domingo, maio 19, 2024

Uma pessoa morta e outras três feridas durante atentado a tiros em Serra do Mel no Oeste Potiguar



Um crime de homicídio por disparos de arma de fogo, foi registrado pela Polícia MIlitar, por volta das 22h30min deste sábado 18 de maio de 2024, na Vila Brasília em Serra do Mel na região Oeste do Rio Grande do Norte.


A vítima foi identificada como, Lucas Gabriel Oliveira Barreto, 25 anos, natural e residente em Mossoró. De acordo com a PM, ele estava com um amigo, a mulher e uma filha, em carro do tipo Fiat Siena, quando os criminosos chegaram e começara a atirar de fora para dentro do veículo.


Os quatro, inclusive a criança foram atingidos pelos disparos e socorridos para o hospital da cidade. Lucas Gabriel, não resistiu e morreu a caminho da unidade hospitalar. Os outros três baleados, foram transferidos por ambulâncias do município, para o Hospsital Tarcísio Maia em Mossoró e segundo informações não correm risco de morte.


O corpo de Lucas Gabriel Oliveira Barreto foi removido do necrotério do hospital de Serra do Mel, por uma funerária, para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Itep unidade de Mossoró, onde passou por exames necroscópicos e em seguida liberado para os familiares.


Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil de Serra do Mel, vai instaurar inquérito para investigar o caso e tentar chegar aos autores e sua motivação.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Bombeiros do RN apagam fogo em caminhão tombado na BR-101; via segue interditada

Caminhão tomba, pega fogo e interdita BR-101 em Baía Formosa. Foto: CBM/RN


O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBM/RN) apagaram o fogo do caminhão que tombou no km 176 da BR-101, em Baía Formosa, neste domingo (19). A via continua interditada e não informações sobre quando será liberada.


Com apoio do Corpo de Bombeiros da Paraíba, lotados na cidade Mamanguape, os militares do RN conseguiram controlar as chamas do veículo. Foram mais de 15 mil litros de água utilizados pelas três viaturas dos bombeiros. Ninguém se feriu.


A Polícia Rodoviária Federal não informou quando a via será liberada.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Pequenos negócios do turismo no RN crescem 71,7% em cinco anos

Tibau do Sul, principalmente Pipa, se destaca com iniciativas voltadas ao desenvolvimento de um DTI | Foto: Divulgação


Os pequenos negócios do setor de Turismo do Rio Grande do Norte passaram de 37.527 para 64.351 nos últimos cinco anos, ou seja, uma expansão de 71,74% desde 2019, segundo a Receita Federal. Só no ano passado, o saldo entre abertura e encerramento de empresas foi de 2.191. Os dados revelados por estudo do Sebrae-RN mostram a força desses empreendimentos para a economia potiguar.



Em 2024, o setor de Alimentação Fora do Lar (Bares, restaurantes e similares) registrou 12.187 empresas ativas, seguido pelo setor de eventos (organização de feiras, congressos, produção musical e fotográfica), com 9.426 empresas. As atividades relacionadas à hospedagem também mostraram fortalecimento, com 1.518 empresas ativas. Os dados também apontam para um aumento na geração de empregos, com um saldo positivo de emprego acumulado de 997 postos de trabalho no setor de bares e restaurantes, e 5.248 no setor de eventos apenas entre 2023 e 2024.



Para fomentar ainda mais esses microempreendedores, o Sebrae-RN tem utilizado como estratégia o apoio a iniciativas com foco no desenvolvimento dos chamados Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Uma das ações é a aplicação de um diagnóstico para avaliar a maturidade de cerca de 85 municípios potiguares com potencial para DTI.


Yves Guerra, gestor de Turismo do Sebrae-RN, explica o DTI – Foto: Magnus Nascimento


A pesquisa começou em fevereiro deste ano e consiste em um formulário com um conjunto de perguntas, concebido por uma ferramenta do Sebrae Nacional, a fim de gerar um radar com especificações sobre quais eixos estão mais avançados e quais precisam de melhorias em cada município. Isso porque o modelo de Destino Turístico Inteligente adotado no Brasil foi criado pelo Sebrae e leva em consideração eixos como governança, sustentabilidade, tecnologia, acessibilidade, marketing e experiência do visitante.


“Nós queremos descobrir o quanto os municípios do RN têm de maturidade para ser um Destino Turístico Inteligente e o quanto eles ainda precisam fazer para chegar lá. O diagnóstico é um norte de como esses municípios vão prosperar. Com ele, teremos um mapeamento geral dos destinos turísticos do Estado. Nossa ferramenta, portanto, vai contribuir para o aperfeiçoamento dos locais que estiverem dispostos a fazer investimentos como DTI”, explica Marília Gonçalves, coordenadora do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae-RN, que encabeça o diagnóstico.


