quinta-feira, maio 24, 2018

Novo relatório da Infraero aponta que aeroportos de Recife, Palmas, Maceió e Goiânia tem combustível até hoje

Novo relatório da Infraero de 11h desta quinta-feira (24) aponta situação crítica de falta de combustível em sete aeroportos administrados pela estatal, em razão da greve de caminhoneiros: Recife, Ilhéus, Goiânia, Palmas, Maceió, Carajás (PA), São José dos Campos (SP) e Uberlândia (MG).

No aeroporto de Congonhas, segundo o relatório, foram recebidos “12 caminhões e mais um está a caminho”, com combustível assegurado até as 18h – não fica claro se desta quinta ou de sexta. O documento aponta que haverá novo reabastecimento no aeroporto, um dos três mais movimentados do Brasil.

O alerta foi dado pelo Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago), no "relatório de monitoramento da mobilização dos caminhoneiros". A estatal disse estar monitorando o abastecimento nos aeroportos.

No caso do Recife, ainda havia 12 horas de reserva para abastecimentos. "Em princípio a partir da meia-noite o abastecimento estará comprometido", diz o relatório.

Em São José dos Campos (SP), as reservas de combustíveis da Shell e da BR estão indisponíveis.

Na edição de quarta (23) do mesmo relatório, a Infraero alertava para a iminência de faltar combustível também em Congonhas. À noite, o aeroporto foi reabastecido.

O relatório, tanto de quarta como desta quinta, não inclui aeroportos administrados pela iniciativa privada, como Guarulhos, Confins, Porto Alegre, Brasília e Florianópolis.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse recomendar aos passageiros "com voos marcados para os próximos dias que consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos até que a situação se normalize". As empresas adotaram planos de contingência e isentaram passageiros de taxa de remarcação de voos.

Situação dos combustíveis nos aeroportos da Infraero (Foto: Igor Estrella/G1)
Situação dos combustíveis nos aeroportos da Infraero (Foto: Igor Estrella/G1)

Quarto dia
Pelo 4º dia seguido, caminhoneiros fazem manifestações em 25 estados e no Distrito Federal causando reflexos por todo o país. Os atos nesta quinta-feira (24) são contra a disparada do preço do diesel que faz parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho.

Os protestos provocaram a redução nas frotas de ônibus em várias cidades e foram usados como desculpas para donos de postos cobrarem valores abusivos de até R$ 10, mas já falta combustíveis e há filas nos postos. São vários os relatos de desabastecimento em supermercados, principalmente de hortifrutigranjeiros; hospitais suspenderam procedimentos por conta de falta de medicamentos; fábricas de diversos segmentos pararam suas produções; há possibilidade de racionamento de energia em Rondônia e falta de água no Rio de Janeiro e regiões do Rio Grande do Sul. Aeroportos funcionam normalmente, mas já há registros de cancelamentos de voos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Identificação de Yasmin Lorena deve demorar mais 15 dias


Um mês após ter sido encontrado, ainda não se tem a confirmação se o corpo é realmente da menina Yasmin Lorena. O resultado pericial deve ser concluído em 15 dias. A informação foi confirmada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) ao portalnoar.com.br.

Segundo Luciene Lúcio, diretora de Medicina Legal do órgão, a complexidade do exame de DNA provoca a demora na conclusão dos trabalhos.

“Por ser um exame complexo, esse resultado deve sair em pelo menos mais 15 dias. O processo é demorado até chegar ao resultado final”, esclareceu.

De acordo com ela, outro fator que prolonga o trabalho é o avançado estado de decomposição no qual o corpo foi encontrado. “Além da complexidade, o cadáver já estava em decomposição. Se não estivesse, o trabalho seria mais fácil”, frisou.

Ainda segundo Luciene Lúcio, o exame no corpo poderia ter sido simplificado se Yasmin Lorena tivesse documento de identificação pessoal.

“Nós conseguimos colher as digitais, mas como a mãe não tinha documento dela, não conseguimos fazer o confronto das informações. Então foi para o DNA”, concluiu.

Desaparecimento e buscas

A menina Yasmin Lorena, de 11 anos, sumiu na tarde de 28 de março, em uma rua do bairro da Redinha. Ela saiu de casa para pagar uma conta a pedido da mãe. Nunca mais voltou.

Desde então, iniciou-se a saga de familiares e amigos com protestos em ruas do bairro e orações.

Até que no dia 24 de abril, uma investida da Polícia Civil localizou o corpo da menina em uma casa em obras na mesma rua onde ela morava.

Dois dias depois, o pedreiro Marcondes Gomes da Silva, de 45 anos, foi preso. Ele confessou que agiu sozinho e que estrangulou a garota por ela não querer namorar.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Greve dos caminhoneiros ameaça jogos do Brasileirão

FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A greve dos caminhoneiros poderá causar adiamento de jogos ou até mesmo de toda a rodada do Campeonato Brasileiro marcada para o próximo final de semana. Isso porque os aeroportos brasileiros estão com restrição para abastecimento de aeronaves e alguns voos já estão sendo cancelados, o que impacta diretamente na logística das viagens das equipes.

A diretoria de Competições da CBF está monitorando a situação junto às companhias aéreas. Até o início da tarde desta quinta-feira, a entidade tinha a informação de que os voos previstos para o transporte das equipes estavam confirmados e que, até então, todos os jogos estavam confirmados. Mas deixou claro que a situação poderia mudar ao longo do dia ou até o final de semana, dependendo do andamento da greve.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), há problemas de abastecimento de combustíveis nos aeroportos de Brasília e de Congonhas, em São Paulo, devido à paralisação dos caminhoneiros, que protestam para cobrar uma redução no preço do óleo diesel.

