quinta-feira, novembro 09, 2017

É HOJE: Mega Feirão do Jeans em Apodi!!!


JEANS DIRETAMENTE DAS MELHORES FÁBRICAS DO BRASIL.

VENHA COMPRAR PRA VESTIR...
VENHA COMPRAR PRA VENDER. 
ACEITAMOS CARTÕES DE CRÉDITO.

COMEÇA HOJE AS 8:00HS

O feirão vai acontecer na ACDA. PRA consumidor e lojistas em geral. Venha conferir peças direto das melhores fábricas de jeans do Brasil.

COMPRE PRA USAR....
COMPRE PRA VENDER...









ESPERAMOS POR VOCÊ!
Leia Mais ››

DUPLO HOMICÍDIO FOI REGISTRADO NO SÍTIO SEBASTOPOL, NA ZONA RURAL DE UMARIZAL-RN

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza
Um duplo homicídio foi registrado na tarde desta quinta-feira (09) na zona rural de Umarizal, no interior do Rio Grande do Norte, o crime ocorreu por volta de 13h30m na localidade do Sitio Sebastopol.
As vitimas eram conhecidas por Chico de Joana e Jessé, ambos irmãos, eles trafegavam em uma motocicleta numa estrada carroçável, quando foram surpreendidos por desconhecidos, um dos homens ainda tentou pular a cerca para fugir dos atiradores, mas não foi muito longe. No local foi encontrado cápsulas deflagradas de espingarda calibre 12.
Uma equipe do ITEP esteve no local e removeu os corpos até a sede do órgão.

Fonte: Na Ficha da Polícia
Leia Mais ››

Aécio tira Tasso da presidência do PSDB

A um mês da reunião que elegerá o novo comando do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) fez um gesto brusco nesta quinta-feira (9): reassumiu a presidência do partido, afastando, assim, o senador Tasso Jereissati (CE), que comandava a sigla interinamente.
Os dois tiverem uma conversa ríspida no começo da tarde. Aécio pediu que o colega entregasse o cargo, mas Tasso disse que preferia que a decisão partisse do próprio Aécio.
Esse é mais um capítulo do duelo entre as duas alas do PSDB: a que defende o afastamento do governo (próxima ao grupo de Tasso) e a que prega a continuidade da aliança com o presidente Michel Temer (próxima ao grupo de Aécio).
Nesta quarta (8), Tasso se lançou candidato à presidência do partido, com um discurso forte de combate à corrupção, reconhecimento de erros e anunciando a adoção de regras de compliance para os filiados.
A candidatura de Tasso se opõe à do governador de Goiás, Marconi Perillo, que é apoiado pelo grupo de Aécio.

Carta enviada por Aécio Neves destituindo Tasso Jereissati da presidência do PSDB (Foto: Reprodução)
Carta enviada por Aécio Neves destituindo Tasso Jereissati da presidência do PSDB (Foto: Reprodução)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Embarcação naufraga no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio

Uma embarcação naufragou no fim da noite de quarta-feira (8) no mar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Primeiro Distrito Naval da Marinha do Brasil.
A embarcação pesqueira Nossa Senhora do Carmo I saiu de Santa Catarina com 23 pessoas a bordo e afundou a 37 milhas da Ilha Grande. Cinco seguem desaparecidas.
Através de nota da assessoria de comunicação, a Marinha do Brasil informou que as vítimas "foram resgatadas pela embarcação pesqueira “Costa Amêndola”, que se encontrava nas proximidades no momento do ocorrido e, imediatamente, enviou ao local do naufrágio um Navio-Patrulha e uma Aeronave da Marinha do Brasil para realizar buscas pelos outros 5 desaparecidos. O Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por operações de Busca e Salvamento no mar, emitiu Aviso aos Navegantes para que outras embarcações que se encontrem na região do naufrágio possam apoiar as buscas".
Ainda de acordo com o comunicado, as causas e responsabilidades serão apuradas através de um inquérito instaurado pela Marinha.
Vítimas de outro acidente, em 2015, seguem desaparecidas
No naufrágio mais recente registrado na Costa Verde, em 2015, uma embarcação afundou com 13 pessoas a bordo em um local conhecido como Ponta dos Meros, próximo à Ilha Grande. O grupo era formado por turistas de Arantina (MG), que tinham alugado o barco para pescar. Duas pessoas ainda seguem desaparecidas, entre elas o vice-prefeito da cidade mineira, José Geraldo da Silva. Participaram das buscas homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Oito pessoas sobreviveram, entre elas o advogado Erlei Eros Misael, que na ocasião do naufrágio disse que conseguiu nadar até uma ilha próxima ao local do naufrágio em busca de socorro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer pede a Fachin para rever decisão sobre processos de demais denunciados

O presidente Michel Temer (Foto: Eraldo Peres/AP)A defesa do presidente Michel Temer pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin que "reconsidere" a decisão na qual permitiu o prosseguimento das investigações em relação aos demais denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) sem direito ao foro privilegiado.
A decisão de Fachin foi tomada ao determinar o fatiamento do processo. Isso porque a Câmara rejeitou o envio da denúncia contra Temer para o Supremo, mas outros denunciados pela PGR não têm direito ao foro privilegiado e, com isso, poderão ser processados na primeira instância.
No ofício, enviado ao Supremo nesta quarta (8), o advogado de Temer, Eduardo Carnelós, argumentou que a continuidade dos processos em relação a outros acusados levará ao "consistente e perigosíssimo risco de ocorrer colheita de prova sem a participação daqueles que, no futuro, poderão vir a ser atingidos por ela."
A manifestação não pede para Fachin reverter o desmembramento, mas alerta para a possibilidade de prosseguimento das investigações que indiretamente poderiam atingir Temer, sem que ele possa se defender.
"Permitir que tal imputação tenha sequência em relação a alguns dos denunciados, e permaneça suspensa em relação a outros (dentre os quais, no dizer da absurda inicial acusatória, aquele que seria o líder da cerebrina organização criminosa), implica aceitar o risco de que, sem que estes últimos possam defender-se na eventual instrução criminal que venha a ser realizada, o julgamento dos fatos poderá atingir, irreversivelmente, aqueles que não puderam participar da colheita da prova, com prejuízo evidente a eles!", diz a peça.
Como ficou a denúncia
No último dia 31, Fachin formalizou a suspensão da denúncia contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) por organização criminosa, seguindo decisão da Câmara de desautorizar o prosseguimento do processo.
No mesmo ato, porém, atendendo a pedido da PGR, o ministro enviou para a primeira instância as denúncias por organização criminosa contra:

