quarta-feira, junho 26, 2024

Sindicalista denuncia existência de 8 mil professores do RN em desvio de função ou como fantasmas

Presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN, Janeayre Souto - Foto: YouTube / Reprodução


A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte tem cerca de 8 mil professores em desvio de função (fora da sala de aula) ou como fantasmas, ou seja, que recebem pagamento, mas não estão nem em atividade nem em situação de cessão ou licença. A denúncia é do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Governo do Estado (Sinsp).


Em entrevista à 98 FM nesta terça-feira (26), a presidente do sindicato, Janeayre Souto, afirmou que vai levar a denúncia a órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público (MPRN), para apuração de possíveis irregularidades. Janeayre cobra também esclarecimentos por parte do Governo do Estado.


Fantasmas

O caso mais grave denunciado pelo Sinsp é o de supostos professores fantasmas. O sindicato alega que, pela plataforma SIGEduc, há atualmente 13,7 mil professores alocados na rede estadual. No entanto, de acordo com relatório oficial da Secretaria Estadual de Administração (Sead) emitido no início deste ano, há 18,8 mil professores na ativa. Ela pergunta onde está essa diferença, hoje de cerca de 5,1 mil professores do Estado.


“Alguém colocou alguém em algum canto”, afirma a sindicalista.


Janeayre Souto reclama, ainda, da demora na divulgação dos resultados do Censo Escolar, realizado até o mês passado. Todos os servidores da Educação foram convocados para prestar informações sobre o vínculo com o Estado.


Desvio de função

Além dos supostos fantasmas, Janeayre Souto destaca que há um número elevado de professores fora da sala de aula. Ela cita que, somados os “fantasmas” com os professores nesta situação, são quase 8 mil servidores em situação irregular.


Ela cita o caso do próprio gabinete da secretária Socorro Batista, que conta, segundo a sindicalista, com 15 professores como auxiliares, realizando funções que poderiam ser desempenhadas por técnicos adminstrativos. No Cerimonial da Secretaria, haveria outros 7 professores, sem necessidade.


“Nunca vi um Governo do Estado para retirar tanto professor de sala de aula como esse governo retira. Nós vamos denunciar aos órgãos de controle. Hoje a gente passou a tarde reunida com a nossa assessoria jurídica. Vamos encaminhar denúncia para o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, Ministério Público do Rio Grande do Norte. Vamos denunciar esse desvio de função”, afirmou Janeayre.


Uso irregular de recursos do Fundeb

A presidente do Sinsp disse, também, que o Governo do Estado estaria usando irregularmente recursos do Fundeb, que é um fundo para manutenção da educação básica no País. Pela lei, a verba só pode ser empregada dentro da escola, mas, segundo Janeayre Souto, cargos comissionados da Educação estavam sendo remunerados com os recursos do fundo.


“Vamos mostrar ao Ministério Público”, disse ela.


O que diz a Secretaria de Educação

À 98 FM, a Secretaria de Educação afirmou que os resultados do Censo já foram divulgados no início deste mês. De acordo com o levantamento, a rede estadual de ensino tem 20.620 servidores ativos, dos quais 19.601 responderam ao censo, devidamente lotados em seus postos de trabalho.


Do total que não respondeu ao Censo (1.019), 670 estão cedidos ou de licença sem ônus para o governo estadual. Outros 128 são servidores alocados que não responderam e 221 estão sem registros em suas folhas funcionais.


A participação no censo foi obrigatória para todos os servidores ativos, incluindo efetivos, comissionados e celetistas, exceto para aqueles que ingressaram no serviço público neste ano.


A portaria que regulamentou o censo prevê que os servidores que não realizaram a atualização dos dados no período estabelecido terão publicada a suspensão do pagamento no mês subsequente, sendo o restabelecimento do pagamento condicionado à regularização da situação funcional.


A pasta não respondeu sobre a divergência de dados apresentada pelo Sinsp.


Fonte: FM 98

Leia Mais ››

Polícia arma emboscada em shopping e prende ‘stalker’ em flagrante por perseguir empresário em Parnamirim

Caso foi investigado pela Polícia Civil, que prendeu mulher em flagrante em Parnamirim - Foto: Reprodução


Uma mulher foi presa em flagrante, nesta terça-feira (25), suspeita de cometer os crimes de stalking e extorsão contra um empresário. A prisão ocorreu dentro de um shopping localizado na cidade de Parnamirim, na Grande Natal.


De acordo com a investigação, a mulher estava perseguindo o empresário havia alguns meses, chegando a ir à casa da vítima em Recife (PE). Foi constatado também que ela ameaçava o homem, exigia pagamentos via PIX e enviava prints da internet contendo o endereço das filhas e documentos do pai da vítima, além de vários contatos de aplicativos de mensagem para perseguir e extorquir.


Antes da ação policial, a suspeita havia entrado em contato com a vítima para exigir uma quantia de R$ 110 mil. No entanto, foi presa pela equipe policial em um restaurante dentro do centro comercial do shopping, juntamente com a vítima.