Nesta quinta-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro anunciou que todos os campeonatos organizados pela entidade, tanto os de base, como os de profissionais, terão suas rodadas adiadas neste fim de semana devido ao desabastecimento do Estado por causa da greve dos caminhoneiros.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Rodovias federais seguem parcialmente bloqueadas no RN


O Rio Grande do Norte tem oito pontos de bloqueios em rodovias federais. A informação foi atualizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quinta-feira (24).

Na BR-101 Sul, o motorista encontra protesto em Parnamirim e em São José de Mipibu. Na BR-101 Norte, a interdição ocorre em Touros. Na BR-304, a movimentação acontece em Macaíba.

A BR-427 tem pontos bloqueados em Currais Novos e Caicó. Em Santa Cruz e Jucurutu, manifestantes bloqueiam a BR-226. Em Currais Novos e Caicó, a BR-427 está parcialmente fechada.

No início da manhã, a PRF listou sete pontos com protestos de caminhoneiros.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Após mais de quatro meses em colapso, cidades do RN têm abastecimento de água regularizado

Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar (Foto: Bruno Andrade)
Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar (Foto: Bruno Andrade)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) restabeleceu, na manhã desta quinta-feira (24), o fornecimento de água para Patu e Messias Targino, na região Oeste potiguar. As cidades são abastecidas pela adutora Arnóbio Abreu, popularmente conhecida como Médio Oeste, com captação da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Os dois municípios estavam em colapso desde o dia 10 de janeiro de 2018.

Com a retomada na distribuição, aproximadamente 18 mil pessoas voltam a ter água nas torneiras. As cidades estavam em colapso desde janeiro deste ano, quando surgiram dificuldades na captação de água e distribuição em virtude da baixa de volume da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Estas cidades são as últimas atendidas pela Adutora Médio Oeste, que também é responsável pelo abastecimento dos municípios de Campo Grande, Janduís, Paraú e Triunfo Potiguar. Atualmente, com a saída das duas cidades do colapso, cai para oito o número de municípios nesta situação, todas elas na região Alto Oeste.

Cidades em Colapso
Luís Gomes, desde outubro de 2011
Tenente Ananias, desde agosto de 2014
João Dias, desde novembro de 2014
São Miguel, desde janeiro de 2015
Pilões, desde março de 2015
Paraná, desde dezembro de 2015
Marcelino Vieira, desde fevereiro de 2016
Almino Afonso, desde março de 2016

Fonte: G1
Leia Mais ››

Conta de bar causa confusão e homem é morto a pedrada no RN; suspeito é preso

Adenilson Nunes da Silva foi preso e confessou o crime à Polícia Civil do RN (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Adenilson Nunes da Silva foi preso e confessou o crime à Polícia Civil do RN (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (23) um homem suspeito de matar outro com uma pedrada, após de uma discussão em um bar na cidade de Assu, região Oeste potiguar. A briga aconteceu depois que a vítima, identificada como Francisco Saraiva, se meteu na cobrança da conta do suspeito no estabelecimento.

De acordo com a polícia, passava das 17h30 do dia 26 de março quando os dois iniciaram a discussão, dentro de um mercado no Centro da cidade. Depois de beber a tarde inteira na companhia de um amigo, Adenilson Nunes da Silva, conhecido por Fofão, pediu a conta e, em seguida, reclamou com a dona do bar.

Ele alegava que havia duas cervejas a mais na cobrança, e dizia que não ia pagar. A proprietária do estabelecimento evitou a discussão e disse que o bar se responsabilizaria pelo custo. Francisco Saraiva, que estava sentado em uma mesa próxima, se meteu na conversa.

De acordo com o delegado Cidórgeton Pinheiro, responsável pela investigação, Saraiva disse aos dois que eles deveriam pagar o que tinham consumido, que a mulher estava certa. Foi quando começou a briga. Adenilson chegou a agredir Francisco Saraiva com um capacete, antes que ele puxasse a sua faca.

Apesar de estar armado, segundo a polícia, Saraiva resolveu fugir da situação, correndo pela rua de trás do mercado. Adenilson Silva o perseguiu, até que conseguiu alcançá-lo e o agrediu com uma pedra, na cabeça.

Saraiva ainda foi socorrido ao hospital e passou quase um mês internado, tetraplégico, mas morreu no dia 22 de abril. A Polícia Civil informou que o suspeito já respondia a um processo criminal por porte ilegal de arma de fogo e, durante o cumprimento do mandado de prisão, ele estava com uma espingarda. Também foi autuado em flagrante por este crime. Em depoimento, Adenilson Nunes da Silva confessou à polícia o homicídio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policia Civil com apoio da PM prendeu um dos maiores traficantes de drogas da região de Assú.

Imagem

Francisco Fernando da Cruz, “Francisquinho” de 39 anos de idade, foi detido na manhã de hoje, 24 de maio e conduzido para a Delegacia, durante Operação da Policia Civil com apoio da Policia Militar da cidade de Assú, no Rio Grande do Norte.

Segundo o Delegado Cidorgeton Pinheiro, da cidade de Assú, Francisquinho é acusado de envolvimento com o trafico de drogas, sendo ele um dos maiores fornecedores de entorpecentes da região.

