terça-feira, julho 20, 2021

Homem morre após ser atingido por pneus que se soltaram de caminhão na BR-110 em Mossoró

Um homem morreu após ser atingido por dois pneus que se soltaram da caçamba de um caminhão na BR-110 em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (20).


Pneus se soltaram de caminhão e atingiram motociclista na BR-110 no RN — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


O vigilante Edson Deleon Pereira Santos, de 32 anos, estava voltando para casa de moto quando foi atingido pelos pneus que se soltaram do outro veículo.


O corretor de imóveis Edson Samico, que trabalha em frente ao local, escutou o barulho e foi quem acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) logo após ver o que tinha acontecido.


Pneus de soltaram de carreta e atingiram motociclista no Oeste potiguar; homem morreu — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


A ambulância chegou ao local cerca de cinco minutos depois, mas o médico socorrista Diogo Barreto informou que a vítima já estava sem vida. A mãe do vigilante esteve no local e precisou de atendimento.



A caçamba seguia no sentido de Areia Branca para Mossoró e estava carregada de sal. Após o acidente, o motorista ficou nervoso e saiu do local. A caçamba, sem as rodas, foi deixada por ele.


O acidente será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Assembleia determina instalação da CPI da Covid no RN e marca primeira reunião para 4 de agosto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira (20), a resolução que determina a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no estado. A primeira reunião ficou marcada para o dia 4 de agosto, às 14h.


Assembleia determina instalação da CPI da Covid no RN e marca primeira reunião para 4 de agosto — Foto: João Gilberto/ALRN/Divulgação


Nesta data também será realizada a nomeação de membros e a eleição dos cargos de presidente e vice da CPI, além da designação do relator. A aprovação aconteceu depois de um extenso debate e com abstenções dos 13 deputados da bancada governista.


Os membros titulares da Comissão Permanente de Investigação, que investigará os gastos do governo estadual durante a pandemia de Covid-19, são os deputados Kelps Lima (SDD), Gustavo Carvalho (PSDB), Getúlio Rêgo (DEM), George Soares (PL) e Francisco do PT. Os deputados Galeno Torquato (PSD), Nelter Queiroz (MDB), Tomba Farias (PSDB), Ubaldo Fernandes (PL) e Isolda Dantas (PT) são os suplentes.


Em acordo nos bastidores, a relatoria da Comissão ficará com o deputado Francisco do PT. A presidência será do deputado Kelps Lima.

A CPI tem prazo de funcionamento de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, mediante deliberação do plenário. Os deputados devem analisar, entre outras coisas, a aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste e a edição dos decretos, publicados pelo Estado, com as medidas sanitárias de combate à pandemia.



O deputado Coronel Azevedo (PSC) recebeu, nesta segunda-feira (19), um relatório da Controladoria Geral da União com informações a respeito de recursos enviados pelo Governo Federal para o RN no combate à Covid. O documento também deve ser analisado pela CPI.


Adiamento da CPI

A instalação da CPI da Covid-19 havia sido marcada para o dia 14 de julho, mas foi adiada mais uma vez por falta de quórum. Isso porque os deputados da base governista se retiraram do plenário, obstruindo o início da comissão.


A nomeação dos membros da Comissão já havia sido suspensa por cinco sessões consecutivas após requerimento do deputado Francisco do PT, que foi aprovado pela maioria da Casa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN deve receber 70 mil doses da vacina russa Sputnik V em julho

O Rio Grande do Norte deve receber 70 mil doses da vacina russa Sputnik V ainda neste mês de julho, de acordo com o Consórcio Nordeste.


RN deve receber 70 mil doses da vacina russa Sputnik V — Foto: Reprodução/Facebook/Embaixada da Rússia no Brasil


A Anivsa liberou a aplicação da Sputnik V com restrição: cada estado deve aplicar a dose em, no máximo, 1% da população, para que seja monitorada a eficácia do produto.


A previsão do Consórcio Nordeste é que o lote da primeira remessa com um total de 1.145.000 doses chegue ao Brasil no dia 28 de julho. A partir daí, o imunizante será distribuídos aos nove estados do Nordeste.


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) não informou a quais grupos a vacina russa será destinada no Rio Grande do Norte.


A autorização para importação da Sputnik foi dada pela Anvisa em junho com uma série de restrições.


Veja algumas das condições:

A vacina deverá ser utilizada apenas em adultos saudáveis (veja detalhes mais abaixo).

Todos os lotes importados só poderão ser usados após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz.

A Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação de risco-benefício da vacina.

A vacina deverá ser utilizada em condições controladas, com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Anvisa e executado conforme boas práticas clínicas.

A Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas.

As pessoas deverão ser informadas de que a vacina "não tem avaliação" da agência quanto a qualidade, eficácia e segurança.