“Há a possibilidade de aplicar a pesquisa um ano depois para ver o que de fato foi modificado naqueles municípios que se comprometerem com as mudanças necessárias”, completa ela. O diagnóstico é aplicado às 85 cidades do Rio Grande do Norte que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. A intenção é finalizar a pesquisa no próximo mês, mas depende da resposta dos gestores. Até o momento, 49 municípios responderam ao formulário on-line.


No País, de acordo com Yves Guerra, gestor de Turismo do Sebrae-RN, ainda não existem Destinos Turísticos Inteligentes, mas há locais que têm atuado fortemente para se aproximar do modelo, como Curitiba (PR). No RN, Tibau do Sul, principalmente Pipa, se destaca com iniciativas voltadas ao desenvolvimento de um DTI, por causa de ações com foco na sustentabilidade.


Iniciativa sustentável ajuda a impulsionar negócios em Tibau


Uma das iniciativas com foco na sustentabilidade e na experiência do visitante foi criada pela Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), em Tibau do Sul. A Aproostras nasceu em 2014, com apoio do Sebrae-RN. Há pouco mais de um ano, a Associação deu vida ao Sorriso da Ostra, um bar flutuante na Lagoa Guaraíras, com capacidade para atender aproximadamente 40 pessoas por dia. O sucesso da iniciativa deu tão certo, que o grupo, frequentemente, precisa recusar reservas. A Aproostras atua no cultivo e comercialização de ostras orgânicas em ambiente natural. As sementes do molusco são reproduzidas em um laboratório vizinho a Guaraíras, na Fazenda Primar, zona rural de Tibau do Sul.



“Parte da produção é comercializada em bares e restaurantes, por meio de vendedores ambulantes. Mas há um ano e meio, conseguimos um flutuante onde é escoada boa parte do que é produzido e onde a gente tem a oportunidade de vender também camarão, peixe e bebida”, explica Rafael Amaro, presidente da Aproostras. Desde a criação, além de cultivar o molusco, a Associação desenvolveu a Rota das Ostras. O passeio é realizado em canoas de madeira, ao longo da lagoa em direção à área de cultivo – uma combinação entre a produção local com o turismo regional.


Amaro afirma que a preocupação com o meio ambiente é o principal eixo da Associação. “Nosso trabalho é todo feito com vistas a não degradar o meio ambiente. Nossas mesas são de madeira autorizada e nossa área é licenciada. Além disso, para os turistas, é uma experiência surreal, como eles mesmos relatam, afinal, são visitantes que estão em um bar flutuante, organizado pelos próprios produtores de ostra, em uma lagoa localizada numa Área de Proteção Ambiental e com um por do sol maravilhoso. Sem falar nos funcionários, super educados”, destaca o presidente da Asproostras.


Graças ao trabalho desenvolvido, a Associação levou para Tibau do Sul o primeiro lugar na categoria “Comunidades Prósperas” da 10ª edição do prêmio Green Destinations Story Awards 2024, uma competição mundial dos 100 destinos mais sustentáveis do planeta. A premiação ocorreu durante a ITB Berlim 2024, a maior feira da indústria do turismo do mundo, realizada em março, na capital da Alemanha.


No prêmio, a história vencedora “O Sorriso da Ostra” contou a trajetória da Associação, da fundação até a consolidação como referência nacional na produção do molusco de alta qualidade e segurança alimentar. “Tudo isso envolve o turista e a gente vê que vale a pena trabalhar de forma sustentável”, pontua Rafael Amaro, ao ressaltar a importância de práticas que levam ao modelo de Destinos Turísticos Inteligentes para alavancar os pequenos negócios do setor.


“É muito importante buscar esse modelo, porque ele envolve não apenas os turistas, mas os próprios moradores. Hoje nós temos uma visibilidade bacana e conseguimos fazer agendamentos até pelo Instagram. Nossa inciativa tem trazido muita gente para cá, o que fortalece o trabalho de bares e restaurantes”, discorre Amaro, orgulhoso. A avaliação é reforçada por Marília Gonçalves, do Sebrae-RN. “Um DTI é uma cidade inteligente, pensada para todos”, afirma.