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-deputado e ex-presidente da Câmara;
Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-ministro da Secretaria de Governo;
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara;
Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial de Temer.
As investigações sobre eles foram enviadas ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato no Paraná.
No mesmo despacho, Fachin encaminhou para a Justiça Federal em Brasília a acusação por obstrução de Justiça imputada a:
Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F;
Ricardo Saud, executivo do grupo J&F;
Lúcio Funaro, suspeito de ser o operador de propinas do PMDB;
Roberta Funaro, irmã de Lúcio Funaro;
Eduardo Cunha;
Rodrigo Rocha Loures.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Irmãos são resgatados pela polícia após serem encontrados dormindo em chiqueiro no interior do Acre

Irmãos tem 9,11 e 13 anos e foram encontrados na noite desta quarta (8) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Três irmãos, que têm 9, 11 e 13 anos, foram encontrados dormindo sozinhos dentro de um chiqueiro, no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Eles foram resgatados pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (8) após uma denúncia. O local onde as crianças foram encontradas fica cerca de 20 metros da casa da família.
Ao G1, o Conselho Tutelar informou que ainda não vai se pronunciar sobre o caso, pois está apurando as informações.

Mãe disse que meninos têm costume de sair de casa e não voltar (Foto: Anny Barbosa/G1)
Mãe disse que meninos têm costume de sair de casa e não voltar (Foto: Anny Barbosa/G1)

A mãe dos irmãos, que prefere não se identificar, disse que os filhos estavam sumidos desde a manhã de quarta (8) e que é comum eles sairem de casa sem avisar. "Eles não obedecem. Quando chegam da escola, falo para entrarem e eles correm e não entram mais", afirmou.
A mãe conta que não tem mais controle sobre os filhos e que é hipertensa. "Eu estou muito transtornada porque eles saem assim. Nunca fui bandida e agora a polícia invadiu minha casa, porque eles somem pelo mundo", reclama.

Crianças foram encontradas dormindo em chiqueiro (Foto: Anny Barbosa/G1)
Crianças foram encontradas dormindo em chiqueiro (Foto: Anny Barbosa/G1)

A PM disse que a denúncia partiu de vizinhos que viram as crianças no chiqueiro e ficaram indignados. No local, há um esgoto a céu aberto que fica em um terreno na frente da casa.
A mãe não foi levada para a delegacia, mas a PM orientou que ela comparecesse na manhã desta quinta (9) para ser ouvida. A Polícia Civil está investigando o caso.

Caso foi denunciado ao Conselho Tutelar (Foto: Anny Barbosa/G1)
Caso foi denunciado ao Conselho Tutelar (Foto: Anny Barbosa/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policiais nos EUA compram comida para mulher detida por roubar para alimentar família

Keith Bradshaw e Candace Spragins, da polícia de Hillsborough, na Carolina do Norte, compraram cerca de R$ 450 em comida (Foto: Departamento de Polícia de Hillsborough)

Quando dois policiais foram acionados para atender a um chamado de furto nos Estados Unidos, encontraram uma mãe em desespero.
Acusada de ter furtado o Food Lion, supermercado em Hillsborough, na Carolina do Norte, a mulher estava sem comida havia três dias. Mãe de três filhos adotivos, ela confessou o crime – disse ter agido por desespero.
Em uma postagem no Facebook, o Departamento da Polícia da cidade diz que a dupla de policiais Keith Bradshaw e Candace Spragins, responsáveis pela investigação, "localizaram a suspeita na casa dela, onde ela devolveu o equivalente a US$ 36 (R$ 117) em comida que tinha roubado para ela e para os filhos".
"Não foi um crime motivado por ganância, mas algo considerado como necessário por uma mãe tentando alimentar uma criança", disse o tenente Andy Simmonds, que relatou a história no Facebook no domingo passado, um dia depois de a polícia ter identificado a suspeita.

Policiais foram acionados para atender uma ocorrência no Food Lion, onde mulher furtou comida (Foto: Google via BBC)
Policiais foram acionados para atender uma ocorrência no Food Lion, onde mulher furtou comida (Foto: Google via BBC)

"Desespero"
Segundo ele, a cabo Keith Bradshaw abriu a geladeira da casa e viu que estava vazia. "A mulher e a família estavam sem comida havia três dias."
Os policiais encarregados do caso então decidiram agir para ajudar a mulher. Simmonds explicou que, enquanto a mãe estava diante do juiz depois de ter sido detida, eles foram a uma mercearia e compraram US$ 140 (R$ 456) em comida para a família. Tiraram dinheiro do próprio bolso.

Após ser liberada para responder a acusação em liberdade, ela foi levada de volta para casa pela polícia - e com a compra.
Em entrevista à imprensa local, a mulher, chamada Theresa West, disse:
"Tive que sair e roubar comida, isso é desespero. Sinto muito por ter feito o que fiz, mas meus filhos estavam com fome".
Simmonds disse à BBC que decidiu divulgar a história no Facebook porque o "bem precisa ser visto".

O Departamento de Polícia de Hillsborough publicou um relato da história no Facebook (Foto: Departamento de Polícia de Hillsborough)
O Departamento de Polícia de Hillsborough publicou um relato da história no Facebook (Foto: Departamento de Polícia de Hillsborough)

A postagem teve mais de 2 mil reações, com a maioria dos comentários elogiando os policiais pela "gentileza" e "compaixão".
"Como policiais, nós estamos em contato com pessoas quando estão vulneráveis", disse o tenente Simmonds.
"Sempre compramos refeições e combustível para as pessoas. Em 2017, policiamento também é isso. É parceria", completou.
O Departamento de Polícia de Hillsborough confirmou que a mulher foi indiciada por furto, e que ela está esperando em liberdade pela data da audiência na Justiça.