A vacina NÃO poderá ser aplicada nos seguintes casos:

Pessoas com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula

Gravidez

Lactantes

Menores de 18 anos ou maiores de 60 anos

Mulheres em idade fértil que desejem engravidar nos próximos 12 meses

Enfermidades graves ou não controladas e antecedentes de anafilaxia

Pessoas que tenham recebido outra vacina contra a Covid-19

Pessoas com febre

Pessoas vivendo com HIV, hepatite B ou C

Pessoas que tenham se vacinado nas 4 semanas anteriores

Pessoas que tenham recebido imunoglobulinas ou hemoderivados 3 meses antes

Pessoas que tenham recebido tratamentos com imunossupressores, citotóxicos, quimioterapia ou radiação 36 meses, tenham recebido terapias com biológicos incluindo anticorpos anticitocinas e outros anticorpos.

Vacinação no RN

De acordo com o portal Regula Mais Vacina, que monitora a vacinação no RN, o estado tem 511.256 pessoas totalmente vacinadas e 1.403.675 de pessoas que receberam apenas a primeira dose.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN convoca 206 professores efetivos aprovados em concurso

O Governo do Rio Grande do Norte publicou a convocação de 206 professores na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20). Segundo a Secretaria de Educação (Seec), a lista de convocados são para compor o quadro efetivo da pasta.


Escola Estadual Berilo Wanderley — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Os profissionais foram aprovados no concurso público do Edital nº 001/2015-SEARH/SEEC, de 30 de outubro de 2015. Além deles, 10 especialistas em educação também foram chamados.


A lista completa dos convocados pode ser consultada no DOE, onde também constam as informações sobre documentos e exames de saúde necessários à admissão no quadro de servidores estaduais.


Os novos educadores atuarão no suporte pedagógico no ensino fundamental, no ensino médio e na educação especial.


Os convocados serão distribuídos, conforme demanda, por todas as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), localizadas em Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros, Umarizal, Apodi, Assu, Angicos, Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, Santa Cruz, João Câmara e São Paulo do Potengi.


Os profissionais atenderão às disciplinas de música, educação física, filosofia, história, língua inglesa, língua espanhola, língua portuguesa, química, geografia, biologia, matemática, arte e sociologia.



Após reunir toda a documentação pessoal e médica obrigatória, os nomeados devem se apresentar na Direc de origem da sua convocação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe 48 mil vacinas contra Covid e aguarda mais dois lotes com 94 mil doses

O Rio Grande do Norte recebeu, no fim da manhã desta terça-feira (20), um carregamento com 48.700 doses de vacinas, entre Coronavac e AstraZeneca, contra a Covid-19.


RN recebe 48 mil doses de vacinas e aguarda mais 94 mil — Foto: Paulo Nascimento/Divulgação


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) espera a chegada de mais 94.640 doses até o fim da manhã da quarta (21).


Segundo sinalização do Ministério da Saúde, mais 74.750 unidades da AstraZeneca serão entregues ainda nesta terça, no final da tarde. As outras 19.890 doses anunciadas para esta semana são da Pfizer, e devem ser entregues até o fim da manhã desta quarta.


A primeira parte do lote foi descarregada no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Do total de doses já recebidas, 30.400 são de Coronavac e 18.300 de AstraZeneca.


RN recebe 48 mil doses de vacinas e aguarda mais 94 mil — Foto: Paulo Nascimento/Divulgação


O lote de AstraZeneca/Fiocruz é todo voltado para a primeira dose, permitindo a ampliação do escalonamento por idade em cada município.


Já a Coronavac/Butantan será dividida igualmente entre D1 e D2, para garantir o esquema vacinal completo.


O novo lote com mais de 74 mil doses de AstraZeneca previsto para ser entregue no final da tarde será parte para D1 e parte para D2.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Caixa abre 10 mil vagas de emprego

A Caixa Econômica Federal anunciou a abertura 10 mil vagas de emprego. Segundo o banco, serão contratados 4 mil empregados, 5,2 mil estagiários e adolescentes aprendizes e 800 recepcionistas e vigilantes.


Pessoas na fila em Agência da Caixa Econômica — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


O aumento do número de funcionários se dá num momento em que o banco anuncia uma expansão na quantidade de agências. Serão mais 268 até o fim do ano.


O banco informou que deve abrir um concurso para 1 mil vagas destinado para pessoas com deficiência (PcD). O edital deve ser lançado até setembro deste ano.


As outras 3 mil vagas serão preenchidas por pessoas que prestaram um concurso público realizado em 2014. A autorização para essas contratações ainda depende do aval da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão ligado ao Ministério da Economia.


No fim do ano passado, a Caixa chegou a anunciar um programa de demissão voluntária (PDV), mas a iniciativa teve baixa adesão.