Modelo DTI é favorável para expandir os micros


O modelo de Destinos Turísticos Inteligentes, aponta Yves Guerra, é primordial para proporcionar um ambiente favorável à expansão de pequenos negócios. “Quando se consegue trabalhar dentro de uma perspectiva de governança atuante e fortalecida, com promoção de ações de sustentabilidade do destino – ambiental e social – e quando se propõe experiências de forma mais real da realidade local, isso faz gerar um incremento no fluxo de turistas, que fortalece os pequenos negócios e os torna mais sustentáveis”, afirma Guerra.



E o Sebrae-RN, segundo ele, tem atuado para ajudar as localidades a percorrer esse caminho, por meio de formação sobre governança, consultoria para modernizar canais tecnológicos e apoio a práticas de sustentabilidade. Desse modo, para cada eixo com foco em um DTI, o Sebrae-RN aposta em ações que possam aprimorar o desempenho dos empreendimentos localizados em regiões do trade.



“Nós participamos na formação da governança, seja ela em nível nacional ou local, fomentando a integração da iniciativa privada, do setor público e o terceiro setor para fortalecer o elo turístico, afinal, tudo precisa estar em harmonia para a atividade fluir. No eixo inovação e tecnologia, nosso trabalho é muito intenso através do programa Sebraetec, que subsidia consultoria tecnológica para que as empresas possam desenvolver e modernizar websites, planejar mídias digitais e usar dados para tomada de decisões e estratégias de marketing, levando em conta o público-alvo, por exemplo”, descreve Yves Guerra.



Em outro eixo, o da sustentabilidade, ele aponta que a atuação do Sebrae vai desde apoio para a obtenção de licenciamento ambiental, passando por consultorias de resíduos, até programas de saúde e segurança do trabalho, qualidade de vida, sustentabilidade dos negócios e questões trabalhistas, para evitar que as empresas tenham segurança e evitem algum problema nesse aspecto. “A sustentabilidade é transversal a qualquer negócio”, avalia Guerra. Quanto à experiência dos visitantes, o gestor explica que é preciso investir em um processo abrangente, que começa antes, durante e depois da viagem ao destino.



“O visitante quer vivenciar a gastronomia, a cultura e o artesanato locais, para ter uma experiência real do destino. Nossa estratégia, que segue a mesma do Sebrae Nacional, é a de preparar os negócios e lugares para um novo perfil de turista, que é um viajante mais conectado e antenado, com acesso à informação e mais exigente, preocupado com a sustentabilidade” comenta o gestor de Turismo do Sebrae-RN.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Senador gasta com gasolina o suficiente para dar 5 voltas na Terra

Foto: Reprodução/Metrópoles


Nos últimos 12 meses, o senador paulista Alexandre Giordano (MDB) gastou R$ 145,4 mil da cota parlamentar do Senado para abastecer quase 25 mil litros de combustível em postos de gasolina de São Paulo, volume suficiente para dar cinco voltas na Terra ou cruzar o Brasil, do Oiapoque ao Chuí, 45 vezes.


O levantamento foi feito pelo Metrópoles a partir da prestação de contas do parlamentar no Portal da Transparência do Senado e considerou o preço médio do litro da gasolina de R$ 5,87, registrado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na segunda semana de maio, e um consumo de 10 km por litro.


As contas apontam que os valores foram gastos em 21 postos de gasolina diferentes. A maior parte, R$ 69 mil, foi no Auto Posto Mirante, na zona norte de São Paulo, base eleitoral de Giordano. Já R$ 66 mil foram pagos ao Auto Posto Irmãos Miguel, estabelecimento da cidade de Morungaba, distante cerca de 480 quilômetros da capital.


Investigação no STF

Os gastos do senador paulista com gasolina, pagos pelo Senado, já motivaram uma representação ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), que remeteu a apuração à Procuradoria-Geral da República (PGR) por causa do foro privilegiado de Giordano no Supremo Tribunal Federal (STF).


A representação destacou que o senador juntou notas fiscais emitidas pelo posto Auto Posto Mirante nos valores de R$ 3.940,78, em 19 de dezembro de 2022, e R$ 1.691,22, em 2 de janeiro de 2023. Os gastos feitos em um único dia corresponderam a 507,61 litros de gasolina e 188,67 litros de diesel, respectivamente, o que daria para encher o tanque de 12 carros.


No início deste ano, a PGR cobrou explicações de Giordano. “Diante desse quadro, como providência inicial, visando ao melhor deslinde da apuração, mostra-se adequado franquear ao parlamentar noticiado a oportunidade para prestar esclarecimentos acerca do caso”, escreveu o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand.


Em ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, o senador argumentou que os pagamentos “não se trata de abastecimento único”, e sim gastos com combustível de “veículos relacionados ao mandato” de Giordano e durante a “atividade parlamentar” no estado “ao longo de 15 dias”.