Fonte: G1
Leia Mais ››

205° Homicídio em Mossoró 2017: Jovem é morto a tiros quando ia para o trabalho no Bairro Belo Horizonte

O crime aconteceu por volta das 12h30min, desta quinta-feira 09 de novembro de 2017, em via pública na Avenida Alberto Maranhão próximo ao Tempero Regina no bairro Belo Horizonte em Mossoró RN. Segundo informações a vítima identificada apenas como Matheus  residente no bairro Alameda dos Cajueiros trafegava em uma bicicleta com destino ao Tempero Regina onde trabalhava, quando um carro se aproximou e um dos ocupantes efetuou vários disparos contra ele. A perícia criminal visualizou sete perfurações no corpo do jovem é segundo o perito Eduardo Alexandre o crime é considerado como execução. Até o momento não há informações sobre a motivação bem como a identidade dos criminosos. A família informou à Divisão de Homicídios que o jovem não tinha envolvimento com o ilícito. Com mais um homicídio registrado em Mossoró a cidade chega aos 205 assassinatos em 2017.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Petrobras reduz investimentos no RN e transforma refinaria em ativo industrial

Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, no RN, será transformada em ativo industrial (Foto: Divulgação/Petrobras)Uma mudança na gestão da Refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré, município distante cerca de 140 quilômetros de Natal, gerou uma reação política no Rio Grande do Norte, ao longo da última semana. A Petrobras transferiu o equipamento da área de Refino para a área de Exploração e Produção da estatal. Desta forma, a Clara Camarão deixa de ser chamada de refinaria, sendo "rebaixada" a Ativo Industrial de Guamaré, a partir de janeiro do próximo ano. A maior preocupação do estado, porém, continua sendo a redução de investimentos da estatal, que já chegaram a 77%, desde 2009.
A notícia sobre a Clara Camarão pegou de surpresa a classe política e empresarial do estado, que cobrou explicações da Petrobras sobre o assunto. A preocupação, de acordo com os setores, é com a possível redução de investimentos e o desemprego que poderia ser provocado pela mudança, pouco tempo após a refinaria bater recordes de produção. Em agosto, ela produziu 19.841 metros cúbicos de querosene de aviação, superando em 8% o seu recorde anterior.
Pelo menos duas reuniões aconteceram entre senadores, deputados e diretores da companhia. Nesta quarta-feira (8), em uma audiência realizada no Senado, mais explicações foram dadas pelo diretor da Unidade Operacional no RN e no Ceará, Tuerte Amaral Rolim.
De acordo com a Petrobras e com o próprio Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte, que cobra retomada de investimentos no estado, a mudança não acarretará uma redução da atividade de refino da Clara Camarão. A planta deverá manter seus níveis de produção de derivados de petróleo, tais como gás natural, gasolina e QAV (combustível de aviação).
A preocupação da administração pública e dos empresários potiguares, porém, é reflexo da importância da Petrobras para o próprio estado. Ela é responsável por cerca de 40% do Valor Bruto de Produção Industrial potiguar. Somente em Guamaré, município onde está localizada a refinaria, cerca de 60% dos impostos colhidos pela administração pública vêm do setor petrolífero, segundo o prefeito Hélio da Fonseca.

Além dos impostos, o município é um dos que mais recebem royalties. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a cidade recebeu R$ 1.040.516,84 somente em setembro de 2017, totalizando R$ 8.159.930,03 desde janeiro.
"Esses recursos já caíram muito nos últimos anos, mas nos colocam em uma situação confortável em momento de crise no Brasil. Enquanto o estado e muitos municípios estão com dificuldade de pagar funcionalismo, nós estamos em dia e oferecendo bons serviços", considerou o prefeito, que afirma que está preocupado com a mudança, mesmo após uma resposta da Petrobras afirmando que a produção será mantida na refinaria.
"A gente até recebeu essa informação, mas fica uma incerteza sobre o futuro", considera, ressaltando que a população do município (que é de 1500 pessoas) aumenta em quase 10% somente com o fluxo de pessoas provocado pela refinaria, gerando empregos indiretos em restaruantes, hotéis e outros serviços. Cerca de 25% dos trabalhos formais da cidade têm ligação com a indústria.
"Nada muda"?
Durante uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, realizada nesta quarta-feira (8), o gerente geral da Unidade Operacional da Petrobras no Rio Grande do Norte e no Ceará, Tuerte Amaral Rolim, garantiu que a companhia vai continuar no estado e o investimento de R$ 800 milhões previsto para 2017, conforme o Plano de Negócios e Gestão da estatal, está mantido.
Ele explicou que a mudança na refinaria, cuja gestão passou para a área de Exploração e Produção, não acarretará demissões, nem diminuição na capacidade de produção de derivados de óleo e gás. “Nada muda nas instalações da RPCC e na operação da Petrobras no Rio Grande do Norte. O que muda é o modelo de gestão. Trabalhávamos com um processo integrado entre duas áreas. Agora, a Petrobras vai colocar a refinaria sob uma única gestão, otimizando a estrutura, reorganizando os processos e tornando o negócio mais eficiente", explicou.

Efetivamente, de acordo com a companhia, a mudança administrativa deverá provocar apenas uma redução nos custos com pessoal. O gerente considerou ainda que a Petrobras mantém uma infraestrutura robusta no estado, responsável pela exploração e produção de petróleo e gás em 66 concessões em terra e 12 no mar, através de 29 plataformas ligadas por dutos submarinos, 5 mil poços e 130 estações de coleta que enviam o óleo e gás para 2 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos até o Polo Industrial de Guamaré.

Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, bateu recorde de produção de querosene de aviação em agosto de 2017 (Foto: Divulgação/Petrobras)
Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, bateu recorde de produção de querosene de aviação em agosto de 2017 (Foto: Divulgação/Petrobras)

Para o diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates, as explicações da Petrobras foram insuficientes para tranquilizar o estado. O especialista argumenta não faz sentido tirar a refinaria de uma diretoria que está em expansão para colocar no setor em decadência no estado. Jean-Paul lembra que há pelo menos cinco anos a Petrobras vem reduzindo investimentos no estado, na área de exploração, porque os campos terrestres estão maduros e a produção é cada vez mais difícil em terra, enquanto o pré-sal oferece uma produção muito maior.
Para ele, mesmo que a empresa diga que não haverá demissões em curto prazo, não revela um prazo para a manutenção desses empregos a médio e longo prazo. Além disso, considera que, fora da diretoria responsável pelo refino na Petrobras, a estrutura da Clara Camarão corre o risco de ficar fora dos planos estratégicos para investimento em refino, da própria companhia.

