quinta-feira, janeiro 25, 2018

Policia Militar de Itaú age rápido e prende individuo que tentou assaltar comerciante em Itaú


Por volta das 10:00 hs desta quinta-feira, 25/01/2018 a Polícia Militar de Itaú sob o comando do Sgt Lomanto com apoio dos cabos Ranilson e cabo Cid Max tomaram conhecimento de que um homem teria tentado assaltar uma comerciante no bairro Nossa Senhora das Dores em Itaú, de posse de algumas informações os policiais conseguiram localizar um homem identificado como Luan dos Santos Justino, 22 anos de idade, residente em Mossoró, o qual foi reconhecido pela vitima bem como por algumas testemunhas do fato, o elemento foi conduzido à DP de Apodi e apresentado ao delegado de Apodi para ser feito o auto de prisão em flagrante.

Arlindo Maia da Reação do Cidade News
Leia Mais ››

Prefeitura Municipal de Itaú divulga resultado do processo Seletivo 001/2018 - Etapa II

A Prefeitura Municipal de Itaú, Estado do Rio Grande do Norte, torna público o resultado do Processo Seletivo Simplificado 001/2018 - Etapa II conforme quadro abaixo:

Clique no quadro para ampliar o resultado

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Empresário é executado dentro de churrascaria em Caraúbas, RN

Empresário foi morto dentro de churrascaria na tarde desta quinta (25) (Foto: Reprodução/Instagram )Um empresário do ramo da construção civil foi morto a tiros no início da tarde desta quinta-feira (25), dentro de uma churrascaria no município de Caraúbas, na região Oeste potiguar. De acordo com a Polícia, dois homens entraram no estabelecimento e atiraram contra a vítima, que morreu na hora.

Ainda segundo a Polícia, a vítima foi identificada como Francisco Robério Gurgel Soares, de 51 anos. Ele estava conversando com amigos na churrascaria, quando dois homem chegaram em uma motocicleta, entraram no estabelecimento e disparam tiros contra o empresário, que morreu no local.

Francisco Robério, que também era conhecido por "Robério de Chico Macaco", era natural de Caraúbas, mas morava na capital potiguar.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em Mossoró, e o caso vai ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Patu. Até o momento, ninguém foi preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Casal é preso suspeito de aplicar golpe em idosa em Natal

Um homem de 49 anos e uma mulher de 25 foram presos em Natal sob suspeita de terem aplicado um golpe em uma idosa e levado dela R$ 1.494. A prisão do casal foi feita por policiais civis da 7ª Delegacia da capital nesta quarta-feira (24).

A idosa de 64 anos tinha acabado de sacar o dinheiro do PIS em uma agência bancária no centro de Natal, localizada à rua João Pessoa, quando foi abordada pelos dois. Ao sair da agência, a vítima se deparou com documentos, notas promissórias e cartões, que estavam no chão.

Segundo a polícia, foi nesse momento que a suspeita se aproximou junto com seu companheiro. Eles ofereceram uma gratificação em forma de um falso vale de R$ 200, como recompensa à vítima por ter encontrado os documentos. Porém disseram que o vale precisava ser trocado em uma loja próxima dali.

A mulher pediu que a idosa colocasse o dinheiro que havia sacado no banco em uma bolsa e a entregasse para segurar, enquanto ia buscar o falso valor da recompensa.

Só após ter entregue a bolsa, a vítima percebeu o golpe, mas não localizou o casal. A idosa registrou um boletim de ocorrência na 7ª DP e os policiais civis, com a ajuda de vendedores do centro da cidade, conseguiram encontrar e prender os suspeitos. Os dois ainda estavam nas proximidades do local do crime.

Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes e com os dois os policiais apreenderam cartões de crédito, notas promissórias, celulares e documentos pessoais. O casal foi flagranteado pelo crime de estelionato.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPRN aponta irregularidades no edital do concurso da PM e pede republicação 'em caráter de urgência'


Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apontou irregularidades no edital do concurso público da Polícia Militar e entrou com um mandado de segurança pedindo alterações e a republicação do edital em caráter de urgência. A petição foi protocolada na 6ª vara da Fazenda Pública de Natal.

Segundo o MP, o edital apresenta irregularidades no que se refere ao requisitos para investidura no cargo, infringindo a Lei Complementar nº 613, de 3 de janeiro de 2018, que entrará em vigor no próximo dia 4 de abril, data em que o concurso público ainda não estará encerrado.

A nova lei detalha que o ingresso para o Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) conta com três novas exigências: graduação em nível superior, nos graus bacharelado ou licenciatura; aprovação no exame de avaliação psicológica; e habilitação para a condução de veículo automotor, no mínimo, na categoria “B”. Nenhum desses pontos está disposto no edital do concurso.

O edital do concurso da PM foi publicado no dia 16 de janeiro.

Outra irregularidade encontrada no edital do concurso da PM é relativa às fases do certame. Composto de cinco etapas (prova objetiva, exame de saúde, investigação social, exame de avaliação do condicionamento físico e curso de formação), a seleção não conta com avaliação psicológica, já prevista na nova lei. O mandado de segurança também requer a inclusão desse requisito.