Ainda segundo o delegado, o pedido de prisão de “Francisquinho” foi solicitado à justiça em decorrência de duas grandes apreensões de drogas realizadas na cidade de Assú em outubro de 2017 e no inicio de 2018 e que o entorpecente seria de Francisco Fernando, que está sendo ouvido pelo delegado de polícia civil de Assú, Cidorgeton Pinheiro.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

VTR/BH recupera carro roubado durante arrastão em residência no Monte Olímpo em Mossoró

Imagem

A VTR/BH do 2º BPM, composta pelo Cb Robson e o Sd Ailton Reis com apoio do Fiscal de Operações, Sgt Alberto, recuperou na manhã desta quinta feira 24 de maio, um veículo Fiat Uno, roubado durante um arrastão em uma residência no início da manhã no Conjunto Monte Olimpo, região do Sumaré em Mossoró.

Depois de uma denúncia a equipe da PM foi até uma região de mata no Bairro belo Horizonte, onde encontrou além do Fiat Uno, duas motos, roubadas qu estavam escondidos no local.

Os veículos foram conduzidos à Delegacia de Furtos e Roubos, para os procedimentos cabíveis. No local onde os veículos foram encontrados não havia ninguém por perto. Os policiais acreditam que os criminosos esconderam as matos e o carro, para pegá-los durante a noite e praticdar ações criminosas pela cidade.

A Vítima do arrastão esteve na DEFUR para receber seu carro de volta. Ele conversou com a reportagem do Blog Fim da Linha e disse que por volta das 06h00min foi abordada, quando chegava em casa, por dois homens, que chegaram em duas motos, armados e encapuzados.

Os criminosos mandaram que ela entrasse na casa, onde promoveram o arrastão. Levaram Televisores, jóias e outros objetos e na Fuga levaram o carro dela.

Os policiais conseguiram recuperar apenas o veículo, duas motos roubadas e usadas no arrastão e vários documentos de vítimas de assaltos. Os documentos estão na Delegacia de Furtos e Roubos.

Imagem

Imagem
Docuementos de vítimas de arrastões foram encontrados dentro do carro

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Sedentarismo atinge quase metade dos brasileiros


O sedentarismo, caracterizado pela ausência de atividades físicas, já é conhecido como a doença do século e pode causar diversos problemas de saúde. O cardiologista Augusto Scalabrini, professor da USP atuante também no hospital Sírio Libanês, explica que atualmente este não é somente um distúrbio de quem não pratica exercícios, mas sim da falta de qualquer atividade física.

Embora hoje em dia as pessoas tenham adquirido maior consciência a respeito desse tema, boa parte ainda não tem hábitos que auxiliem no processo para a mudança. “Já se sabe que a qualidade do envelhecimento é diretamente proporcional à constância de atividade física durante a vida”, explica o médico.

Ainda assim, uma pesquisa realizada pelo Pnad em 2017 aponta que cerca de 40% dos brasileiros já são sedentários a partir da adolescência e os números também crescem com a idade. O que poucas pessoas sabem é que a doença está diretamente associada a uma série de outros problemas de saúde, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, problemas nas articulações, entre outros.

O cardiologista também coloca em questão o fato de que as atividades podem colaborar em outros setores da vida: por liberar endorfina no corpo, os exercícios proporcionam uma sensação de bem estar, sendo extremamente benéficos. “As pessoas que fazem atividade física são mais alegres, mais bem humoradas, têm menor incidência de depressão e são muito mais sociáveis, o que é um fator muito importante quando se vive em comunidade”, aponta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as pessoas pratiquem ao menos 150 minutos de atividades físicas semanais, mas essas atividades não precisam ser um tormento. Dr. Scalabrini ressalta que qualquer exercício é sempre bem vindo. “Caminhar, por exemplo, é uma atividade de baixo impacto que promove um condicionamento cardiovascular muito benéfico”, o médico destaca. Além dos esportes tradicionais, também há opções alternativas, como lutas e esportes radicais. É importante lembrar que médicos e educadores físicos podem auxiliar cada pessoa de acordo com suas necessidades, sendo importantíssimo uma combinação de exercícios adequada.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

TSE define quanto cada partido receberá de fundo eleitoral


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou quinta-feira (24), por unanimidade, uma resolução para regulamentar a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral público, de R$ 1,716 bilhão, para financiar campanhas.

Entre as principais definições está a de que cada partido somente receberá os recursos após sua respectiva executiva nacional aprovar e divulgar amplamente os critérios para distribuição do dinheiro entre os candidatos, que podem ser alvo de contestação pela Justiça Eleitoral.

De acordo com os critérios definidos em lei, entre eles o tamanho das bancadas no Congresso no dia 28 de agosto de 2017, o TSE calculou qual a porcentagem dos recursos que caberá a cada partido. A legenda que mais receberá recursos será o MDB (13,64%), que deve ficar com R$ 234,19 milhões.

O segundo partido que receberá mais recursos será o PT (12,36%), com R$ 212,2 milhões, seguido por: PSDB (10,83%), com R$ 185,8 milhões; PP (7,63%), com R$ 130,9 milhões; e PSB (6,92%), com R$ 118,7 milhões. Partido Novo, PMB, PCO e PCB (0,57%) serão as legendas com menos recursos do Fundo Eleitoral, tendo direito a R$ 970 mil cada.

Uma vez liberados, os valores devem ser transferidos para uma conta única do diretório nacional de cada partido, que deverá, então, promover a distribuição entre os candidatos, conforme os critérios divulgados anteriormente. Posteriormente, nas prestações de contas eleitorais, a Justiça Eleitoral verificará se tais critérios foram obedecidos.

Apesar do valor total do Fundo Eleitoral já ter sido definido pelo Congresso no ano passado, a planilha divulgada pelo TSE não traz valores em reais, somente as porcentagens de cada partido.

Segundo o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, isso se dá por precaução, pois a Justiça Eleitoral prefere aguardar o efetivo depósito dos recursos em uma conta específica, pois imprevistos que podem alterar o valor efetivamente disponibilizado e o cálculo poderia não ser preciso.