"O que deveria ter acontecido era justamente o contrário: todo o pólo de Guamaré deveria ir para a diretoria de refino, com potencial para crescer ainda mais nos próximos anos", critica. Ele ressaltou que a economia com uma gerência é muito irrelevante para uma empresa do porte da Petrobras e só aconteceu no estado e em nenhuma outra refinaria do país.
Prates também afirma que, apesar de considerar o desinvestimento na produção local natural, devido ao longo tempo de exploração no estado, a estatal precisa apresentar à sociedade potiguar o que ela planeja para o Rio Grande do Norte, uma vez que recebeu diversos incentivos públicos e emprega muitas pessoas, que dependem dessa cadeia. "Todos precisam de planejar", pondera.
Desinvestimento
Para o presidente do Sindipetro, José Araújo, a mudança da refinaria para ativo industrial não prejudica em nada o setor, mas o foco da discussão deveria ser outro. "Essa medida não gera desemprego. Os empregos já foram perdidos nos últimos anos - 40 a 60 mil empregos, entre diretos e indiretos, já foram embora. A gente tinha uma média de 13 a 15 trabalhadores terceirizados para cada petroleiro no estado, que eram 2 mil. Agora temos uma média de dois para um. Cerca de 1800 petroleiros e uma média de dois terceirizados", afirma.
Somente uma empresa potiguar que oferecia mão de obra terceirizada para a Petrobras reduziu de 7,5 mil para pouco mais de 50 o número de funcionários.
De 2009 a 2017, de acordo com ele, a Petrobras reduziu de US$ 900 milhões para cerca de US$ 200 milhões o volume de investimentos no estado - uma queda de 77%. O que a empresa chama de desinvestimento dentro do plano de recuperação financeira, o sindicalista considera como uma política de entrega do setor para "o mercado internacional".
A Refinaria Clara Camarão tem capacidade de processar 45 mil barris de petróleo por dia. A capacidade de produção atual do estado é de 48 mil barris, ou 52 mil, quando somada a produção do Ceará. A meta, de acordo com o Sindipetro, era chegar à média de 65 mil barris. Mas a empresa reduziu investimentos no estado e busca vender parte da produção em terra.

Com isso, as operações estão abaixo da capacidade, segundo José Araújo. De acordo com ele, o estado perdeu 15% da produção média diária em um ano, apesar de ter muita viabilidade econômica. "Ao longo de 40 anos, foram tirados 1 bilhão de barris de petróleo do nosso solo. É muito, mas ainda há estimativa de que haja de três a seis bilhões de petróleo - uma produção para, no mínimo, mais 100 anos", pondera.
"As operações no RN são viáveis e lucrativas. O que nós queremos é que o lucro que o estado dá seja revertido em investimento no estado e não no pré-sal", concluiu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ônibus que roda sem motorista se envolve em acidente no 1º dia de operação

Acidente ocorreu na 'estreia' do micro-ônibus em Las Vegas (EUA) (Foto: Navya)

Um micro-ônibus com tecnologia autoguiada - sem motorista, dirigido por um computador - se envolveu em uma batida logo no dia de sua estreia.
O veículo foi atingido por um caminhão, que seguia em baixa velocidade, em uma rua de Las Vegas. Ninguém se feriu.
A culpa pelo acidente foi atribuída ao motorista do caminhão - que acabou multado pela polícia.
O ônibus era o primeiro do tipo a transitar por vias públicas dos Estados Unidos.
A colisão ocorreu um dia depois de a Waymo - unidade de carros autoguiados da Alphabet (dona da Google) - ter anunciado que está colocando uma frota de táxis totalmente autônomos na cidade de Phoenix, no Arizona (EUA).
O ônibus autoguiado em Las Vegas havia sido desenhado para transportar passageiros na mais famosa rua da cidade, a "Strip", onde ficam os principais hotéis e cassinos.
O veículo usa um sistema desenvolvido pela Navya, empresa francesa que também está testando a tecnologia autoguiada em Londres.
O micro-ônibus tem capacidade máxima para 15 passageiros e não ultrapassa 45 km/h, apesar de, normalmente, seguir a uma velocidade média de 25 km/h.

Micro-ônibus tem capacidade para até 15 passageiro e atinge velocidade de 45 km/h (Foto: Navya)
Micro-ônibus tem capacidade para até 15 passageiro e atinge velocidade de 45 km/h (Foto: Navya)

Falha humana
Um porta-voz da cidade de Las Vegas afirmou à BBC que a batida foi leve, e que o ônibus vai voltar a rodar nesta quinta-feira, depois de passar por uma inspeção de rotina.

"Um caminhão de entregas estava saindo de uma viela", informou Jace Radke, do serviço de informações da cidade. "O ônibus fez o que deveria fazer e parou. Infelizmente o elemento humano, o motorista do caminhão, não parou".
Veículos autoguiados já haviam se envolvido em acidentes anteriormente e, como agora, a maioria dos incidentes reportados foram atribuídos ao "elemento humano".
No Arizona, um veículo do tipo, que estava sendo testado pelo Uber, acabou batendo em outro carro, depois que o motorista não cedeu passagem.
Em 2016, um homem morreu em um acidente envolvendo um Tesla Model S com funções autônomas. A investigação do caso indicou que falhas do computador podem ter provocado o acidente. A Tesla foi instruída para expor de forma mais clara as limitações de sua tecnologia aos motoristas.

Em 2015, a Google já testava veículos sem motoristas (Foto: Getty Images)
Em 2015, a Google já testava veículos sem motoristas (Foto: Getty Images)

Tecnologia em expansão
Especialistas, no entanto, dizem que, apesar desses incidentes, o uso da tecnologia autoguiada tem mostrado que é capaz de tornar as ruas mais seguras.
Um estudo da Rand Corporation, organização de pesquisa sem fins lucrativos, publicado nesta semana, defende que a tecnologia chegue logo ao mercado, apesar das imperfeições.
"Ficar esperando por veículos extremamente autônomos que sejam muito mais seguros que motoristas humanos nos faz perder oportunidades de salvar vidas", afirmou o relatório. "É a própria definição de que o ótimo é inimigo do bom."

Carros sem motorista, de acordo com relatórios do órgão de trânsito do Estado da Califórnia, estão melhorando significativamente. De 2015 para 2016, a média de intervenções humanas nos testes feitos em vias públicas diminuiu 66%.
O Google, por exemplo, revelou sua primeira versão da tecnologia para veículos autoguiados há sete anos e, desde então, investiu mais de US$ 1 bilhão em suas pesquisas.
Empresas como General Motors, Audi, BMW e Uber também têm realizado testes para, assim como o Google, colocar no mercado veículos que não precisem de motorista ao volante.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Apple oferece ajuda ao FBI para desbloquear celular de atirador do Texas

Igreja cercada por policiais após tiroteio no Texas (Foto: Nick Wagner/Austin American-Statesman vía AP)
A Apple ofereceu nesta quarta-feira (8) ajuda ao FBI para desbloquear o iPhone do atirador da igreja do Texas, nos Estados Unidos, que deixou 26 pessoas mortas. No ano passado, a polícia federal norte-americana recorreu à Justiça porque a empresa recusou destravar um celular usado por um terrorista que matou 14 pessoas na Califórnia.
À frente das investigações, o FBI afirmou que encontrou dificuldades para ter acesso ao celular de Devin Patrick Kelley, o homem que entrou na igreja batista e atirou nos fiéis no domingo (5). Segundo o jornal “Washington Post”, o aparelho é um iPhone.
Em um comunicado distribuído à imprensa, a Apple afirmou:
“Nosso time imediatamente procurou o FBI depois de ouvir em uma coletiva de imprensa terça que os investigadores estão tentando acessar um telefone. Nós oferecemos assistência e dissemos que responderíamos prontamente a qualquer processo legal que eles mandassem.”