Para a 70ª Promotoria de Justiça, a modificação do edital é urgente, uma vez que as inscrições para o concurso público estão abertas no período entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro de 2018, “além de que a prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 4 de março de 2018, tendo os interessados o direito de saber quais realmente serão os requisitos exigidos para o ingresso no cargo em disputa para, a partir dessa informação, decidirem sobre a conveniência de se inscreverem no concurso”. O mandado de segurança frisa a ilegalidade de se publicar edital para concurso com base em “legislação ultrapassada”.

Segundo o MPRN, a publicação do edital sem os novos requisitos previstos na lei complementar “configura um verdadeiro engodo, na medida em que atrai para o concurso um expressivo número de candidatos que, sem possuírem diploma de nível superior e/ou Carteira Nacional de Habilitação, terão custos, inclusive emocionais, com a inscrição e sobretudo com a preparação para a realização das provas para, ao final, descobrirem que não têm, nem nunca tiveram, acesso ao cargo em disputa”, destaca trecho da petição.


Dessa forma, o MPRN solicita que o Estado do Rio Grande do Norte seja intimado para se pronunciar no prazo de 72 horas acerca das irregularidades e que se pronuncie no prazo de 10 dias sobre que medidas vai adotar. Além da republicação do edital, o mandado de segurança também requer que comissão do concurso público oportunize aos candidatos já inscritos no certame a desistência da inscrição efetuada e a devolução dos valores recolhidos a título de taxa de inscrição.

Fonte: G1
Leia Mais ››

CGU e MDS fazem cruzamentos de informações e descobrem famílias com rendas acima do que fora declarada no Cadastro


Segundo informações colhida através de um comunicado expedido pela Controladoria Geral da União e o MDS, fora descoberto através de cruzamentos de informações de que muitas famílias declararam no CADÚNICO renda per capita inferior a meio salário mínimo, e nos cruzamentos de informações soube-se que os mesmo possuem outras rendas que superam a que fora informada.

Segundo informa a CGU, estes beneficiários tiveram o Bolsa Família cancelado e estão sob investigação da própria Controladoria, podendo inclusive ser convidada a devolver recursos recebidos indevidamente.

Segundo informações do coordenador do CADÚNICO de Caraúbas (RN), Ubirajara Praxedes, a cidade possuem 107 família nestas condições de informações cedidas pelo MDS, com seus benefícios cancelados, assim como 353 famílias com seus benefícios bloqueados.

Fonte: Sociedade Ativa
Leia Mais ››

Apodi=Foragido da justiça cearense é preso em operação da PMRN e PCCE.


Por volta das 09:00hs da manhã desta quarta feira dia 24/01, policiais militares de Apodi, juntamente com policiais civis do estado do Ceará, prenderam em cumprimento a um mandado judicial da 2ª Vara da comarca de Limoeiro do Norte-CE, o foragido da justiça Francisco Witson Almeida Monteiro, de 21 anos de idade, natural de Rodolfo Fernandes.

Witson no momento da sua prisão estava trabalhando em um lava jato, localizado no Bairro Baixa da Alegria, o mesmo informou que estava residindo há dois meses na cidade. 

Witson era procurado pela justiça cearense por ter participado de um sequestro junto com outros comparsas, que também se encontram presos. O mesmo quando era menor de idade, matou a golpes de faca na cidade de Rodolfo Fernandes a pessoa de Francisco André, mais conhecido como Dezin, de 20 anos de idade, crime ocorrido no centro da cidade, mais precisamente nas proximidades do Bar do Gavião, no ano de 2014.

Witson foi levado pela Policia Civil do Ceará para a cidade de Limoeiro do Norte, onde ficara preso à disposição da justiça.

Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Homicídio foi registrado em Parrelhas

Por volta das 00h50min dessa quinta-feira (25/01) a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de homicídio na rua Simião de Oliveira, próximo a Manoel dos Côcos em Parelhas. Uma guarnição foi deslocada para o local e encontrou o corpo de um jovem que teve a cabeça esfacelada possivelmente por disparos de escopeta calibre 12. 
A vítima foi identificada como  ALYSSON CAIO SANTOS BEZERRA, 19 ANOS, VULGO "BOLACHINHA" que já tinha passagens pela polícia e respondia por homicídio. A polícia Civil e o ITEP já foram acionados.

Fonte: J. Júnior
Leia Mais ››

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SUSPEITOS MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA DE JUCURUTU


Pelo menos três pessoas morreram em confronto com a Polícia Militar na cidade de Jucurutu, na noite desta quarta-feira (24/01/2018).
As informações que chegam dão conta que os policiais realizaram abordagem em uma residência no Bairro Freitas, quando foram efetuados disparos em direção da guarnição. Os policiais revidaram e teve início intenso confronto.
As pessoas baleadas, sendo uma mulher, que está com RG que mostra naturalidade de Jardim de Piranhas, e dois homens, sendo um identificado até agora por Maciel e outro por Gato, foram conduzidas para o Hospital local, mas, todos deram entrada já sem vida.
Na casa aonde ocorreu a troca de tiros, estavam cinco pessoas e dois deles fugiram. Eles estavam em posse de uma escopeta de calibre 12 e uma pistola. Ainda não se sabe de outras armas. O grupo era investigado por assaltos na região.