A PGR considerou que os gastos estavam dentro dos limites mensais de despesa com combustíveis dos gabinetes dos senadores, que é de R$ 15 mil mensais e recomendou o arquivamento do caso em 18 de março. No mês passado, a ministra Cármen Lúcia, do STF, mandou arquivar um processo contra o senador.


A apuração preliminar feita pela PGR, contudo, não analisou o acúmulo de gastos com gasolina feitos pelo gabinete de Giordano em um período maior.


Ao Metrópoles, por meio de nota, o senador reafirmou os argumentos apresentados ao MPF sobre efetuar pagamentos de abastecimentos em dias diferentes em uma única data. “Os gastos com combustíveis são realizados nos postos indicados por questões logísticas e seguem as normativas do Senado Federal, sendo estritamente relacionados ao desempenho das atividades parlamentares”, diz a nota.


“Todas as despesas mencionadas estão diretamente ligadas ao cumprimento do mandato, estando em conformidade com os regulamentos legais e normativos”, afirma a assessoria do senador.


Farra gastronômica

Giordano assumiu o mandato no Senado por São Paulo em 31 de março de 2021. Empresário da zona norte da capital, ele era suplente do senador Major Olimpo (PSL), morto naquele ano em decorrência da Covid-19.


Em junho do ano passado, outro levantamento feito pelo Metrópoles, sobre os gastos do senador com alimentação, apontou que Giordano usou recursos públicos para despesas como a compra de casquinhas de camarão e filé de cambucu servidos em restaurantes com vista para o mar em Ubatuba, no litoral, além de almoços em churrascarias com 21 cortes de carne e tiramisù de sobremesa. Na época, ele não quis se manifestar sobre as despesas.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Ministro de apoio ao RS diz que governo estuda pagar famílias para abrigar vítimas das chuvas

Ministro Paulo Pimenta no Rio Grande do Sul. — Foto: Marcelo Oliveira/Estadão Conteúdo


O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou neste domingo (19) que o governo federal estuda pagar famílias para abrigar vítimas das enchentes no estado.


Pimenta sinalizou que a ideia em estudo prevê um repasse às famílias de R$ 400 por pessoa abrigada. Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil gaúcha, o estado tem atualmente quase 77 mil pessoas em abrigos e mais de 581 mil desalojadas.


Em entrevista a um canal de vídeos na internet, o ministro disse que deve discutir, ao longo dos próximos dias, uma forma de implementar a medida junto ao governo federal.


O Rio Grande do Sul tem enfrentado os desdobramentos de uma catástrofe climática, provocada por fortes chuvas em todo o estado. A Defesa Civil já confirmou a morte de 157 pessoas e ainda contabiliza 88 desaparecidos. Ao todo, mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas pelas chuvas.


"Hoje, o Ministério do Desenvolvimento Social paga nos abrigos R$ 20 mil para cada 50 pessoas para a prefeitura. Fora a questão da alimentação, da cesta básica e tudo mais. Isso dá R$ 400 por pessoa, em abrigos públicos. Eu estou discutindo uma mudança dessa portaria para poder, por exemplo, alguém receber uma família ou uma associação comunitária de quatro famílias ou dez famílias [receberam], e esses R$ 400 que hoje é pago para a prefeitura pode ser pago para quem abrigar a pessoa", afirmou Paulo Pimenta.

Segundo Pimenta, a medida tem sido estudada como forma de contornar a superlotação de abrigos no estado. Também tem o objetivo de desocupar espaços destinados à educação, a fim de permitir a retomada gradual das aulas.


"Com isso, a gente tenta trabalhar na perspectiva de descentralizar esses grandes abrigos e fugir dessa loja natais das cidades temporárias", explicou.


Apoio aos desabrigados


Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma série de medidas em apoio ao Rio Grande do Sul. Uma das iniciativas prevê a compra de imóveis para famílias que perderam as casas nas enchentes.


Serão beneficiadas as famílias desalojadas que estiverem dentro dos requisitos para as faixas 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida. Pelas regras atuais, são verificados os seguintes critérios:


na faixa 1: é formada por famílias que tenham renda bruta familiar mensal até R$ 2.640

na faixa 2: a renda bruta familiar mensal é entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400

Lula também anunciou o pagamento único de um benefício de R$ 5,1 mil para famílias que perderam móveis e itens essenciais em suas casas.