“Estamos estabelecendo os porcentuais, depois quando vier a disponibilidade total vamos divulgar os valores. Sem que venha antes [o dinheiro], nós podemos mencionar valores que podem não corresponder à realidade”, disse Fux.

A resolução aprovada nesta quinta prevê ainda que 30% dos recursos de cada partido deve ser aplicado na candidatura de mulheres, conforme confirmado na semana passada pelo próprio TSE.

De acordo com a lei que criou o Fundo Eleitoral, os critérios para a distribuição para cada partido foram:

I – 2% (dois por cento), divididos igualitariamente entre todos os partidos com estatutos registrados no TSE;

II – 35% (trinta e cinco por cento), divididos entre os partidos que tenham pelo menos um representante na Câmara dos Deputados, na proporção do percentual de votos por eles obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados;

III – 48% (quarenta e oito por cento), divididos entre os partidos, na proporção do número de representantes na Câmara dos Deputados, consideradas as legendas dos titulares;

IV – 15% (quinze por cento), divididos entre os partidos, na proporção do número de representantes no Senado Federal, consideradas as legendas dos titulares.

Veja abaixo a porcentagem que cada partido tem direito no fundo eleitoral:

PMDB – 13,64%
PT – 12,36%
PSDB – 10,83%
PP – 7,36%
PSB – 6,92%
PR – 6,59%
PSD – 6,52%
DEM – 5,19%
PRB – 3,9%
PTB – 3,62%
PDT – 3,58%
SD – 2,33%
PTN (Podemos) – 2,1%
PSC – 2,09%
PCdoB – 1,77%
PPS – 1,7%
PV – 1,43%
PSOL – 1,24%
Pros – 1,23%
PHS – 1,05%
PTdoB (Avante) – 0,72%
Rede – 0,62%
Patriota – 0,57%
PSL – 0,53%
PTC – 0,36%
PRP – 0,31%
PSDC – 0,24%
PMN – 0,22%
PRTB – 0,22%
PSTU – 0,57%
PPL – 0,57%
PCB – 0,57%
PCO – 0,57%
PMB – 0,57%
Novo – 0,57%

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Supermercado limita compra de 5 itens por cliente durante paralisação no RN


A paralisação dos caminhoneiros em protesto durante os últimos dias paralisando as principais rodovias do país, inclusive o Rio Grande do Norte, está causando reflexos em diversos setores da economia, um deles o de supermercados.  O supermercado Carrefour, por exemplo, em suas duas unidades em Natal estão limitando a aquisição de cinco itens por consumidor, como forma preventiva de não ocorrer desabastecimento.

“A rede informa que está acompanhando atentamente os movimentos dos caminhoneiros e a negociação com o Governo. Reforça que o abastecimento segue sem muitos problemas em suas lojas em função dos volumes de estoques e que busca alternativas para atender o maior número de clientes. A empresa já está em contato com fornecedores locais para continuar garantindo o abastecimento”, explicou em nota o Carrefour.

Outros setores como o transporte público, fretes e postos de combustíveis estão em alerta sobre o risco de desabastecimento.

Na tarde desta quinta-feira, 24, encontram-se interditadas parcialmente as seguintes BRs no RN: BR 101 em Parnamirim (km 105) e São José de Mipibu (km 125); BR 226 em Santa Cruz (km 108); BR 304 em Mossoró (km 33); BR 406 em Ceará Mirim (km 163); BR 427 em Currais Novos (km 01) e Caicó (km 104).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Sinal digital chega a 26 municípios do Rio Grande do Norte


A partir da próxima quarta-feira (30 de maio), as cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal, terão o sinal de TV analógico desligado para dar lugar à tecnologia digital. A ação faz parte da transição nacional que vem sendo normatizada e regulamentada pelo governo brasileiro com a ajuda do Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) desde 2007. Nesta data, outros 58 municípios brasileiros também passarão por esse mesmo processo.

“A mudança vem para garantir à população mais qualidade de imagem e maior alcance de canais. Além disso, a expectativa é que recursos como LIBRAS e tecnologias como o EWBS (sistema capaz de identificar e gerar alertas de emergência por meio da TV digital) estejam disponíveis em breve”, afirma o presidente do Fórum SBTVD, José Marcelo. No entanto, o aspecto mais importante dessa transição ainda está por vir.

“A chegada da TV digital abre um grande leque de possibilidades para o futuro da TV brasileira. A partir dessa mudança, será possível pensar em trazer para o Brasil tecnologias que já são utilizadas ao redor do mundo, como o 4K”, finaliza José Marcelo.

Para que o usuário tenha uma melhor experiência ao desfrutar da TV digital, o Fórum SBTVD desenvolveu ainda normas que organizam os canais virtuais com a mesma numeração dos analógicos. Na prática, isso significa que na maioria dos casos, os números dos canais não são alterados quando houver o desligamento analógico, evitando confusão e proporcionando ao telespectador uma melhor experiência ao assistir a TV aberta.

Confira abaixo a lista das 26 cidades que iniciam o desligamento no dia 30/05

Rio Grande do Norte: Arês, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Pedro, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Taipu, Tibau do Sul, Vera Cruz e Vila Flor.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça declara inconstitucional efetivação de servidores sem concurso na Assembleia Legislativa do RN

Sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em Natal (Foto: Divulgação/ TJRN)
Sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em Natal (Foto: Divulgação/ TJRN)

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte julgou inconstitucional a efetivação de dois servidores nos quadros da Assembleia Legislativa sem realização de concurso público. A decisão é da juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que também determinou a demissão dos dois funcionários.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte promoveu uma Ação Civil Pública contra esses servidores e o Estado do Rio Grande do Norte, alegando que promoveu Inquérito Civil para apurar a regularidade dos cargos.

