segunda-feira, março 11, 2019

Ataques a jornal visam desqualificar jornalismo, dizem ANJ, Abert e Aner


A Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) emitiram uma nota conjunta em que lamentam o ataque do presidente Jair Bolsonaro ao jornal O Estado de S. Paulo e à repórter Constança Rezende na noite de domingo (10).

As entidades afirmam que os ataques à repórter têm o objetivo de desqualificar o trabalho jornalístico. “ABERT, ANER e ANJ assinalam que a tentativa de produzir na imprensa a imagem de inimiga ignora o papel do jornalismo independente de acompanhar e fiscalizar os atos das autoridades públicas”.

Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o episódio mostra por parte do presidente o “descompromisso com a veracidade dos fatos” e se caracteriza como “o uso de sua posição de poder para tentar intimidar veículos de mídia e jornalistas”.

Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga afirma que o ataque é um atentado à liberdade de imprensa. “O presidente e seus seguidores tentam intimidar os profissionais jornalistas por meio de agressões verbais e ameaças”, diz.

Maria diz que o episódio evidencia um “flagrante desrespeito às instituições e regras democráticas” no País. “Utilizam a tática da agressão e da disseminação de mentiras para buscar desqualificar os autores de notícias/reportagens críticas ao governo ou com denúncias contra integrantes do governo e aliados próximos, caso dos filhos do presidente que também têm vida pública, num flagrante desrespeito às instituições e regras democráticas.”

No Twitter, Bolsonaro endossou tese levantada pelo site Terça Livre, que falsamente atribuiu a uma jornalista do Estado a declaração de que teria “intenção” de “arruinar Flávio Bolsonaro e o governo”. A suposta declaração, que aparece entre aspas no título do texto do Terça Livre, foi atribuída pelo site à repórter. A frase teria sido dita, segundo “denúncia” de um jornalista francês citado pelo Terça Livre, em uma conversa gravada em que a repórter fala da cobertura jornalística das movimentações suspeitas de Fabrício Queiroz, ex-motorista de Flávio.

A gravação do diálogo, porém, mostra que Constança em nenhum momento fala em “intenção” de arruinar o governo ou o presidente A conversa, em inglês, tem frases truncadas e com pausas. Só trechos selecionados foram divulgados. Em um deles, a repórter avalia que “o caso pode comprometer” e “está arruinando Bolsonaro”, mas não relaciona seu trabalho a nenhuma intenção nesse sentido.

Allan Santos, editor do Terça Livre, no entanto, expôs a conversa como evidência de suposta irregularidade. “Bomba!!!!! Jornalista do Estadão confessa: ‘a intenção é arruinar Flávio Bolsonaro e o governo'”. A frase jamais foi dita.

Leia a nota conjunta assinada pela Abert, Aner e ANJ

“A propósito do episódio relacionado à repórter Constança Rezende, do jornal O Estado de S.Paulo, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) lamentam que o presidente da República reproduza pelas redes sociais informações deturpadas e deliberadamente distorcidas com o sentido de intimidar a jornalista e a liberdade de expressão.

Os ataques à repórter têm o objetivo de desqualificar o trabalho jornalístico, fundamental para os cidadãos e a própria democracia. ABERT, ANER e ANJ assinalam que a tentativa de produzir na imprensa a imagem de inimiga ignora o papel do jornalismo independente de acompanhar e fiscalizar os atos das autoridades públicas.

Brasília, 11 de março de 2019.

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

Associação Nacional de Editores de Revistas

Associação Nacional de Jornais”

Agora, leia a nota da OAB e da Abraji na íntegra:

“Na noite de domingo, o presidente Jair Bolsonaro fez um novo ataque público à imprensa, desta vez valendo-se de informações falsas. Isso mostra não apenas descompromisso com a veracidade dos fatos, o que em si já seria grave, mas também o uso de sua posição de poder para tentar intimidar veículos de mídia e jornalistas, uma atitude incompatível com seu discurso de defesa da liberdade de expressão. Quando um governante mobiliza parte significativa da população para agredir jornalistas e veículos, abala um dos pilares da democracia, a existência de uma imprensa livre e crítica.

A onda de ataques no domingo começou antes da manifestação do presidente. Grupos que apoiam Bolsonaro difundiram e amplificaram nas redes sociais declarações distorcidas da repórter Constança Rezende, de O Estado de S.Paulo, para alimentar a narrativa governista de que a imprensa mente quando se refere às investigações sobre as movimentações financeiras atípicas de Fabrício Queiroz, ex-motorista do senador Flávio Bolsonaro. Como é comum nesse tipo de ataque, a família de Constança também virou alvo. O grave nesse episódio é que o próprio presidente instigou esse comportamento, ao citar como indício de suposta conspiração que Constança é filha de um jornalista de O Globo.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se unem neste momento no repúdio a qualquer tentativa de intimidação de jornalistas. Profissionais atacados por fazer seu trabalho terão sempre nosso apoio.

