segunda-feira, maio 16, 2022

MP entra com ação para obrigar governo do RN a nomear aprovados no concurso da Polícia Civil logo após curso de formação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada para determinar que o estado nomeie todos os candidatos aprovados nas cinco etapas no concurso público para delegado, agente e escrivão de Polícia Civil logo após o curso de formação.


Fazendo upload: 558511 de 558511 bytes.
Policiais civis RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN


No pedido, o órgão pede que a Justiça determina que a nomeação seja feita no prazo de até 30 dias, após o resultado definitivo do curso, previsto para acabar em 31 de agosto deste ano. Os aprovados no concurso foram convocados na semana passada e a formação deve ser iniciada em junho.



Na ação, o MP lembra que a Lei das Eleições proíbe que os agentes públicos nomeiem servidores públicos nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que é nulo “o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder”.


Ainda assim, o MP entende que as essas normas não afastam a obrigação de o estado nomear os candidatos aprovados urgentemente.

"O MPRN frisa que a recomposição do efetivo policial civil, longe de ser uma decisão administrativa discricionária, configura medida urgente e imperativa com vistas não apenas de evitar o colapso e viabilizar uma melhor prestação do serviço público, mas também de expandir esse serviço à nova realidade normativa", disse o órgão em nota que divulgou a ação.


Segundo o MP, um levantamento da própria Polícia Civil apontou que o déficit de policiais civis no Rio Grande do Norte chega a 75,09% atualmente. Além disso, há 145 policiais civis aptos à aposentadoria voluntária, dos quais 29 estão próximos à idade limite de 75 anos. Outros 155 policiais têm expectativa de completarem os requisitos para aposentadoria até 2025.



Para o MPRN, a situação já é de "quase colapso", porque muitos serviços, principalmente na área plantonista, são disponibilizados apenas com escalação de policiais civis que se voluntariam, em período de folga, em troca de diária operacional.


Ainda no documento, o MPRN considera que o resultado da escassez de efetivo é que a Polícia Civil não cumpre a contento o seu papel "restringindo suas atividades, no mais das vezes, à lavratura de boletins de ocorrência e à formalização de autos de prisão em flagrante, sem, contudo, realizar atividades investigativas e operações de combate à criminalidade no nível exigido pelo atual cenário".


34 unidades da Polícia Civil que responderam a um pedido de informações apontaram existência de 11.802 inquéritos policiais em aberto, dos quais pelo menos 4.356 dizem respeito a crimes violentos letais intencionais.


Efetivo tem menos de um quarto dos policiais previstos

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte teve o último concurso para o preenchimento dos seus cargos há mais de dez anos e funciona com menos de um quarto do efetivo previsto em lei e convive com a expectativa de sofrer mais desfalques em breve.


"Para o MPRN, o defasado quadro de policiais civis contribui significativamente para a atual situação de impunidade e insegurança vivenciada pela população potiguar, o que representa grave ofensa ao direito fundamental à segurança pública", diz o órgão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

UFRN divulga edital para ocupação de 297 vagas residuais de graduação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou nesta segunda-feira (16) o edital para ocupação de 297 vagas residuais para o período letivo 2022.2.


Reitoria UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — Foto: Cícero Oliveira/UFRN


As inscrições começam na próxima segunda-feira (23) no site da Comperve, a partir das 8h,e vai até o dia 12 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 30.


As vagas residuais são geradas por cancelamentos de curso, segundo regulamento da UFRN.


Para se inscrever, o candidato deve acessar a página da Comperve, na qual estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição. Em seguida, deve preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções.



O próximo passo é imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para poder efetuar o pagamento da taxa de inscrição.


As vagas ofertadas são para os cursos nas áreas de Ciências da Vida e da Saúde – Campus Natal, Santa Cruz e Multicampi (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz), e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Ciências Exatas e Tecnológicas – para o Campus Natal.


A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 24 de setembro, na página da Comperve.


Quem pode fazer?

O processo seletivo é para candidatos que têm ou tiveram vínculo com curso de graduação em Instituição de Ensino Superior, reconhecido ou autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).


