sábado, junho 01, 2024

Duas pessoas são assassinadas em menos de 24 horas no município de Caraúbas no Oeste Potiguar



Dois homicídios foram registrados em Caraúbas na região Oeste Potiguar em intervalo inferior a 24 horas. O primeiro crime ocorreu na noite de sexta feira (31) quando um homem foi brutalmente assassinado a golpes de faca-peixeira.


Segundo a Polícia Militar, Antônio Nero Rosa estava nas imediações do Bar de Zé Antônio, no Bairro Leandro Bezerra, quando foi atacado pelo rival, que desferiu vários golpes de arma branca contra a vítima que teve morte instantânea.


Já na madrugada deste sábado 01 de junho, criminosos invadiram uma residência, localizada no Conjunto Horoldo Maia e executaram a pessoa de José Martins de Lima, de 46 anos. A PM registrou o fato a 01h40min.



José Martins dormia com a esposa quando foi executado a tiros. A mulher teve sua vida poupada pelos criminosos. A Polícia Civil que vai investigar os casos, ainda não sabe a motivação para os dois crimes. Os corpos foram recolhidos após perícias e encaminhados para exames no Itep unidade de Mossoró.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial Militar aposentado morre ao colidir moto na traseira de Caminhonete na BR 304 em Mossoró



No início da noite desta sexta feira 31 de maio de 2024, um acidente de trânsito com vítima fatal, foi registrado na BR 304 em frente ao Terminal Rodoviário de Passageiros, no Bairro Ouro Negro em Mossoró, na região Oeste Potiguar.


A vítima foi o cabo da policial militar da reserva, Damião da Silva Belo. O militar pilotava sua moto Bróss, sentido Bom Pastor, quando bateu violentamente na traseira de uma caminhonete modelo F-4000 que trafegava no mesmo sentido.


O impacto foi tão violento que fez com que a motocicleta ficasse com os dois pneus para cima, prendendo o militar sob o veículo. Silva Belo, que estava na reserva morreu na hora.



Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas, infelizmente, nada pôde fazer para salvar a vítima. Após a perícia o corpo do militar foi recolhido para o IML.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Hotel em Ponta Negra é evacuado após carros pegarem fogo em estacionamento

Carros ficaram destruídos após pegarem fogo em estacionamento em hotel em Ponta Negra — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Dois carros ficaram destruídos em um incêndio na tarde desta sexta-feira (31) no estacionamento de um hotel em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O hotel precisou ser evacuado pelo Corpo de Bombeiros, que controlou as chamas. Ninguém ficou ferido.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no veículo de um hóspede. As chamas deixaram o carro destruído.


Ao lado desse carro, estava estacionado um outro veículo, que também foi atingido e ficou parcialmente destruído. Esse outro carro pertencia a um funcionário do hotel.


As causas do incêndio não foram identificadas, segundo o Corpo de Bombeiros, que explicou ainda que foram os próprios funcionários que perceberam as chamas, após a fumaça começar a subir pelos outros andares do hotel.



"Ao chegarmos no local, estava todo o estacionamento tomado por fumaça. A gente conseguiu acessar os veículos que estavam pegando fogo e combateu esse incêndio. A fumaça subiu para os andares acima", explicou o tenente Heitor de Medeiros, do Corpo de Bombeiros.


Corpo de Bombeiros combateu fogo no estacionamento do hotel em Ponta Negra — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


O hotel, que fica na Rua Pedro Fonseca Filho, estava com 26 hospédes, que precisaram deixar o prédio como medida de segurança.


"Rapidamente a equipe de salvamento evacuou o hotel, tirando assim o risco de todos os hóspedes que estavam aqui no hotel de sofrer algum tipo de incidente", disse o tenente.


O incêndio não atingiu outros pontos do prédio. O próximo passo, segundo o Corpo de Bombeiros, é identificar o que causou o incêndio e se os veículos queimados tiveram perda total.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caminhão carregado de cerveja tomba em Mossoró

Caminhão carregado de cerveja tomba em Mossoró — Foto: Reprodução


Um caminhão carregado de cerveja tombou em Mossoró na manhã desta sexta-feira (31). Ninguém ficou ferido.