Após análise de documentação enviada pela Assembleia, foi constatado que no período de 1990 a 2002 houve o enquadramento de servidores de outros órgãos nos quadros de pessoal da Assembleia, sem a realização de concurso público. Além disso, o MP também constatou que aconteceu uma absorção de servidores em cargo de provimento efetivo sem certame. O Ministério Público então pediu o afastamento funcional dos dois servidores e suspensão do pagamento pelo exercício do cargo de provimento efeito da ALRN.

No mérito, foi solicitada a declaração da nulidade dos atos de absorção e enquadramento dos acusados, bem como de todos os atos administrativos posteriores relacionados às carreiras desses servidores, inclusive eventuais aposentadorias.

Inconstitucionalidade das efetivações
Quando analisou a demanda, a juíza explicou que a Constituição Federal veda qualquer ato de ingresso, como o enquadramento, a redistribuição, a relotação ou a cessão, que, sem a prévia submissão à concurso público, permita ao servidor trabalhar em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente ele atuava. "Ou, ainda, efetive servidores que sequer prestaram concurso público para ingresso no serviço público, como os admitidos anteriormente à Constituição Federal de 1988" acrescentou a magistrada.

“Assim, cristalina a impossibilidade de enquadramento em cargo público sem concurso público. No caso dos autos, os demandados ocupavam cargos exclusivamente de natureza comissionada e foram enquadrados em cargos de provimento efetivo no quadro permanente de pessoal da Assembleia Legislativa”, decidiu Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

AGU diz que conseguiu decisões na Justiça contra bloqueio de rodovias em 9 estados e no DF

Caminhoneiros protestam causando congestionamento  na rodovia Regis Bittencur, próximo a Embu das artes, em São Paulo (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)
Caminhoneiros protestam causando congestionamento na rodovia Regis Bittencur, próximo a Embu das artes, em São Paulo (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta quinta-feira (24) que conseguiu na Justiça 13 liminares (decisões provisórias) para impedir o bloqueio de rodovias por caminhoneiros grevistas no Distrito Federal e em 9 estados. Em alguns locais, há mais de uma liminar.

As decisões foram obtidas nas seguintes unidades da federação:

Paraná;
Minas Gerais;
Goiás;
Santa Catarina;
Pernambuco;
Paraíba;
Rondônia;
Rio Grande do Sul;
Rio Grande do Norte;
Distrito Federal.
Nesta quinta, a mobilização dos caminhoneiros entrou no quarto dia. A categoria reivindica diminuição no preço do diesel. Por causa da paralisação, diversos estados começaram a enfrentar problemas de abastecimento de produtos como combustíveis e alimentos.

O governo federal tem feito reuniões com os caminhoneiros nos últimos dias, mas ainda não chegou a uma solução para a crise.

A AGU informou que, além da liminares já obtidas, espera o resultado de outras 14 ações que moveu para impedir o bloqueio de rodovias. Essas ações foram protocoladas nestes estados:

Tocantins;
Mato Grosso;
Goiás;
Sergipe;
Pará;
Rio Grande do Sul;
São Paulo.
Segundo a AGU, quase todas as ações são pedidos de reintegração de posse ou para evitar bloqueios em rodovias federais. Uma delas, a de Pernambuco, pediu desbloqueio de uma rodovia estadual, porque a obstrução atrapalhava o funcionamento de serviços federais no aeroporto de Guararapes.

A AGU disse que servidores do órgão acompanham nos estados se as liminares estão sendo cumpridas, mas que ainda não é possível apresentar um balanço de quantas rodovias foram desbloqueadas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gasolina chega a R$ 9,99 em Brasília; motoristas fazem fila em postos

Posto de Águas Claras anuncia 'promoção' a R$ 9,99 (Foto: Reprodução)
Posto de Águas Claras anuncia 'promoção' a R$ 9,99 (Foto: Reprodução)

O aumento do preço dos combustíveis e a paralisação dos caminhoneiros geraram correria de motoristas atrás dos postos do Distrito Federal, que passaram a “ostentar” uma fila extensa. Além de ter menos gasolina nas bombas, o pouco que ainda resta está com o preço alto: o litro chegou a R$ 9,99 na madrugada desta quinta-feira (24).

O litro “recordista” flagrado pela TV Globo é de Águas Claras. “Todos que estavam na fila abasteceram a esse preço”, contou o servidor público Alex Nunes.

“E houve também negativa dos frentistas em emissão da nota fiscal. Criou-se até um alvoroço aqui inicialmente no posto. Todos nós estamos totalmente indignados aqui por conta do oportunismo dos empresários”, afirmou outro cliente, o empresário Adriano Galeno.

Por causa disso, meia hora depois, o valor caiu pra R$ 5,99. Ninguém do posto quis falar sobre o assunto.

Preço da gasolina a R$ 5,99 em posto que alcançou preço de R$ 10 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Preço da gasolina a R$ 5,99 em posto que alcançou preço de R$ 10 (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na 214 Sul, a gasolina chegava a R$ 4,85. “Só vou botar o suficiente para eu trabalhar só. Essa noite. E aí depois seja o que Deus quiser”, disse o motorista de aplicativo. A gerência disse que o estoque do posto, com 20 mil litros, talvez não durasse até o dia seguinte.