Podem participar do processo seletivo para reocupação de vagas residuais os candidatos com vínculo ativo em curso de graduação:


na UFRN - em curso distinto daquele que tenha vínculo ativo (atual)

em outra Instituição de Ensino Superior – para o mesmo curso daquele que o candidato tem vínculo ativo (vínculo atual)

candidatos portadores de diploma de curso de graduação – desde que a inscrição seja para curso distinto do que o candidato tenha concluído

estudantes de graduação da UFRN que tiveram seu curso cancelado – por abandono de curso, por decurso de prazo máximo ou por insuficiência de desempenho acadêmico – nos períodos de 2017.1 a 2021.2.


Seleção

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas:


avaliação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de caráter eliminatório e classificatório, sendo os candidatos classificados de acordo com as notas obtidas no Exame;

avaliação institucional e acadêmica, de caráter classificatório, sendo atribuída aos candidatos pontuação, de acordo com uma tabela de pontuação prevista no edital.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cosern abre 25 vagas para mulheres em curso gratuito de formação de eletricistas

A Neoenergia Cosern vai abrir nesta quarta-feira (18) inscrições para seleção de uma nova turma da Escola de Eletricistas. Todas as 25 vagas serão destinadas exclusivamente para mulheres, dessa vez.


Cosern abre 25 vagas para mulheres no curso de eletricistas — Foto: Divulgação/Cosern


As inscrições serão feitas, de forma gratuita, no site do Senai-RN, que é responsável por realizar o curso, e encerram na segunda-feira (23).


A previsão é de que as aulas comecem no dia 1º de agosto, no período noturno. O curso, que é gratuito, tem duração de seis meses, com carga horária de 480 horas.


De acordo com a Cosern, a turma exclusiva visa estimular uma igualdade de gênero na empresa.



“O objetivo é ampliar a presença feminina na operação e incentivar a igualdade de gênero dentro da empresa, que já conta com 22 mulheres atuando como eletricistas de rede em todo estado”, disse Márcio Caires Vasconcelos, diretor-presidente da Neoenergia Cosern.

A Cosern informou ainda que no segundo semestre tem previsão de abrir uma turma mista em Mossoró e nela serão garantidas pelo menos 35% de vagas para mulheres.


Quem pode participar?

O curso de Eletricista de Rede de Distribuição oferece capacitação profissional gratuita.


Podem participar candidatas acima de 18 anos, com ensino médio completo, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.


O curso

Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica. As aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto.


As aulas práticas são presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.


“A Escola de Eletricistas oferece oportunidade para mulheres e homens que buscam formação profissional e desejam atuar no setor elétrico, um mercado que possui uma alta demanda de mão de obra qualificada. Temos o compromisso de incentivar a participação feminina na sociedade e dentro da nossa companhia”, afirma a superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia, Régia Barbosa.



Após a conclusão do curso, os alunos estão aptos a trabalhar como eletricistas no mercado de trabalho ou serem contratados para vagas na empresa. Dos mais de 4,4 mil eletricistas formados pela Escola, cerca de 3,3 mil já foram contratados para atuarem no grupo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra chuvas acima de 100 mm no fim de semana; veja previsão para os próximos dias

O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas acima de 100 milímetros no final de semana no estado.


Chuva em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O boletim pluviométrico apontou precipitações em todas as regiões do estado, com maiores acumulados nos municípios, por região, de Encanto (região Oeste) com 102,6 mm; Serra Negra Potiguar (região Central) com 88,6 mm, Vila Flor (região Leste) com 62,8 mm e Lagoa D´Anta (região Agreste) com 38,8 mm.


De acordo com as análises da unidade de meteorologia da empresa, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuando no estado e as águas oceânicas, próximas ao litoral, seguem mais aquecidas.



“A atuação da ZCTI é uma importante condição meteorológica que favorece a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas no estado”, comentou o meteorologista Gilmar Bristot.


Previsão e temperatura

Segundo ele, a previsão para semana é de céu parcialmente nublado a claro com pancadas de chuvas nas regiões do Alto Oeste, Mossoró e Litoral, nesta terça-feira (17) e chuvas em todas as regiões na quinta-feira(19).


Nos demais dias, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.


Nos municípios da área do Litoral Potiguar, como Natal, os termômetros deverão variar entre 22°C nas madrugadas e 32°C, durante as tardes. No interior, a previsão de temperaturas entre 20°C e 34°C.


Previsão dia a dia

Segunda-feira (16) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuva no Litoral.