Fonte: Difusora Jucurutu
Leia Mais ››

Polícia Militar de Jucurutu troca tiros com grupo armado, três suspeitos morrem

Pelo menos três pessoas morreram em confronto com a Polícia Militar na cidade de Jucurutu, na noite desta quarta-feira (24).
As informações que chegam dão conta que os policiais realizaram abordagem em uma residência no Bairro Freitas, quando foram efetuados disparos em direção da guarnição. Os policiais revidaram e teve início intenso confronto.
As pessoas baleadas, sendo uma mulher, que está com RG que mostra naturalidade de Jardim de Piranhas, e dois homens, sendo um identificado até agora por Maciel e outro por Gato, foram conduzidas para o Hospital local, mas, todos deram entrada já sem vida.
Na casa aonde ocorreu a troca de tiros, estavam cinco pessoas e dois deles fugiram. Eles estavam em posse de uma escopeta de calibre 12 e uma pistola. Ainda não se sabe de outras armas. O grupo era investigado por assaltos na região.

Fonte: Sidney Silva com imagens de RIVANILDO JÚNIOR
Leia Mais ››

Homem tenta matar a ex-companheira a tiros em Caicó e depois ameaça se matar


A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio nessa quarta feira à noite, 24, na zona oeste da cidade de Caicó. Um homem tentou matar a tiros a ex-companheira, que foi socorrida pelos policiais militares do 6º BPM até o Hospital Regional do Seridó.
Informações chegadas ao Blog Jair Sampaio dão conta que o autor dos tiros é Adriano Jorge Alves de Azevedo, que residiu por muitos anos com a companheira e filhos na Av. Seridó, próximo ao açougue público, onde um incêndio destruiu o imóvel do casal.
O suspeito do crime atirou ao menos três vezes contra a vítima, Ilma Alves do Nascimento. Ela deu entrada na emergência do Hospital Regional do Seridó por volta das 19:30 e segundo um profissional de saúde, a jovem não corre risco de morte por causa dos tiros.
Uma testemunha contou ao blog Jair Sampaio que o suspeito do crime, o Adriano Jorge, ligou para a ex-cunhada ameaçando colocar fim à própria vida. A Polícia Militar corre contra o tempo para evitar uma tragédia maior. Até o momento o suspeito não foi localizado.

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Apodi: Cliente sofre tentativa de homicídio por arma de fogo após desentendimento com dono de Bar.

Por volta das 22:10 da noite desta Terça feira dia 23/01, a Central de Operações da Policia Militar foi informada de uma tentativa de homicídio em um Bar localizado no Centro comercial, nas proximidades da feira livre da cidade.
De imediato viaturas do GTO e Rádio Patrulha se deslocaram até o local e comprovaram a veracidade dos fatos. A vítima identificada apenas como Cesimar chaveiro, sofreu 04 disparos de arma de fogo que atingiram abdome, tórax e braços, desferidos pela pessoa identificada apenas como Babalu.
Segundo informações repassadas a policia, a vítima após desentendimento com sua companheira, teria promovido uma grande desordem no Bar do Babalu e evadiu-se, retornando momentos depois e após novo desentendimento, o proprietário do bar reagiu e atirou 05 vezes, chegando a acertar 04 tiros.
Após a ação criminosa, o acusado fugiu deixando a arma do crime; A vítima foi socorrida ao hospital de Apodi e devido a gravidade do seu estado de saúde, transferida para o Tarcísio Maia em Mossoró.




Fone: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros em Macaíba

Um crime de homicídio foi registrado no fim da tarde dessa terça-feira (23) na cidade de Macaíba/RN. A vítima, trata-se de ‘Jonielton Alves’, irmão do ex-policial Joniere, que também foi assassinado na cidade há anos.
Jonielton Alves foi morto por disparos de arma de fogo na Rua da Aliança. “Ouvi vários tiros, quando olhei para a rua, vi a vítima caída ao solo junto a moto”, disse um popular que mora próximo ao local do crime.

Fone: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Divisão de Polícia do Oeste apreende armas e grande quantidade de drogas durante operação em Mossoró


A Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE) comandada pelo Dr. Renato Oliveira, realizou nesta quarta feira 24 de janeiro, mais um grande operação, onde apreendeu armas de fogo, balança de precisão e uma grande quantidade de drogas em Mossoró. 

De acordo com o delegado Renato Oliveira, o alvo da operação era uma casa localizada na Rua Maria Clara da Conceição, no Bairro Pousada dos Thermas, denunciada várias vezes como ponto de tráfico de drogas. 

Na residência foram encontrados 66 quilos, 660 gramas de maconha prensada, uma balança de precisão, 330 gramas de crack, além de uma escopeta calibre 12, uma espingarda calibre 38, um revolver calibre 22, munições de pistola e um pé de maconha que estava sendo cultivado no quintal da casa. 

Um jovem que completou 18 anos, no último dia 20, identificado como Risoleno Fernandes de Aquino Júnior, morador do imóvel, foi preso e conduzido à sede da Divipoe. 

Segundo o Dr. Renato Oliveira,durante o depoimento, o jovem assumiu a propriedade do material encontrada em sua casa. Ele foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegado de arma, sendo conduzido à Cadeia Pública onde vai ficar a disposição da justiça.