O acidente aconteceu por volta das 10h na rotatória que dá acesso ao bairro Santa Delmira. Uma pessoa que vinha no carro que seguia atrás do caminhão registrou o momento em que o veículo tombou.


As imagens mostram que o caminhão acessou a rotatória e, conforme fez a curva, foi tombando para a direita, até a carga se desprender e o veículo tombar completamente.


Parte da carga foi danificada. As cervejas que não ficaram destruídas após o acidente foram recolhidas e levadas em carros pequenos ao destino final. O motorista do caminhão não se feriu.


Caminhão carregado de cerveja tomba em Mossoró — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tripulantes desaparecidos após lancha naufragar no litoral do RN são resgatados

Embarcação era usada em passeios no litoral potiguar — Foto: Reprodução/Redes sociais


Duas pessoas que ficaram desaparecidas após uma lancha de passeio afundar na tarde desta quinta-feira (30) na praia de Santa Rita, na Grande Natal, foram resgatadas com vida durante a noite, segundo a Marinha do Brasil. Uma pessoa morreu no acidente.


A embarcação contava com seis tripulantes. Até por volta das 19h50, a Marinha informou que três pessoas tinham sido resgatadas e uma quarta havia morrido, mas ainda havia desaparecidos.


Porém, os dois desaparecidos foram localizados em bom estado de saúde, segundo a Marinha.


O homem que morreu foi identificado oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) como Acácio Ribeiro Martins, de 64 anos.



Em nota, a Marinha confirmou que a embarcação que afundou foi a Austin - uma lancha usada em passeios voltados para festas e pesca no litoral potiguar.


"Durante a Operação, a MB empregou todos os esforços de Busca e Salvamento, envolvendo meios e pessoal, com o apoio do Corpo de Bombeiros do RN e da comunidade marítima, com a participação das embarcações "Miami" e "Inevitável". Um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas e circunstâncias do ocorrido", informou a corporação.


A Marinha reforçou que disponibiliza o telefone 185 para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio e que mantém escuta permanente do Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lancha de passeio afunda e deixa morto e desaparecidos no litoral do RN



Uma lancha de passeio afundou na tarde desta quinta-feira (30) na praia de Santa Rita, na Grande Natal. De acordo com a Marinha do Brasil, pelo menos uma pessoa morreu no acidente e outras duas permaneciam desaparecidas até às 19h50 desta quinta.


Segundo a Marinha, seis pessoas estavam na embarcação no momento do acidente. Dessas, três foram resgatadas e permaneceram em bom estado de saúde.


A quarta pessoa que havia sido resgatada foi a vítima que não resistiu e morreu - o nome dela e a causa da morte não foram divulgados.


Os outros dois tripulantes desapareceram no mar. A Marinha do Brasil iniciou as buscas na região com o apoio do Corpo de Bombeiros. Até às 20h desta quinta, as equipes permaneciam em operação pela busca e salvamento deles.


"Adicionalmente, foi emitido Aviso aos Navegantes e realizado contato com a comunidade marítima, a fim de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar todas as embarcações que estejam navegando em áreas próximas ao desaparecimento para apoiar nas buscas", informou a Marinha do Brasil.


A Marinha do Brasil não informou o que causou o afundamento da embarcação.


O acidente aconteceu na praia de Santa Rita, que fica no município de Extremoz, no litoral Norte do estado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Praia de Natal registra 92 vezes mais coliformes fecais na água que o limite aceito pelo Conama, aponta boletim de balneabilidade

Mancha na Praia de Areia Preta, em Natal (RN), Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, registrou 92 vezes mais coliformes fecais que o limite aceito pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), segundo o boletim de balneabilidade das praias da região metropolitana, publicado nesta sexta-feira (31).