Vigilantes e recepcionistas

Segundo o banco, o preenchimento das vagas de vigilantes e recepcionistas será feito pela contratação de empresas especializadas nesses serviços.


Jovem Aprendiz e estagiários

A Caixa também informou que a contratação de aprendizes vai ocorrer por meio de parcerias com entidades sem fim lucrativos que serão selecionadas por chamada pública.



As vagas de estágio serão preenchidas por candidatos já aprovados em processos de seleção conduzidos pelos Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).


Segundo o banco, se houver necessidade, novas seleções poderão ser feitas pelo Ciee no futuro.


fonte: G1

Leia Mais ››

MP denuncia Jairinho por estupro, lesões corporais e outros crimes de violência doméstica contra ex-namorada

O Ministério Público do do Rio de Janeiro (MPRJ), fez mais uma denúncia à Justiça contra Jairo Souza Santos Junior, o ex-vereador Dr. Jairinho.


Jairinho ao dar entrada no sistema prisional — Foto: Reprodução/Seap


Desta vez, o ex-vereador preso e denunciado pelo homicídio do enteado, o menino Henry Borel, é acusado pelos crimes de estupro, lesão leve, lesão grave, vias de fato e lesão na modalidade de dano à saúde emocional cometidos contra uma ex-namorada durante o período em que se relacionavam, entre os anos de 2014 e 2020.


O que diz a denúncia:


em outubro de 2015, Jairinho drogou a ex-namorada e praticou, sem consentimento, "ato libidinoso diverso da conjunção carnal";

em dezembro de 2016, enfurecido por estar sendo ignorado, cometeu ofensas verbais e agressões físicas mediante chutes, tendo atingido sua então namorada no pé, o que levou à fratura da 4º artelho;

em 2020, quando o casal passava fim de semana de lazer em Mangaratiba, após se irritar por não ter acesso ao celular da ex-namorada, Jairo a imobilizou com um "mata-leão" e a arrastou para fora de casa "a fim de não chamar atenção"; no jardim, a agrediu;

em abril do mesmo ano, Jairinho foi de surpresa na casa da ex-namorada, onde ela estava com familiares. "Alterado", cobrou explicações sobre comentário feito por ela em redes sociais. Convencida a sair para conversar, Jairinho a obrigou a entrar no carro, onde novamente a agrediu com "violentos puxões de cabelo" e um soco no rosto;

de novembro de 2014 a outubro de 2020, por "incontáveis oportunidades, com o firme propósito de promover desequilíbrio emocional da vítima a fim de dominá-la", com práticas de perseguição, invasão de domicílio, ameaças e ofensas morais, "Jairo ocasionou dano à sua saúde da vítima, espécie de lesão corporal na modalidade de enfermidade emocional denominada ansiedade", tendo a vítima sofrido de taquicardias e chegado a receber atendimento de emergência quando constatados 230 bpm batimentos cardíacos em situação de repouso.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Golpista é enganado pela vítima e deposita dinheiro para recarga do celular na Bahia

Um criminoso tentou aplicar um golpe por um aplicativo de mensagens, para desembolsar mais de R$ 2 mil de uma mulher, enquanto se passava pelo filho dela.


O que o golpista não sabia é que Erica Soledade já havia sido abordada por outros bandidos que tentaram fazer a mesma coisa e na última tentativa, ela resolveu interagir com o suspeito.


"Por coincidência meu filho estava em casa. A gente começou a dar assunto e a alimentar a situação para tentar pegar ele, porque estava sendo muito corriqueiro. Tentamos reverter a história e decidimos pedir dinheiro para ele [criminoso]", explica Erica.

De acordo com Lucas Soledade, filho de Érica, o intuito era fazer o criminoso ter confiança de que a mãe faria a transferência solicitada.


"Ela [mãe] ficava falando que estava sem crédito, que precisava de dinheiro para botar crédito, pois só conseguiria fazer a transferência quando chegasse em casa", comenta.

Ainda de acordo com Lucas, o golpista acreditou na história contada por Érica e decidiu colocar crédito no celular da mãe dele para poder ter o lucro dos R$ 2.350,00 que havia solicitado.


"Ele fez o depósito do crédito e ficou esperando que minha mãe transferisse o dinheiro", completa o jovem.


Essa foi a terceira tentativa de golpe, em menos de dois meses, que Érica e o filho sofreram. Segundo ela, em outro momento, a foto do filho foi copiada de uma rede social e usada pelo criminoso que tentou se passar pelo jovem.


Com um número desconhecido, o suspeito fingiu ser o filho e começou uma conversa com a mulher, onde dizia que havia trocado o número do telefone. O desconhecido pediu para ela fazer um depósito no valor de mais de R$ 2 mil.