Terça-feira (17) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com pancadas de chuva no Alto Oeste, Mossoró e Litoral do estado.

Quarta-feira (18) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Quinta-feira (19) - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

Sexta-feira (20) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Sábado (21) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Domingo (22) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça proíbe cargos comissionados de emitirem pareceres jurídicos no governo do RN

Assessores contratados por meio de cargos comissionados não podem mais emitir parecer jurídico em órgãos do governo do Rio Grande do Norte.


Procuradoria Geral do Estado do RN Rio Grande do Norte PGE RN Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A determinação é de uma sentença judicial publicada ainda em 2016 e que passou a valer no mês passado depois de ser mantida pelo Tribunal de Justiça e ter transitado em julgado.


Após a conclusão do processo, o MP entrou com outra ação, pedindo a execução da decisão. Uma audiência presencial da Justiça com o governo e o MP foi marcada para o dia 8 de junho.


Na sentença original, a juíza Francimar Dias Aráujo da Silva considerou que o trabalho de emissão de parecer jurídico é uma prerrogativa exclusiva dos assessores jurídicos contratados por meio de concurso público, conforme previsto na própria legislação estadual.



"Com efeito, é praticamente inconcebível que o servidor público com investidura precária (comissionado ou terceirizado), realize com a imparcialidade e a segurança necessárias o controle jurídico da legalidade dos atos das autoridades superiores, que podem determinar a sua demissão a qualquer momento, em razão de eventual contrariedade quanto à manifestação jurídica", apontou a magistrada.


Ela ainda apontou que o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional uma norma de outro estado que havia autorizado o desempenho das atribuições de assessoramento jurídico a servidores comissionados.


Na decisão, a juíza também determinou que o governo realize estudos sobre necessidade de concurso público, mas negou o pedido do MP para imediata demissão dos comissionados, por considerar que eles também exercem outras funções.


Na prática, a medida poderá travar as atividades do governo, visto que praticamente todos os processos administrativos do estado dependem de pareceres jurídicos e há um déficit de servidores concursados nessa área.


Déficit de assessores concursados

O inquérito aberto pelo MP em 2013 apontou que o estado tinha 83 assessores jurídicos no quadro efetivo da carreira em junho daquele ano. Dos 44 órgãos integrantes da Administração Estadual, 14 estavam sem assessor jurídico de carreira e cinco não tinham nenhum assessor jurídico, fosse comissionado ou concursado.



No ano seguinte, ao dizer que opinaria para que o governo não cumprisse a recomendação do MP sobre o assunto, o então procurador-geral do estado, Miguel Josino, afirmou que o RN tinha déficit de 170 assessores jurídicos.


Embora o estado tivesse 250 cargos para assessores jurídicos, só tinha 80 efetivos de carreira ocupando as vagas. Além disso, mais da metade desse quadro estava em abono de permanência, ou seja, já podia se aposentar. O último concurso para a área aconteceu em 1990.


'A análise jurídica tem que ser despida desses elementos de confiança', diz promotor

O promotor de Justiça do Patrimônio Público, Afonso de Ligório, explicou ao g1 que o MP constatou, após provocação dos próprios assessores jurídicos, na investigação que profissionais que não faziam parte da assessoria jurídica do estado estavam desempenhando cargos de confiança e que eles não poderiam emitir parecer nos processos, o que é atribuição exclusiva da assessoria jurídica.


"É diferente uma pessoa que é comissionada e desempenha uma função de confiança. Ninguém estão colocando a idoneidade das pessoas em discussão não. Mas a natureza do vínculo é diferente. Um é servidor do estado, o outro é servidor de um cargo ou função de confiança. Então, a análise jurídica tem que ser despida desses elementos de confiança. Ela tem que ser uma análise jurídica à toda prova, sem esses elementos que possam de alguma forma contaminar a própria análise jurídica", explicou o promotor Afonso de Ligório.



Segundo o promotor, o estado tem como concursados cerca de 36 assessores jurídicos, um número considerado baixo, "o que mostra a necessidade de concurso público, porque a PGE tem um quadro reduzido de procuradores e tem muitas funções".