Diretoria da Abraji

Felipe Santa Cruz – presidente do Conselho Federal da OAB

Pierpaolo Cruz Bottini – coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB”

Fonte: Agência Estado
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Nome de diretor do Idema é usado para aplicar golpes no RN


Uma pessoa ainda não identificada está usando o nome do atual diretor do Idema, Leon Aguiar, na tentativa de aplicar golpes no Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira (08), um empresário foi contatado pelo golpista, que se identifica como sendo secretário do diretor do Idema e pede em nome dele dinheiro para pagar custos com veículos no valor de R$ 100 mil.

Para praticar o ato ilícito, o golpista envia mensagem via WhatsApp com o número da conta poupança para depósito. O diretor do Idema rechaça veementemente tal prática e esclarece que a informação é fraudulenta e inverídica, além de ressaltar que o ocorrido já está sob domínio das autoridades policiais para as providências cabíveis.

“Fui totalmente surpreendido nesta segunda-feira(11) com a informação que, na última sexta-feira(8), um empresário recebeu o contato, por meio de ligações e mensagens, supostamente, de um funcionário se identificando como meu secretário para cobrar quantias referentes a despesas do Instituto. Estive no início da tarde na polícia para fazer um boletim de ocorrência e passar todas as informações necessárias. Conto com o trabalho das autoridades policiais para identificar e aplicar as medidas adequadas”, afirmou Leon Aguiar.

O diretor geral do Idema ainda destacou que não é a primeira vez que usam o nome dos gestores da instituição para esta prática ilícita. “Em anos anteriores, diretores passaram pelo mesmo problema”. Ele esclarece, também, que qualquer tentativa de extorsão ou pedido de dinheiro deve ser totalmente desconsiderada.

Fonte: Portal no Ar
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Agendamento online para emissão de RGs no RN passa a ser diário e atendimento tem horários ampliados

O agendamento eletrônico do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para a emissão de carteiras de identidade passa a ser diário a partir desta segunda-feira (11). A marcação virtual, que até então era oferecida somente às quintas-feiras, poderá a partir de agora ser agendada em qualquer dia da semana e com novas opções de horários.

Agendamento online para emissão de RGs no RN passa a ser diário e atendimento tem horários ampliados — Foto: Divulgação
Agendamento online para emissão de RGs no RN passa a ser diário e atendimento tem horários ampliados — Foto: Divulgação

Segundo o Itep, mais de 20 mil RGs são emitidos por mês no estado potiguar. “É mais uma forma de ampliarmos os serviços à população e assim atender a essa demanda que é crescente pela emissão do documento em todo o estado. Estamos também ampliando os horários de atendimento nos postos do ITEP nas Centrais do Cidadão para que o serviço seja oferecido de forma ainda mais ágil evitando filas”, destacou o diretor-geral do Instituto, Marcos Brandão.

Em Natal, que concentra a maior demanda do Rio Grande do Norte, os serviços tiveram horário ampliado, de acordo com o próprio Instituto Técnico. Na Central do Cidadão do Alecrim, Zona Leste, o horário passa a ser de 7h10 às 17h; no Shopping Via Direta, na Zona Sul, das 9h às 19h20; na Zona Norte das 9h às 18h20.

Para realizar o agendamento, é necessário acessar o site do Itep, clicar na aba “Serviços” e, em seguida, em “Emissão de identidades”. Depois disso é preciso clicar na opção “RG” e escolher se a missão será de 1ª, 2ª ou 3ª via.

É necessário também fazer um cadastro com dados pessoais e escolher o dia, horário e a Central do Cidadão em que deseja ser atendido. Será gerado um extrato com a marcação de data e hora. Esse documento deve ser impresso e levado no dia agendado.

No dia do atendimento, precisa levar a seguinte documentação: certidão de nascimento ou casamento, foto 3x4 e comprovante de residência, além do CPF. Para emissão da 1ª via não há cobrança. No entanto, para quem vai tirar a 2ª via a taxa é de R$ 25 e para 3ª via, R$ 35.

Fonte: G1
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Governo prorroga situação de emergência pela seca em 148 municípios do RN

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai prorrogar, por mais 180 dias, a situação de emergência pela seca em 148 municípios, o que representa 88% dos municípios potiguares. O novo Decreto de Situação de Emergência será publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado (DOE).

Vasilhas, baldes, garrafões e tambores de água marca o lugar na fila. (Arquivo)  — Foto: Anderson Barbosa/G1
Vasilhas, baldes, garrafões e tambores de água marca o lugar na fila. (Arquivo) — Foto: Anderson Barbosa/G1

A renovação do decreto, que trará um Regime Jurídico Especial, foi definida pelo Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, entidade coordenada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves.