O chamado Auxílio Reconstrução será pago via Pix e levará em conta informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A expectativa é que sejam beneficiadas cerca de 200 mil famílias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Unicef lança campanha para reforçar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Mãos de criança — Foto: Reprodução/TV Globo


No último sábado (18) foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em um esforço para aumentar a conscientização sobre o tema, o UNICEF, o Canal Futura e a Childhood Brasil lançaram a campanha #EmCasaSemViolencia, parte do Projeto Crescer sem Violência.


A ação aborda os tipos de violências mais praticados contra crianças e adolescentes, incluindo violência física, psicológica, sexual, trabalho infantil e negligência.


A estratégia de divulgação inclui ações digitais com influenciadores digitais, cartilha de autoproteção para ensinar os jovens a como identificar sinais de violência e o lançamento do clipe “Corra”, em parceria com a banda paulistana Palavra Cantada.


campanha-unicef-violência-crianças — Foto: Foto: Divulgação/Unicef


Números alarmantes

Segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, o Brasil registrou o maior número de casos de estupro e estupro de vulnerável na história do país, com um total alarmante de 74.930 vítimas.


A pesquisa mostrou que 8 em cada 10 vítimas de violência sexual no país tinham menos de 18 anos, com 10,4% do total sendo bebês e crianças com idade entre 0 e 4 anos; 17,7% entre 5 e 9 anos; e 33,2% entre 10 e 13 anos.


A residência é o local mais perigoso para meninas e meninos, com 72,2% dos casos ocorrendo em ambiente doméstico e 71,5% das vezes tendo como autor um familiar ou conhecido da vítima.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sargento da PMRN, Welington Celiton, morre de H1N1 em Mossoró



O sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Welington Celiton Pereira de Oliveira, de 42 anos, faleceu neste sábado (18), na UTI do Hospital Wilson Rosado em Mossoró. Welington foi internado no dia 20 de abril, após ser atendido na UPA do São Manoel com diagnóstico de H1N1. Desde então, sua luta pela vida se tornou cada vez mais angustiante, enfrentando sérias complicações nos pulmões e outros problemas de saúde.

Na quarta-feira (15) à noite, foi transferido para o Hospital Wilson Rosado para continuidade do tratamento, mas infelizmente não resistiu, sofrendo uma parada cardíaca.


Welington tinha 15 anos de atuação na Polícia Militar do RN. Natural de Felipe Guerra-RN, possuía formação acadêmica em geografia. Ele deixa esposa e uma filha menor de idade.


Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus possa dar conforto a todos neste momento difícil.


Descanse em paz, meu amigo.


Fonte: Folha Potiguar

Leia Mais ››

Homem morre após colisão frontal de carros na BR-304, no RN

Homem morre após colisão frontal de carros na BR-304, em Tibau — Foto: Cedida/Corpo de Bombeiros Militar


Um homem morreu e outro ficou ferido após colisão frontal entre dois carros na BR-304, no interior do Rio Grande do Norte. O acidente foi registrado na noite de sábado (18), próximo à rotatória de Tibau.


O condutor do carro modelo Gol ficou preso às ferragens, não resistiu ao impacto do acidente e morreu no local.


O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 22h40 para atender a ocorrência e precisou usar técnicas de desencarceramento para retirar a vítima do veículo.


O motorista do carro modelo Corolla foi socorrido pelo Samu e transferido para um hospital de Mossoró.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Operação resgata adolescente vítima de exploração sexual na Grande Natal



Uma adolescente vítima de exploração sexual foi resgatada durante operação realizada na noite de sexta-feira (17), em Parnamirim, na Grande Natal. Dois homens foram presos.


A Operação Domiduca X contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-Científico de Perícia e Conselho Tutelar.


O resgate ocorreu em um estabelecimento comercial localizado nas proximidades do km 107 da BR-101, previamente identificado pelo Projeto Mapear da PRF. A adolescente de 15 anos que foi encontrada em situação de vulnerabilidade ficou sob os cuidados do Conselho Tutelar de Parnamirim.


Os dois homens responsáveis pelo estabelecimento foram presos pelo crime de submeter criança ou adolescente à prostituição ou exploração sexual.


A Operação Domiduca X é uma ação nacional que o efetivo da PRF percorre pontos considerados críticos, nas rodovias federais e proximidades, e fiscaliza veículos e estabelecimentos com o objetivo de resgatar menores de idade vítimas de violações dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após bater com a cabeça em queda de bicicleta, menino de 11 anos é transferido de helicóptero de Caicó para Natal

Menino de 11 anos cai de bicicleta e é transferido de helicóptero de Caicó para Natal — Foto: Reprodução


Um menino de 11 anos caiu da bicicleta, bateu com a cabeça no calçamento, sofreu um traumatismo craniano e precisou ser transferido de Caicó para Natal no helicóptero Potiguar 02. O acidente ocorreu na tarde de sábado (18), na Rua Maria do Céu Fernandes, no bairro Vila Altiva.