O local era utilizado para negociar os valores exigidos ilegalmente para a conta da suspeita.


A mulher foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Fonte: 98 FM

Leia Mais ››

Homem que estava desaparecido é encontrado morto em açude no Alto Oeste Potiguar



O corpo de um homem, identificado como Gabriel, conhecido como Cotó, foi encontrado  por populares na manhã desta quarta feira (26) boiando nas águas do açude de seu Gaudêncio em São Francisco do Oeste/RN.


Gabriel estava desaparecido desde a tarde da última segunda-feira (24) quando saiu para pescar no açude.


Desde a tarde de terça feira (25), o Corpo de Bombeiros de Mossoró, juntamente com pescadores locais, realizava buscas para encontrar o corpo.



A Polícia Militar foi acionada para preservar o local e, em seguida, acionou o ITEP para realizar a remoção do corpo. As circunstâncias da morte serão investigadas pela Polícia Civil, após receber o laudo de exame cadavérico, que será emitido pelo Itep.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra membros de facção criminosa em Mossoró



Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) cumpriram, nesta quarta-feira (26), quatro mandados judiciais, sendo dois de prisão e dois de busca e apreensão, contra dois homens de 23 anos investigados por organização criminosa.


As prisões aconteceram no bairro de Santo Antônio, em Mossoró, Região do Oeste do RN. As investigações apontaram que os investigados, integrantes de uma facção criminosa, movimentaram, em menos de um mês, mais de vinte armas de fogo e 50 quilos de maconha, “skank”, “crack” e cocaína.


Além disso, ambos teriam participado dos atos criminosos contra o Estado do Rio Grande do Norte, ocorridos em março de 2023. Os dois homens foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.



A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Fim  da Linha

Leia Mais ››

Adolescente morre e outro desaparece após afogamento em praia de Natal

Ponto onde banhista morreu na Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Um adolescente de 17 anos morreu e um outro da mesma idade desapareceu após se afogarem na tarde desta quarta-feira (26) na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal. A informação foi confirmada pela Corpo de Bombeiros.


Segundo a coporação, três pessoas se afogaram, mas uma delas foi resgatada por um surfista e conseguiu se salvar. O ponto onde os jovens estavam tem bandeira de sinalização sobre o perigo de afogamento (veja imagem acima).


A vítima que morreu chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, que efetuou os primeiros socorros ainda na praia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, no local, o médico constatou a morte. O nome da vítima não foi informado.



Já o terceiro jovem envolvido no afogamento desapareceu no mar. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas, mas precisou parar por volta das 18h devido à baixa visibilidade.


A corporação, que chegou a utilizar o helicóptero da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), informou que as buscas serão retomadas no início da manhã desta quinta-feira (27).


Bombeiros utilizaram helicóptero da Sesed nas buscas — Foto: Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF prende passageiro com quase 13 kg de cocaína escondidos em malas no Aeroporto de Natal

Suspeito escondia carga com quase 13 quilos de cocaína no forro da mala — Foto: Divulgação


A Polícia Federal (PF) prendeu no Aeroporto de Natal um passageiro de 23 anos de idade que tentava embarcar com 12,8 quilos de cocaína escondidos nas malas. Segundo a PF, o destino final da droga seria Luanda, capital da Angola.


O caso foi divulgado pela Polícia Federal nesta terça-feira (26), mas aconteceu no sábado (22).


De acordo com a PF, a droga estava oculta no forro das duas malas do suspeito, um homem paulista que trabalhava como auxiliar de almoxarifado em uma loja de departamentos em São Carlos (SP).


O suspeito foi detido pelo crime de tráfico internacional. De acordo com a PF, cerca de 45 quilos de droga foram apreendidas neste ano no Aeroporto de Natal.


Mala levantou suspeita no raio-x

O suspeito foi flagrado quando tentava embarcar em um voo para Portugal durante uma inspeção de rotina no aparelho de raio-X, quando a bagagem levantou suspeitas.


Os policiais, então, separaram as duas malas para uma inspeção mais detalhada na sala da Polícia Federal no aeroporto, com o passageiro acompanhando o procedimento.


Após esvaziarem as malas, os policiais perceberam que elas ainda apresentavam peso excessivo. Após romperem parte do forro, encontraram sacos plásticos com cloridrato de cocaína - substância confirmada após realização do narcoteste.


Droga estava escondida em forro de mala — Foto: Divulgação/PF


Homem recebeu R$ 20 mil para serviço

O suspeito disse aos policiais que foi abordado por uma pessoa que o ofereceu R$ 20 mil para que ele transportasse as duas malas para Luanda. Ele contou que seria procurado assim que desembarcasse na cidade.


O suspeito, no entanto, disse em depoimento não saber identificar quem foi o homem que o abordou.