O iPhone x é apresentado nesta terça-feira (12), em evento em Cupertino, na Califórnia, pelo vice-presidente senior de marketing global da Apple, Phil Schiller (Foto: Stephen Lam/Reuters)
O iPhone x é apresentado nesta terça-feira (12), em evento em Cupertino, na Califórnia, pelo vice-presidente senior de marketing global da Apple, Phil Schiller (Foto: Stephen Lam/Reuters)

A empresa não disse, mas deixou nas entrelinhas que, caso tivesse sido contatada antes, o problema poderia ter sido solucionado mais facilmente:
“Nós trabalhamos com processos legais todos os dias. Nós oferecemos treinamento a milhares de agentes para que entendam nossos aparelhos e como podem rapidamente solicitar informação da Apple.”
Isso porque algumas versões do iPhone podem ser destravadas com impressão digital. O recurso é bastante comum, mas deixa se o celular não for desbloqueado após 48 horas. Depois disso, é preciso inserir a senha para ter acesso.
Kelley, de 26 anos, morreu por um tiro disparado por ele mesmo em seu veículo de fuga, onde autoridades encontraram duas pistolas, disse Freeman Martin, porta-voz do Departamento de Segurança Pública.

Mapa mostra local onde ficava igreja em que atirador deixou mortos e feridos no Texas (Foto: Igor Estrella/G1)
Mapa mostra local onde ficava igreja em que atirador deixou mortos e feridos no Texas (Foto: Igor Estrella/G1)

Apple x FBI
Não é a primeira vez que o FBI encontra obstáculos para abrir o celular do autor de um ataque.
No início de dezembro de 2015, pessoas armadas entraram num edifício em San Bernardino, na Califórnia, e mataram 14 pessoas e deixando outros 17 feridos. O tiroteio ocorreu no Inland Regional Center, uma instituição que atende "pessoas com deficiências de desenvolvimento".
A Apple se negou a desbloquear o iPhone encontrado na casa de Syed Farook e Tashfeen Malik, o casal responsável pelo ataque, alegando que estabeleceria um precedente muito perigoso na proteção de dados dos usuários.
O Departamento de Justiça dos EUA processou a empresa, e a Justiça obrigou a Apple a desbloquear o aparelho. A dona do iPhone, no entanto, recorreu e ameaçou levar o caso para a Suprema Corte.
O caso só foi encerrado quando o FBI pagou mais de US$ 1 milhão para que um grupo de hackers profissionais o ajudasse a desbloquear o iPhone. Com isso, os investigadores puderam burlar a senha pessoal de quatro dígitos sem ativar um mecanismo de segurança usado pela Apple, que apagaria todo o conteúdo do telefone caso se introduzisse a senha incorreta mais de dez vezes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Saúde incorpora medicamento para Alzheimer no SUS

Memantina age em neurotransmissor e impede morte de neurônios (Foto: Divulgação)
Após avaliação, o Ministério da Saúde incluiu o medicamento memantina para casos de Alzheimer moderados e graves no SUS. A inclusão foi oficalizada nesta quinta-feira (9) em publicação no Diário Oficial. O medicamento já é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A memantina age impedindo a ação do excesso do glutamato nos neurônios. Altos níveis do composto facilitam a entrada do cálcio nas células neuronais, levando-os à morte.
O medicamento foi indicado para casos moderados e graves. Não há indicação para casos leves. Para os casos graves, o composto deve ser combinado com medicamento inibidor de colinesterase, substância que inibe a ação de enzimas que destroem a acetilcolina, neurotransmissor atuante na memória. Já nos casos leves, a memantina pode ser usada isoladamente.
A recomendação da incorporação no SUS foi feita por comissão de avaliação em julho desse ano. O relatório concluiu que "apesar do tamanho do efeito ser pequeno, ele é significativo e influencia favoravelmente a qualidade de vida dos doentes e cuidadores", diz.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que acomete 33% dos indivíduos com mais de 85 anos e compromete de mais de 35 milhões de pessoas no mundo. A condição leva ao declínio de habilidades cognitivas, como a memória e orientação no tempo e no espaço. Há também mudanças na personalidade e no comportamento, bem como prejuízos na habilidade de realizar funções diárias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF realiza operação na Casa Militar do governo de PE e residências no Grande Recife

A Casa Militar de Pernambuco, localizada junto ao Palácio do Campo das Princesas, e a Vice-governadoria, ambas na região central do Recife, são alvos da Operação Torrentes, desencadeada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (9). A ação investiga irregularidades em projetos de reestruturação de cidades da Mata Sul atingidas por enchentes em 2010 e em 2017. Integrantes e ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar estão entre os alvos da operação. (Veja vídeo acima)
O ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco coronel Carlos D'Albuquerque e o ex-chefe da Casa Militar de Pernambuco coronel Mário Cavalcanti estão entre as pessoas que tiveram mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada pela polícia para depor, emitidos pela Justiça.
Segundo a PF, objetivo da operação é desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos ligados à Casa Militar. A estimativa é que os convênios investigados somem mais R$ 450 milhões.
O G1 entrou em contato com o governo de Pernambuco, que afirmou "a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários, como sempre tem feito quando solicitado por órgãos de controle e fiscalização". O executivo estadual apontou ainda que "o acesso a todos os documentos e equipamentos ali localizados, assim como a qualquer outro documento público, poderia ter sido solicitado sem a necessidade de qualquer ordem judicial". (Veja nota na íntegra ao fim)
Foram emitidos 71 mandados judiciais, sendo 36 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 20 de condução coercitiva. Também houve uma condução coercitiva no Pará. Até às 11h (horário local), haviam sido cumpridos 14 mandados de prisão, 19 de condução coercitiva e todos os 36 busca e apreensão.

