sexta-feira, julho 13, 2018

Alunos do IFRN campus Apodi, ministram dia de campo para criadores do município de Itaú-RN


Uma parceira da Prefeitura Municipal de Itaú, através da Secretaria Municipal de Agricultura com a EMATER e o IFRN campus Apodi-RN promoveram na manhã desta sexta-feira (13), um dia de campo para os criadores de caprinos e ovinos da Zona Rural do Município de Itaú-RN, no sítio Jerusalém.



Os alunos apresentaram aos criadores técnicas e cuidados com o rebanho; mostrando problemas e soluções que afligem os animais, fazendo uma troca de experiência entre criadores e alunos que compartilharam suas experiências através de estudos e experiências de vida que cada um deles passaram ao longo dos anos, respectivamente.

Os docentes foram orientados pelos professores do IFRN Felipe Barreto e Renato Alencar do Curso Técnico em Agropecuária, campus Apodi-RN.

Participaram também do dia de campo os profissionais da EMATERN como: a Técnica Administrativa Barbara Samara; o veterinário Silvano Alves; a pedagoga Juliane Rezende, o Técnico Rogério Martinele; o Técnico Cícero Rafael e o Técnico Leonardo Praxedes.

Autoridades como o Secretário de Agricultura José Roberto e o Vereador Antônio Dias prestigiaram as apresentações dos alunos, junto aos criadores.

Veja todas as fotos clicando aqui ou na imagem abaixo:



Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

ATENÇÃO! QUANDO TRAVAR SEU CARRO VERIFIQUE AS PORTAS FECHARAM. ELEMENTO SOZINHO APLICANDO GOLPE DO ALARME NO CENTRO DE MOSSORÓ.


É costume os motoristas ao saírem do seu carro, apertar o controle para acionar o fechamento das portas, em seguida sair nas pressas para resolver seus assuntos. Não podemos mais fazer isso sabe por que? Um novo modo aplicado por elementos usando um dispositivo para bloquear o travamento das portas na hora que você aciona seu controle está fazendo várias vítimas em Mossoró. Por volta do meio dia desta sexta feria, um elemento sozinho em uma Tornado amarela de Lagoa Nova-RN, seguiu a motorista de uma caminhoneta com placa de Apodi-RN, ela ao estacionar em uma rua próximo a Catedral, teve o travamento das portas desligado. Ele seguiu caminho segundo testemunhas que já vinham monitorando a ação dele, estacionou a moto ao lado do Mercado Central, e veio em direção ao carro em questão. Rapidamente sem ser percebido, entrou dentro do carro naturalmente e subtraiu a bolsa da vítima que estava no banco do carro. Populares que estavam anotando a placa da moto, perceberam, gritaram e ele conseguiu fugir. Pegou a moto se evadiu. A polícia orientou a vítima prestar queixa na delegacia, e orienta todos os usuários que mesmo acionando o controle, verifique antes de sair nos puxadores se as portas foram devidamente travadas. Fica a dica e o alerta.


Placa da moto utilizada pelo elementos magro, alto e moreno

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Ministério prorroga permanência de força de intervenção na Penitenciária de Alcaçuz

Agentes penitenciários após intervenção nos pavilhões 1, 2 e 3 de Alcaçuz, em janeiro de 2017 (Foto: Divulgação / Força Tarefa Penitenciária)
Agentes penitenciários após intervenção nos pavilhões 1, 2 e 3 de Alcaçuz, em janeiro de 2017 (Foto: Divulgação / Força Tarefa Penitenciária)

O Governo Federal autorizou a permanência da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, por mais 30 dias. A portaria de prorrogação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), e assinada pelo ministro Extraordinário de Segurança Pública, Raul Jungmann.

A FTIP está no Rio Grande do Norte desde 27 de janeiro de 2017, após a rebelião que aconteceu na Penitenciária de Alcaçuz e deixou 26 presidiários mortos. Desde então os prazos de permanência da Força-Tarefa vêm sendo prorrogados, a pedido do Governo do Estado.

A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e Segurança Pública do Rio Grande do Norte, nos termos do convênio de cooperação firmado com a União, durante a vigência da portaria autorizativa.

De acordo com a publicação, os agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária devem exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.

Ainda segundo a portaria, o número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Segurança Pública obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. Na primeira vez que a Força-Tarefa foi enviada, 78 homens desembarcaram no estado potiguar para atuar na unidade prisional.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministro quer todos os estados no sistema de boletins de ocorrência


O Ministério da Segurança Pública vai intensificar a participação dos estados em um sistema nacional de boletins de ocorrência. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (13) pela pasta, até agora, apenas 11 dos 27 estados da federação têm suas bases de dados no novo sistema.

