segunda-feira, maio 06, 2024

Governo federal espera reabrir Aeroporto de Porto Alegre até sexta, diz ministro

Aeroporto Porto Alegre — Foto: Fraport


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou à GloboNews nesta segunda-feira (6) que há expectativa de que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, seja reaberto até sexta (10).


O terminal foi fechado por tempo indeterminado na última sexta-feira (3), em razão das fortes chuvas que atingem o estado há uma semana.


A Fraport, concessionária que administra o espaço, divulgou uma nota às autoridades aéreas que prevê a data final da suspensão como 30 de maio.


Salas de situação na capital do Rio Grande do Sul e em Brasília monitoram o avanço das águas – 336 municípios tiveram situação de calamidade pública reconhecida. Até a manhã desta segunda, a Defesa Civil listava 78 mortos e 105 desaparecidos.


Segundo Silvio Costa Filho, as autoridades esperam a água baixar para promover a limpeza do aeroporto e avaliar as condições de reabertura.


O ministro afirmou também que conversa com as companhias aéreas para que os voos sejam deslocados para outros aeroportos do estado – Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas, por exemplo – para minimizar cancelamentos.


Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 12 aeroportos.


Histórico

As fortes chuvas no estado começaram na última semana de abril. Os temporais deixaram 83 mortos até a manhã segunda-feira (6), segundo a Defesa Civil. Conforme o órgão, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.


Os meteorologistas explicam que a catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças no clima.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!