No centro de Taguatinga, a reportagem da TV Globo encontrou o preço mais barato: R$ 4,21 o litro. Mas a fila chega a dobrar o quarteirão. Os carros ocuparam uma faixa da pista, atrapalhando a parada de ônibus. Segundo os frentistas, das seis bombas, só restam duas. Depois disso, acaba o combustível.

O servidor público Marco Antônio Santos saiu da Asa Sul até aquele posto. Abasteceu o suficiente para chegar até lá. “[Estou buscando um posto há] Quatro horas. Peregrinando posto a posto procurando para colocar gasolina.”

Fila de carros para abastecer em posto de combustível (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fila de carros para abastecer em posto de combustível (Foto: Reprodução/TV Globo)

No posto ao lado, o álcool e a gasolina acabaram. “O nosso caminhão foi até a refinaria. Só que chegando lá, eles não conseguiram abastecer o caminhão. Então, já foi sem gasolina e voltou sem a gasolina”, declarou o frentista Erick Ferreira.

Pontos onde há bloqueio de caminhoneiros, pelo quarto dia, no acesso ao DF (Foto: Arte/TV Globo)
Pontos onde há bloqueio de caminhoneiros, pelo quarto dia, no acesso ao DF (Foto: Arte/TV Globo)

Decisão judicial
Na quarta, a Justiça proibiu o bloqueio de caminhoneiros na distribuidora da Petrobras no SIA. A Polícia Militar negociou a saída de 16 caminhões com combustíveis, mas 20 minutos depois, a escolta foi cancelada. Manifestantes disseram que os motoristas que estavam na distribuidora não quiseram sair.

Gás de cozinha
E a paralisação preocupa outro setor: o de gás de cozinha. O sindicato que representa a categoria disse que a situação pode piorar. No entanto, não há previsão de reajuste no preço do gás.

“Desde ontem hospitais, presídios, shoppings: as companhias não conseguiram fazer os abastecimentos que já estavam programados”, afirmou o presidente do sindicato das empresas, Sérgio Costa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aeronave cai na Zona Oeste do RJ

Uma aeronave de caça caiu na manhã desta quinta-feira (24) em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A fumaça preta decorrente da queda pôde ser vista de várias partes do bairro. Segundo a FAB, os pilotos acionaram o dispositivo de segurança e foram ejetados.

Muitos que testemunharam o acidente entraram na área de mata para auxiliar no resgate. Um dos tripulantes sofreu escoriações no rosto.

A aeronave envolvida no acidente foi um F-5M, uma das aeronaves de caça da FAB, empregada no 1º Grupo de Caça, em Santa Cruz (Foto: Sargento Batista/FAB)
A aeronave envolvida no acidente foi um F-5M, uma das aeronaves de caça da FAB, empregada no 1º Grupo de Caça, em Santa Cruz (Foto: Sargento Batista/FAB)

O avião, modelo F-5F, decolara da Base Aérea de Santa Cruz e caiu em área de mata às 7h40. A Força Aérea Brasileira informa que a aeronave sofreu pane. Os dois pilotos envolvidos no acidente saíram ilesos. Ambos já foram resgatados e levados para o hospital da FAB.

Local da queda do caça (Foto: Arte/G1)
Local da queda do caça (Foto: Arte/G1)

Coluna de fumaça se formou após a queda (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Coluna de fumaça se formou após a queda (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Às 10h, a FAB soltou a seguinte nota, assinada pelo brigadeiro do ar Antonio Ramirez Lorenzo, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica:

O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave de caça F-5 Tiger da Força Aérea Brasileira (FAB), do 1º Grupo de Aviação de Caça, acidentou-se nesta quinta-feira (24/05), por volta das 7h40, na Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz), Rio de Janeiro (RJ). Os pilotos ejetaram-se, estão vivos e recebem cuidados médicos.

A tripulação realizava um voo local de treinamento e detectou uma falha, que obrigou os pilotos a se ejetarem. A aeronave foi direcionada a uma região desabitada, sem causar danos pessoais ou materiais no solo.

Equipes de investigação da FAB estão no local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Empresas aéreas adotam planos de contingência para lidar com restrição de combustíveis

Resultado de imagem para Empresas aéreas adotam planos de contingência para lidar com restrição de combustíveis

Empresas aéreas começaram a adotar planos de contingência para amenizar os impactos da greve dos caminhoneiros, que entrou no quarto dia nesta quinta-feira (24) e levou a uma restrição no abastecimento de combustíveis em aeroportos brasileiros.

A Latam informou que flexibilizou as regras de remarcação para amenizar os impactos aos passageiros. Desta forma, a empresa ofereceu aos passageiros isenção da cobrança de taxa de remarcação da passagem para nova data à escolha do cliente, sem multas, em voos domésticos com partidas, chegadas ou conexões programadas para os aeroportos de Aracaju, Brasília, Goiânia, Ilhéus, Recife e Teresina nos dias 23 e 24 de maio. Nesta quinta-feira (24), a Latam informou que não havia voos impactados.

A Gol enviou comunicado aos clientes na noite de quarta-feira recomendando que os passageiros verificassem a situação dos voos antes de se deslocarem aos aeroportos. A empresa disse que está aplicando medidas de contingência em toda operação, "mantendo as ações necessárias para minimizar os impactos aos seus clientes".

A Azul também liberou a remarcação de bilhetes sem cobrança para voos programados até 31 de maio. Ainda assim, a empresa aérea informa que "suas operações estão acontecendo normalmente".

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), há problemas de abastecimento de combustíveis nos aeroportos de Brasília e de Congonhas devido à paralisação dos caminhoneiros, que protestam para cobrar uma redução no preço do óleo diesel.