No início do processo, eram mais de 70 assessores, mas parte desses se aposentaram durante o decorrer da ação. "É necessário repor essa força de trabalho, porque alguns processos importantes você chega e tem um parecer de um comissionado e depois esse processo é questionado na Justiça"


"Você questiona na Justiça e diz: 'mas tinha um parecer jurídico'. Aí pode ter o questionamento de dizer que o parecer jurídico era um parecer inidôneo, porque já temos uma sentença judicial dizendo que esse pessoal comissionado não pode dar. E aí o gestor, como fica? Amparado num parecer que a Justiça já disse que é ilegítimo. Só quem poderia dar esse parecer, essa orientação jurídica, seria uma assessor jurídico de carreira".


Ao g1, o promotor de Justiça do Patrimônio Público, Afonso de Ligório, disse que recebeu uma comunicação do procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, com um pedido de uma reunião já para esta segunda-feira (16). "Acho que isso é um aceno de alguma solução consensual que eles estão vislumbrando a esse respeito", pontuou.



O g1 RN procurou a Procuradoria Geral do Estado para questionar se a sentença já está sendo cumprida e saber como está a situação atual dos cargos, mas não recebeu resposta sobre o assunto até a última atualização desta matéria.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher descobre traição e cola cartaz de término no carro do companheiro, em rua de Belém: 'crie vergonha na cara'

Colado na lateral de um carro, um cartaz escrito à mão chamou a atenção de quem passava pela avenida Marquês de Herval, no bairro da Pedreira, em Belém, neste domingo (15). Nele, uma mulher, que se identifica pelo apelido de Naná, demonstra estar cansada da traição do companheiro e desabafa sobre a amante: "crie vergonha na cara e venha morar com a moça, respeite ela".


Cartaz assinado por 'Naná' viralizou na internet. — Foto: Reprodução / Redes sociais


Na mensagem que viralizou nas redes sociais, Benedita Carvalho Lopes afirma que vivia há 13 anos com Alessandro, e que ele sumia toda semana para dormir com a amante.


"Ele saía todo final de semana e voltava só na segunda-feira. A gente trabalhava juntos aqui no restaurante. Eu fiz isso e pensei que só ele fosse ver. Nunca pensei que fosse ter essa repercussão", comenta Benedita em entrevista ao g1.


No cartaz, Naná também disse para o homem voltar para a casa nesta segunda-feira (16) para buscar as roupas: "eu não te quero mais", pontuou nos dizeres.


O cartaz chamou a atenção de quem passava pelo local por conta da maneira como foi exposto, colado no carro de Alessandro, e pela sinceridade de Naná. Ela também pediu respeito à amante, sugerindo que o homem fosse morar com "a outra".


"A gente se dava super bem, principalmente no trabalho. Aí aconteceu isso, né? Agora é cada um seguir o seu caminho e vida que segue para todos. Tanto para ele, quanto pra mim", afirmou.

Confira a mensagem na íntegra:

"Alessandro, depois de 13 anos nós vivendo juntos e você sumir toda semana e vir dormir com essa moça. A gente trabalha juntos e quando você volta pra casa, quer transar? Ela não te satisfaz no sexo? Na segunda-feira volte em casa para pegar suas coisas, porque eu não te quero mais. Crie vergonha na sua cara e venha morar com a moça, respeite ela… Ass: Naná."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quase 3 anos após assassinato do ator Rafael Miguel, Paulo Cupertino é preso; ele era o nº 1 na lista de criminosos mais perigosos de SP

Quase 3 anos depois da morte do ator Rafael Miguel e dos pais dele, o réu Paulo Cupertino Matias foi preso nesta segunda-feira (15), em São Paulo. O crime ocorreu em 9 de junho de 2019.


Paulo Cupertino preso nesta segunda-feira — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Policiais da 6ª. Seccional fizeram a prisão e encaminharam o preso para o 98º Distrito Policial, no Jardim Miriam, Zona Sul de São Paulo. Cupertino vai ser levado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito e depois vai para a Divisão de Capturas, no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Centro da capital paulista. Depois, ele ficará à disposição da Justiça.


Segundo o delegado da 6ª seccional, a equipe de policiais recebeu uma informação de que Cupertino estaria na capital paulista, foram checar e encontraram o procurado.


Incluído na Difusão Vermelha da Interpol, Cupertino era o primeiro nome da lista dos criminosos mais perigosos e procurados de São Paulo.