Após a prisão em flagrante, ele foi levado para a superintendência da Polícia Federal em Natal para autuação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Deputado George Soares é eleito para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte

Deputado George Soares é eleito para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do RN — Foto: Eduardo Maia/ALRN


O deputado estadual George Soares (PV) foi eleito nesta quarta-feira (26) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN).


Soares disputava a vaga para o cargo vitalício, cuja indicação era da Assembleia Legislativo, com o deputado Gustavo Carvalho (PSDB). Ele venceu com a diferença de apenas um voto.


A vaga em disputa foi aberta aposentadoria do ex-conselheiro Tarcísio Costa em maio.


A sessão de votação secreta durou cerca de uma hora e foi encerrada com a vitória de George por 12 votos a 11. O pleito contou com um voto nulo.


Para assumir o cargo, o deputado deve sair da Assembleia Legislativa e abrir espaço para o retorno de Vivaldo Costa (PV), seu suplente, ao legislativo estadual.


O Tribunal de Contas possui atualmente sete conselheiros, responsáveis, entre outras atividades, por julgar as contas dos gestores do estado e dos municípios do Rio Grande do Norte. O salário para o cargo supera R$ 39,7 mil.


Após a vitória, George Soares agradeceu os demais deputados estaduais e ressaltou que tem formação na área de contabilidade, o que o capacitaria à nova função.


"Sempre quis fazer aqui na Assembleia essa questão das contas públicas, porque é sempre um gargalo. Todo governador que assume o governo do Rio Grande do Norte reclama das contas públicas, das finanças do estado. Meu trabalho vai ser mais direcionado a isso, para que a gente possa dar uma contribuição, não mais política, mas agora técnica, da área que eu conheço, que são as contas públicas", disse

George também tem especialização em Gestão de Empresas e Pessoas. Em 2010, foi eleito pela 1ª vez deputado estadual e está no quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa.


Em 2016, foi o relator do Orçamento do Estado. O parlamentar também foi líder do governo Fátima Bezerra (PT) no Legislativo entre 2019 e 2020.


Outro conselheiro aprovado

Na mesma sessão secreta, a Assembleia Legislativa também aprovou o nome de Antônio Ed Souza Santana como novo conselheiro do TCE. O nome foi Indicado pela própria Corte como primeiro colocado em lista tríplice por critério de merecimento, e escolhido pela governadora Fátima Bezerra (PT). Ele foi sabatinado na Comissão de Finanças e Fiscalização da Casa nesta terça-feira (25).


Antônio Ed é servidor concursado do Tribunal e já atuava como conselheiro substituto. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da ex-conselheira Adélia Sales. A indicação de Antônio Ed foi aprovada por unanimidade, pelos 24 deputados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro de luxo, fazendas e restaurante vão a leilão para pagamento de dívidas trabalhistas no RN; saiba como participar

Carro Corvette é um dos bens que será leiloado pelo Tribunal do Trabalho do RN na próxima sexta (28) — Foto: Divulgação


Um leilão que será realizado na próxima sexta-feira (28) em Natal terá carro de luxo, fazendas e um restaurante entre outros bens leiloados para pagar dívidas trabalhistas.


A iniciativa é do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e conta com disponibilidade de 131 lotes de bens penhorados pelas Varas do Trabalho de Natal, Mossoró, Macau, Currais Novos, Ceará-Mirim e Goianinha.


Entre os bens que irão a leilão se destacam um restaurante em Tibau do Sul, uma fazenda de 182 hectares em Ceará-mirim e uma outra com 30 hectares no distrito de Serrinha, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.


Há, também, uma casa em Areia Branca, um terreno de 1.000 m², os equipamentos das Associações de Proteção e Assistência à Maternidade à Infância de São Miguel e de Patu e um veículo Chevrolet Corvette (Z51, 2014), entre outros veículos.


Como participar

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, o leilão será híbrido, com lances presenciais e telepresenciais.


Os lances presenciais poderão ser apresentados no Salão de Eventos do Hotel Quality Suites, na Av. Engenheiro Roberto Freire, 4848, no bairro Ponta Negra, Zona Sul de Natal, a partir das 9h.


Para os lances telepresenciais é necessário o cadastramento no site do leiloeiro, onde a lista dos bens que serão leiloados está disponível para consultas.


O leilão será presidido pelo juiz Inácio André de Oliveira, da Coordenadoria de Mandados e Pesquisa Patrimonial e da Central de Mandados do TRT-RN.


O edital do leilão e os manuais para interessados podem ser conferidos no site do Tribunal (aqui).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Draga chega a Natal para obra de engorda da praia de Ponta Negra; prefeitura aguarda licença ambiental

Draga deve ser usada em obra de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Uma draga que deverá ser usada na obra de engorda da praia de Ponta Negra - um dos principais cartões postais de Natal - chegou ao litoral potiguar na última segunda-feira (24), após ter saído da Espanha, segundo confirmou a Secretaria de Infraestrutura da capital.