Fone: Fim da Linha
Leia Mais ››

VÍDEO: Advogados protagonizam cena de ‘Street Fight’ na calçada do TRT

Como personagens do jogo ‘Street Fight’, dois advogados se engalfinharam na calçada do Tribunal Regional do Trabalho, em Lagoa Nova, em Natal, e a luta viralizou nas redes sociais.

Nas cenas estão Josué Jordão e Joaquim Jacckson Alves Martins, que é acusado pelo primeiro de algo que não fica claro nas imagens.

– Voce me sacaneou, Jackson.

– Diga o que eu fiz.

– Você sabe.

– O processo do carro.

– Diga.

– Você fez acordo com Thiago.

Confira:


Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Conselho de Saúde de Currais Novos se manifesta sobre morte de grávida


O Conselho Municipal de Saúde de Currais Novos emitiu nota em que esclarece que o caso da jovem Thais Araújo, grávida que morreu no hospital da cidade, está sob apuração.

A nota vem após manifestações paralelas atribuídas ao órgão indicando problemas prévios de Thaís, como sua saúde cardíaca, e que a teriam levado à morte.

“Toda a documentação está se mantendo em sigilo e também não foi autorizado a confecção de nenhuma nota em respeito do caso”, diz trecho da nota.

Thaís narrou seu drama nas redes sociais antes do óbito. Reclamou do atendimento e expôs a via crúcis pela qual estava passando

Confira a nota do Conselho de Saúde de Currais Novos:

Nota do Conselho Municipal de Saúde

Vimos por meio deste esclarecer a nota divulgada nas ultimas horas em redes sociais sobre o caso da jovem Thais Araujo.

Na ultima terça feira dia 23 de janeiro de 2018, tivemos uma reunião juntamente com familiares, representante do Hospital, representante da UBS onde foi feito o pre natal e conselheiros municipais de saúde.

Onde ainda não foi feito fechamento do caso, toda a documentação está se mantendo em sigilo e também não foi autorizado a confecção de nenhuma nota em respeito do caso.

Amisterdan Colly Silva de Azevedo
Presidente do CMS-CN

Fonte: Blog do BG
Leia Mais ››

Governo inicia distribuição de palmas forrageiras para agricultores potiguares

O programa de distribuição de mudas de raquetes de palmas forrageiras ao pequeno produtor rural do Rio Grande do Norte é uma importante ação do Governo do RN, para amenizar os efeitos da seca no estado. Este ano a iniciativa ganha maior proporção, graças a sua inclusão no Programa Governo Cidadão, viabilizada por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que disponibilizou R$ 724.000,00 para aquisição das palmas que serão distribuídas.

Para Guilherme Saldanha, titular da Secretaria Estadual da Agricultura, o projeto é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico potiguar, pois oferece condições a população rural de convivência com a seca. “O cultivo da palma forrageira permite ao pequeno produtor a viabilidade da manutenção do seu rebanho, principalmente em tempos de seca severa, reduzindo seus custos e consequentemente sua demanda por recursos hídricos”, enfatiza o secretário.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN – Emater e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – Idiarn, órgãos vinculados a Sape, também participam diretamente de toda ação. A distribuição das mudas de palmas para multiplicação nas propriedades de agricultores tem sido muito bem aceita e solicitada pelos municípios.

Ao todo serão distribuídas 2,7 milhões de raquetes de palmas forrageiras, dos tipos Orelha de Elefante Mexicana e Miúda, espécies mais resistentes a praga cochonilha do carmim (Dactylopius coccus, Costa), comum em nossa região. Inicialmente será feita a entrega de 1,4 milhão de mudas, que beneficiarão cerca de 1.700 produtores rurais do Rio Grande do Norte.

A distribuição será iniciada pelos municípios de Mossoró e Assú. Posteriormente serão contempladas as regionais de Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, João Câmara, São José de Mipibú e São Paulo do Potengi. Em uma segunda etapa, outras 1,3 milhão de mudas serão distribuídas assim que o processo licitatório for finalizado, o que deve ocorrer em breve.

Saiba mais

A palma forrageira (Opuntia ficus-indica) e uma espécie exótica com potencialidades para o semiárido brasileiro, como fonte de alimentação para bovinos, caprinos e ovinos. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, atualmente, a palma forrageira faz parte da base alimentar dos rebanhos de zonas áridas e semiáridas. Características como alta palatabilidade, produção de biomassa e resistência à seca fazem dessa planta um alimento valioso para os rebanhos desta região. No Semiárido brasileiro, é cultivada em larga escala e usada ao longo do ano, constituindo-se num componente fundamental para a sustentabilidade de importantes bacias leiteiras do Nordeste.

Fone: Portal no Ar
Leia Mais ››

PGR se diz favorável a manter suspensa posse de Cristiane Brasil

Cristiane Brasil (PTB - RJ) durante reunião de comissão da Câmara em maio de 2017  (Foto: Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)
Em ofício enviado nesta quarta-feira (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, se manifestou favoravelmente a manter suspensa a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

A posse estava marcada para a última segunda (22), mas foi cancelada após a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, atender a um recurso e suspender a cerimônia.