"Quando você vai abordar ele dizendo que é um golpe, ele começa a usar seus dados pessoais, o que te deixa muito vulnerável. Ele fala o nome da gente, endereço antigo, endereço atual. Eu entrei em um quadro de pânico muito grande e percebi, ali naquele momento, que qualquer pessoa é capaz de ceder ao que eles pedirem", relata a vítima.


Erica Soledade já havia sido abordada por outros bandidos que tentaram aplicar o mesmo golpe — Foto: Reprodução/TV Bahia


Logo após, houve uma segunda tentativa e Erica decidiu fazer algumas perguntas ao criminoso. Ele então percebeu que não ia conseguir aplicar o golpe.


A empresária Ana Mendes também foi vítima de tentativa de golpe, mas lembrou de ligar para o filho e descobriu a farsa.


"Eu perguntei a ele [golpista] se era um boleto. Ele disse que não, que ia me passar os dados de uma conta para eu transferir. Eu aí liguei para Rodrigo [filho] e ele me explicou como denunciar e bloquear o criminoso", explica.

O especialista em tecnologia, Arthur Igreja, faz um alerta e dá dicas de como não cair nesse tipo de golpe.


"Mande mais mensagens, tente validar e, principalmente ligue, peça áudio e você vai ver que o golpista não fazer nada disso. A partir daí a solução é indicar esse golpe ao WhatsApp e também registrar um boletim de ocorrência para que o criminoso seja investigado e identificado", orienta.


Dados da segurança


Empresária Ana Mendes também passou pela mesma situação — Foto: Reprodução/TV Bahia


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), houve um aumento de crimes envolvendo redes sociais e informática.


Nos quatro primeiros meses de 2020, 11 ocorrências foram registradas em Salvador. No mesmo período deste ano, foram registrados 66 casos na capital baiana.


Já no interior da Bahia, 44 ocorrências foram registradas no primeiro quadrimestre de 2020, enquanto 184 casos foram denunciados no mesmo período deste ano.


No entanto, esses números podem ser ainda maiores, já que muita gente não chega a denunciar a ocorrência.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Luciano Szafir deixa UTI e é transferido para quarto de hospital, diz mãe do ator

Internado com Covid, o ator e apresentador Luciano Szafir, de 52 anos, deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Copa Star na segunda-feira (19) e foi transferido para um quarto do hospital onde permanece internado. As informações são da mãe do ator, Beth Szafir, ao G1.


Luciano Szafir — Foto: Reprodução/Redes sociais


"Saiu ontem da UTI e está no quarto do hospital, sem previsão de alta. Ele está ótimo, dentro do possível", afirmou Beth Szafir.

A informação também foi confirmada pela assessoria de imprensa do ator, que disse ainda que ele segue fazendo fisioterapia no quarto.


"Diante da melhora de seu quadro clínico, o ator e apresentador Luciano Szafir recebeu alta da UTI e foi transferido para o quarto. Ele ainda está sob cuidados médicos e realizando fisioterapia motora e respiratória no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro", disse em nota.


Internado desde junho, Luciano Szafir tem apresentado "evoluções satisfatórias" no quadro de saúde, segundo os últimos informes da equipe médica. Há dez dias, o ator foi extubado, ou seja, deixou de precisar de ventilação mecânica e passou a receber apenas suplementação de oxigênio.


No dia seguinte à extubação, Luciano gravou um vídeo no qual agradeceu as manifestações de carinho de fãs, amigos e familiares, e as vibrações positivas que está recebendo.


Inicialmente, o artista foi hospitalizado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Dias depois foi transferido para o Copa Star, onde está sendo acompanhado pelo médico João Pantoja, diretor-geral da unidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Padres aceitam inclusão em programa de proteção após serem hostilizados durante missa em Fortaleza

Após serem hostilizados durante missa na Paróquia da Paz, em Fortaleza, os padres Lino Allegri e Oliveira Braga Rodrigues aceitaram nesta segunda-feira (19) serem incluídos no Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH/CE).


A solicitação acontece uma semana depois de um homem interromper a celebração da missa na paróquia e gritar palavras ofensivas ao padre Lino. Ele se manifestou contra uma mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lida pelo sacerdote que lamenta as mais de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, situação "agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia".


Neste domingo (18), um esquema de policiamento foi montado pela Secretaria da Segurança Pública no entorno da igreja após serem registradas "ameaças contra um padre", segundo a pasta.


De acordo com o Ministério Público, os sacerdotes relataram nesta segunda ter sido vítimas de várias condutas ilícitas por parte de algumas pessoas que frequentam a igreja. O acolhimento foi realizado pelos profissionais do Núcleo e, na ocasião, foram apresentados os serviços prestados.



A solicitação para o ingresso já foi encaminhada ao programa de proteção, que é coordenado pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).


Esquema de segurança

A Secretaria da Segurança do Ceará montou um esquema de policiamento no entorno da igreja Paróquia da Paz, em Fortaleza, neste domingo (18). Durante missa há uma semana no mesmo local, um homem interrompeu a celebração e gritou palavras ofensivas após um sacerdote ler uma mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em que lamenta as mais de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, situação "agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia".