A embarcação pode ser vista da praia. Apesar disso, o município ainda não tem prazo para dar início à obra, porque aguarda as licenças ambientais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).


O Idema também confirmou a chegada da draga e informou que uma equipe foi ao local nesta terça-feira (25).



Segundo o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, o processo para a licença de instalação só foi formalizado há uma semana, com a entrega dos projetos e demais documentos necessários.


Ainda de acordo com ele, duas reuniões já foram realizadas com a prefeitura e da equipe de engenharia contratada para apresentação do projeto, mas não há prazo para emissão das permissões.


"Esse processo de licença de instalação tem duas etapas. Primeiro tenho que analisar as respostas aos pedidos colocados na licença prévia. A prefeitura passou todo esse tempo para entregar esses documentos. Alguma coisa foi entregue ao longo do caminho e outras estão sendo respondidas ou justificadas. A outra fase é a análise os projetos executivos e complementares que fazem parte da licença de instalação", pontuou.


Praia de Ponta Negra com Morro do Careca ao fundo, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1


Ainda de acordo com o Idema, a equipe também terá que analisar a situação da drenagem da praia. A obra fazia parte do projeto de engorda, porém, por causa de uma questão emergencial, já foi executada. Segundo o diretor, os técnicos precisaram analisar se a obra está "condizente" com o projeto da engorda.


Werner Farkatt ainda declarou que, além dos técnicos do setor de obras públicos, servidores de outras áreas foram destacados para analisar o projeto.


"É um estudo que tem complexidade muito grande. Nós envolvemos oceanógrafos, biólogos marinhos, biólogos que lidam com a parte de fauna e flora da zona costeira, geólogos, geógrafos, engenheiros, pessoas da área de análise social, afinal de contas existe a necessidade da consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais, que ainda vai ter que acontecer, porque faz parte do processo administrativo do licenciamento. Tem muitas etapas a serem vencidas", disse.


Engorda

A engorda é um aterramento para aumentar a faixa de areia da praia. A draga deve ser usada na extração e transporte do material de um banco de areia perto da costa até a praia.


A prefeitura estima o uso de cerca de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia para alargar a praia ao longo de 4 quilômetros.



Segundo a prefeitura, a expectativa é de que a faixa de areia da praia fique com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia.


A prefeitura também aponta o alargamento da praia como uma das medidas necessárias para conter a erosão do Morro do Careca.


Apesar disso, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a erosão do mar acabou "engolindo" 70 metros da área alargada, em 2023, cerca de dois anos após a obra local.


A licitação foi realizada em abril e teve como vencedor o Consórcio DTA-AJM, que apresentou a proposta mais barata entre os três concorrentes, no valor de R$ 73,7 milhões. A empresa DTA foi a responsável pela obra de engorda de Balneário Comboriú.


O extrato do contrato entre a prefeitura e o consórcio foi publicado em maio. De acordo com o documento, a vigência do contrato é de 210 dias a partir da assinatura do contrato e a obra deverá ser executada em até 150 dias, após a entrega da ordem de serviço.


Os recursos destinados para a obra têm duas fontes: R$ 52,7 milhões são de recursos federais e quase R$ 21 milhões são de operações de crédito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com isenção de IPVA, número de carros elétricos aumenta quase 4 vezes em dois anos e entra na mira da Tributação do RN

Venda de carros elétricos sobe no Rio Grande do Norte — Foto: Leide Duarte


O Rio Grande do Norte teve um aumento de quase quatro vezes no número de carros elétricos em menos de dois anos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).


Em dezembro de 2022, o estado tinha 427 veículos do tipo. Em um ano e meio, até o último dia 17 de junho, chegou ao total de 1.647 emplacamentos - um aumento de 285%. Mesmo os veículos mais baratos são vendidos a mais de R$ 115 mil.


Além de ser isento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), o novo tipo de carro tem vendas alavancadas por marcas chinesas com estratégias agressivas e benefícios vantajosos, como garantia prolongada para as baterias - um dos itens que mais preocupam os novos usuários.



Porém, o rápido aumento da frota acendeu um alerta na área econômica do governo do estado, que estuda a possibilidade de elaborar um projeto para atualização da lei estadual, a fim de cobrar imposto dos veículos.


Somente em 2023, o estado deixou de arrecadar R$ 5 milhões em IPVA com os veículos elétricos comprados no estado. Metade do valor arrecadado com o tributo pertence aos municípios.


Elétricos e eletrificados

Quando considerados também os carros eletrificados - conhecidos como híbridos, a frota registrada no estado subiu de 1.343 veículos, em dezembro de 2022, para 3.356 no último dia 17 de junho - uma evolução de quase 150%. Os híbridos, no entanto, pagam IPVA.


Carros elétricos são os "plug-ins", aqueles que conectam diretamente nos carregadores e têm a energia elétrica como única fonte de abastecimento.