Segundo o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Marcos Carvalho, o decreto leva em consideração análises técnicas dos diversos órgãos que integram o Comitê e que monitoram a segurança hídrica do Estado nos últimos seis meses. O decreto mantém os mesmos municípios que estavam em situação de emergência e acrescenta Pedro Velho.

A renovação do decreto foi determinada durante reunião em 6 de fevereiro, mas a publicação no Diário Oficial do Estado precisava aguardar o final do prazo do documento anterior.

De acordo com o governo, a situação de emergência pela seca facilita o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços que minimizam os impactos causados pela escassez de chuvas. Apesar das últimas chuvas em todo Estado, relatórios da Companhia de Águas e Esgotos, apresentados nos últimos dias mostram que dos 151 municípios são abastecidos pela companhia, 92 estão em rodízio e cinco em situação de colapso.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, a situação mais preocupante é dos municípios do Alto Oeste onde os reservatórios ainda estão com baixo volume hídrico.

Todos os municípios inseridos no Decreto Estadual deverão realizar o preenchimento do Formulário de Informações de Desastres (FIDE), na Plataforma do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), até o dia 20 de março, para que a Defesa Civil envie o processo de pedido de reconhecimento federal.


“A solicitação se faz necessária pois as informações inseridas pelo município no Fide, subsidiarão o Decreto Estadual de Situação de Emergência de Seca na solicitação do Reconhecimento Federal e posteriormente, no pedido de recursos de ações de respostas para o desastre”, afirma Marcos Carvalho.

Municípios em situação de emergência
Acari
Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Boa Saúde
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Grande
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Espírito Santo
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçana
Jandaíra
Janduís
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa D'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Nova Cruz
Olho D'Água dos Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Passa e Fica
Passagem
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairi
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José de Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Nov
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa

Fonte: G1
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Prefeitura de Lajes, RN, abre concurso para 86 vagas

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A Prefeitura de Lajes, na região Central potiguar, divulgou edital (acesse AQUI) para concurso público nas áreas da educação, assistência social, saúde e prestação de serviços. Ao todo, são oferecidas 86 vagas para contratação imediata e cadastro reserva. As provas são de níveis fundamental, médio e superior e os salários iniciais variam de R$ 954 a R$ 11 mil.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 18 de março deste ano. A inscrição custa R$ 80 para os cargos de nível fundamental e médio, e R$ 100 para nível superior. A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) é a responsável pela realização do concurso.

Vagas
Nível fundamental

Auxiliar de saúde bucal
Nível médio

Técnico em enfermagem
Agente comunitário de saúde
Fiscal sanitário
Técnico agrícola agropecuário
Agente de trânsito
Técnico em informática
Técnico em edificações
Fiscal de serviços urbanos
Nível superior

Auditor fiscal
Professor em educação especial
Pedagogo
Assistente social
Bioquímico farmacêutico
Enfermeiro
Fisioterapeuta clínico
Psicólogo
Médico
Médico ginecologista
Nutricionista
Médico veterinário
Dentista
Professor de matemática
Professor de ciências biológicas
Professor de história
Professor de língua inglesa
Professor de educação física
Professor de dança
Professor ensino infantil
Professor ensino fundamental
Professor de língua portuguesa
A jornada de trabalho varia de 10 a 40 horas semanais ou por escala de plantão, respeitada as exceções contidas em legislação específica e observada a proporção entre a carga horária cumprida e remuneração fixada para o cargo.

Das vagas destinadas a cada cargo, 5% serão providas para candidatos com necessidades especiais.

Fonte: G1
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Detran começa a cobrar IPVA de veículos com placas de finais 1 e 2 nesta terça (12) no RN

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros e motos com placas de finais 1 e 2 começa a ser cobrado nesta terça-feira (12) no Rio Grande do Norte, informou o Detran.

Carros na BR-101, entrada de Natal, RN — Foto: Igor Jácome/G1
Carros na BR-101, entrada de Natal, RN — Foto: Igor Jácome/G1

O proprietário tem a opção de pagar o tributo em cota única, com desconto de 5%, ou dividir o valor total em cinco parcelas fixas. A primeira deve ser quitada ainda em março e as demais em abril, maio, junho e julho.

A responsabilidade do recolhimento e aplicação do IPVA é da Secretaria Estadual de Tributação (SET), que repassa 50% do que é arrecadado para os municípios onde o veículo tem domicilio especificado em seu licenciamento.

A alíquota responsável pela fixação do valor do tributo é de 3% do valor do automóvel e não sofreu alteração em comparação ao ano de 2018.

No mesmo período do vencimento do IPVA é arrecadada a taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat), que segue o mesmo calendário de cobrança da cota única do IPVA, de acordo com o final da placa do veículo. Houve redução média de aproximadamente 64% no valor do seguro. Um exemplo são os veículos considerados de passeio, que pagaram R$ 45,72 em 2018, e neste ano podem quitar o seguro com o valor de R$ 16,27.

Neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) não está mais emitindo o carnê físico de taxas e impostos relacionados aos veículos e o usuário deve buscar a emissão dos boletos no site do departamento, nas unidades físicas do Detran, nas agências do PágFácil, Banco do Brasil ou por meio do aplicativo oficial do Detran. Os boletos estão disponíveis 24h no site do Detran.

Somente após a comprovação da quitação da taxa de Licenciamento, IPVA, DPVAT e Taxa de Proteção contra Incêndio, Salvamento e Resgate em via Pública é que o proprietário recebe o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), que é enviado ao endereço do contribuinte, como também pode ser retirado diretamente no Detran.


Caso haja multas vinculadas ao veículo, o documento só é emitido após a quitação delas.

Como acessar
Para ter acesso ao boleto pelo site, basta acessar o site do Detran (aqui). Com a página aberta, o usuário deve clicar no ícone “consulta de veículos e boletos”. Logo em seguida, é mostrada uma página onde é possível digitar a placa e o Renavam. Dessa forma, é possível ter acesso ao ambiente online onde ficam disponíveis os boletos referentes à taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito.

Fonte: G1
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Governo do RN nomeia quase 500 servidores concursados para a Saúde

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assinou a nomeação de 498 candidatos aprovados em concurso realizado em 2018 para provimento de cargo efetivo do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os novos servidores vão substituir profissionais temporários que atuavam no estado.

Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Rayane Mainara
Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Rayane Mainara

Foram nomeados médicos anestesistas, cirurgiões gerais, neurocirurgiões, ortopedistas, clínico gerais, intensivistas, nefrologistas, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, endocopistas. Além destes profissionais, também há fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos bioquímicos, técnicos em radiologia, técnicos de biodiagnóstico e técnicos em enfermagem.

A nomeação dos novos servidores, bem como a relação e a documentação necessária para tomar posse estão na publicação. Veja aqui.

Fonte: G1
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Incêndio destrói corredor e materiais de expediente em prédio da Defensoria Pública do RN

Um incêndio destruiu um corredor e material de expediente da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. O prédio danificado fica no bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal. Não há feridos, segundo o Corpo de Bombeiros.

Prédio da Defensoria Pública do RN fica na Ribeira, na Zona Leste de Natal — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
Prédio da Defensoria Pública do RN fica na Ribeira, na Zona Leste de Natal — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi

De acordo com a assessoria de comunicação da Defensoria Pública, as chamas também destruíram um ar condicionado, cadeiras e muitos papéis ofício, que é parte de um material de expediente que estava encaixotado no corredor que foi atingido pelo fogo. Nenhum processo foi danificado.

A assessoria confirmou também que, após aproximadamente um ano em obras, a reforma do prédio foi inaugurada em maio de 2017

Fonte: G1
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Gol decide suspender uso do modelo 737 MAX 8 após acidente na Etiópia

A companhia aérea Gol anunciou nesta segunda-feira (11) que suspendeu temporariamente, por "liberalidade", o uso do modelo 737 MAX 8, da Boeing, após dois acidentes com aeronaves do mesmo modelo. A empresa mantém sete aeronaves 737 MAX 8 que operam em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe, preferencialmente. A suspensão, informada previamente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), começou a valer às 20h desta segunda.

Boeing 737 Max 8 da Gol — Foto: Divulgação
Boeing 737 Max 8 da Gol — Foto: Divulgação

No domingo (10), a queda de um avião da Ethiopian Airlines deixou 157 mortos e foi o segundo acidente em 5 meses envolvendo um 737 MAX 8, que é a versão mais recente do avião comercial mais vendido no mundo. No fim de outubro de 2018, 189 pessoas morreram em um voo da indonésia Lion Air.

Ao longo da segunda-feira, os pilotos que estavam escalados para operar o 737 MAX 8 foram comunicados de que seriam transferidos para voos de outras aeronaves, segundo apurou o G1. A companhia também suspendeu a venda de voos que utilizariam o modelo - eles sairiam de Brasília e Fortaleza e iriam até Miami e Orlando.

A Gol informou que os clientes com viagens previstas nas aeronaves 737 Max 8 serão comunicados e reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas.

"A central também permanece à disposição pelo telefone 0800 704 0465. A empresa continuará operando os destinos internacionais de longo curso com os aviões Boeing 737 NG, sem previsão de cancelamento na malha", afirmou a companhia aérea.

A empresa afirma que, desde junho de 2018, já realizou 2.933 voos com o Boeing 737 Max 8, "totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência".

Voos do modelo 737 MAX 8 cancelados em Miami — Foto: Reprodução
Voos do modelo 737 MAX 8 cancelados em Miami — Foto: Reprodução

As ações da empresa recuaram 2,59% nesta segunda-feira.

Antes de informar que iria suspender o uso do modelo, a Gol divulgou uma nota na qual afirmava estar acompanhando as investigações e que mantinha "contato próximo com a Boeing para esclarecimentos".

