobre os quais podem ser aplicados os critérios da audiência de custódia.

Um levantamento inédito feito e divulgado pelo portalnoar.com, no início desta semana, mostrou que quase metade dos presos em flagrantes em Natal conduzidos às audiências de custódia têm sido liberados. O juiz decide manter preso ou libertar um preso em flagrante, após consultar os representantes da Defensoria Pública ou defesa do acusado e o representante do Ministério Público.

A reportagem revelou que de outubro de 2015 a junho deste ano, foram 3.270 audiências, com 1.561 liberdades concedidas, quase 48%. Os números são do Conselho Nacional de Justiça.

Surpreendentemente, os números obtidos junto à Sesed só neste ano correspondem a quase dois terços de todo o período compreendido nas audiências de custódia, de quase dois anos.

Mantendo o patamar projetado pelo CNJ, de 48% de liberdade em audiência de custódia, para cada 11 pessoas presas em Natal, por dia em 2017, cinco são liberadas.

Região Metropolitana de Natal

Quando se considera a região metropolitana de Natal, o número de presos em flagrante passa para 3.015 (incluindo os mais de 2 mil da capital). São 17 pessoas por dia, de janeiro a junho deste ano.

As cidades no entorno de Natal não dispõem de audiência de custódia. Assim, o preso não é levado à presença de um juiz em até 24 horas após o cometimento do crime.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Deputada cobra recuperação de estradas do Estado

Em requerimento apresentado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), solicitou a recuperação da RN-233 no trecho que interliga as cidades de Campo Grande, Caraúbas e Apodi, com aproximadamente 62km de rodovia.

A RN-233 tem um papel estratégico na ligação do médio oeste potiguar com as demais regiões do Estado, circulando diariamente centenas de veículos por suas vias.

De acordo com a parlamentar, as condições atuais da rodovia têm dificultado o tráfego, verificando-se a presença de buracos, má sinalização horizontal e vertical, assim como a quase inexistência de área de acostamento.

“Essa situação vem colocando em risco à segurança dos usuários que transitam pela via, assim como comprometido o escoamento da produção da região, prejudicando o desenvolvimento econômico e social da localidade”, afirma Larissa.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Marido é preso em flagrante acusado de dá uma surra de cinto na mulher em Assú RN

Agentes da Delegacia da Policia Civil de Assú, prenderam na tarde de ontem, João Batista da Silva de 40 anos de idade, acusado de espancar sua própria esposa.

Segundo informações, a mulher, apresentando vários hematomas pelo corpo, procurou a delegacia e apontou o marido, que além de uma seção de espancamento, utilizou a parte do cinto onde fica a fivela para açoitá-la. Segundo o Delegado Tony Cidorgeton, a vítima pedia socorro e cobrava por Justiça.

João Batista da Silva, tentou fugir, mas foi alcançado com o carro em movimento, nas proximidades da Casa de Diversões do Juquinha, no cruzamento das ruas Coronel Francisco Martins com Avenida João Câmara e o valentão foi preso em flagrante.

A mulher passou por exames e foi confirmada as lesões. João Batista da Silva foi recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Assú e fica, a partir de agora, a disposição do Poder Judiciário.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

'BEBÊ DESAPARECIDO EM MOSSORÓ':DEFESA DA MÃE DIZ QUE DOCUMENTOS QUE COMPROVAM GRAVIDEZ DE GÊMEOS

As defesas da família da mulher que acusa o suposto desaparecimento de um bebê da Maternidade Almeida Castro e do médico que a acompanhou durante a gestação concederam entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 17. Eles confirmam a versão da mãe que a gestação era gemelar.
A advogada Geórgia Dantas afirma que a defesa da mãe do suposto recém-nascido diz ter todos os documentos que comprovam a gestação gemelar da mulher.
“Nós já estamos com todos os documentos probatórios e que tudo leva a crê que tinham duas crianças. A gente não pode afirmar que elas existem. Será uma perícia técnica que avaliar o caso. Estamos aqui somente com defesas dos envolvidos. Somente a perícia técnica dirá onde está a verdade”.
A afirmação do hospital de que o pai da criança acompanhou todo o parto foi rebatida pela advogada. Segundo ela, o genitor disse que ficou apenas por algum tempo no local.
“Pelo relato da família, a mãe foi conduzida para o centro cirúrgico pelo médico que a atendeu e que o pai não poderia subir naquele momento e que depois ele subiria. (...) Quando autorizaram ele a subir ao centro cirúrgico ela (a mulher) já estava aberta e que ele só viu uma criança. Foi mostrada (a criança) e pediram para que ele saísse da sala”.
Já o advogado que representa o médico que acompanhou a mulher, Vagner Araújo, disse que não revelaria o nome do profissional.
“Dar informações precipitadas aqui poderia afetar a vida profissional e pessoal dos envolvidos. No momento eu prefiro não falar”, disse.

Assista íntegra da coletiva:


Fonte: Defato
Leia Mais ››

Homem é assassinado após ser acusado de roubo e família alega que ele foi confundido

Um homem foi espancado e morto a tiros, após ser acusado de roubo, na noite desta quinta-feira (17), no bairro Lagoa Nova, em Natal. Ivair Ferreira Batista, de 48 anos, de acordo com a família, tinha saído para comprar pão e teria sido confundido.