Carros eletrificados incluem todos os veículos que têm motor elétrico, mas são híbridos (que também têm outros tipos de combustíveis).

Apesar do crescimento, a participação desses veículos na frota total do estado é de apenas 0,21%. Na capital, Natal, onde mais de 57% dos veículos elétricos e eletrificados estão concentrados, eles são 0,43% da frota.


Isenção na mira do governo

O aumento do mercado de carros elétricos movimentou a equipe da Secretaria da Fazenda, que está em fase de elaboração de um estudo que será encaminhado ao governo do estado. A área econômica do estado teme uma redução da arrecadação com a gradativa substituição dos carros a combustão pelos carros elétricos.


Segundo o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte, Neil Armstrong de Almeida, a lei estadual que garante isenção de IPVA para os elétricos tem mais de 20 anos e não previa, na sua implantação, a presença desse tipo de veículo nas avenidas e estradas potiguares.


"Na época, praticamente inexistia carro elétrico. Os carros que a lei previa eram os usados em recreações, em atividades de hotéis, de empresas, veículos que não representavam uma parte significativa da frota. A legislação é de um cenário em que não se imaginava uma demanda dessa natureza", disse.


De acordo com o coordenador, vários estados vizinhos, como o Ceará, já alteraram suas leis estaduais para prever a cobrança do imposto aos carros elétricos. No caso do estado vizinho, explica, a implantação foi gradual, começando com alíquota de 0,5% sobre o valor do veículo no primeiro ano, até chegar ao tradicional percentual de 3%.


Somente em 2023, segundo ele, o estado deixou de arrecadar R$ 5 milhões com o imposto de carros elétricos. Metade do valor do imposto pertence ao município onde o carro é cadastrado.


"Não só o estado, mas também os municípios atravessam um momento de grande dificuldade financeira e um aumento dessa frota, bem como a progressiva substituição dos modelos tradicionais, a combustão, pode gerar uma grande redução nessa receita. E as ruas e as estradas que eles vão rodar são as mesmas dos outros", disse.


O coordenador ainda ressalta que há uma questão de justiça social envolvida. Na opinião dele, quem compra um carro elérico de R$ 300 mil tem mais condições de pagar o IPVA do que muitos outros cidadãos que só podem adquirir um carro popular ou uma moto e precisam pagar o imposto.


Vantagens para o consumidor

O consultor Thales Samir Quirino, de 45 anos, que mora em Natal e trabalha há 20 anos prestando assessoria na compra e venda de veículos, adquiriu seu primeiro carro elétrico há cerca de seis meses. Um dos objetivos era conhecer melhor esse tipo de carro para poder indicar, ou não, aos seus clientes.


Com mais de 38 mil km rodados, ele afirma que está satisfeito e que o veículo atendeu seu perfil de uso, mas aponta que é necessário planejamento para ter uma boa experiência com os elétricos.


Thales Quirino comprou carro elétrico e diz que não se arrepende — Foto: Cedida


"O que me chamou atenção no carro elétrico, além da economia e da redução da poluição do meio ambiente, foi ter uma forma de combustível independente dessas constantes mudanças de preço da gasolina nos postos e o risco de comprar combustível adulterado. Nada disso ia me afetar. Estudei muito antes de comprar", disse.

De acordo com o consultor, para ter uma melhor experiência, é importante que o usuário também tenha condição de instalar um carregador veicular em casa. Ter um sistema de energia solar no imóvel também é um diferencial na economia.


"Eu estimo que deixei de gastar cerca de R$ 30 mil nesse tempo. Além do combustível, tem o IPVA, que é isento. Seria mais de R$ 4 mil. Também tem o seguro, que a própria concessionária pagou, e as revisões", pontuou.


Um dos pontos negativos, segundo Thales, é a demora para a chegada de novas peças, caso seja necessária a reposição, mas o consultor considera que a falta de equipamentos para pronta-entrega é um problema que atualmente afeta também os carros tradicionais.


Embora a infraestrutura de abastecimento esteja cada vez mais presente nas cidades, ele considera que poderia ter uma evolução mais rápida, para atender uma demanda cada vez maior.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula reúne ministro e assessores para tratar de Bolívia: 'Golpe nunca deu certo'

Militares em frente ao palácio presidencial em La Paz, nesta quarta-feira (26). — Foto: Juan Karita/Reuters


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se referiu à tentativa de golpe de Estado na Bolívia nesta quarta-feira (26), e afirmou que está torcendo para que a democracia prevaleça no país vizinho, porque "golpe nunca deu certo".


Segundo apurado pelo g1, Lula convocou o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e o assessor especial da Presidência Celso Amorim para uma reunião nesta tarde, para tratar da situação de instabilidade política na nação sul-americana.


Questionado pela imprensa, o petista disse que pediu informações ao Itamaraty sobre o tema e aguarda um retorno. Segundo ele, é preciso ter certeza da realidade da nação vizinha antes de anunciar algo "que não acontece".