Nesta segunda, a FAA informou a 59 companhias aéreas no mundo que operam as versões MAX do 737, entre elas a Gol, que não há, até o momento, relação entre o acidente da Etiópia e o da Lion Air. Ainda assim, ajustes terão que ser feitos nesse modelo de avião.

Suspensão pelo mundo
As autoridades de aviação da China e da Indonésia também ordenaram na segunda que as companhias aéreas suspendessem a utilização dos aviões.

A Ethiopian Airlines, Cayman Airways (das Ilhas Cayman), Comair (África do Sul) e Royal Air Maroc (Marrocos) anunciaram que também interromperam a utilização desse modelo após o acidente.

Segundo a Boeing, 350 aeronaves do modelo são operadas por cerca de 50 empresas no mundo.

Fonte: g1
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Agência dos EUA diz não haver, até o momento, relação entre queda de Boeing 737 Max na Etiópia e acidente na Indonésia

A FAA, agência federal de aviação dos Estados Unidos, informou não haver, "até o momento", relação entre a queda do Boeing 737 Max 8 na Etiópia, no domingo (11), e o acidente com o avião do mesmo modelo da Lion Air, na Indonésia, em 29 de outubro de 2018.

Oficiais da polícia federal da Etiópia trabalham no local onde o avião do voo ET 302 da Ethiopian Airlines caiu, perto da cidade de Bishoftu, perto da capital Addis Abada — Foto: Tiksa Negeri/Reuters
Oficiais da polícia federal da Etiópia trabalham no local onde o avião do voo ET 302 da Ethiopian Airlines caiu, perto da cidade de Bishoftu, perto da capital Addis Abada — Foto: Tiksa Negeri/Reuters

O acidente na Etiópia, no qual 157 pessoas morreram, foi o segundo com o 737 Max 8 desde que entrou em operação comercial, em 2017.

"Relatos externos estão apontando similaridades entre esse acidente e o acidente com o voo 610 da Lion Air, em 29 de outubro de 2018. No entanto, esta investigação acaba de começar e, até esta data, não foram fornecidos dados para tirar conclusões ou tomar quaisquer ações", diz a FAA.

Ainda assim, a agência informou que irá determinar que a Boeing faça modificações nos modelos 737 MAX 8 e 737 MAX 9, inclusive no sistema de controle MCAS. A fabricante de aeronaves americanas deve cumprir a demanda "no mais tardar em abril", assegurou a FAA, que decidiu não determinar que seja deixada em solo a frota de 737 MAX 8.

O comunicado foi enviado nesta segunda (11) a 59 companhias aéreas e operadores em todo o mundo que usam o 737 Max 8 e 737 Max 9, ambos da americana Boeing. A FAA é a agência responsável por certificar esse modelo de avião; ela tem poder, por exemplo, de determinar a paralisação de voos nos Estados Unidos dos Boeing 737 Max - o que seria seguido por outras autoridades de aviação no mundo.

Há 387 Boeings 737 Max no mundo, 74 dos quais nos Estados Unidos, de acordo com o documento da FAA. No Brasil, são sete aeronaves, todas da Gol, em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe, preferencialmente. A companhia suspendeu o uso delas temporariamente nesta segunda-feira.


A empresa disse ao Bom Dia Brasil que acompanha as investigações sobre o acidente.

Outras empresas operam esse modelo em rotas que incluem o Brasil, como a Aerolíneas Argentinas, por exemplo, de acordo com a Boeing.

Equipe com investigadores retira nesta segunda-feira (11) pneu do local do acidente com voo da Ethiopian Airlines Bishoftu  — Foto: Tiksa Negeri/ Reuters
Equipe com investigadores retira nesta segunda-feira (11) pneu do local do acidente com voo da Ethiopian Airlines Bishoftu — Foto: Tiksa Negeri/ Reuters

Uso suspenso
Após o acidente deste final de semana, o uso de aeronaves Boeing 737 MAX 8 foi suspenso em diferentes países, mesmo sem a determinação nesse sentido da FAA.

Autoridades de aviação da China e da Indonésia ordenaram que as companhias aéreas suspendessem a utilização dos aviões do modelo. Ethiopian Airlines (empresa etíope proprietária da aeronave que caiu), Cayman Airways (das Ilhas Cayman), Comair (África do Sul) e Royal Air Maroc (Marrocos) anunciaram que também interromperam a utilização de seus Boeing 737 MAX 8.

Fonte: g1
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Flamengo consegue liminar para reabrir Ninho do Urubu

O Flamengo conseguiu uma liminar nesta segunda-feira (11) que determina a reabertura do Centro de Treinamento Ninho do Urubu, que foi fechado pela Prefeitura do Rio. Com a medida judicial e o pagamento de uma taxa de licenciamento, o clube pode voltar a realizar os treinamentos no local, que vinham sendo realizados na sede social na Gávea, Zona Sul do Rio.