Alguns estados, como o Pará e o Amazonas e todos os das regiões Sul e Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro, que está sob intervenção na área de segurança pública desde fevereiro, estão entre as unidades federativas que ainda não atualizam as informações na base nacional de dados.

A integração está prevista na lei que criou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que entrou em vigor ontem (12) e, segundo o ministro Raul Jungmann, a partir de agora, passa a ser obrigatória. Com isso, mandados de prisão e a ficha de criminosos, por exemplo, passam a ser compartilhadas nacionalmente. “Esse é o caminho de todas as nações do mundo que enfrentaram o crime organizado”, disse o ministro.

Até agora, o ministério, que dará aos estados todo o suporte para a integração, investiu R$ 230 milhões no sistema, desenvolvido pela mesma empresa que cuida dos dados da Receita Federal. Os estados que não aderirem podem perder os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A expectativa da pasta da Defesa é que, até 2019, o sistema esteja todo integrado e funcionando.

“O boletim nacional de ocorrências vai permitir um salto em termos de produtividade no combate ao crime, além da integração das nossas policias”, afirmou Jungmann.

Ao falar sobre a entrada em vigor do Susp, o ministro destacou que o novo sistema envolve União, estados e municípios. “Não tínhamos um sistema nacional de segurança pública, tínhamos um federalismo acéfalo, cada estado definia sua política de segurança pública. Agora temos que ter uma política nacional de segurança que passa a ser definida com participação de vários órgãos do governo federal, com a participação da sociedade civil organizada, do Ministério Público, Judiciário e da academia”, destacou.

Recursos

Sobre o anúncio feito nesta sexta-feira pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, de que o governo vai revogar a Medida Provisória (MP) 841, que transferiu parte dos recursos das loterias federais para o Ministério da Segurança Pública, Jungmann ressaltou que a decisão do governo é manter os recursos para a segurança e, ao mesmo tempo, recompor o orçamento da cultura e dos esportes.

“Estamos conversando para encontrar uma solução que contemple a todos. Como a MP anterior já está vigendo, nós não perdermos um tostão”, explicou o ministro. Ele informou que uma nova medida provisória com o mesmo objetivo deve ser editada pelo governo com essas alterações.

Soltura de traficante

Outro assunto comentado por Raul Jungmann foi a soltura de Leomar Oliveira Barbosa, de 55 anos, ex-braço direito do traficante Fernandinho Beira-Mar. Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, Playboy, como é conhecido Leomar, foi solto irregularmente, do Presídio Estadual de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, no dia 4 deste mês. Servidores da unidade foram afastados e estão sendo investigados.

“Acho um desastre. Isso ter ocorrido é um equívoco, no meu ponto de vista. [É] criminoso e tem que se identificar quem são os responsáveis e puní-los. É inaceitável prender um bandido como esse e ele ser solto por um equívoco. Difícil até de acreditar”, comentou o ministro.

Acre

Sobre o pedido de intervenção federal no Acre, apresentado nesta semana ao presidente Michel Temer por alguns senadores e deputados da bancada do estado, Jungmann lembrou que um pedido como este deve ser feito pelo governador do estado, no caso, Tião Viana, mas não foi o que não ocorreu.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

RN tem 2° maior taxa de incidência de dengue do país

FOTO: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR

O Rio Grande do Norte registra a segunda maior taxa de incidência de casos prováveis de dengue, em 2018, no país. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Ministério da Saúde, o estado apresenta 351 casos suspeitos da doença para cada 100 mil habitantes. Goiás, com 819,7 casos para 100 mil habitantes, lidera o ranking distrital.

Em números totais, até 25 de junho, o Rio Grande do Norte somava 12.308 casos prováveis de dengue. Desses, 178 tinham sinais de alarme e nove foram considerados graves. Quatro pessoas morreram por complicações da doença.

Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 167,8% no número de casos suspeitos de dengue no estado. Nos seis primeiros meses de 2017, segundo o Ministério da Saúde, 4.595 ocorrências da doença viral foram relatadas em solo potiguar. Uma pessoa morreu.

A alta incidência de casos de dengue no Rio Grande do Norte pode ter relação com um dado alarmante divulgado pelo Ministério da Saúde no mês passado. Segundo relatório do órgão, 106 dos 167 municípios potiguares correm risco de enfrentar surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Natal

Em seis meses, o Ministério da Saúde contabilizou 6.746 casos prováveis de dengue no município de Natal. A capital do estado é a segunda cidade do país, considerando municípios com população entre 500 mil e 900 mil habitantes, com maior taxa de incidência acumulada por 100 mil habitantes (762,1 casos). Aparecida de Goiânia/GO, com 8.222 casos suspeitos, lidera o ranking municipal neste estrato populacional.