A ministra analisou uma reclamação movida por um grupo de advogados, que contestou no STF a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, no sábado (20), havia liberado a posse de Cristiane Brasil. No recurso, os advogados afirmaram que a competência para julgar o caso era do STF, e não do STJ.

Além de suspender a posse, Cármen Lúcia solicitou que as partes envolvidas no processo se manifestassem (União e STJ). Também solicitou manifestação da Procuradoria Geral da República.

Na manifestação, Luciano Mariz Maia, que responde pela PGR durante a viagem da procuradora-geral, Raquel Dodge, à Inglaterra, afirmou que é favorável a manter a posse suspensa, porque entende que a competência para julgar o caso é do STF, e não do STJ.

"A Procuradoria-Geral da República opina pela procedência da reclamação, para cassar a decisão do Superior Tribunal de Justiça, reconhecendo a competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar o pedido de suspensão de liminar da União", disse o vice-procurador-geral da República no documento.

Em seu parecer, Luciano Mariz Maia, ressaltou que, neste momento, não está em análise se é ou não constitucional o ato de nomeação da ministra, e sim de quem é a competência para julgar o caso.

"Como bem salientou a ministra presidente do Supremo Tribunal Federal, a questão a ser analisada nesta reclamação é tão somente a alegação de usurpação da competência da Suprema Corte para processar e julgar o pedido de suspensão de liminar formulado pela União perante o Superior Tribunal de Justiça. Não cabe, neste momento e nesta via processual, a análise da constitucionalidade do ato de nomeação da deputada federal Cristiane Brasil Franco ao cargo de ministra de Estado do Trabalho", afirmou.

O governo, que será representado pela Advocacia-Geral da União (AGU), ainda não enviou sua manifestação ao Supremo, o que deve ocorrer ainda nesta quarta-feira.

Batalha jurídica
Filha do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB e condenado no processo do mensalão, Cristiane Brasil foi anunciada como ministra pelo presidente Michel Temer no dia 3, mas tem enfrentado uma batalha na Justiça para assumir a pasta.

A posse de Cristiane Brasil estava prevista para o dia 9 de janeiro, mas uma decisão do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói, suspendeu a solenidade um dia antes.

O juiz atendeu ação popular que questionava a nomeação após o G1 revelar que Cristiane Brasil foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas.

Desde então, a AGU recorre para assegurar a posse. Três recursos foram rejeitados pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), mas, no último sábado (20), o governo tinha conseguido reverter a decisão no STJ e garantir a posse da deputada no cargo de ministra. A decisão da ministra Cármen Lúcia adiou novamente a posse.

Fone: G1
Leia Mais ››

Justiça do DF bloqueia R$ 1 milhão em bens do ex-governador Agnelo Queiroz

Agnelo Queiroz, ex-governador de Brasília e ex-senador, é condenado pro improbidade administrativa pela Justiça do DF (Foto: José Cruz/Agência Senado/Divulgação)
A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal bloqueou, nesta quara-feira (24), R$ 1 milhão em bens do ex-governador Agnelo Queiroz (PT). O pedido do Ministério Público para bloquear valores do advogado Paulo Guimarães – que foi consultor jurídico do governo Agnelo entre 2011 e 2014 – foi negado pela segunda vez.

Os dois foram condenados por improbidade administrativa em julho do ano passado, por danos aos cofres públicos resultantes da reintegração de um ex-deputado distrital à Polícia Militar (entenda abaixo). Naquele momento, o juiz Paulo Afonso Carmona, da 7ª Vara de Fazenda do DF, negou o bloqueio dos bens. O Ministério Público recorreu, mas conseguiu apenas o bloqueio de bens do ex-governador.

Agnelo e o advogado Paulo Guimarães também recorreram da própria condenação por improbidade, mas esse recurso só deve ser analisado em fevereiro, após o Carnaval. O G1 tenta contato com ambos para comentar a decisão desta quarta-feira.

A dupla é acusada de causar prejuízo de R$ 1 milhão aos cofres públicos ao autorizar que o ex-deputado distrital Marco Lima fosse reintegrado aos quadros da Polícia Militar, em 2012. Ele havia sido expulso da corporação há mais de dez anos. O bloqueio de bens tenta garantir o ressarcimento desse valor ao erário.

Em nota ao G1 em julho, o advogado disse "[confiar] no discernimento dos desembargadores do Tribunal de Justiça do DF para rever a sentença".

O advogado de Agnelo Queiroz, Paulo Guimarães, em imagem de arquivo (Foto: Reprodução)
O advogado de Agnelo Queiroz, Paulo Guimarães, em imagem de arquivo (Foto: Reprodução)

A condenação
Na sentença emitida em julho, o juiz Paulo Carmona determinou que o ex-governador devolva o valor integral recebido pelo policial – retroativo e com atualização monetária.

Além disso, definiu a suspensão dos direitos políticos por oito anos, a proibição de contratar ou receber benefícios – direta ou indiretamente – do governo pelo prazo de cinco anos, pagamento de multa correspondente a duas vezes o valor do dano e a perda da função pública, se houver.

Já o advogado Paulo Guimarães foi condenado por tentar reestabelecer a legalidade dos atos cometidos pelo ex-governador, no entendimento da Justiça. Na decisão, o juiz afirma que ele impediu que documentos do processo administrativo que investigava a reintegração do policial militar fossem enviados à Procuradoria Geral do DF para análise.