Em 11 de julho, um homem não identificado entrou Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Bairro Aldeota, e afirmou que o padre havia transformado a igreja em um "reduto da esquerda".


"Esse padre transformou o altar em palanque político, impondo ideologia. Vá fazer política lá fora, aqui virou um reduto da esquerda", gritou o homem. Os fiéis presentes reagiram com gritos de "respeito" e "fora, Bolsonaro". Em seguida, ele retirado da igreja pelos fiéis.


Homem não identificado interrompe missa com palavras ofensivas contra padre em Fortaleza — Foto: Reprodução


Agressão descabida


Conforme a Arquidiocese de Fortaleza, as mensagens ofensivas contra o padre Lino são constantes, nas redes sociais e no número de WhatsApp que a igreja disponibiliza. "São essas pessoas que acham que a gente é comunista", afirmou o padre Ermano Allegri, irmão do padre Lino.



"Esse homem gritou contra o padre Lino, mas ele não estava na igreja no momento. De qualquer forma, foi uma agressão descabida e é preciso se proteger de qualquer tipo de agressão, não sabemos até que ponto isso pode chegar", disse ao G1 o padre Ermano.


Nota da CNBB diante do atual momento brasileiro


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB levanta sua voz neste momento, mais uma vez, para defender vidas ameaçadas, direitos desrespeitados e para apoiar a restauração da justiça, fazendo valer a verdade. A sociedade democrática brasileira está atravessando um dos períodos mais desafiadores da sua história. A gravidade deste momento exige de todos coragem, sensatez e pronta correção de rumos.


A trágica perda de mais de meio milhão de vidas está agravada pelas denúncias de prevaricação e corrupção no enfrentamento da pandemia da COVID-19. “Ao abdicarem da ética e da busca do bem comum, muitos agentes públicos e privados tornaram-se protagonistas de um cenário desolador, no qual a corrupção ganha destaque.” Apoiamos e conclamamos às instituições da República para que, sob o olhar da sociedade civil, sem se esquivar, efetivem procedimentos em favor da apuração, irrestrita e imparcial, de todas as denúncias, com consequências para quem quer que seja, em vista de imediata correção política e social dos descompassos.


Brasília, 9 de julho de 2021


D. Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, MG, Presidente


D. Jaime Spengler Arcebispo de Porto Alegre, RS, 1º Vice-Presidente


D. Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima, RR, 2º Vice-Presidente


D. Joel Portella Amado, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ, Secretário-Geral


Fone: G1

Leia Mais ››

Ônibus que caiu em ribanceira fazia transporte clandestino e CNH de motorista estava vencida

O ônibus de turismo que capotou e cai em uma ribanceira da Rodovia Washington Luís (SP-310) em Rio Claro, no domingo (18), fazia o transporte clandestino de passageiros, segundo informou a Polícia Civil nesta terça-feira (20).


Acidente em Rio Claro envolvendo ônibus de turismo deixa três mortos e 34 feridos — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV


De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o veículo não poderia ser utilizado para o transporte rodoviário interestadual. O acidente no km 184 deixou três mortos e 34 feridos. Segundo a Polícia Rodoviária, a suspeita é que um problema mecânico possa ter causado a capotagem.


O motorista Maurício Leite dos Santos estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 2019. Ele prestou depoimento na manhã desta terça-feira (20) e negou que o veículo e pneus estivessem malconservados, como informou a Polícia Rodoviária. A defesa acredita que o acidente 'foi uma fatalidade'. (veja abaixo os posicionamentos).


O G1 apurou que o veículo recebeu 13 multas entre maio e junho deste ano, sendo a maioria delas por transitar acima da velocidade permitida. A soma chega a R$ 1.748,50.


Transporte clandestino

O ônibus, que saiu de São Paulo, também pegou passageiros em Jundiaí, Americana e Rio Claro. O destino final era Iguatu (CE). As passagens custavam entre R$ 280 e R$ 500.


Segundo o delegado Paulo Hadich, a certeza de que o transporte era clandestino se confirmou com o depoimento do motorista do ônibus.


“No depoimento do motorista, ele nos faz ter algumas certezas: a primeira é que o ônibus fazia um transporte clandestino, o agenciamento era clandestino dessas pessoas. O ônibus apresentou falhas mecânicas pouco antes do acidente e teria derivado à direita no momento do acidente. E também que ele se evadiu do local do acidente”, declarou.


O delegado seccional de Rio Claro, Paulo Hadich — Foto: Reprodução/EPTV


Hadich disse que Santos apresentou uma justificativa para ter se evadido do local do acidente, porém, os argumentos não foram convincentes. Além disso, o delegado revelou que o motorista estava com a habilitação vencida desde 2019.