"Eu quero informações. Eu pedi para o ministro Mauro [Vieira, das Relações Exteriores] ligar para a Bolívia, ligar para o presidente [boliviano], ligar para o embaixador brasileiro, pra a gente ter certeza, pra ter uma posição. Mas, como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina, golpe nunca deu certo", disse o chefe do Planalto.


Mais tarde, Lula se pronunciou em uma rede social e reiterou o que disse à imprensa.


"A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por Luís Arce".


Movimentação na Bolívia

Na tarde desta quarta-feira (26), tanques e militares invadiram o palácio presidencial em La Paz, capital da Bolívia. Algumas unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas da capital boliviana, enquanto militares faziam guarda no palácio nesta tarde.


Em um comunicado em suas redes sociais, o presidente do país, Luís Arce, pediu que a democracia seja respeitada.


O ex-presidente da Bolívia Evo Morales afirmou trata-se de um golpe de Estado. Segundo Morales, um regimento do Exército colocou francoatiradores em uma praça de La Paz. O ex-presidente acusou o ex-comandante do Exército, o general Juan José Zuñiga, recém-destituído do cargo, de estar por trás da mobilização.


A presidente de Honduras, Xiomara Castro, atualmente na presidência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), também falou em golpe de estado e pediu uma reunião de emergência dos Estados membros — o Brasil é um deles.


Fonte: g1

Leia Mais ››

STF fixa em 40g quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante; veja regras

STF — Foto: Reprodução/TV Justiça


O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu nesta quarta-feira (26) o parâmetro de 40g ou seis plantas fêmeas como critério para diferenciar usuários de traficantes de maconha, no julgamento que descriminalizou o porte da droga para consumo próprio.


"Será presumido usuário quem, para uso próprio, adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo até 40g quantidade de cannabis sativa ou seis plantas fêmeas, até que o Congresso venha a legislar a respeito", diz a tese aprovada pelos ministros.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, explicou que o limite de 40g é "relativo". Isto é, se uma pessoa portar menos que essa quantidade de maconha, mas, segundo o policial, adotar práticas de tráfico, deverá ser processada criminalmente.


A determinação também é temporária, e permanece em vigor até que o Congresso Nacional defina novos critérios.


Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um projeto sobre o tema, que criminaliza tanto o porte quanto o tráfico, mas não estabelece um parâmetro para fazer essa distinção.


Decisão do STF

Por maioria, a Corte definiu nessa terça-feira (25) que não se enquadra como crime a conduta de portar maconha para uso próprio. Ou seja, uma pessoa que tem consigo uma quantidade da substância para consumo individual (até 40g) não responderá na esfera penal por delito.


🚨Isso não significa que a prática foi legalizada. As pessoas não estão liberadas a uso em qualquer lugar. Quem tiver a substância, mesmo na quantidade de uso próprio, ainda estará cometendo ato ilícito, ou seja, violando a lei.

Se isso ocorrer, a pessoa estará sujeita a sanções como advertência sobre os efeitos das drogas e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.


A Corte também determinou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realize mutirões carcerários para apurar e corrigir prisões de usuários de maconha.


Veja o que ficou definido na tese:

▶️ Porte de maconha para uso pessoal será um ilícito administrativo, ou seja, um ato contra a lei. Mas, na prática, não é crime e o usuário estará sujeito a penas socioeducativas, mais brandas;


▶️Está fixada a quantidade de 40g ou seis plantas fêmeas de cannabis sativa como parâmetro para diferenciar usuário de traficante, até que o Congresso Nacional determine novo critério;


▶️ Portanto, o porte de maconha para uso pessoal (até 40g) não gera antecedente criminal;


▶️O usuário também não poderá ser punido com pena de serviço comunitário;


▶️Na fixação da tese, ministros entenderam que as sanções administrativas serão comparecimento a cursos educativos e advertência sobre efeitos das drogas.


▶️O limite de 40g ou seis plantas é relativo e a autoridade policial (delegado) ainda pode prender uma pessoa em flagrante, mesmo com quantidades inferiores ao limite estabelecido, caso haja elementos indicativos de tráfico (entenda mais abaixo);


▶️As punições serão aplicadas pela Justiça, mas em um procedimento que não terá natureza penal. Os juizados especiais criminais cuidarão inicialmente do tema.


▶️ Se uma pessoa for pega com quantidades superiores, isso não impede que o juiz conclua que não houve crime, havendo prova nos autos da condição de usuário.



O que não é crime?

Pela decisão, não serão consideradas crimes as condutas de adquirir, guardar, transportar ou trazer consigo a maconha para consumo pessoal.


Ou seja, o entendimento se restringe a estas ações. Outras práticas que não se enquadrem nos verbos poderão ser configuradas como tráfico de drogas.


O Supremo fixou que, mesmo que o porte de maconha nestas condições não seja crime, se a polícia encontrar a substância, a droga será apreendida.

Como será o procedimento?