De acordo com o documento, o litoral da capital potiguar tem pelo menos oito pontos considerados impróprios para o banho neste fim de semana. Cidades como Parnamirim, e Nísia Floresta, também apresentaram praias ou rios com água poluída.


Os pesquisadores do programa Água Azul, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) identificaram 92.000 coliformes fecais por amostra de 100 ml de água coletada nesta semana na praia de Areia Preta. A praia está imprópria para banho há mais de um ano.


Coordenador do projeto de monitoramento há 23 anos, geólogo Ronaldo Diniz, explicou ao g1 no dia 25 de abril que os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se a água está imprópria ou não.


Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já fica imprópria.


Outra praia com níveis elevados de coliformes fecais é Ponta Negra, cartão postal da cidade, que no dia 25 estava com 16 mil coliformes fecais por 100 ml de água coletada. Um dos pontos de análise da praia registrou poluição ainda maior, no novo boletim, chegando a 35 mil.



Ainda de acordo com Ronaldo, a presença elevada de coliformes fecais nas praias da capital e da região metropolitana é causada por diferentes fatores. Porém, no caso de Ponta Negra e Areia Preta, a suspeita é de instalações irregulares de esgoto em galerias pluviais (que deveriam receber apenas água da chuva), bem como o contrário - ligações de águas da chuva no sistema de esgoto, o que causa transbordamento do sistema para a praia.


Em abril, o Ministério Público do Rio Grande do Norte informou que a prefeitura de Natal já havia identificado pelo menos 83 imóveis, dos bairros Mãe Luiza e Areia Preta, com ligações de esgoto clandestinas na rede de drenagem de água, despejando os dejetos no mar.


A mancha escura na areia da praia ficou conhecida como "língua negra" e foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa.


Veja os 12 pontos impróprios para banho neste fim de semana na Grande Natal

Nísia Floresta / Foz do Rio Pirangi

Parnamirim / Rio Pirangi (Ponte Nova)

Parnamirim / Pirangi do Norte (APURN)

Parnamirim / Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)

Natal / Ponta Negra (Morro do Careca)

Natal/ Ponta Negra (Acesso principal)

Natal / Ponta Negra (Rua M.S. Medeiros)

Natal / Via Costeira (Cacimba do Boi)

Natal / Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza)

Natal / Forte

Natal / Redinha (Rio Potengi)

Natal / Redinha (Igreja)


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em vídeo, vereador de cidade do RN diz que emprega pessoas por apoio de famílias e que ganha R$ 10 mil mensais 'com roubo, com tudo'

Presidente da Câmara de Itajá disse que ganha R$ 10 mil por mês 'com roubo, com tudo'. — Foto: Reprodução


Vereador e presidente da Câmara Municipal de Itajá, José Valderi de Melo (PP) se envolveu em uma polêmica, após declarações gravadas em vídeo ganharem as redes sociais.


Nas imagens, o parlamentar afirma que emprega pessoas em troca de apoio das famílias e que ganha um salário mensal de R$ 10 mil "com roubo, com tudo".


As declarações foram feitas, aparentemente em um bar, onde o parlamentar é visto consumindo bebida alcoólica com outras pessoas.


"Eu botei 15 empregados (na Câmara). Já tinha 10, ai eu botei mais 15. Eu tenho apoio para vereador, tenho tudo, da família todinha", diz em um trecho do vídeo.


"Eu hoje tenho um salário de 10 mil conto (R$ 10 mil), com roubo, com tudo", afirma ao interlocutor, que pergunta sobre o uso das verbas do Legislativo municipal.


Em nota, o presidente da Câmara municipal de Itajá afirmou que o vídeo "foi retirado completamente de seu contexto original".


"O referido vídeo foi gravado em um ambiente de lazer, onde prevalecia um clima de descontração. As declarações feitas no vídeo foram proferidas em tom de ironia e deboche, não representando de forma alguma a verdade, nossas opiniões ou posturas oficiais", informou o parlamentar.