“Ou seja, sob nenhuma hipótese ele poderia estar dirigindo um ônibus”, disse o delegado.

De acordo com o delegado, o próximo passo da investigação é aguardar o resultado da perícia que foi feita e verificar se há necessidade de alguma perícia complementar.


De acordo com a perícia, o ônibus que capotou em Rio Claro estava em mau estado de conservação — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV


“Alguma coisa provocou que esse ônibus derivasse à direita, com certeza não foi intencional ter saído para o barranco, mas precisamos saber exatamente o que provocou essa queda. A suspeita mais forte, até o momento, é de uma falha mecânica. Por ser um ônibus que fazia transporte clandestino, pode ser sim por falta de manutenção adequada”, finalizou.


Depoimento


Motorista do ônibus que capotou em Rio Claro prestou depoimento — Foto: Vitor Diagonel/EPTV


Acompanhado de um advogado, o motorista que dirigia o veículo compareceu nesta terça à delegacia e prestou depoimento por cerca de 1h30.


Na saída do local, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, ele alegou que o volante do ônibus travou e negou que o veículo e os pneus estivessem em mau estado de conservação, conforme informou o tenente da Polícia Rodoviária, Aaron Emanuel Baronetto Caetano, no domingo (18).


“Travou o volante. Eu tentei parar antes, mas não deu. Eu ia devagar, a 70 km/h, só que quando ele travou, já pegou sentido à rampa e quando bateu, já bateu quase parado. Como é muito alto, a roda passou e aí já começou a deitar. Os pneus estavam em bom estado sim, o carro é revisado toda semana”, declarou.

O advogado Renato Balastrero alegou que Santos sofreu uma lesão na coluna durante o acidente e que duas pessoas o socorreram. Além disso, ele argumentou que a carta do homem está vencida por conta da pandemia.


Mauricio Leite dos Santos, motorista do ônibus, ao lado do advogado — Foto: Vitor Diagonel/EPTV


“Você sabe que a pandemia deu um atraso na regulamentação de carta, sobre tudo a dele que é de outro estado. E outra, habilitado ele é, ele só estava com a habilitação vencida, com os exames irregulares e ele vai resolver isso aí”, disse.



O advogado também declarou que o motorista não está negando nenhum tipo de acusação.


“Ele lamenta muito. É um empresário. Foi uma fatalidade e ele vai fazer de tudo para diminuir a dor que as pessoas estão passando”, finalizou.


Agência Nacional de Transportes Terrestres


Acidente com ônibus em Rio Claro aconteceu na Rodovia Washington Luís — Foto: Vitor Diagonel/EPTV


Procurada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o veículo é de propriedade da empresa ‘Agência de Turismo Halley Ltda’, conforme registrou junto às bases do Denatran.


Entretanto, junto à ANTT, ele se encontra cadastrado junto à frota da empresa Transporte Coletivo Brasil Ltda, com o status de inativo.


O G1 não conseguiu contato com as duas empresas.


Diante disso, a agência explicou que o veículo não poderia ser utilizado para o transporte rodoviário interestadual remunerado de passageiros.


O G1 questionou se haverá alguma investigação e qual o procedimento da ANTT diante do caso e aguarda uma resposta.


O acidente


A queda do ônibus de turismo em uma ribanceira de cerca de 10 metros aconteceu por volta de 12h30, no km 184, sentido interior. O ônibus partiu de São Paulo com 37 passageiros e ia para uma cidade no Ceará.


Por motivos ainda desconhecidos, o ônibus saiu da rodovia para o canteiro lateral e capotou na ribanceira.


Segundo o tenente da Polícia Rodoviária, Aaron Emanuel Baronetto Caetano, a perícia ainda está sendo feita para determinar as causas do acidente. "Aparentemente pode ter sido um problema mecânico no veículo que, após a curva, não conseguiu desvirar e veio causar o tombamento", explicou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo de SP nega recurso e mantém multa a Bolsonaro por falta de máscara em local público

O recurso apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por descumprimento da lei que determina o uso de máscara em local público em São Paulo para prevenir a Covid-19 foi rejeitado pela Vigilância Sanitária, e uma multa será emitida ainda nesta semana, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde.


Bolsonaro sem máscara durante passeio de motociclistas em São Paulo — Foto: Reprodução


Autuado durante um passeio com motociclistas realizado na capital paulista em 12 de junho, em que foi flagrado com outras autoridades sem o uso da proteção, o presidente apresentou um pedido de recurso que alegava que o auto de infração não estava preenchido de forma correta.


Após análise, a Vigilância Sanitária afirmou que o documento está em "conformidade com o Código Sanitário" e, por isso, a multa foi mantida e será emitida.