De acordo com o Ministério Público (MP), o empresário assassinou a família porque não aceitava o namoro de Isabela Tibcherani, a sua filha de 18 anos à época, com o artista. Vídeos gravados por câmeras de segurança mostram o momento em que ele atira 13 vezes em Rafael, que tinha 22 anos, e nos pais do ator: João Alcisio Miguel, de 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50.


Cupertino é acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. Ele, que atualmente tem 50 anos, nunca constituiu um advogado para defendê-lo. Além do empresário, dois amigos dele são réus no mesmo caso por terem ajudado o assassino a fugir (leia mais abaixo).


O assassinato foi cometido na frente da casa onde Isabela morava com a mãe, no bairro da Pedreira, Zona Sul da capital paulista. As duas não foram baleadas por Cupertino e sobreviveram. O empresário fugiu.


Isabel Tibcherani e Rafael Miguel eram namorados até o pai dela matar o ator a tiros em 2019 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Polícia fez simulação de possíveis disfarces usados por Paulo Cupertino para fugir após matar ator e os pais dele — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Listas de procurados

O nome, dados e fotos de Cupertino não apareciam publicamente na lista de criminosos mais procurados pela Interpol, também conhecida como Organização Internacional de Polícia Criminal. Ela tem a função de buscar mecanismos de cooperação entre as polícias no mundo para prender acusados de crimes que possam ter fugido para outros países.


Apesar disso, segundo fontes do g1, o empresário estava incluído na Difusão Vermelha do órgão. Em outras palavras, havia um mandado de prisão contra ele para ser cumprido em qualquer outro país.


Já no site da Polícia Civil paulista, Cupertino aparecia como o primeiro nome da página onde estão os 17 criminosos mais procurados pelas forças de segurança do estado. Não havia pagamento em dinheiro como recompensa para quem tivesse informações sobre o paradeiro de Cupertino.


Paulo Cupertino Matias aparece como o primeiro nome na lista de criminosos mais procurados pela polícia de São Paulo — Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP


Até junho de 2021, esses dois canais de denúncias da polícia de São Paulo receberam quase 90 endereços de possíveis esconderijos do empresário.


90 denúncias

Segundo o Instituto São Paulo Contra a Violência, os denunciantes disseram ter visto o assassino em 25 cidades paulistas, oito municípios de sete outros estados, em uma cidade argentina e em outros cinco locais não identificados.


Três momentos de Paulo Cupertino: antes do crime, quando falsificou sua identidade, e depois usando o nome falso de 'Manoel Machado da Silva' — Foto: Divulgação/Polícia Civil


Possíveis esconderijos

Veja abaixo os possíveis lugares por onde Cupertino pode ter passado, segundo as denúncias feitas ao Disque Denúncia e Web Denúncia:


ESTADO DE SÃO PAULO

CidadesDenúncias
Barueri1
Botucatu2
Bragança Paulista1
Campinas1
Diadema1
Embu Guaçu2
Guarulhos3
Ilha Comprida1
Itatiba3
Jacareí1
Jarinu1
Jundiaí1
Marília1
Osasco1
Pedreira2
Penápolis1
Praia Grande1
Santa Fé do Sul1
Santo André4
São Bernardo do Campo2
São José dos Campos1
São Paulo37
São Pedro1
São Sebastião2
Valparaíso1
TOTAL74 endereços


Outros estados

O estado do Rio de Janeiro teve duas denúncias contra o assassino do ator e dos pais, todas na capital fluminense. Os outros estados onde Cupertino teria sido visto foram: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Maranhão.


Argentina

Puerto Iguazu, cidade argentina, na tríplice fronteira com Brasil e Paraguai, também foi mencionada como um dos locais onde o empresário esteve.


Por onde passou

Além das denúncias que chegam no Disque Denúncia e Web Denúncia, a polícia também recebia outras informações a partir de investigações.


Segundo policiais, somando todas as denúncias recebidas (as feitas por telefone, digitais e da investigação), já foram verificados mais de 300 prováveis esconderijos de Cupertino em dez estados do Brasil e no Paraguai.


Rafael Miguel, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel: ator e pais foram mortos a tiros por Paulo Cupertino Matias em SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Para a polícia, no entanto, há indícios de que durante a fuga o criminoso passou por pelo menos oito cidades, sendo sete delas em três estados, e uma em território paraguaio. São elas:


Sorocaba, Águas de São Pedro, um município não informado e Campinas, todas no estado de São Paulo;

Jataizinho, no Paraná, e Ponta Porã e Eldorado, ambas no Mato Grosso do Sul;

e Liberación, no Paraguai.