Devido ao quadro grave, a equipe médica que realizou o atendimento inicial em Caicó recomendou a transferência para o hospital Walfredo Gurgel, na capital. Após ser estabilizado pelos socorristas do Samu, a criança foi transferida no helicóptero da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) no fim da tarde de sábado.


Tio da criança, Marcus Vinícius Soares contou como o acidente aconteceu.


"Tem uma ladeira esburacada na nossa rua. O pneu da bicicleta dele entrou em um dos paralelepípedos soltos. Ele perdeu o controle da bicicleta, infelizmente veio a cair e bateu com a cabeça", disse.


"Como a pancada foi muito forte, ele não conseguia ficar acordado. Sempre fechava o olho, mas estava conversando normal", completou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dorgival Dantas realiza segunda edição do 'Derradeiro de Maio' na cidade onde nasceu



A segunda edição do show "Derradeiro de Maio" está confirmada para o próximo dia 29, na Cidade do Forró, que fica na Fazenda Tome Xote, no município de Olho D’Água do Borges. O anfitrião Dorgival Dantas vai receber como convidados Adelmário Coelho, Waldonys, Luciano Moreno, Aduílio Mendes, Cícero Dantas, Alan Matias, Os 3 do Nordeste e Brenno Senna.


A Cidade do Forró foi construída pelo cantor e compositor Dorgival Dantas para valorizar a cultura nordestina e incrementar a economia e o turismo na terra onde nasceu. Em 2023, o lugar se tornou Patrimônio Material Cultural do Rio Grande do Norte e foi palco da primeira edição do Derradeiro de Maio.



Segundo Dorgival, o evento surgiu por causa de uma tradicional festa que ocorre no interior sempre no mês de maio e que leva esse nome.


Os ingressos estão à venda pelo Outgo.


Xote do Bem

Nesta edição, o Derradeiro de Maio também traz o "Xote do Bem", iniciativa em que todos os acessos ao evento estarão vinculados à arrecadação de recursos para compra de cestas básicas. O valor de R$ 20 de cada ingresso vendido será revertido para essa ação que vai beneficiar pessoas em vulnerabilidade socioeconômica da região Oeste.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde do RN convoca 66 profissionais aprovados em concurso público

Hospital Colônia Dr. João Machado UTI Natal Rio Grande do Norte RN — Foto: Divulgação/Sesap


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) convocou 66 profissionais aprovados em um concurso público promovido pela pasta em 2018. A nomeação dos profissionais foi publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).


Foram convocados:


21 enfermeiros

12 fisioterapeutas

8 farmacêuticos

5 assistentes sociais

4 fonoaudiólogos

4 nutricionistas

4 psicólogos

4 terapeutas ocupacionais

4 técnicos em radiologia.

A lista completa com os nomes dos aprovados foi publicada na página 5 do DOE.


Os aprovados têm um prazo de 30 dias para assumir o cargo, de acordo com as informações publicadas no Diário Oficial do Estado.



A convocação ocorre após um acordo entre a pasta e o Ministério Público do RN, que gerou um decisão judicial para a nomeação de pessoal para o Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim (com 40 novos leitos ortopédicos), e para o Hospital Geral João Machado, em Natal (com 8 novos leitos).


Inicialmente, segundo a Sesap, os 48 leitos serão destinados a receber os pacientes do Walfredo Gurgel. Seguindo o acordo judicial entre Sesap e MP, após o encerramento da obra os leitos permanecerão no Deoclécio Marques e no João Machado.


A abertura dos novos leitos no Deoclécio e no João Machado, segundo a Sesap, também terá contratação temporária de 72 técnicos de enfermagem, seis técnicos de laboratório e três técnicos de farmácia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran-RN realiza leilão com 111 veículos e 39 lotes de sucata nesta terça-feira (21)

Detran vai leiloar 150 veículos — Foto: Detran/RN


O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) promove na próxima terça-feira (21) um leilão on-line com 150 lotes, sendo 111 de veículos recuperáveis e 39 de sucatas. Nos lotes de sucatas, são, ao todo 85 itens somados entre os lotes.


O leilão começa às 10h da terça-feira pela internet (clique AQUI). As imagens dos carros, motocicletas e sucatas estão disponíveis também no site, onde é possível conferir marca, modelo e ano de fabricação dos veículos, bem como o valor inicial do lance de cada item.