Ainda de acordo com a nota, antes das perguntas exibidas no vídeo, o interlocutor fazia várias bravatas, contribuindo para o tom jocoso da conversa. Ainda de acordo com o vereador, o diálogo realizado após o trecho do vídeo exibido deixaria claro todo o contexto.



"Infelizmente o vídeo divulgado não inclui essas partes cruciais, que tornariam claro o caráter brincalhão da interação", diz a nota.


Fone: g1

Leia Mais ››

Quatro baleias-piloto morrem após encalhe no Litoral Norte do RN

Baleias-piloto mortas em praia do Litoral Norte potiguar — Foto: PCCB/Uern


Subiu para quatro o número de baleias-piloto que morreram após um grupo com 21 animais da espécie encalhar em praias de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar, no início da manhã de sexta-feira (31). A informação foi confirmada pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).


A morte de um animal já tinha sido registrada durante a tarde de sexta-feira (31). A baleia-piloto foi encontrada na praia de Zumbi, era uma fêmea com cerca de 4 metros de comprimento, e não tinha marcas de interação antrópica, ou seja, com humanos. Os outros animais estavam na praia de Pititinga.



Por volta da meia-noite, os biólogos e médicos-veterinários envolvidos no monitoramento identificaram outras duas baleias-piloto mortas. O quarto óbito aconteceu na manhã deste sábado (1).


Pelo menos 21 baleias encalham em praia do Litoral Norte potiguar — Foto: Reprodução


Ainda de acordo com os pesquisadores, foram realizadas coletas biológicas, inclusive com amostras das cabeças dos animais que morreram, para análise do aparato auditivo, responsáveis pelo equilíbrio e orientação dos indivíduos.


Segundo o professor Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, embora os animais estejam encalhados na parte rasa da praia, os profissionais não conseguem realizar o protocolo para levar os animais para a área mais funda do mar.


"É raso para os animais, mas não para o humano. O protocolo diz que a área segura para o humano é com a água até a cintura e a parte onde a maioria delas está nem da pé. Nós estamos com essa dificuldade", diz o professor Flávio Lima, coordenador do projeto.


Uma equipe com cerca de 15 pessoas do Projeto Cetáceos e do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) trabalham no local monitorando e atendendo os animais. Uma força-tarefa também deverá ser montada para enterrar os animais mortos.


Embora conhecidos como baleias-piloto, os animais na verdade são uma espécie de golfinho de grande porte, assim como as orcas, normalmente chamadas de baleias, mas que também são golfinhos.


O professor explicou que o encalhe de grupos como esse pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes, causada por doenças, por exemplo. Embora os animais sejam comuns em águas profundas, no Rio Grande do Norte, raramente são vistos perto das praias.


Segundo o Cemam, a comunidade local, a Prefeitura de Rio do Fogo e a Polícia Militar têm atuado com apoio logístico ao trabalho dos pesquisadores. "Ressalta-se a importância da população manter distância da área de encalhe para não interferir nas atividades de campo", disse em nota.


As baleias-pilotos são animais oceânicos encontrados nas águas tropicais e temperadas de todos os oceanos. Se alimentam de peixes, crustáceos e lulas e normalmente vivem em grupos, que podem variar entre 15 a 50 indivíduos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes mantém prisão de suspeitos de ameaça à filha e se declara impedido de julgar caso



O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes desmembrou o caso que levou à prisão preventiva de dois suspeitos de ameaçarem sua família e também pregar contra o Judiciário e o Estado de Direito. No que diz respeito às mensagens endereçadas a seus familiares, Moraes declarou-se impedido de seguir na relatoria do caso.


Na decisão obtida pelo blog, Moraes também manteve as prisões preventivas de Raul Fonseca de Oliveira e Oliverino de Oliveira Júnior pelos fortes indícios, segundo a PGR, de crime contra a democracia.


O ministro manteve sigilo dos autos sobre as ameaças a sua família até que um novo relator para o caso seja escolhido.



Na decisão, Moraes afirma que “a presente investigação abrange duas espécies de infrações penais, conforme bem destacado pela Procuradoria Geral da República”.