Se a polícia encontrar a maconha nestas condições, vai apreender a substância, notificar a pessoa que carrega o material a comparecer em juízo.


A polícia não poderá lavrar auto de prisão em flagrante, nem termo circunstanciado (procedimento para crimes de menor potencial ofensivo).


Não tendo natureza penal, a conduta não vai gerar efeitos penais: reincidência, antecedentes criminais, suspensão de direitos políticos.


Indícios de tráfico

Se houver indícios de que, mesmo com a quantidade que configura porte para consumo individual, a pessoa estaria fazendo tráfico, a polícia pode fazer a prisão em flagrante.


Os indícios seriam:


intuito de mercancia: intenção de vender a substância;

a forma de armazenamento e as condições da droga;

as circunstâncias da apreensão;

a variedade de substâncias apreendidas;

a apreensão simultânea de instrumentos como balança, registros de operações comerciais e aparelho celular contendo contatos de usuários ou traficantes;

O delegado vai ter que detalhar porque considerou que havia indícios de tráfico. Não poderá usar critérios arbitrários e pode ser responsabilizado na Justiça se não atuar da forma prevista na decisão.


Se a prisão for feita nessa situação, o juiz vai avaliar as justificativas do delegado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Autor de ataque a senador Fabiano Contarato e filho terá de indenizá-los em R$ 28 mil, decide Justiça

Postagem feita no Facebook faz críticas e ataques a Contarato. Filho de sete anos do senador aparece na foto — Foto: Reprodução/TV Gazeta


A 4ª Vara cível de Vila Velha, Grande Vitória, condenou Giovani Moura Loureiro a indenizar em R$ 28 mil o senador petista Fabiano Contarato por ofensas publicadas contra o parlamentar e o filho nas redes sociais. Na postagem de novembro de 2021, Contarato aparece em uma foto junto ao filho na praia e é chamado de "infeliz" e "sem vergonha". O autor diz ainda que o senador levou à praia o "filho adotivo para fazer marketing". A defesa de Loureiro disse que vai recorrer da condenação.


A imagem foi feita em Itapoã. Na época, Gabriel, o filho do senador, tinha 7 anos (sendo, portanto, menor de idade protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente). Contarato registrou boletim de ocorrência no mesmo dia da ofensa na Superintendência da Polícia Federal em Vila Velha. Uma semana depois, a PF indiciou Giovani Moura Loureiro.


Na decisão, o juiz Carlos Magno Moulin Lima considerou que o direito à liberdade de expressão foi excedido pelo autor da publicação, já que as ofensas não estão relacionadas apenas à atuação de Contarato como parlamentar, mas como pai.


"Ocorre, que na postagem o Requerido utiliza expressões populares de baixo calão, atingindo a honra do 1º Requerente [filho do senador] e a do 2º Requerente [Contarato], esse não como sujeito político, mas como pai, com o intuito de desmerecer a sua imagem pública, fazendo ilações descabidas, a exemplo de “traz o filho adotivo pra fazer “marketing”, disse o juiz na decisão.



O juiz determinou o pagamento de R$ 14 mil em danos morais ao senador e ao filho, totalizando R$ 28 mil, além de juros de mora e correção monetária desde a data da ofensa. O autor do ataque também deverá pagar as despesas do processo e honorários advocatícios de 10% sobre o valor da condenação.


Em nota enviada à imprensa, o senador comentou a condenação.


"Fui atacado levianamente por um irresponsável que, para fazer política partidária, invadiu minha vida privada e ofendeu a mim e ao meu filho, que é apenas uma criança. As redes sociais não podem ser uma terra sem lei; precisamos reabilitar o respeito ao próximo e impedir que a política se torne um vale-tudo pantanoso", falou.


Procurada pelo g1, a defesa de Giovani Moura Loureiro disse não ter sido intimada da sentença e que foi informada da decisão pela imprensa.


"Identificamos, a princípio, ter havido o julgamento do processo de forma antecipada sem a devida intimação prévia da defesa e, em razão disso, apresentaremos o recurso cabível", declarou o advogado Roger Nolasco.


Senador Fabiano Contarato com o marido e um dos filhos — Foto: Gabriel Lordello


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF está na fase final de dois inquéritos que envolvem Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro no Teatro Municipal de SP, em imagem de março de 2024 — Foto: Amanda Perobelli/Reuters


Integrantes da cúpula da Polícia Federal sinalizaram ao Supremo Tribunal Federal que, nos próximos dias, até, mais tardar, semana que vem, enviam os relatórios finais de duas das investigações que afligem o ex-presidente Jair Bolsonaro.


A intenção dos investigadores é fechar de uma vez tanto o cerco sobre a falsificação dos certificados de vacinação de Bolsonaro e integrantes de sua família como o que trata da venda ilegal, no exterior, de joias que, na verdade, pertenciam à República.