'Operação Torrentes' cumpre mandados na Casa Militar de Pernambuco, localizada na sede do governo, no Palácio do Campo das Princesas, centro do Recife, nesta quinta-feira (9) (Foto: Reprodução/TV Globo)
'Operação Torrentes' cumpre mandados na Casa Militar de Pernambuco, localizada na sede do governo, no Palácio do Campo das Princesas, centro do Recife, nesta quinta-feira (9) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Segundo a PF em Pernambuco, a investigação teve início em 2016, a partir de um relatório elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU) que analisou a utilização das verbas federais no processo de reconstrução das cidades castigadas pelos temporais, em 2010.
A corporação informou também que foi verificado que, dependendo do objeto licitado, funcionários da Secretaria da Casa Militar direcionavam os contratos a diversos grupos empresariais em troca de contrapartidas financeiras. Para a polícia, há, ainda, indícios de superfaturamentos e não execução de contratos.
A PF ressaltou, ainda, que foram detectados "fortes indícios de superfaturamento" em alguns contratos firmados pela Secretaria da Casa Militar, com recursos públicos federais, na Operação Prontidão. Essa ação teve como objetivo reconstruir municípios da mesma região do estado, atingidos, uma vez mais, pelas chuvas de maio deste ano.
Além do prédio da Casa Militar, foram alvo das ações a Vice-Governadoria de Pernambuco, em Santo Amaro, na área central da capital. As equipes cumpriram mandados em uma residência na Rua da Harmonia, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. A corporação também realizou buscas em um prédio localizado no bairro de Casa Caiada, em Olinda.

Operação Torrentes ocorre na Casa Militar de Pernambuco, localizada na sede do governo, no Palácio do Campo das Princesas, centro do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
Operação Torrentes ocorre na Casa Militar de Pernambuco, localizada na sede do governo, no Palácio do Campo das Princesas, centro do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Operação
Nesta quinta, 260 policiais federais de 10 estados e 25 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) participam da Operação Torrentes. Eles foram distribuídas em 44 equipes. Também foi determinado o sequestro e a indisponibilidade dos bens dos principais investigados, que ainda não tiveram a identidade revelada.
O nome da operação, Torrentes, faz alusão as enchentes que devastaram diversos municípios da Mata Sul. Todos os presos estão sendo levados para a sede da PF, na área central do Recife. Dependendo do grau de participação e envolvimento, eles podem responder pelos crimes de peculato, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva e associação criminosa. As penas ultrapassam os 25 anos de reclusão.
Após serem ouvidos todos serão encaminhados para fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), na área central da cidade, e compareceram à audiência de custódia. Caso sejam confirmadas as prisões, os civis serão encaminhados para o Cotel, na Região Metropolitana, e Colônia Penal Feminina, na Zona Oeste do Recife. Os militares seguirão para uma instituição designada pelo Comando da Polícia Militar de Pernambuco.

Operação Torrentes é realizada na Vice-governadoria de Pernambuco, na Avenida Cruz Cabugá, no centro do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Operação Torrentes é realizada na Vice-governadoria de Pernambuco, na Avenida Cruz Cabugá, no centro do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Prejuízos
Os prejuízos aos cofres públicos ainda estão sendo contabilizados. Segundo a PF, apesar das socilitações feitas pela Controladoria-Geral da União, a Casa Militar não enviou os comprovantes de despesas que são essenciais para efetuar o levantamento.
Instituição
A Casa Militar é o órgão da administração direta, subordinado diretamente ao governador do estado. As funções abrangem a segurança da máxima autoridade, a sede do governo e a ajudância-de-ordem do presidente ou governador. O Secretário-Chefe da Casa Militar possui as mesmas prerrogativas, direitos e vantagens atribuídas aos secretários de estado.

Resposta
Governo de Pernambuco:
"Com relação à operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União realizada hoje (09.11) em prédios da Secretaria da Casa Militar do Estado, o Governo de Pernambuco reafirma a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários, como sempre tem feito quando solicitado por órgãos de controle e fiscalização.
A Operação Reconstrução, ocorrida a partir de julho de 2010, envolveu recursos advindos do Estado de Pernambuco e da União, dirigidos ao atendimento emergencial às 120 mil pessoas da Zona da Mata Sul atingidas pela enchente, bem como o trabalho de reconstrução das cidades.
As prestações de contas respectivas foram apresentadas a tempo e modo às autoridades competentes, estaduais e federais. Não foi descumprido nenhum prazo ou foi negada nenhuma informação por parte do Governo de Pernambuco.
Com relação à Operação Prontidão, realizada após a enchente deste ano de 2017, os prazos de prestação de conta ainda estão em curso.
A Operação Reconstrução construiu a Barragem de Serro Azul e cinco hospitais, o Hospital Regional de Palmares, os hospitais municipais de Água Preta, Cortês, Barreiros e de Jaqueira. A Operação Reconstrução também entregou 12.131 mil casas; recuperou ou reconstruiu 71 pontes, recuperou 185 vias urbanas e 28 muros de arrimo em diversos municípios atingidos.
A Operação Reconstrução recuperou, ainda, 63,13 quilômetros de rodovias e 203 quilômetros de estradas vicinais; reconstruiu 29 escolas atingidas, revitalizou a orla de Palmares; recuperou e reconstruiu 123 bueiros e 11 passagens molhadas, promoveu a dragagem do Rio Una e criou a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico.
É absolutamente lastimável o processo de espetacularização negativa das atividades de controle da atuação pública. O que assistimos hoje é exemplo da grave prática de buscar criminalizar toda a atuação dos agentes públicos e políticos. Os trabalhos da Operação Reconstrução envolveram grande número de servidores públicos, que realizaram um esforço extraordinário na missão de minimizar o sofrimento que as enchentes causaram à população pernambucana.

É lamentável a operação desproporcional realizada no Gabinete do chefe da Casa Militar, no Palácio do Campo das Princesas. O acesso a todos os documentos e equipamentos ali localizados, assim como a qualquer outro documento público, poderia ter sido solicitado sem a necessidade de qualquer ordem judicial.
Logo que disponha de mais informações, o Governo de Pernambuco voltará a se pronunciar publicamente.
Governo do Estado de Pernambuco"

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Quis testar se Deus é Deus', diz pastor sobre homem que o atacou com faca em culto transmitido ao vivo

O pastor Gétero Augusto de Campos, que quase foi esfaqueado por um homem durante um culto transmitido ao vivo pelo Facebook, contou ao G1 que ficou com medo de morrer quando viu o rapaz com a faca indo em sua direção. Segundo ele, o jovem alegou que ficou irritado ao ouvir uma música na igreja e que, por isso, resolveu atacá-lo para "testar se Deus era Deus".
“Depois que os membros da igreja conseguiram detê-lo e a polícia o levou para a delegacia, ele disse que ouviu o louvor que canta que ‘se Deus fizer é Deus e se não fizer, continua sendo Deus’ e ficou irritado porque a mãe dele continua cega. Então, ele alegou que resolveu me esfaquear para ver se Deus era Deus mesmo e quis testar. A ação dele assustou todo mundo. Foi só gritaria. Pânico total”, afirmou Gétero.
O caso aconteceu no domingo (5) na igreja "O Brasil para Cristo", em Tatuí (SP). A transmissão ao vivo do culto na página da igreja no Facebook mostrou o momento em que o pastor quase foi esfaqueado.
Nas imagens é possível ver o momento em que o jovem sobe a escada lateral do púlpito e puxa uma faca da cintura. Com os gritos dos fiéis, o pastor se vira a tempo de ver o homem investindo contra ele com a faca em mãos.