Chikungunya e Zika

Ao contrário do cenário apontado no caso da dengue, a febre chikungunya e a zika registraram variação negativa de casos suspeitos no Rio Grande do Norte. A taxa por 100 mil habitantes, porém, é a maior do Nordeste para as duas doenças.

Em 2018, o Ministério da Saúde contabiliza 952 (27,1 para cada 100 mil habitantes) casos prováveis de chikungunya e 266 (7,6 para 100 mil habitantes) de zika no estado. No mesmo período do ano passado, foram registrados 1.204 casos de chikungunya e 272 de zika.

Até o momento, o Ministério da Saúde não confirma nenhuma morte causada por febre chikungunya no estado. No entanto, seis casos suspeitos estão sendo investigados pelo órgão. Em 2017, dois óbitos causados pela doença foram confirmados.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Apenas 3 mil motoristas utilizam CNH digital no RN


O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta quinta-feira (12) um relatório com números que apontam a quantidade de CNHs digitais (CNH-e) emitidas no Rio Grande do Norte desde o início do procedimento, que foi autorizado pelo Governo do Estado em março deste ano. São 3.381 condutores que já portam nos seus aparelhos celulares o documento digital que autoriza a condução de veículo automotor.

O número ainda é considerado pequeno levando em consideração a quantidades de motoristas aptos a solicitar a CNH-e e representa 1,49% do total. Atualmente circulam no estado 227.054 condutores que possuem em suas CNHs o instrumento denominado QR-Code, que nada mais é do que um código em sistema de barras impresso no verso da CNH, o qual é necessário para que a emissão da CNH-e seja efetivada.

Dados do setor de Estatística do Detran mostram o registro de 833.965 condutores no estado, sendo 591.240 motoristas do sexo masculino e 242.725 do gênero feminino. Desse total, 27,23% possuem CNH com QR-code e estão aptos a solicitar o documento na versão digital. Os condutores que não possuem o novo modelo de CNH e desejam ter CNH-e devem solicitar a segunda via do documento físico no Detran.

O diretor geral do Detran, Eduardo Machado, lembrou que no Rio Grande do Norte a CNH-e é emitida sem nenhum custo para o cidadão habilitado. “O Detran se antecipou ao prazo estabelecido pelo Denatran para oferecer a CNH digital que era agora em julho e desde março estamos disponibilizando esse serviço de forma gratuita”, comentou.

A solicitação da CNH-e é opcional. A funcionalidade do serviço é conseguida por meio de um aplicativo que pode ser feito o download nas plataformas digitais do Google Play Store (Android) ou App Store (iOS). É importante lembrar que antes do condutor baixar o aplicativo da CNH Digital, ele deve entrar no site no Portal de Serviços do Denatran e preencher o cadastro de usuário com informações de nome completo, CPF, data de nascimento, email e cadastrar uma senha.

Em seguida, deve se dirigir a uma unidade do Detran para confirmar seus dados. Depois, baixa o aplicativo gratuito e acessa por meio de um código de ativação que deve ser enviado para o email do usuário diretamente pelo Denatran. Já aquele condutor que possui certificado digital não precisa ir ao Detran, no site do Denatran todo o procedimento pode ser resolvido. “Se o usuário estiver com os dados de telefone e email atualizados no sistema do Detran o processo também pode ser concluído diretamente pelo Denatran, sem a necessidade de se dirigir a um posto físico do Detran”, explicou o subcoordenador de Informática, Hugo Guimarães.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Segundo lote da restituição do Imposto de Renda paga R$ 59 milhões a 40 mil potiguares

Resultado de imagem para restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal vai liberar na segunda-feira (16) o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2018. No Rio Grande do Norte, o lote contém o crédito para 40.746 contribuintes, totalizando R$ 59.211.832,48.

Na última segunda (9), foram liberadas as consultas ao segundo lote. Para conferir se foi beneficiado, o contribuinte deve acessar o site da Receita. Este lote contempla também as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2017 (anos-calendários 2007 a 2016).

De acordo com a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá solicitá-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policiais civis fecham delegacias em Natal em protesto contra falta de pagamento do 13º de 2017

Protesto dos policiais civis se concentra na Central de Flagrantes (Foto: Sinpol-RN)
Protesto dos policiais civis se concentra na Central de Flagrantes (Foto: Sinpol-RN)

Policiais civis do Rio Grande do Norte realizam nesta sexta-feira (13) um protesto contra o atraso no pagamento do 13º salário de 2017. O ato foi batizado de Operação Zero. Na capital, apenas a Delegacia de Plantão da Zona Norte está atendendo a população. No interior, os registros de ocorrências e flagrantes podem ser feitos nas delegacias regionais. O protesto começou de 7h e só deve terminar às 17s, segundo o sindicato da categoria.