Guimarães também teria contestado ilegalidades levantadas pela PM, gerando "perda patrimonial para o Distrito Federal, afrontando os preceitos da legalidade, da supremacia do interesse público, da segurança jurídica, da imparcialidade e legalidade".

Em nota ao G1, na época do primeiro julgamento, Paulo Guimarães disse que a sentença desconsiderou a legitimidade da Consultoria Jurídica do DF – setor que ele chefiava à época – para "assessorar o governador para emitir pareceres jurídicos, inclusive com entendimento eventualmente divergente da Procuradoria Geral, como tem ocorrido em diversos processos administrativos".

Reintegração à PM
De acordo com o Tribunal de Justiça do DF, Marco Lima ingressou na Polícia Militar em 1987 e foi afastado da corporação por motivos disciplinares em 1992. Dois anos depois, ele se candidatou a deputado distrital, cargo para o qual tomou posse em janeiro de 1995.

Em agosto do mesmo ano, um decreto distrital foi editado para anular o afastamento de Lima e de outros oito ex-policiais. Em 2000, a PM emitiu documento, com amparo jurídico da Procuradoria-Geral do DF, para afastar novamente Marco Lima, a partir do registro da candidatura, em 1994.


No entanto, em 2012, ele foi nomeado pelo então governador, Agnelo Queiroz, para assumir o cargo de assessor técnico da Casa Militar do DF, função exclusiva para militares.

Fone: G1
Leia Mais ››

Mulher de Safadão faz queixa contra ex-dançarina do ‘Aviões’

Thyane Dantas, mulher de Wesley Safadão, prestou queixa contra a ex-dançarina da banda Aviões do Forró Jamile Lima, que está sendo acusada de ter criado um perfil no Instagram para difamá-la.

O processo, com o inquérito aberto na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), aguarda posicionamento do Ministério Público do Estado do Ceará. Procurada por QUEM, a assessoria do cantor enviou uma nota sobre o assunto.

“Segundo Jamilson Veras, advogado de Thyane Dantas, os assuntos jurídicos relacionados a processos envolvendo Thyane Dantas correm em segredo de justiça. A equipe jurídica de Thyane ressalta que confia na apuração célere e justa das autoridades. Esclarece ainda que competem as essas autoridades a identificação dos acusados e efetivamente indiciá-los nos processos”, dizia a nota.

O perfil investigado é o @blogdoka, que foi criado em 2015. Em um dos posts, Thyane tem seu look comparado a de um saco de lixo. “Amiga Thy! Sabe aqueles sacos de lixo preto? Isso mesmo.. Finalidade = colocar lixo dentro… Você esta vestida com o tecido certo. *entendedores entenderão* De ontem no GV Fortaleza”, dizia o post.

Em seu Instagram, Jamile Lima se pronunciou sobre o caso e disse que nem ela e nem a ex-mulher do cantor, Mileide Mihaile, tem envolvimento com o caso. “Oi, meus amores. Mamãe está passando aqui só para falar uma coisinha para vocês. Quem me conhece sabe que eu não tenho tempo e nem estômago para esse tipo de coisa. Não preciso estar me explicando por uma coisa que eu não fiz, que a Mileide não fez e que nenhuma das outras pessoas, que dizem estar envolvidas, acredito que fez. Acredito que estejam acusando injustamente. Esse assunto já está nas mãos dos meus advogados. Não tenho tempo para esse tipo de coisa.”

Segundo o Diário do Nordeste, o processo corre desde o dia 17 de novembro de 2017. A publicação diz que Thyane justifica em sua declaração que descobriu a pessoa responsável pelo perfil por meio de duas fãs de Safadão, Fátima Adrianne e Maria Neci, que entraram em contato com ela.




Fonte: Revista Quem - Globo
Leia Mais ››

Homem põe fogo em casa com mulher e filhos

Uma casa pegou fogo na tarde desta terça-feira (23) na Estrutural, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o morador da residência jogou álcool e ateou fogo no local com a mulher e os dois filhos, de 10 e 8 anos, dentro. A corporação informou que a mãe das crianças lutou contra o homem, conseguiu escapar e pediu ajuda para a polícia.

De acordo com a PM, o responsável pelo incêndio fugiu antes da chegada dos militares. Até a publicação desta reportagem, ele ainda não havia sido localizado. A mulher contou aos policiais que o marido queria instalar uma “boca de fumo” na residência e, por esse motivo, os dois teriam brigado.

O Corpo de Bombeiros controlou as chamas após 40 minutos de trabalho. Os bombeiros afirmaram que, apesar do susto, a mulher e os filhos não se feriram. O fogo atingiu toda a residência – sala, cozinha, quarto e banheiro ficaram destruídos.

Ao todo, 13 militares participaram da ocorrência. O caso foi registrado na 8ª Delegacia de Polícia (SIA), que investigará o ocorrido.