Ajuda de amigos


'Marginal sempre marginal' é a frase tatuada no antebraço de Paulo Cupertino, assassino do ator Rafael Miguel — Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP


De acordo com as investigações do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, Cupertino contou com a ajuda direta de pelo menos quatro amigos, que são investigados pela suspeita de esconderem o criminoso.


Dois desses amigos do empresário se tornaram réus na Justiça por supostamente ajudarem o fugitivo. Eles respondem em liberdade pelo crime de favorecimento pessoal. São eles: Eduardo Jose Machado, o 'Eduardo da Pizzaria', dono de uma pizzaria na Zona Sul de São Paulo; e Wanderley Antunes Ribeiro Senhora, que mora em Sorocaba, no interior paulista.


Ator


Rafael Miguel deu vida ao personagem Juca, na novela 'Cama de Gato', filho de Taís (Heloísa Perisse) e Bené (Marcello Novaes) — Foto: Isac Luz/TV Globo


Rafael era conhecido na mídia por ter interpretado o personagem Paçoca na novela "Chiquititas", do SBT, e trabalhado em um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em três semanas, casos de dengue crescem 40% em todo o país; total de infectados vai a 750 mil

Os casos de dengue registrados no país cresceram cerca de 40% em três semanas em todo o país. Do final de abril até o último dia 7 de maio, os registros prováveis saltaram de 542 mil para mais de 757 mil. No ano passado inteiro, o Brasil somou 544 mil casos.


Foco na pandemia de covid-19 é um dos fatores por trás de descontrole nos casos de dengue — Foto: Getty Imges


Os dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde também apontam que, quando comparado com o mesmo período do ano passado (até o dia 7 de maio), os casos registrados aumentaram mais de 150%.


O surto de dengue no país também causou 265 mortes até então e os estados que mais registraram óbitos foram São Paulo (99), Santa Catarina (28), Goiás (28) e Bahia (22).


Já os estados da região Centro-Oeste apresentaram a maior taxa de incidência da doença, com 1.171 casos a cada 100 mil habitantes. Seguem a lista as regiões Sul (635,6 casos/100 mil hab.), Sudeste (277,7 casos/100 mil hab.), Norte (176,1 casos/100 mil hab.) e Nordeste (149,1 casos/100 mil hab.).


Em todo o país, o estado de São Paulo tem o maior número de casos, com mais de 185 mil registros, seguido de Goiás (123 mil) e o Paraná (95 mil).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Instagram apresenta instabilidade nesta segunda

Alguns usuários no Brasil encontram dificuldades para acessar os stories do Instagram nesta segunda-feira (16). Os relatos apontam que houve um erro nos stories e na aba "Explorar".


Ícone do Instagram. — Foto: REUTERS/Thomas White


O problema foi normalizado por volta das 16h, de acordo com a ferramenta Downdetector.


O site, que reúne relatos de instabilidade, registrou um pico de reclamações por volta das 15h (horário de Brasília) com mais de 610 notificações de instabilidade. Por volta das 16h, a ferramenta registrava menos de 30 reclamações.


Na versão do Downdetector para os Estados Unidos, houve um pico de 3.500 reclamações relacionadas à rede social.


No Twitter, o Instagram ficou entre os termos mais comentados, com mais de 31 mil tuítes sobre o assunto.


O g1 procurou o Instagram e aguarda um posicionamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Imposto de Renda 2022: a 2 semanas do fim do prazo, Receita ainda aguarda quase 12 milhões de declarações

Fazendo upload: 326814 de 326814 bytes.


Faltando 2 semanas para o fim do prazo, a Receita Federal ainda aguarda quase 12 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022. Até as 11h desta segunda-feira (16) foram 22.288.470 documentos entregues – cerca de 65% das 34,1 milhões de declarações esperadas este ano.


O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio.


O programa para fazer a declaração deve ser baixado no site da Receita Federal 


Obrigatoriedade


É obrigado a declarar IR em 2022:


quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021.


Lotes de restituição

De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:


31 de maio;

30 de junho;

29 de julho;

31 de agosto; e

30 de setembro.


Fonte: g1

Leia Mais ››