Ele se esquiva e começa a andar para trás, enquanto repete várias vezes: "O sangue de Jesus tem poder". Vários homens sobem no palco e um deles agarra o agressor pela cintura e o derruba no chão.

Homem com faca quase esfaqueia pastor em igreja de Tatuí (Foto: Reprodução/Facebook)
Homem com faca quase esfaqueia pastor em igreja de Tatuí (Foto: Reprodução/Facebook)

Gétero afirma que pensou que o jovem estava indo em sua direção armado de revólver.
“Na hora que ouvi a gritaria e virei, vi ele puxando algo da cintura. Eu pensei que fosse um revólver e fiquei com medo de morrer, sim. Foi então que os diáconos correram e eu comecei a clamar pelo sangue de Jesus. Aí o homem foi amolecendo e o braço dele foi caindo, até que conseguiram detê-lo”, relata.
O pastor ainda conta que conhece o jovem há anos, pois ele mora ao lado da igreja. “Conheço ele desde pequeno. Ele mora vizinho da igreja. Em 17 anos que sou pastor, essa foi a primeira vez que aconteceu isso comigo. Meu pai era pastor e já vi gente entrando na igreja e xingando, mas de invadir púlpito e com faca, não. Foi um susto muito grande para todos”, diz.
Ainda segundo Gétero, após o ocorrido, o culto continuou normalmente. “Claro que assustou muita gente. A igreja ficou em pânico. Minha mulher ficou assustada e meu filho correu pra tentar conter o homem. Mas depois do que aconteceu, preguei a palavra que, por coincidência, era sobre como a igreja deve ficar preparada para qualquer situação, já que vivemos em um mundo em que tudo pode aconteceu”, diz.

Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo do culto no Facebook mostrou o momento em que um pastor quase foi esfaqueado pelo homem.
Alguns internautas deixaram comentários sobre o incidente no vídeo. "Deus é fiel e livra os teus servos do mal. Deus no controle", escreveu um. "Esse culto ficou marcado, mas a glória de Deus prevaleceu", disse outro.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada e o rapaz foi levado para a delegacia. Ele alegou que estava no culto e que não gostou do louvor. Ressaltou, porém, que não tem nada contra o pastor e que frequenta a igreja há 10 anos.
Um termo circunstanciado de lesão corporal tentada foi assinado, e o jovem foi liberado em seguida. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Homens sobem no palco e um deles agarra o agressor na igreja (Foto: Reprodução/Facebook)
Homens sobem no palco e um deles agarra o agressor na igreja (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

MC Doguinha canta letras obscenas ao lado de adultos desde 9 anos e, aos 12, faz até 13 shows por semana

Foto publicada no dia 26 de outubro no Instagram mostra show do MC Doguinha, de 12 anos (Foto: Reprodução / Instagram)
Não é apenas no clipe de "Vem e brota aqui na base", visto mais de 12 milhões de vezes e investigado pelo MP do Rio, que MC Doguinha canta letras obscenas. Outros vídeos mostram que o garoto de 12 anos canta funks sexuais ao menos desde os 9, incentivado por adultos. Atualmente, ele faz shows lotados até 13 vezes por semana.

Agenda de outubro de 2017 mostra 13 shows por semana do MC Doguinha, de 12 anos (Foto: Reprodução / Instagram)
Agenda de outubro de 2017 mostra 13 shows por semana do MC Doguinha, de 12 anos (Foto: Reprodução / Instagram)

Um vídeo publicado em 6 de março de 2014 mostra o cantor, então aos 9 anos, em um evento ao lado de diversos outros adultos e crianças. Ele é incentivado a ir ao palco e se apresenta como "Douguinha do YouTube". Um dos versos da letra que ele canta é: "Bota a camisa na minha cabecinha". O menino é aplaudido no final.

MC Doguinha canta vídeos com teor sexual aos 9 anos (Foto: Reprodução / YouTube)
MC Doguinha canta vídeos com teor sexual aos 9 anos (Foto: Reprodução / YouTube)

Outro vídeo de 2014 mostra Doguinha em um quarto incentivado a cantar por uma pessoa mais velha. "Canta aí", diz o homem a ele. Os versos são ainda mais pornográficos, como "novinha para de caô e desce logo na minha p***".

MC Doguinha canta funk pornográfico aos 9 anos (Foto: Reprodução / Facebook)
MC Doguinha canta funk pornográfico aos 9 anos (Foto: Reprodução / Facebook)

Diversas fotos e vídeos atuais mostram os shows que Doguinha tem feito com o sucesso da música "Vem e brota aqui na base". As apresentações são agenciadas pela empresa carioca Evolution. O G1 entrou em contato com os responsáveis pela empresa e enviou perguntas, mas não teve retorno.
As imagens mostram shows cheios. A empresa tem divulgado semanalmente a agenda de shows do MC. As casas de shows são no Rio ou em municípios próximos.
Apenas no dia 11 de outubro, foram 7 shows divulgados. O roteiro começou em Duque de Caxias, onde mora o menino, e terminou no Centro do Rio, passando por Niterói, Nilópolis e Magé.
"Vem e brota aqui na base" é a música mais popular de Doguinha no YouTube, mas há outras músicas dele no site, como "Quero você - vai empinando" e "Viciei na sua sentada", todas com letras de teor sexual.
Investigação do MP do Rio
Para a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Criança e do Adolescente da capital, o vídeo de "Vem e brota aqui na base" faz "apologia a práticas erótico-sexuais". O MP disse ao G1, em reportagem publicada na quarta-feira (8), que a conduta fere os princípios da proteção integral da criança e do adolescente e da finalidade social da internet.
Os promotores também enviaram um ofício à Legenda Funk, produtora responsável pelo clipe, divulgado em 25 de outubro deste ano, e ao Google para que retirem o link da internet em até 30 dias. Mc Doguinha é morador do Morro do Sossego, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Por isso, uma cópia do documento foi enviada às Promotorias de Infância e Juventude de Caxias.
Na quarta-feira, o G1 também tentou contato com a produtora de vídeos Legenda Funk, com o Google e com a família de Mc Doguinha. Mas até o momento não houve retorno.