Bombeiros do DF trabalharam durante 40 minutos para combater as chamas em casa na Estrutural, no Distrito Federal (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de matar secretário de esporte é preso pela Polícia Civil

Foi preso nesta terça-feira (23) o suspeito de matar o secretário de esportes de São Miguel do Tocantins em abril de 2017. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Adonísio Lima Cardoso foi encontrado em Montes Altos (MA) e levado para a Augustinópolis, norte do estado. A prisão dele foi em cumprimento a um mandado.

A suspeita da polícia é de que o crime tenha sido passional, pois o suspeito desconfiava que a esposa tinha um envolvimento com o secretário.


Conforme a SSP, Edilson Ferreira dos Santos estava sentado na porta da casa dele em São Miguel, quando Cardoso chegou em uma motocicleta e atirou três vezes.

O suspeito foi autuado por homicídio e levado para a Cadeia de Augustinópolis.

Entenda

De acordo com a Polícia Militar, o secretário estava sentado na porta de casa quando foi surpreendido por um homem em uma motocicleta. O criminoso disparou três vezes contra e um tiro acertou o tórax da vítima. O suspeito fugiu após o crime.

Segundo a PM, o secretário foi socorrido e levado para um hospital na cidade de Imperatriz (MA), mas de acordo com o médico de plantão já teria chegado sem vida ao local.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Passarela cai na Avenida Brasil e deixa 1 morto; via ficou fechada nos 2 sentidos

Uma passarela caiu nesta quarta-feira (24) e deixou um morto e um ferido na Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, Zona Norte do Rio. A estrutura desabou sobre um caminhão por volta das 14h, e a principal via do Grande Rio foi totalmente fechada nos dois sentidos por mais de 5 horas, complicando o trânsito na Região Metropolitana (siga as notícias do trânsito no Rio em tempo real).

O Corpo de Bombeiros chegou a tentar retirar o motorista das ferragens, por quase duas horas, mas o óbito foi confirmado à reportagem do G1 por volta das 16h. Ele foi identificado como Jorge Robson Camillo, de 35 anos.

"O motorista ficou completamente prensado, encarcerado. Mediante a acompanhamento médico, enquanto a vítima tinha pulso e estava desarcodada, nós tentamos retirar as ferragens de uma maneira segura, de uma maneira tranquila, de modo que fossemos poupar a vida da vítima. Mas, infelizmente, da maneira que ele se encontrava, ficava muito difícil", explicou o tenente-coronel Marcelo Monnier, em entrevista à TV Globo.

Motorista Jorge Robson Camillo tinha 35 anos (Foto: Reprodução)
Passarela cai em cima de caminhão na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro

Um militar da Marinha identificado como Thiago Ribeiro dos Santos, que passava sobre passarela na hora do acidente, foi levado para o Hospital Naval Marcílio Dias, com ferimentos leves.

As causas do acidente ainda serão investigadas. Em imagens, é possível ver a caçamba do caminhão levantada e encostada na estrutura da passarela. O local foi periciado e as causas estão sendo investigadas.

Caminhão bateu em passarela, diz secretaria
Por e-mail, a Secretaria Municipal de Urbanismo afirmou que a passarela foi atingida pela caçamba do caminhão, que estaria levantada. "Foi o caminhão que bateu na passarela e com a força do impacto a derrubou", diz o texto enviado pela assessoria de imprensa.

A secretaria esclarece ainda que, apesar de ser uma passarela com estutura provisória, não é "frágil" e é "constantemente supervisionada". "A futura passarela será uma estrutura pré-moldada que já vem pronta de fábrica. Ela não pode ser instalada até que as obras deste trecho estejam 100% concluídas. A instalação acontecerá até junho de 2018, prazo para conclusão das obras do BRT Transbrasil", esclarece.

Um motorista de caminhão gravou um vídeo minutos após o acidente dizendo que chegou a ver a caçamba do veículo levantada.

Congestionamento de 110 km
Devido ao acidente, a cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 14h20. Duas horas depois, segundo o Centro de Operações, já havia 80 quilômetros de congestionamentos, quase o dobro da média para o horário, de 42 quilômetros. Por volta das 19h50, a retenção chegou ao pico de 110 quilômetros e começou a diminuir.

No momento do acidente, também havia interdições na Linha Amarela, no trecho da Cidade de Deus, próximo à Rua Edgard Werneck, devido a uma operação policial com tiroteio. Às 15h38, a via foi liberada.

Recomendações de trânsito:

Desvio sentido Baixada e Zona Oeste: Linha Vermelha (liberada excepcionalmente para caminhões) e Rodovia Washington Luiz
Desvio sentido Centro: Avenida Meriti
Evitar a Linha Amarela perto da Cidade de Deus (operação policial)
A prefeitura recomendou ainda o uso de transporte público e pediu que, quem puder, antecipar a volta para casa.

“Quem puder antecipar tua saída agora [16h] é recomendável, porque quando for chegando no horário de pico da tarde, vai aumentar o problema de trânsito e vai sobrecarregar o transporte. Devemos ter uma grande sobrecarga nos trens da Supervia e no Metrô”, afirmou o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis.

Bombeiros tentaram por cerca de duas horas retirar motorista das ferragens (Foto: Reprodução/TV Globo)
Bombeiros tentaram por cerca de duas horas retirar motorista das ferragens (Foto: Reprodução/TV Globo)

O secretário municipal de Urbanismo, Índio da Costa, explicou como será feito o trabalho para liberar o trânsito na região em que ocorreu o acidente.