Na quarta-feira os caminhoneiros decidiram pela manutenção da paralisação, depois do fracasso de uma reunião da categoria com representantes do governo federal, que não conseguiu atender à reivindicação dos motoristas pela redução dos custos do combustível.

Também na véspera, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse que "está acompanhando com preocupação a paralisação de caminhoneiros pelo país e os reflexos para o transporte aéreo comercial".

A Abear disse que ainda não era possível contabilizar o número de voos ou rotas impactadas, e recomendou que os passageiros consultem o status de voo junto às empresas antes do deslocamento ao aeroporto.

Contatos das companhias aéreas

LATAM: 4002-5700 e 0300 570 5700 (www.latam.com)
Gol: 0300 115 2121 e 0800 704 0465 (www.voegol.com.br)
Azul: 4003-1118 e 0800 887 1118 (www.voeazul.com.br)
Avianca: 4004-4040 e 0800-286-6543 (www.avianca.com.br)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Professor leva cadeirada na cabeça de aluno dentro de sala de aula em SP

Aluno foi levado ao 1° Distrito Policial de Guarujá, SP, e acabou liberado (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)
Aluno foi levado ao 1° Distrito Policial de Guarujá, SP, e acabou liberado (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)

Um professor de Química foi agredido por um aluno dentro da sala de aula na Escola Estadual Milton Borges Ypiranga, no bairro Vila Zilda, em Guarujá, no litoral de São Paulo. A confusão aconteceu após uma discussão entre o docente e outros estudantes da classe, que teriam se desentendido por um motivo ainda não esclarecido.

A situação aconteceu na quarta-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, em depoimento, o aluno, de 18 anos, afirmou que o professor, de 51, entrou alterado na classe e se desentendeu com os estudantes logo após o início da aula.

Ainda segundo o relato às autoridades, durante a discussão, o jovem se exaltou e partiu para cima do professor, que revidou lhe dando um ‘pisão’ e uma cuspida no rosto. Nervoso, o estudante se descontrolou e jogou uma das cadeiras usadas na sala na cabeça do docente.

O depoimento do jovem, segundo o delegado do 1º Distrito Policial da cidade, Estevam Gabriel Urso, foi desmentido pelo professor. "Ele alegou que apenas chamou a atenção da classe, e sem motivos o aluno jogou a cadeira".

O docente sofreu um corte na cabeça e precisou ser levado ao Pronto Socorro da Vila Edna, onde tomou pontos no ferimento. Ele e o jovem foram levados ao 1º DP, onde prestaram depoimento. O estudante assinou um termo circunstanciado e foi liberado em seguida. Ele responderá por lesão corporal dolosa.

"Uma cópia do termo foi encaminhada ao Fórum, onde acontecerá a audiência nos próximos dias, e outra para a diretoria da escola", explica Urso. Já o professor, após o depoimento, foi ao Instituto Médico Legal (IML), onde fez exame de corpo de delito.

Alunos da unidade, que não quiseram se identificar, afirmaram que, logo após a confusão, os outros professores da escola, em protesto, se recusaram a entrar nas salas de aula, e por isso os estudantes acabaram liberados antes do horário habitual.

De acordo com a Diretoria Regional de Ensino de Santos, todo o apoio está sendo dado ao docente, que está afastado de suas atividades, e que o aluno é maior de idade e responderá pelos atos, conforme legislação vigente.

Violência nas escolas
Este é o segundo caso de violência em escolas de Guarujá nesta semana. Na terça-feira (22), um aluno teria ateado fogo a uma mesa em uma sala de aula da Escola Estadual Professor Lucas Nogueira Garcez, no Balneário Praia de Pernambuco.

Entre os estudantes, a informação é de que o fogo atingiu a cortina da sala, enquanto um aluno tentava acender um cigarro de maconha. O caso foi registrado na Polícia Civil, que apura as causas do fogo dentro da classe.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Robô que ajudou a achar destroços do Air France 447 tira fotos de galeão afundado que pode conter tesouro de US$ 17 bilhões

Canhões do galeão San José (Foto: Associated Press)
Canhões do galeão San José (Foto: Associated Press)

Novos detalhes foram revelados sobre o galeão espanhol San José, que afundou há três séculos perto da costa caribenha da Colômbia.

O Instituto Oceanográfico Woods Hole, dos EUA, após ser autorizado pelo governo colombiano, revelou que usou o robô REMUS 6000 -- o mesmo que ajudou a localizar os destroços do voo da Air France que caiu no meio do Oceano Atlântico após partir do Rio rumo a Paris, em 2009 -- para fazer imagens de sonar e fotografias do San José deitado a 600 metros de profundidade.

O galeão espanhol foi encontrado em 2015. Muitas vezes chamado de "Santo Graal dos naufrágios", foi por muito tempo considerado um dos mais duradouros mistérios marítimos da história.

O galeão de 62 canhões e três mastros afundou em 8 de junho de 1708, com 600 pessoas a bordo, além de um tesouro de ouro, prata e esmeraldas durante uma batalha com navios britânicos na Guerra de Sucessão Espanhola. O tesouro pode valer até US$ 17 bilhões pelos padrões modernos, segundo a Associated Press.

Cerâmicas e outros objetos que estavam a bordo do San José fotografados no fundo do Mar do Caribe (Foto: Associated  Press)
Cerâmicas e outros objetos que estavam a bordo do San José fotografados no fundo do Mar do Caribe (Foto: Associated Press)

O Woods Hole foi convidado a participar da busca por sua reconhecida especialização em exploração em águas profundas.

O veículo desceu até 9 metros acima dos destroços do San José para tirar várias fotografias, flagrando, entre outras coisas, as gravuras de golfinhos nos canhões do San José, peça-chave de evidência visual para confirmar que se tratava do galeão.

