terça-feira, novembro 07, 2023

Peça sacra do século XVIII e tombada pelo Iphan é furtada de igreja no Rio; suspeito é preso

Suspeito foi preso nesta segunda-feira (6) — Foto: Divulgação

A Igreja São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco, no Centro do Rio, foi invadida no último sábado (4). Um ladrão furtou um ostensório, uma peça sacra do século XVIII, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Nesta segunda-feira (6), a Polícia Civil localizou e prendeu o homem apontado como suspeito pela invasão e furto da obra. Contudo, o ostensório ainda não foi localizado.


A peça roubada é de grande valor histórico e sentimental para os católicos, segundo o padre Álvaro, que é responsável pela Igreja de São Francisco de Paula.


"É uma obra de arte, muito bonita e estava exposta na igreja. É uma peça tombada pelo Iphan, é um patrimônio do Brasil. Depois, para quem tem fé, é um lugar muito sagrado, onde reside Cristo na hóstia consagrada. É o lugar onde o cristão católico adora Jesus na eucaristia. Ela tem um valor histórico e sentimental para o fiel", explicou padre Álvaro.



O ostensório é utilizado para expor a hóstia consagrada sobre o altar ou para transportá-la solenemente em procissão. A peça roubada estava exposta na igreja.


"A gente fica muito triste com o que aconteceu porque é uma falta de amor a casa de Deus e porque as pessoas perdem a chance de ver uma coisa bonita, que estava ali acessível para todos", completou o padre.



Dinâmica do crime

O furto do ostensório aconteceu no sábado (4), por volta das 14h. Naquele dia, a igreja estava sendo preparada para a realização de um casamento. Floristas que organizavam detalhes da cerimônia trancaram o local e foram almoçar.



Nesse intervalo, um homem sem camisa pulou a grade na entrada da igreja e invadiu o local.


Ostensório roubado da Igreja São Francisco de Paula, no Centro do Rio — Foto: Arquivo pessoal


Nas imagens de segurança é possível ver quando o rapaz começa a andar pelo corredor da igreja. Ele para na frente do mostruário que guardava a peça sacra.


O homem quebra o vidro de proteção com uma cotovelada e retira a peça do mostruário. Na sequência, ele coloca a peça que pesa mais de 10 kg nas costas e anda até a janela mais próxima.


Ele tenta abrir a janela para escapar do local, mas não consegue. O homem, então, leva o objeto roubado para a entrada da igreja.



As câmeras também registraram o momento em que o ladrão retorna para o corredor sem nada nas mãos. Ele pega um extintor de incêndio e ao passar no corredor onde a peça estava ele escorrega cai no chão.


Ladrão escorrega e cai durante o furto da peça sacra — Foto: Arquivo pessoal


Minutos depois, ele se levanta pega o extintor e vai na direção da entrada novamente. Lá, o homem parece chamar alguém na rua e retorna para o interior da igreja.


As câmeras não mostram o final da ação criminosa. Contudo, segundo o padre Álvaro, o ladrão separou a peça em dois pedaços. Ele escondeu a maior parte e saiu com o pedaço menor da peça. Ele também levou uma cruz de madeira e outros pequenos objetos.



Investigação da PF

Logo após o roubo, o padre Álvaro procurou a Polícia Civil e fez o registro do furto. Como a peça roubada é um patrimônio histórico brasileiro, a Polícia Federal (PF) também foi acionada e está investigando o caso.


Ainda de acordo com Álvaro, houve uma mobilização dos comerciantes, moradores e toda comunidade vizinha a igreja para a recuperação da peça sacra.


"Ficamos contentes pela mobilização das pessoas, que postaram imagens e estão tentando ajudar para que a peça seja recuperada e devolvida para o lugar dela", disse o padre.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!