Prefeitura do Rio interditou Centro de Treinamento do Flamengo — Foto: Reprodução/JN
Prefeitura do Rio interditou Centro de Treinamento do Flamengo — Foto: Reprodução/JN

De acordo com a determinação, estão liberados os campos, a academia, a sede administrativa e o refeitório, este com a restrição de que não se pode cozinhar nada no local. A medida não autoriza o uso dos dormitórios de qualquer categoria do clube.

No dia 8 de fevereiro, o local foi atingido por um incêndio que causou a morte de dez atletas das categorias de base do futebol do clube. Outros três jovens ficaram feridos e mais 13 pessoas ficaram envolvidas no episódio sem ferimentos.

Na véspera de completar um mês da tragédia, o clube entregou uma documentação com todas as exigências cumpridas para tentar reabrir o local. O Flamengo fechou acordo de indenização para apenas uma das 26 pessoas envolvidas no incêndio, até a última quinta-feira (7).

O departamento jurídico do clube abriu diferentes negociações. Dos 10 garotos mortos, apenas uma família já fechou um acordo indenizatório. Além disso, as 13 pessoas que conseguiram escapar sem ferimentos devem entrar em consenso com o clube até o fim de março, a partir de um acordo coletivo. As outras vítimas estão com a situação indefinida.

Fonte: G1
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Avião retorna durante o voo para buscar bebê esquecido em aeroporto

Um avião que viajava da Arábia Saudita para a Malásia no final de semana foi obrigado a dar meia-volta para buscar um passageiro que ficou para trás: um bebê esquecido por sua mãe no Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz, em Jeddah.

Terminal Norte do Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz, em Jeddah, na Arábia Saudita — Foto: Tahir mq/Wikimedia Commons
Terminal Norte do Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz, em Jeddah, na Arábia Saudita — Foto: Tahir mq/Wikimedia Commons

O aeroporto divulgou o áudio (em árabe e inglês, ouça abaixo) com a conversa entre o piloto do voo SV832 e os operadores de controle aéreo a quem ele solicitou autorização para mudar a rota de voo e retornar à Arábia.

O piloto explica o que aconteceu, dizendo que a mãe avisou sobre a criança esquecida a um membro da tripulação. “Que Deus esteja conosco. Podemos voltar ou o que?”, ele pergunta.

O operador então consulta um colega sobre o protocolo a seguir: “Este voo está requisitando autorização para voltar... uma passageira esqueceu seu bebê na área de espera, pobrezinho”.

O operador então pede para que o piloto confirme mais uma vez a razão do pedido de retorno.

“É o que dissemos a vocês, uma passageira deixou seu bebê no terminal e se recusa a continuar o voo”, responde o piloto.

Ele então recebe a autorização: “Ok, dirija-se de volta ao portão. Essa é uma completa novidade para nós!”, admite o controlador.

fonte: G1
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Caminhão colidiu com helicóptero de Boechat a 40 km/h, aponta laudo de perícia em SP

Laudo do Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo aponta que o caminhão que colidiu com o helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci estava a aproximadamente 40 km/h no momento da batida. O veículo tinha acabado de sair da praça de pedágio do Rodonel em direção à Rodovia Anhanguera. A morte de Boechat e Quatrucci completa um mês nesta segunda-feira (11).

O G1 teve acesso com exclusividade ao documento do Núcleo de Engenharia da Polícia Técnico-Científica do Instituto de Criminalística que comprova que o veículo trafegava dentro do limite de velocidade permitido para a via. Foi analisado o tacógrafo do caminhão conduzido pelo motorista João Adroaldo Tomackeves, que sobreviveu à colisão e teve ferimentos leves.

Laudo do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica informa que tacógrafo de caminhão registrou que veículo estava a 40km/h no momento da colisão com helicóptero que levava Boechat e piloto em São Paulo — Foto: Reprodução/Polícia Técnico-Científica
Laudo do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica informa que tacógrafo de caminhão registrou que veículo estava a 40km/h no momento da colisão com helicóptero que levava Boechat e piloto em São Paulo — Foto: Reprodução/Polícia Técnico-Científica

Boechat e Quattrucci morreram em decorrência de politraumatismos causados pelo impacto entre o helicóptero e o caminhão, ocorrido em 11 de fevereiro.

O representante do Ministério Público responsável por acompanhar o caso não foi localizado pela reportagem.

Arte mostra resultado do tacógrafo do caminhão que bateu em helicóptero com Ricardo Boechat — Foto:  Igor Estrella/Editoria de Arte/G1
Arte mostra resultado do tacógrafo do caminhão que bateu em helicóptero com Ricardo Boechat — Foto: Igor Estrella/Editoria de Arte/G1

Para a Polícia Civil, que investiga o acidente, ainda não há elementos para responsabilizar alguém criminalmente pela colisão e pelas mortes. O entendimento da investigação, até o momento, é de que se trata de uma “fatalidade”.