Segundo ele, ao pedir a prisão dos investigados, a PGR demonstra que “o conteúdo das mensagens, com referências a ‘comunismo’ e ‘antipatriotismo’, evidencia com clareza o intuito de, por meio das graves ameaças a familiares do Ministro Alexandre de Moraes, restringir o livre exercício da função judiciária pelo magistrado do Supremo Tribunal Federal à frente das investigações relativas aos atos que culminaram na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito em 8.1.2023”.


Em outra frente estão “fortes indícios de materialidade e autoria dos crimes previstos nos arts. 147 (ameaça) e 147-A (perseguição) do Código Penal.”


O ministro, então remeteu para apuração da PF os indícios de crimes contra o Estado de Direito, que entendeu terem conexão com apurações que já tramitam no Supremo e que estão vinculadas à tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.


Fone: Blog da  Daniela Lima

Leia Mais ››

Moraes vota para manter suspensa resolução do Conselho de Medicina que impede procedimento usado em caso de aborto legal

Alexandre de Moraes no plenário do STF, em imagem de 3 de abril de 2024 — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (31) para manter suspensa a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe médicos de realizar a chamada assistolia fetal. O procedimento é usado nos casos de aborto legal decorrentes de estupro.


A norma do conselho impedia que os profissionais fizessem o procedimento em casos de gravidez com mais de 22 semanas.


Moraes também propôs que sejam suspensos os processos judiciais e administrativos que tenham como base a aplicação da resolução. O ministro proibiu ainda a abertura de qualquer procedimento administrativo ou disciplinar contra profissionais de saúde usando a regra.



Julgamento

O tribunal começou a analisar nesta sexta a decisão individual do ministro, que é o relator de uma ação do PSOL sobre o tema.


O caso estava em deliberação no ambiente eletrônico, porém o ministro Nunes Marques pediu destaque. Com isso, o julgamento será concluído de forma presencial. Fica valendo, até o encerramento do caso, a decisão individual de Moraes.


Ação e decisão

A decisão individual de Moraes é do dia 17 de maio. Na ação, o PSOL afirmou que, ao estabelecer a proibição do procedimento a partir das 22 semanas de gestação, a norma impõe barreiras que não estão previstas na lei, nem na Constituição. A regra também violaria direitos como o da saúde, livre exercício da profissão, dignidade da pessoa humana.


Em informações prestadas ao Supremo, o CFM defendeu que a legalidade da regra. Negou que a resolução viole princípios constitucionais, como o da liberdade científica e o do livre exercício da profissão.


"O fato de a Lei Penal excluir a punibilidade do médico que realiza abortos, nas hipóteses ali previstas não impede que as regras de ética profissional vedem que o aborto seja realizado em condições específicas", sustentou o conselho.


Moraes acolheu parte dos argumentos do PSOL. Considerou que há indícios de que a edição da resolução foi além dos limites da legislação.



"Verifico, portanto, a existência de indícios de abuso do poder regulamentar por parte do Conselho Federal de Medicina ao expedir a Resolução 2.378/2024, por meio da qual fixou condicionante aparentemente ultra legem para a realização do procedimento de assistolia fetal na hipótese de aborto decorrente de gravidez resultante de estupro", pontuou.


"Ao limitar a realização de procedimento médico reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde, inclusive para interrupções de gestações ocorridas após as primeiras 20 semanas de gestação (...), o Conselho Federal de Medicina aparentemente se distancia de standards científicos compartilhados pela comunidade internacional, e, considerada a normativa nacional aplicável à espécie, transborda do poder regulamentar inerente ao seu próprio regime autárquico, impondo tanto ao profissional de medicina, quanto à gestante vítima de um estupro, uma restrição de direitos não prevista em lei, capaz de criar embaraços concretos e significativamente preocupantes para a saúde das mulheres", completou.


A suspensão da resolução e dos processos vai valer até que a Corte analise a validade da regra, ou seja, o mérito da ação. Este julgamento específico ainda não tem data definida.


Fonte: g1

Leia Mais ››