“A Operação Zero está sendo realizada para cobrar do governo do estado o pagamento do 13º salário (2017) dos policiais civis, pagamento dos pensionistas da Polícia Civil, o pagamento das promoções, incluindo retroativos, a reestruturação das delegacias, bem como o cumprimento do Termo de Acordo assinado pelo governador ainda em janeiro, e a retomada das negociações do projeto de reestruturação dos servidores da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou o Sinpol.

"Infelizmente, o governo não tem tratado os policiais civis como tem atendido outras categorias da segurança pública. A prioridade tem sido investir em propaganda de ostensividade para tentar enganar a população e esconder o verdadeiro problema da segurança, que é a falta de investimentos em ferramentas de investigação e inteligência policial", acrescentou Nilton Arruda, presidente do Sinpol.

Secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas disse ao G1 que tem conhecimento das reivindicações e que o governo vem cumprindo os acordos firmados com a categoria, a exemplo do pagamento das promoções e níveis, mas que é preciso aguardar a chegada de recursos para que o 13º possa ser pago. A secretária ressaltou que resta receber, independente do órgão em que são lotados, os servidores que ganham acima de R$ 3 mil.

A Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal fica na Avenida Dr. João Medeiros Filho, 2141, no conjunto Potengi.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juiz concede liberdade ao ex-ministro Henrique Alves

Henrique Alves depôs à Justiça Federal sobre acusações da Operação Manus na última segunda-feira (9) (Foto: Pedro Vitorino)
Henrique Alves depôs à Justiça Federal sobre acusações da Operação Manus na última segunda-feira (9) (Foto: Pedro Vitorino)

A Justiça Federal concedeu na noite desta quinta-feira (12) liberdade ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves, em decisão do juiz Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 14ª Vara Federal de Natal. A Justiça já havia concedido liberdade a Alves no processo da operação Sépsis, desdobramento da Lava Jato. Porém, o ex-ministro ainda estava em prisão domiciliar.

Henrique Alves estava em prisão domiciliar em razão da decisão da Justiça do Rio Grande do Norte, relacionada a operação Manus - que apura o desvio de recursos na construção da Arena das Dunas, em Natal. Na última segunda-feira (9), o ex-deputado e ex-ministro prestou depoimento no processo da Manus. Na ocasião, Alves negou à Justiça Federal todas as acusações contra ele.

Alves ficou preso na Academia de Polícia do estado entre junho de 2017 e maio deste ano, em razão da operação Sépsis, que investiga um suposto esquema de propinas envolvendo financiamentos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa. No dia 3 de maio, foi concedida a liberdade em decisão da Justiça do Distrito Federal.

Em nota, o advogado de Alves afirmou que acontecerá, nesta quinta, o último ato de instrução do processo com o interrogatório de Eduardo Cunha também no processo da operação Manus. "Após a oitiva de quase uma centena de testemunhas, com todas as provas favoráveis à defesa, o processo caminha a passos largos para a absovição de Henrique". O interrogatório será realizado através de videoconferência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carros são incendiados na Secretaria de Trânsito de Parnamirim, no RN

Incêndio destruiu quatro veículos no pátio da secretaria  (Foto: Redes Sociais)
Incêndio destruiu quatro veículos no pátio da secretaria (Foto: Redes Sociais)

Um incêndio destruiu quatro dos cinco carros que estavam estacionados no pátio da Secretaria de Trânsito de Parnamirim, na Grande Natal, na madrugada desta sexta-feira (13). A Polícia Militar foi avisada e acionou o Corpo de Bombeiros, que conseguiu conter as chamas.

A PM relatou que o fogo começou por volta de 1h44, momento em que "indivíduos atearam fogo" nos veículos que estavam no local, e que há a suspeita de que os criminosos sejam membros de uma facção.

Foram feitas buscas, mas ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Agência bancária é invadida e terminal arrombado na Zona Leste de Natal

Criminosos arrombaram agência do Banco do Brasil no bairro Lagoa Seca, Zona Leste de Natal. (Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cagubi)
Criminosos arrombaram agência do Banco do Brasil no bairro Lagoa Seca, Zona Leste de Natal. (Foto: Marksuel Figueiredo/Inter TV Cagubi)

Na madrugada desta sexta-feira (13) criminosos arrombaram a agência do Banco do Brasil da avenida Prudente de Morais, no bairro de Lagoa Seca, Zona Leste da capital potiguar.

De acordo com a Polícia Militar, a informação veio pelo Corpo de Bombeiros que passava no local e identificou a ação. Os criminosos danificaram um caixa eletrônico com maçarico, mas ainda segundo a PM, não levaram nada.

Cerca de quatro homens estavam em dois carros, sendo um deles do tipo HB20 com registro de roubo. Ninguém foi preso até o momento.

Fonte: G1
Leia Mais ››