“Com um maçarico, a gente vai separar e serrar as duas partes da passarela. Tem dois caminhões chegando, cada um com capacidade de levar 200 toneladas, vai-se levar esse material para um canteiro de obras no Centro da Avenida Brasil”, disse.

Passarela caiu na Avenida Brasil na altura da Cidade Alta (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)
Bombeiros tentaram por cerca de duas horas retirar motorista das ferragens (Foto: Reprodução/TV Globo)

Mapa mostra onde passarela caiu sobre caminhão na Avenida Brasil (Foto: Claudia Peixoto/Editoria de Arte G1)
Mapa mostra onde passarela caiu sobre caminhão na Avenida Brasil (Foto: Claudia Peixoto/Editoria de Arte G1)

Segundo testemunhas, caçamba de caminhão abriu e bateu na passarela (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo pessoal)
Segundo testemunhas, caçamba de caminhão abriu e bateu na passarela (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo pessoal)

Ferido é retirado após acidente (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)
Ferido é retirado após acidente (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)

Caminhão foi esmagado (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)
Caminhão foi esmagado (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)

Caminhão foi esmagado (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)
Ferido é retirado após acidente (Foto: Christiano Ferreira/Arquivo Pessoal)

Tragédia na Linha Amarela há 4 anos
O acidente desta terça ocorre quase quatro anos após o Rio viver uma tragédia com causa semelhante. Em 28 de janeiro de 2014, o desabamento de outra passarela, na Linha Amarela, causou a morte de cinco pessoas e deixou outras quatro feridas.

O acidente foi causado por um caminhão, que passou com a caçamba levantada e derrubou a estrutura. De acordo com a concessionária Lamsa, o veículo, maior que 4,5 metros, limite de altura naquele trecho, arrastou a passarela de metal e a derrubou sobre carros, que foram esmagados.

Em entrevista ao G1 um ano depois, o motorista admitiu que estava falando em um rádio-comunicador no momento do acidente e que errou ao pegar a Linha Amarela, já que a circulação de caminhões na área era proibida no horário.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 2.007: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 24 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.007 da Mega-Sena, na noite desta quarta (24) em Concórdia (SC). O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 04 - 14 - 39 - 41 - 54 - 58.

A quadra teve 42 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 53.296,38. Outras 3.340 apostas acertaram a quina; cada uma receberá R$ 957,42.

O próximo concurso, sábado (27), pagará R$ 24 milhões.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fone: G1
Leia Mais ››

Nicolás Maduro anuncia candidatura à reeleição na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante ato público em Caracas na terça-feira (23) (Foto: Juan Barreto/AFP)
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (24) que será candidato nas eleições presidenciais que estão programadas para até 30 de abril.

"Aceito a candidatura presidencial pela classe trabalhadora", afirmou o presidente em um ato com trabalhadores transmitido pelo canal de televisão estatal.

"Estou preparado para permanecer presidente", acrescentou Maduro, que sucedeu Hugo Chávez em 2013.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fim do jejum! Com gols no fim, São Paulo vence Mirassol na terceira rodada do Paulista

Aos 38 minutos do segundo tempo de seu terceiro jogo no Campeonato Paulista, o São Paulo fez um gol. Diego Souza, o camisa 9 de 2018, encerrou o jejum e abriu o caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Mirassol, no interior paulista. 

O Tricolor foi o último dos 16 times da competição estadual a balançar as redes. E parece que zica saiu de vez: aos 44, Marcos Guilherme fez outro gol, que fechou o placar.


NA TABELA
Com a vitória, a primeira na temporada, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo B – nesta quinta, a Ponte Preta, que enfrenta o Santos em Campinas, pode pular na frente. O Mirassol continou na quarta e última posição do Grupo D.

PRIMEIRO TEMPO
O São Paulo dominou as ações ofensivas na etapa inicial, mas novamente faltou capricho na hora de finalizar. Petros foi o principal elo entre o meio e o ataque. Diego Souza teve duas chances importantes: chutou uma em cima do zagueiro; a outra, cabeceou para fora. O Mirassol, por sua vez, apostou a retranca para sair no contra-ataque, mas não levou perigo, mesmo jogando em casa.


SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, a partida continuou na mesma: o São Paulo criava, mas não conseguia colocar a bola na rede. Shaylon perdeu três chances; Marcos Guilherme, uma. O Mirassol equilibrou a posse de bola, que chegou a 70% para o time da capital no primeiro tempo, mas quase não chegou ao ataque. Então, Dorival Júnior mexeu: colocou Caíque, Lucas Fernandes e Paulo Bóia. E os gols finalmente saíram, com Diego Souza e Marcos Guilherme.


DE "BURRO" A "OLÉ"
Aos 24 minutos do segundo tempo, quando tirou Petros, Dorival Júnior foi chamado de "burro" pela torcida tricolor no estádio do interior (veja vídeo abaixo). O meio-campista, que vinha sendo o melhor do jogo, sentiu desgaste físico neste início de temporada – no sábado, o São Paulo enfrenta o Corinthians no Pacaembu. No fim, a galera esqueceu o técnico e passou a gritar "olé" depois que saíram os dois gols.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››