O presidente tem, a partir do recebimento da multa, dez dias para recorrer e, se o recurso for negado novamente, deverá pagar o valor de R$ 552,71 ou poderá ter o nome incluído na dívida ativa do estado e no Serasa.


Eduardo Bolsonaro provoca aglomeração no Ibirapuera — Foto: Reprodução/TV Globo


Ainda em junho, o presidente foi autuado pela Vigilância estadual uma segunda vez, durante evento realizado no dia 25, em Sorocaba, interior de São Paulo, pelo mesmo motivo. O recurso foi apresentado e está em análise.


Passeio com motociclistas e multa

Em 12 de junho, além de Bolsonaro, foram multados também o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), três ministros e outros cinco deputados por não usarem máscara


Pela manhã, foram o presidente Bolsonaro, o filho Eduardo, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, foram multados. À tarde, foi a vez de Ricardo Salles, do Meio Ambiente, Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, e os deputados federais Carla Zambelli, Cezinha de Madureira, Coronel Tadeu e Hélio Lopes, além do deputado estadual Gil Diniz.


Cada um deles foi multado em R$ 552,71 por desrespeito a um decreto estadual que obriga o uso da máscara para prevenir a propagação do coronavírus.


Segundo o governo do estado, os dez receberam um auto de infração aplicando a multa e apontando a "necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias internacionais, como uso de máscara e distanciamento social".


O uso de máscaras é obrigatório no estado de São Paulo desde maio de 2020, conforme um decreto estadual e uma resolução da secretaria da Saúde.


Antes do passeio, Bolsonaro tinha defendido a desobrigação da máscara para vacinados e pessoas que já contraíram a doença e disse que pediu ao ministro da Saúde um "parecer" para desobrigar o uso.


Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que a máscara é imprescindível neste momento crítico da pandemia e condenam a proposta.


O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, reafirmou nesta sexta-feira (11) que o uso do item é obrigatório por lei na cidade.


"Na cidade de São Paulo a máscara é obrigatória. É lei e vai continuar a ser. Sobretudo, nós, autoridades, temos que dar o exemplo", afirmou Aparecido.


A medida que estabelece que a pessoa que for vista sem máscara em espaços públicos e particulares de uso comum vale desde 2 de julho de 2020. A pessoa que estiver sem o item deve ser multada em cerca de R$ 500.


Já os estabelecimentos comercias vão pagar R$ 5.025 para cada pessoa que estiver no local sem a proteção. Há ainda a previsão de uma multa de R$ 1.380,50 se o estabelecimento não afixar placas que informam sobre a obrigatoriedade da máscara.


Balanço

A Vigilância Sanitária Estadual fez, de 1º de julho de 2020 a 31 de maio de 2021, 312.444 inspeções e 7.340 autuações por diversas infrações às normas de prevenção da Covid-19.



O descumprimento das regras de funcionamento sujeita os estabelecimentos à autuações com base no Código Sanitário, que prevê multa de até R$ 290 mil.


Aglomeração

Sem máscara, Bolsonaro chegou ao evento intitulado "Acelera para Cristo", por volta das 10h, e provocou aglomeração. Com a chegada do presidente, os motociclistas iniciaram o deslocamento. Além de vias da capital paulista, o evento incluiu uma ida até Jundiái, pela Rodovia dos Bandeirantes. No total, o trajeto teve 129km e foi encerrado por volta das 14h30 na região do Ibirapuera, na Zona Sul.


Da Marginal Tietê, o grupo se deslocou para a Rodovia dos Bandeirantes, que ficou interditada para veículos em ambos os sentidos dos kms 14 ao 61. Os acessos das Rodovias Anhanguera e Dom Gabriel para a Rodovia dos Bandeirantes nesta região também foram interditados. Como alternativa, a concessionária falou para utilizar a rodovia Anhanguera, que ficou congestionada.


Durante o trajeto, motocilistas caíram de suas motos. No km 30, um homem sofreu uma fratura no pé, sem gravidade, e foi socorrido pela a equipe da concessionária.


A maioria das motos, assim como a comitiva de Bolsonaro, estava com a placa coberta, para evitar a identificação.


De acordo com o Ministério da Infraestrutura, por meio de sua assessoria de imprensa, as regras do Código de Trânsito Brasileiro só valem para vias abertas para circulação.



Para o especialista Luiz Célio Bottura, engenheiro e consultor de trânsito, o CTB se aplica ao passeio de motos de Bolsonaro, mesmo as ruas estando bloqueadas para interferência externa. O CTB afirma que todas as placas devem possuir caracteres identificadores, dando a prerrogativa, a algumas autoridades, de usar cores diferenciadas de identificação.


A lei também determina que todos os veículos devem possuir placas identificadores quando transitarem em vias abertas. No caso do passeio, as vias foram cercadas pela PM. Mas Bottura afirma que, mesmo assim, o CTB se aplica no caso em concreto.