"Os destroços estavam parcialmente cobertos de sedimentos, mas com as imagens das câmeras das missões de menor altitude, pudemos ver novos detalhes nos destroços e a resolução foi boa o suficiente para distinguir a escultura decorativa dos canhões", disse o líder da expedição, Mike Purcell.

O tesouro do galeão tem sido objeto de batalhas judiciais entre várias nações e também empresas privadas. Há algumas semanas, a Unesco, agência cultural das Nações Unidas, pediu à Colômbia que não explorasse comercialmente o naufrágio, cuja localização exata continua sendo um segredo de Estado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Em 'dia sem impostos', motoristas formam filas para comprar gasolina a R$ 2,60 em Natal

Fila de carros se formou para comprar gasolina a R$ 2,60 em Natal (Foto: Italo Di Lucena/Inter TV Cabugi)
Fila de carros se formou para comprar gasolina a R$ 2,60 em Natal (Foto: Italo Di Lucena/Inter TV Cabugi)

Em meio a manifestações de caminhoneiros que acontecem no estado e em todo o país, por causa do aumento no preço dos combustíveis, um posto de Natal resolveu vender gasolina mais barata. O ato também é um protesto, desta vez, contra os impostos estaduais e federais sobre o produto. No 'dia sem impostos', o litro que era vendido a R$ 4,59 passou a R$ 2,60.

Uma fila se formou no posto ainda na noite desta quarta-feira (23), por volta das 21h. Os motoristas não queriam perder a oportunidade de economizar. A promoção, porém, só começou a valer a partir das 7h desta quinta (24).

Foram disponibilizados um total de 5 mil litros e há condições para participar. Cada consumidor só pode abastecer até 25 litros e o pagamento tem que ser feito em dinheiro. Uma bomba específica foi disponibilizada para a promoção.

Gasolina é vendida a R$ 2,60 em posto de combustíveis em Natal, durante o 'dia sem impostos' (Foto: Italo Di Lucena/Inter TV Cabugi)
Gasolina é vendida a R$ 2,60 em posto de combustíveis em Natal, durante o 'dia sem impostos' (Foto: Italo Di Lucena/Inter TV Cabugi)

A fila e as condições não foram empecilho para o motorista de aplicativo Henrique Costa, que foi o centésimo consumidor a chegar na bomba da promoção, durante a manhã.

"Por dia, eu gasto R$ 90 reais de combustível. Esse valor aumentou e eu praticamente não estou tendo lucro. Já estou pensando em mudar de profissão", disse o motorista, que teve um alívio nos gastos com a promoção.

Motoristas passaram noite em fila para aproveitar 'dia sem impostos' em posto de combustíveis de Natal (Foto: Italo Di Lucena/Inter TV Cabugi)
Motoristas passaram noite em fila para aproveitar 'dia sem impostos' em posto de combustíveis de Natal (Foto: Italo Di Lucena/Inter TV Cabugi)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Infraero recomenda que passageiro se informe sobre situação de voos

FOTO: ALBERTO LEANDRO/ARQUIVO/PORTAL NO AR

Diante da perspectiva de falta de combustível para o abastecimento dos aviões por causa da paralisação dos caminhobeiros, a Infraero recomenda aos passageiros que procurem as companhias aéreas para saber a situação dos voos.

“Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que façam a consulta sobre a disponibilidade de combustível na origem e no destino do voo programado”, informou a empresa, em nota.

A Infraero informou que está monitorando o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais. A empresa “já alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível na origem e destino do voo.”

A empresa está mantendo contato com órgãos públicos para garantir a chegada dos caminhões com combustível aos aeroportos.

Mais cedo, veículos de imprensa noticiaram que os aeroportos de Congonhas (SP), Palmas, Recife, Maceió e Aracaju, administrados pela Infraero, teriam combustível suficiente para abastecer as aeronaves até esta quarta-feira (23). Mais seis aeroportos teriam combustível para no máximo dois dias: Goiânia, Teresina, Campo Grande, Ilhéus (BA), Foz do Iguaçu(PR) e Londrina (PR).

Questionada pela reportagem da Agência Brasil, a Infraero disse que se trata de uma avaliação interna sobre o abastecimento dos terminais.

“Sobre o relatório mencionado pela reportagem, trata-se de um levantamento diário da Infraero e que ajuda a empresa a monitorar a situação do fornecimento de querosene de aviação pelas fornecedoras, além de auxiliar na proposta de ação por parte do Poder Público no sentido de garantir o abastecimento das aeronaves”, disse.

Já a Inframerica, concessionária que controla o Aeroporto Internacional de Brasília, informou que só tem querosene de aviação suficiente até o fim da tarde de hoje (23). “Somente pousarão aqui aeronaves com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento”, disse a empresa por meio de nota.

Segundo a concessionária, a decisão foi tomada em conjunto com as companhias aéreas, fornecedores de combustível e outros órgãos em reunião na tarde de hoje. Até as 17h, não houve registro de atrasos ou cancelamentos decorrentes da restrição de combustível. No final da tarde, cinco caminhões com 45 mil litros de querosene de aviação cada chegaram ao aeroporto. Mesmo assim, a Inframerica diz que a situação de alerta e contingenciamento continuam em vigor.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também emitiu nota recomendando aos passageiros o contato prévio com as companhias para saber sobre a disponibilidade dos voos.

“Considerando contratempos na malha aérea decorrentes da falta de abastecimento de querosene de aviação, em razão da paralisação nacional de caminhoneiros iniciada em 21/05, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomenda aos passageiros, com voos marcados para os próximos dias, que consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos até que a situação se normalize”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››