As visitações aos itens podem ser feitas nesta segunda-feira (20), no horário das 8h às 16h em um pátio credenciado ao Detran em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.



O endereço do pátio é Avenida Ruy Pereira Dos Santos, Nº 2565, bairro Olho D’agua.


Para participar do leilão é necessário que os arrematantes se cadastram no site e cumpram todas as exigências de cadastro com 72 horas antes da abertura do leilão.


Que veículos estão no leilão?

Os veículos e ciclomotores apreendidos, abandonados e não reclamados por seus proprietários dentro do prazo de 60 dias que estão nos depósitos (pátios) credenciados junto ao Detran-RN podem ser disponibilizados para ir à leilão.


Antes de colocar um veículo a leilão, o Detran notifica o proprietário, por meio de edital, para que ele quite a dívida e retire do Pátio.


O proprietário deve ficar atento ao prazo final dos 60 dias para regularização dos débitos e da retirada do veículo do pátio. Caso esse pagamento não ocorra, o veículo fica disponível para ser leiloado.


Os proprietários de veículos incluídos no edital de leilão que desejem fazer a regularização e retirada podem acionar os seguintes contatos: via e-mail comissaodeleilao@detran.rn.gov.br, ou pelos telefones (84) 99700-9539 (apenas ligação) e 99151-8390 (somente WhatApp).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anac libera voos comerciais na Base Aérea de Canoas

Canoas, no Rio Grande do Sul, nesta sexta- feira, 17 de maio de 2024. Do local, partem helicópteros de resgate e pousam voos com ajuda humanitária aos desabrigados pelas enchentes. Cerca de 70 mil casas na cidade de Canoas estão submersas após a inundação histórica que atingiu o estado. — Foto: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas (RS), localizada na região metropolitana de Porto Alegre.


A autorização foi concedida em reunião da Diretoria Colegiada do órgão na última sexta-feira (17). A medida ainda deverá ser oficializada em uma resolução, que será publicada no "Diário Oficial da União".


Pela decisão, o espaço — destinado à aviação militar — poderá ser utilizado para o transporte civil de passageiros e cargas.


A base aérea servirá como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, interditado em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.


Segundo o diretor-presidente substituto da Anac e relator do processo, Tiago Sousa Pereira, a autorização será válida enquanto estiverem suspensas as operações no Salgado Filho.


Toda a operação em Canoas será feita pela empresa Fraport, concessionária responsável por administrar o Aeroporto Internacional de Porto Alegre.


Na última semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a Fraport já tem se preparado para dar início às operações em Canoas.


A empresa tem trabalhado para instalar equipamentos de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.


À GloboNews, Costa Filho disse que, inicialmente, a base deverá receber até cinco voos por dia. A operação pode ser ampliada de acordo com a demanda.


Aeroporto fechado


O Aeroporto Internacional Salgado Filho foi fechado na noite do último dia 3, em razão do elevado volume de chuvas em Porto Alegre. A venda de passagens com origem ou destino ao Salgado Filho também foi suspensa.


Segundo a Fraport, alagamentos no terminal e nas pistas impedem a operação do espaço.


A princípio, de acordo com a empresa, a interdição do aeroporto será mantida até o próximo dia 30. Segundo o blog da Ana Flor no g1, há expectativa, no entanto, de que a concessionária emita novo comunicado ampliando o fechamento do espaço até setembro.


De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, o governo aguarda o nível de água no aeroporto baixar para fazer um diagnóstico das condições do terminal de Porto Alegre.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo publica MP flexibilizando Lei de Licitações em casos de situação de calamidade pública

Rodovia em Venâncio Aires após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul — Foto: Fábio Tito/g1


O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) flexibilizando a Lei de Licitações para agilizar compras públicas em casos de situação de calamidade. O texto, assinado pelo presidente Lula (PT), foi publicado na noite desta sexta-feira (17).


A flexibilização nas licitações só valerá para estados que tiverem a situação de calamidade reconhecida pelo poder público. O governo afirmou que a MP tem como objetivo agilizar o enfrentamento à situação do Rio Grande do Sul.


De acordo com o texto, as medidas excepcionais nas licitações só poderão ser aplicadas em casos de urgência que possam afetar a segurança das pessoas ou comprometer a continuidade dos serviços públicos.