Segundo o especialista, "não existe forma de bloquear a legislação".


"A via está bloqueada parcialmente ao trânsito, mas há trânsito na via, só que diferenciado", afirmou. Segundo ele, as placas cobertas da comitiva de Bolsonaro são uma irregularidade mesmo com as vias bloqueadas e o presidente deveria ser autuado.


O Código Penal prevê como crime, sujeito a até 6 anos de prisão e multa, adulterar identificação de um veículo, como as placas. A incidência da lei inclui cobrir a identificação de placas de carros e motos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Decisão de Bolsonaro de ignorar lista tríplice para a PGR 'fragiliza' Ministério Público, diz associação

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou uma nota nesta terça-feira (20) na qual afirmou que a decisão do presidente Jair Bolsonaro de ignorar a lista tríplice da categoria para a Procuradoria Geral da República (PGR) "fragiliza" o Ministério Público.


Nesta terça, Bolsonaro anunciou a indicação de Augusto Aras para um novo mandato à frente da PGR. Cabe ao Senado sabatinar Aras e votar a indicação, podendo aprová-la ou rejeitá-la.


Aras não integrou a lista tríplice da ANPR, eleita em junho, assim como não integrou a de 2019, quando foi indicado por Bolsonaro para o cargo pela primeira vez.


"O não atendimento da lista enfraquece o anseio pela independência do Ministério Público Federal (MPF) e fragiliza a posição da instituição no exercício de seu papel", afirmou a ANPR.


"A recusa na adoção de uma prática consolidada pelos chefes do Poder Executivo entre 2003 e 2017 representa a quebra de um procedimento que está perfeitamente alinhado à Constituição e ao desejo da sociedade brasileira por um Ministério Público combativo e comprometido com a ordem jurídica e com a democracia", acrescentou a entidade.


Nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e também nos dois de Dilma Rousseff, o escolhido para a PGR foi o primeiro da lista.



Em 2017, o então presidente Michel Temer escolheu Raquel Dodge, segunda da lista.


Após o anúncio de Bolsonaro, nesta terça, a subprocuradora Luiza Frischeisen, primeira a mulher a ser a mais votada pela categoria para a PGR, publicou a seguinte mensagem em uma rede social: "O MPF demonstrou que quer a (o) PGR escolhido (a) pela lista tríplice. A lista foi formada em 2021. Será formada em 2023. Agora cabe ao Senado, a sabatina, a votação em plenário. Ao Congresso, a análise de PEC para que tenhamos a lista tríplice na CF [Constituição Federal]."


Aras agradece Bolsonaro após presidente encaminhar ao Senado sua recondução à PGR: 'Honrado'


Augusto Aras

Augusto Aras é especializado nas áreas de direito público e direito econômico. Tem 62 anos. Nasceu em Salvador (BA), em 4 de dezembro de 1958.


O atual procurador-geral da República ingressou na carreira do Ministério Público Federal (MPF) em 1987, como procurador da República. Como subprocurador, atuou nas câmaras das áreas constitucional, penal, crimes econômicos e consumidor.


Aras é doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (2000); graduado bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1981). Atualmente é professor da Universidade de Brasília (UnB).


O atual chefe da PGR define-se publicamente como conservador. Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" em 2019, afirmou ser crítico da lista tríplice por entender que uma eleição interna para escolha do procurador reproduz os vícios da política partidária.



Íntegra

Leia a íntegra da nota da associação:


A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) lamenta que a lista tríplice, formada em eleição realizada em 22 de junho, não tenha sido observada e reafirma sua posição institucional em defesa desse modelo para a escolha do Procurador-Geral da República (PGR), nos moldes que se aplicam aos demais Ministérios Públicos no Brasil.


A formação da lista tríplice assegura transparência a um processo que culmina com a escolha política exercida pelo Presidente da República e um juízo de controle e ratificação pelo Senado, tudo resultando na independência que deve observar o PGR no exercício de suas funções junto ao Supremo Tribunal Federal e no modelo de controle do qual também faz parte o Ministério Público Federal.


O não atendimento da lista enfraquece o anseio pela independência do Ministério Público Federal (MPF) e fragiliza a posição da instituição no exercício de seu papel. A recusa na adoção de uma prática consolidada pelos chefes do Poder Executivo entre 2003 e 2017 representa a quebra de um procedimento que está perfeitamente alinhado à Constituição e ao desejo da sociedade brasileira por um Ministério Público combativo e comprometido com a ordem jurídica e com a democracia.


A ANPR reitera que continuará a lutar, no Congresso Nacional, pela inclusão na Constituição Federal da previsão da lista tríplice também para o cargo de Procurador-Geral da República, buscando o diálogo com a sociedade para a compreensão da necessidade do instrumento.


Diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República


Fonte: G1

Leia Mais ››