Além do laudo do IC, que atesta que o motorista estava em velocidade compatível para o trecho, outra prova corrobora com a hipótese de que não houve crime na colisão.

Vídeo gravado por câmeras de segurança, por exemplo, mostra que o helicóptero tentava um pouso de emergência após pane – ainda não identificada pela perícia – quando se chocou com o caminhão.

'Fatalidade'
Procurado pelo G1 para comentar o resultado do laudo do IC sobre o tacógrafo do caminhão no momento da colisão com a aeronave, o delegado que investiga o caso informou que o documento será anexado ao inquérito policial.

"Em análise é o tacógrafo, que é o equipamento que mede a velocidade do automóvel. A velocidade na hora do impacto era de 40 km/h, que é compatível com a via, o limite da via", disse o delegado Alexandre Marcos Kerckhof Cardoso e Silva, do 46º Distrito Policial (DP), em Perus, onde o caso foi registrado.

O caminhão, que tinha equipamento Via Fácil para não parar no pedágio, estava a 80 km/h antes de se aproximar da cabine da praça no Rodoanel, segundo o laudo do Instituto de Criminalística. Depois, reduziu para 60 km/h e, em seguida, para 40 km/h. Na desaceleração, saiu de 20 km/h, ao passar pela cancela do pedágio, subiu novamente para cerca de 40km/h e colidiu com o helicóptero.

"As linhas desordenadas (rabiscos) impedem uma medição mais precisa e não fazem parte do funcionamento regular do equipamento (surgiram por conta do impacto do veículo com a aeronave)", informa trecho do laudo do IC sobre a leitura do tacógrafo, que aponta a velocidade em torno de 40 km/h como a que o caminhão estava ao colidir com o helicóptero.

Segundo o delegado, até o momento as provas do inquérito indicam que o acidente que deixou Boechat e Quattrucci mortos não foi criminoso.

"Uma fatalidade. O piloto realizou a manobra de emergência e o motorista do caminhão também vinha em velocidade compatível", disse Cardoso e Silva.
Diante disso, não há como a polícia criminalizar o motorista do caminhão pela batida e, muito menos, pelas mortes.

"Ele mesmo [o motorista] alega que sequer teve ciência do que aconteceu. Ele foi atingido em cheio, não teve tempo de ver, freou posteriormente ao impacto, e só tomou ciência do que o atingiu depois que foi retirado do caminhão", falou o delegado.

O G1 não conseguiu localizar Tomackeves para comentar o assunto nesta semana. Quando prestou depoimento na delegacia, o motorista se referiu ao acidente da seguinte maneira: "Do nada, cai uma coisa lá do céu em cima da tua cabeça."

Causas
Além das eventuais responsabilidades pelo acidente, a polícia apura o que pode ter causado a pane no helicóptero.

"O que a gente tem até agora: responsabilidade criminal a gente não tem a quem imputar", disse Cardoso e Silva. "Talvez, trata-se de um acidente por motivo ainda a esclarecer e o que vai restar agora é a responsabilidade civil e administrativa. Pelo menos o que a gente tem até agora, não responsabilizando criminalmente ninguém pela fatalidade."

Policiais militares que atenderam a ocorrência no dia, uma mulher que ajudou a socorrer o motorista do caminhão e o filho do piloto, que era sócio de Quattrucci na empresa aérea criada pelo pai, já prestaram depoimento na delegacia.

O inquérito do acidente ainda não foi concluído e depende do resultado de outros laudos. Dentre os quais, o da Aeronáutica, que apontará as prováveis causas da pane no helicóptero, até este momento desconhecidas.

Arte mostra local do acidente com helicóptero no qual morreram o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci — Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte/G1
Arte mostra local do acidente com helicóptero no qual morreram o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci — Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte/G1

Motor desligado
Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disseram em conversas com policiais que é provável que o piloto tenha desligado o motor do helicóptero ao notar a pane, como medida de segurança para procurar um local seguro e pousar, evitando alguma explosão, por exemplo.

"Não está fechado o diagnóstico, mas ele [o piloto] provavelmente recebeu algum alerta da própria aeronave e efetuou o desligamento dela e fez aquele pouso", disse Cardoso e Silva. "Algum tipo de informação de que a aeronave estava com problema, seja no motor ou seja... alguns dos sensores dela, e ele identificou o problema e tomou uma decisão."

Ainda segundo análise preliminar da perícia da Aeronáutica, helicópteros como o que se acidentou, um modelo Bell 206B, costumam fazer pousos de emergência com velocidade entre 60 km/h e 80 km/h quando estão com motor desligado.

Aeronautas acreditam que a aeronave de Quattrucci estava com essa velocidade média. Portanto seria seguro fazer um pouso forçado, que manteria a cápsula da aeronave intacta e poderia salvar as vidas do piloto e de Boechat.