Segundo informações repassadas pela mulher de Ivair, ele saiu de casa para ir a uma padaria e, quando retornava, foi abordado por um grupo de pessoas, que passaram a acusá-lo de ter praticado um assalto e roubado um celular.

Esse grupo então espancou Ivair e ele ficou gravemente ferido. A mulher dele o socorreu e o levou a uma UPA, mas chegando lá precisou retornar pois estava sem documentação. Ivair e a mulher voltaram pra casa em um táxi e ao chegarem lá homens armados se aproximaram e mataram Ivair com dois tiros.

A polícia foi acionada e começou a fazer levantamento de informações sobre o crime. A família da vítima disse que Ivair trabalhava como técnico em eletrônica e que nunca se envolveu com nada errado, por isso, acredita que ele tenha sido morto por engano.

VEJA VÍDEO:


Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Dependurado, preso é encontrado morto dentro de cadeia de Natal

Cadeia Pública de Natal (Foto: Wendell Jefferson/G1)
Um detento foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (18) dependurado pelo pescoço dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, mais conhecido como Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da cidade.
Ainda não há informações sobre a identidade do detento.
De acordo com agentes penitenciários, apenas a perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que foi acionado ao local, vai poder dizer se o caso foi um homicídio ou suicídio.
Outras mortes
Com este, chega a 34 o número de detentos mortos em unidades prisionais do Rio Grande do Norte em 2017. O último caso ocorreu em maio na Perniencisária Estadual de Parnamirim. O governo do estado atribui a maioria dessas mortes à guerra entre facções criminosas rivais.
Em janeiro, 26 foram assassinados em Alcaçuz, maior presídio do estado. O episódio, o mais sangrento da história do sistema carcerário potiguar, ficou conhecido como o 'Massacre de Alcaçuz'.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após buscar atendimento em UPA, homem é assassinado dentro de táxi na Zona Sul de Natal

Homem foi morto a tiros dentro de um táxi quando era socorrido em Natal (Foto: Divulgação/PM)
Um homem foi morto à tiros dentro de um táxi na noite desta quinta-feira (17), no bairro Lagoa Nova, em Natal. Segundo a família, Ivair Ferreira Batista, de 48 anos, era técnico em eletrônica e dono de um comércio.
Segundo a esposa da vítima, o homem havia sido espancado por um grupo de pessoas suspeito de ter roubado um celular. Ivair ficou gravemente ferido e foi levado pela mulher dele para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas a vítima não foi atendida por falta de documentos.
Ivair e a esposa voltaram para casa de táxi para pegar os documentos, mas foram abordados na porta da residência por homens armados, que mataram a vítima à tiros. O homem ainda foi levado de volta para a UPA, mas já chegou morto. O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policia Militar troca tiros com bandidos que assaltaram ex-prefeito de Pau dos Ferros/RN

Elementos aramados no corolla de cor prata tomado de assalto na RN entre Patu / Belém de Brejo do Cruz/PB, próximo ao sítio Patu fora, um carro cor vermelha do dentista de Pau Ferros, diante das informações repassadas pela vítima, à operação saturada comandada pelo Lindoberg passou à fazer diligências pela região, ao para na cidade de Caraúbas para abastecimento foi quando os dois veículos passaram, é houve uma perseguição e troca de tiros onde elementos abandonam um Corolla de cor prata.



Fonte: Nossa Pau dos Ferros
Leia Mais ››

Ex-prefeito de Pau dos Ferros tem carro tomado de assalto próximo a Patu

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, teve o carro tomado de assalto na noite desta quinta-feira (17), nas proximidades do município de Patu.
Fabrício retornava de um curso na área de odontologia em Caicó, quando foi abordado por homens fortemente armados que levaram seu veículo e outros pertences.

O ex-prefeito não ficou ferido durante a ação criminosa. Ele foi até uma delegacia de polícia realizar boletim de ocorrência.

Fonte: Focoelho
Leia Mais ››

Polícia Civil prende três pessoas por diferentes crimes no Alto Oeste

Policiais Civis da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) das cidades de Alexandria e Marcelino Vieira com apoio da Polícia Militar de Rafael Fernandes prenderam, na quarta-feira (16), Edvaldo Seledon da Silva, vulgo “Mãozinha”, na cidade de Rafael Fernandes, José Wilson do Nascimento, na cidade de Marcelino Vieira e Adriana Maria da Silva, na cidade de Alexandria. As prisões foram em cumprimento a 03 mandados de prisão, na ocasião também foi cumprido um de busca e apreensão. 

Mãozinha é o principal suspeito de ser o autor do homicídio de seu ex-cunhado, Adailson Pinheiro da Silva, o qual foi encontrado morto no dia 05 de agosto em frente a sua residência localizado na zona rural de Marcelino Vieira. Os policiais encontraram com ele, em cumprimento a mandado de busca e apreensão, duas munições calibre 32. 

De acordo com o Delegado Paulo Cesário, titular de Marcelino Vieira e em substituição na 8ª DRPC: "a prisão de Mãozinha é mais uma resposta da Policia Civil ao casos de morte ocorridos na cidade de Marcelino Vieira. Já as outras duas prisões é em combate a criminalidade na região do Alto Oeste". 

José Wilson foi preso pelo crime de posse ilegal de arma e associação criminosa. Adriana Maria foi presa por submeter menor a prostituição/exploração sexual. Eles foram encaminhados ao sistema prisional onde ficarão a disposição da Justiça.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››