Em linhas gerais, a flexibilização permite:


a dispensa de licitação para a aquisição de bens, além de contratação de obras e serviços, inclusive de engenharia;

reduzir pela metade os prazos mínimos para a apresentação das propostas e lances em processos licitatórios;

prorrogar contratos vigentes para além dos prazos estabelecidos por, no máximo, 12 meses;

firmar contratos verbais de até R$ 100 mil nas hipóteses em que a urgência não permita a formalização de um contrato — atualmente esse instrumento já existe na Lei de Licitações com limite de R$ 10 mil para pequenas compras ou prestação de serviços de pronto pagamento.

A MP também autoriza que seja dispensada a elaboração de estudos técnicos preliminares na fase preparatória da licitação para a aquisição de bens ou contratação de obras e serviços. Segundo o texto, o gerenciamento de riscos da contratação será exigido somente durante a gestão do contrato.


Os contratos firmados com base na Medida Provisória terão prazo máximo de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período — desde que as condições de preços sejam vantajosas para a administração pública.


No caso dos contratos para a execução de obras e serviços de engenharia específicos, o prazo de conclusão será de no máximo três anos.



“Estamos aperfeiçoando o que foi pensado durante a pandemia, para podermos enfrentar situações como essas da forma mais célere possível”, afirmou a ministra da Gestão, Esther Dweck, durante reunião com prefeitos do estado.

Todos os contratos feitos com base na MP deverão ser disponibilizados no Portal Nacional de Contratações Públicas, com informações da empresa contratada, prazos, valores e detalhes sobre o serviço contratado.


Após a publicação, a Medida Provisória entra em vigor e deve ser analisada em até 120 dias pelo Congresso Nacional.


Alteração no orçamento

O presidente Lula também sancionou uma alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, que facilita a liberação de recursos de emendas parlamentares para ajuda ao Rio Grande do Sul.


A lei sancionada nesta sexta-feira (17) autoriza o remanejamento de emendas parlamentares para ações de proteção e Defesa Civil no Rio Grande do Sul, além de ações de saúde e assistência social. O texto também permite a abertura de créditos suplementares para essas ações.


Para essa atuação do poder público, os parlamentares também poderão fazer remanejamentos parciais de suas emendas. Neste caso, as emendas são as individuais na modalidade “transferência especial”, que são enviadas diretamente para as prefeituras sem a necessidade de convênios.


A flexibilização das regras também vai atingir créditos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


As mudanças permitem ao governo executar com prioridade os recursos de emendas parlamentares ao orçamento de 2024 para cidades em situação de calamidade pública ou emergência de saúde pública.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF indicia servidora que aplicou provas por vazamento no Enem e propõe segurança adicional no CNU

Imagem da página da redação da prova do Enem 2023 que circulou nas redes sociais — Foto: Reprodução


A investigação partiu de uma imagem da capa da redação do teste, que circulou pelas redes sociais minutos depois dos candidatos terem acesso ao caderno de provas.


Ao todo, os trabalhos duraram seis meses, e nove pessoas foram ouvidas pelos investigadores. Uma mulher que atuou na aplicação do Enem em Belém (PA) admitiu ter feito uma fotografia enquanto a prova ainda ocorria e encaminhado a imagem que circulou nas redes sociais para uma amiga.


Ela foi indiciada por divulgar de forma indevida conteúdo sigiloso em processo seletivo – com agravante por ser uma servidora pública –, crime punível com uma pena de reclusão de até 4 anos e multa.


O coordenador- geral de Crimes Fazendários da Polícia Federal, Sérgio Mori, disse que "ficou comprovado que a primeira divulgação ocorreu quando as portas já estavam fechadas e as provas já estavam iniciadas, ou seja, todos os candidatos já tinham ciência do conteúdo da prova e da questão da redação".

Mudanças para o Concurso Nacional Unificado

Apesar dos investigadores terem concluído que o resultado do Enem não foi prejudicado, houve o entendimento de que a tentativa de fraude demonstrou a necessidade de aumentar a segurança das provas públicas.


Por causa disso, os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de "Enem dos Concursos", terão que passar por mais duas etapas de autenticação no dia da prova com a colheita da impressão digital e autentificação pela escrita.


Perfil dos candidatos do Concurso Nacional Unificado — Foto: g1


A sugestão foi feita pelo Ministério da Gestão e Inovação, responsável pela realização dos exames. Após a divulgação do resultado, os peritos da polícia vão analisar as digitais de todos os aprovados para garantir que as provas foram feitas pelos aprovados.


A aplicação das provas do CNU estava prevista para o último dia 6 de maio, mas foi adiada por causa da tragédia no Rio Grande do Sul. O governo ainda nao divulgou a nova data oficial das provas.


Fonte: g1

Leia Mais ››