Clipe de MC Doguinha tem 12 milhões de visualizações (Foto: Reprodução/Facebook)
Clipe de MC Doguinha tem 12 milhões de visualizações (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tite deixa claro que será exigente com a Seleção em amistosos: "Excelência"

A pesar de a vaga para a Copa do Mundo ter sido garantida com antecedência e bom desempenho da seleção brasileira, Tite deixou claro que o fim das eliminatórias não dará fim à cobrança sobre a equipe. Na véspera do penúltimo amistoso de 2017, diante do Japão, em Lille, nesta sexta-feira, o comandante do Brasil apontou que deseja ver atuações de qualidade em uma nova etapa de preparação para o Mundial.
- É preparação, não gosto de adjetivar teste. É uma nova etapa de preparação. O Bielsa fala uma frase que eu comungo: "Valorizo mais o merecido que o conseguido". O desempenho nesta fase da preparação é fundamental. O desempenho de excelência é minha exigência nesta nova etapa - disse o técnico em entrevista coletiva.

Tite afirma que será exigente com desempenho do Brasil nos amistosos (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)
Tite afirma que será exigente com desempenho do Brasil nos amistosos (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Tite relatou como preparou a equipe, além dos treinos: com uma conversa sobre o desempenho do time nas últimas partidas, frisando o que repetir e o que deixar para trás. E buscou motivar os atletas como se o Mundial começasse agora.
- Terminei com um exercício de imaginação. Imaginem que agora tudo é Copa do Mundo, amanhã temos que simular um jogo de Copa do Mundo, são duas equipes que estão no Mundial.
O Brasil enfrenta o Japão nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília), em Lille, e depois viaja para Londres, onde enfrentará a Inglaterra, na próxima terça, às 18h. A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem os jogos ao vivo.
Confira outros trechos da coletiva de Tite:
Neymar no PSG
- As situações de clubes são geridas pela grandeza, têm respeito, mas meu foco é no nosso trabalho, no respeito que temos tido. Todos os atletas aqui são bem trabalhados em seus clubes, por isso produzem bem na Seleção.

Avaliação dos atletas
- O pouco tempo é desafiador, poucos jogos. O tempo que eu tenho na seleção brasileira é menos do que três meses de clube. Procuro fazer essa avaliação justa com acompanhamento dos trabalhos nos clubes, jogos e treinos, manter relação de muita transparência com os clubes. Foi solicitado pelo Liverpool que viesse uma pessoa acompanhar a recuperação do Coutinho. Está aberto, queremos a relação.

Treinador testará time com mudanças contra os japoneses (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)
Treinador testará time com mudanças contra os japoneses (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Duelo contra o Japão
- Muda a característica dos jogos que tivemos na América do Sul. Agora é uma equipe de maior mobilidade, sai da ação defensiva para a ofensiva com velocidade, tem pivô de infiltração pros de trás, tem jogo apoiado, muita triangulação. Características diferentes de equipe para mantermos nível alto de desempenho, nos ajustando ao adversário.
Diferenças entre clubes e a Seleção
- As cobranças e bolas paradas nos clubes, os movimentos e funções dos atletas são diferentes na Seleção. Alguns fazem marcação individual, a nossa é setorizada porque gosto de ter marcação e cobertura. Na marcação individual, uma finta deixa jogador sozinho. É uma das adaptações. Outras de posição/função, estou trazendo o Fernandinho para função de articulação que no City faz o David Silva.
Condições físicas dos jogadores
- Quando montamos a comissão técnica, ela tem um profissional em diversos setores, as partes clínica e física, com interação com os clubes para que o atleta esteja sadio, bem, com saúde. A relação do nosso preparador físico com os clubes, a Seleção está aberta para eles verem o trabalho. Mandamos relatórios de todos os atletas, da mesma forma na parte médica.

Ser técnico de clube x ser técnico de seleção
- No clube há tempo maior para estabelecer relação e vínculo de confiança, há mais tempo com o atleta. Tu consegue observar melhor como ele reage, uma intervenção mais forte ou um conselho. Em contrapartida, o técnico da Seleção se desgasta pouco com o atleta. São nove dias, todas as situações estão legais. A dificuldade aqui é estabelecer uma função, querer que o lateral construa por dentro. Hoje eu nem tomei café, acordei, comi uma fruta, rememorei todo meu trabalho tático, vim aqui para prepará-los melhor. Aqui é tudo muito acelerado. No clube tu tem um tempo maior.
Mudanças no time
- Danilo, Thiago, Jemerson, Marcelo, Fernandinho numa posição que Renato vinha exercendo, Casemiro, Giuliano mais solto, com infiltrações. Deixando o desenho e respeitando características do Willian, Neymar, Gabriel, Alisson. Sim, está confirmada. Busco oportunizar o Danilo, para ter real condição de jogar. Jemerson da mesma forma. Fernandinho é uma posição que ele exerceu há algum tempo. Fernandinho tem todas as características para fazer isso bem feito, e assim tenho variações táticas em diferentes setores da equipe.
Uso do árbitro de vídeo
- Sou um grande incentivador do árbitro de vídeo, na busca pela justiça, do correto. Toda vez que o futebol premia o merecido, eu fomento. Que seja competitivo e leal, não haverá problema, o árbitro não vai te punir. Se fizer faltas excessivas, deixa para a arbitragem. Se agarrar dentro da área, faça a situação de contato de maneira leal, que não haverá problema. Eu, como técnico, quero que seja justo. Se eu tivesse um desafio, como tem no vôlei, eu gostaria muito. Talvez eu queira demais, mas é o correto, justo, deve ser assim. Premiar o mais competente, quem merece, é a premissa.
Espaço para alguns atletas
- Danilo é uma substituição, o Jemerson também. O Thiago e o retorno do Marcelo eu não vejo. Fernandinho sim, numa função diferenciada. E Giuliano. A oportunidade ao Giuliano não era o processo inicial, era o Coutinho para jogar ali. A oportunidade surge. Veja os atletas estarem preparados. A ideia inicial nossa era o Coutinho com Fernandinho e Casemiro.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››