Exames toxicológicos do Instituto Médico Legal (IML) feitos nas vítimas não acusaram nenhuma substância.

Técnicos dos fabricantes da aeronave, a Bell Helicopter, e do motor, a Rolls Royce, acompanham o trabalho dos peritos. A turbina, por exemplo, que faz parte do motor, foi levada para ser periciada em Belo Horizonte (MG), porque lá o fabricante possui laboratório e oficinas conveniadas.

Laudo do Cenipa sobre as prováveis causas do acidente com o helicóptero não irá apontar culpados, mas trará diretrizes de segurança no voo para evitar que novos problemas ocorram com aeronaves do mesmo tipo.

Fonte: G1
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Azul faz proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil

A aérea brasileira Azul informou nesta segunda-feira (11) que fez uma proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil por US$ 105 milhões – o equivalente a R$ 400 milhões.

Avião da companhia aérea Avianca pousa no Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica (GRU), em Guarulhos. — Foto: Celso Tavares/G1
Avião da companhia aérea Avianca pousa no Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica (GRU), em Guarulhos. — Foto: Celso Tavares/G1

O objetivo é adquirir os ativos de uma empresa, a Unidade Produtiva Isolada (UPI), que seria criada a partir do desmembramento da Avianca em duas partes. A UPI está prevista no plano de recuperação judicial da companhia.

A Avianca, quarta maior companhia aérea do país, está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado. A companhia acumula anos de crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamentos de aeronaves.

Slots e aeronaves
A proposta da Avianca inclui a compra de ativos selecionados, como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70 pares de slots (direitos de pouso e decolagem em certos aeroportos) e o arrendamento de cerca de 30 aeronaves Airbus A320.

Segundo a Avianca, a companhia possui 234 slots em 14 aeroportos, como Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Santos Dummont (RJ). A aérea tem hoje 48 aeronaves em operação.

Somente no aeroporto de Guarulhos, a média de slots da aérea por dia foi de 63 entre 11 e 15 de março, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao G1.

Leilão da UPI
Segundo a Avianca, os ativos da UPI devem ser colocados em leilão, do qual outros interessados podem participar, além da Azul.

Não foi informado se a proposta incluiria a transferência das dívidas da Avianca. A Azul está em período de silêncio, antes da divulgação dos resultados de 2018.


Em comunicado, a Avianca informou que a prioridade das negociações entre a Azul é fazer com que passageiros e funcionários tenham seus direitos garantidos e que as operações não sofram alterações.

A companhia também esclareceu que o "número exato de aeronaves e de slots que irá compor esta nova empresa está em processo de definição". Também disse que o acordo prevê um "empréstimo com caráter de investimento prévio", para que a companhia possa manter sua operação até a realização do leilão de venda da UPI.

O processo de aquisição dos ativos estaria sujeito a condições, como a conclusão de um processo de diligência, a aprovação de órgãos reguladores e credores, assim como a conclusão do processo de recuperação judicial. A expectativa é que esse processo dure até três meses, informou a Azul.

A companhia disse ainda que manterá seus acionistas informados sobre os próximos passos de uma eventual transação.

Por volta das 11h30, as ações da Azul subiam mais de 7% na bolsa, enquanto que a Gol recuava acima de 3%.

Plano de recuperação
Em comunicado, a Avianca informou que a revisão de seu plano de recuperação judicial será apresentada nos próximos dias, com a nova estrutura da empresa, que terá como foco suas rotas estratégicas.

"Com isso, Avianca Brasil se tornará mais forte e viável para enfrentar a atual conjuntura do mercado brasileiro", informou. A Avianca também declarou que pretende realizar a assembleia geral de credores o "mais breve possível" e reforçou que segue operando normalmente.

Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves quintuplicaram para R$ 415 milhões, de acordo com as demonstrações financeiras da empresa.

A Avianca contratou em janeiro a consultoria Galeazzi & Associados para ajudar a encontrar recursos e eventualmente um comprador. Os principais credores da companhia aérea são as empresas de leasing de aviões Aircastle e GE Capital Aviation Services.

A companhia está atrasando o salário de pilotos e comissários desde janeiro. Na semana passada, trabalhadores do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniram e deram o prazo de quarta-feira (13) para que a empresa se posicione antes de um novo encontro para discutir uma eventual paralisação.

Na última quinta-feira (7), um voo da Avianca que seguia de Guarulhos (SP) para Miami teve a rota desviada para San Juan, na ilha caribenha de Porto Rico. Em nota, a companhia disse que o avião, um Airbus A330, "fez um pouso técnico", mas não detalhou as razões do procedimento.

A Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com sede na Colômbia. Mas elas pertencem a um mesmo grupo, do empresário boliviano German Efromovich.

Fonte: G1
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