Aliados do ex-presidente negam qualquer ilegalidade nos casos e tratam as apurações sobre uma espécie de perseguição.


A expectativa é conseguir fechar até sexta-feira (28) os relatórios finais dos dois casos. Em ambos, a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, foi importante.


A PF já tem provas de que Cid atuou pessoalmente na fabricação de certificados de vacinação falsos e também na venda de joias dadas a autoridades pela Arábia Saudita.


A investigação avançou, inclusive, sobre familiares e Cid, como a mulher e o pai. O que levou o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro a recorrer a uma delação premiada para tentar minimizar o impacto penal das revelações.


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››

Militares tentam dar golpe de Estado na Bolívia, diz presidente; tanques e militares invadem palácio presidencial

Soldados bolivianos protegem palácio presidencial na Praça Murillo em La Paz, na Bolívia, em 26 de junho de 2024. — Foto: AP Photo/Juan Karita


A Bolívia sofreu nesta quarta-feira (26) uma tentativa de golpe de Estado, segundo o presidente do país, Luis Arce. Tanques do Exército e militares armados chegaram a invadir o palácio presidencial, em La Paz, a antiga sede do governo que ainda funciona para atos protocolares.


A tentativa de golpe, segundo o governo, foi arquitetada pelo agora ex-comandante do Exército, o general Juan José Zuñiga, que foi afastado do cargo após fazer ameaças ao ex-presidente Evo Morales -- Morales e Arce pertencem ao mesmo movimento político.


Arce, que no momento da invasão estava na sede atual do governo, que fica em um prédio ao lado, chegou a confrontar pessoalmente Zuñiga durante a invasão ao palácio presidencial (leia mais abaixo). Mais tarde, em pronunciamento, ele destituiu o general e ordenou a desmobilização das tropas.


O presidente também destitui os outros dois comandantes das Forças Armadas.


Polêmico, Zuñiga já vinha protagonizando um embate com o governo nos últimos meses. Na segunda-feira (24), no entanto, ele subiu o tom de suas declarações ao afirmar que prenderia Evo Morales caso o ex-presidente, que vai concorrer às eleições no país, volte a se eleger. Na terça-feira (25), senadores anunciaram um processo judicial contra o agora ex-comadante do Exército.


O novo comandante, segundo a agência de notícias Reuters, desmobilizou as tropas, e os tanques começaram a se retirar do palácio presidencial e da praça Murillo, em frente ao palácio.


Zuñiga, que foi à praça Murillo disse a TVs locais que o movimento era uma "tentativa de restaurar a democracia" na Bolívia e de libertar prisioneiros políticos.


Após a invasão, Arce confrontou Zuñiga pessoalmente na porta do palácio presidencial (veja vídeo abaixo). Na discussão, o presidente ordenou que o ex-comandante do Exército desmobilizasse as tropas.


A Suprema Corte da Bolívia também condenou a tentantiva de golpe e pediu à comunidade internacional que se mantenha "vigilante e apoio a democracia na Bolívia".


Veja o que se sabe até agora sobre o episódio:


O presidente, Luis Arce, e o ex-presidente Evo Morales falaram em golpe de Estado.

Em comunicado em suas redes sociais, Arce também pediu que a democracia seja respeitada.

Algumas unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas da capital.

Segundo testemunhas da agência de notícia Reuters, um tanque do Exército foi visto entrando no palácio presidencial, em La Paz.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou nesta quarta (26) que as Forças Armadas de seu país estão fazendo "mobilizações irregulares".

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que rompeu com Arce no ano passado mas faz parte do mesmo movimento do atual presidente, afirmou tratar-se de um golpe de Estado. Segundo Morales, um regimento do Exército colocou francoatiradores em uma praça de La Paz. O ex-presidente o general Juan José Zuñiga de estar por trás da mobilização.


"Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia diante do golpe de Estado que o general Zuñiga está gestando", disse Morales. "Não permitiremos que as Forças Armadas violentem a democracia e amedrontem o povo".

Em comunicado, Zuñiga falou que "as coisas vão mudar", embora não tenha confirmado o golpe de Estado.


"Os três chefes das Forças Armadas vieram expressar a nossa consternação. Haverá um novo gabinete de ministros, certamente as coisas vão mudar, mas o nosso país não pode continuar assim", disse o general Juan José Zuniga a uma estação de televisão local.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou apoio a Luis Arce e disse condenar a tentativa de golpe.


"A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão", declarou Lula.

O presidente de Honduras, atualmente na presidencia da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), também falou em golpe de estado e pediu uma reunião de emergência dos Estados membros -- o Brasil é um deles.


A Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a movimentação e pediu respeito à democracia.


A ex-presidente da Bolívia, Jeanine Añez -- de oposição a Arce -- também condenou a movimentação dos militares.



"Repúdio total à mobilização de militares na praça Murillo (em frente ao palácio presidencial) pretendendo destruir a ordem constitucional", disse. "Nós boliviamos defendemos a democracia".

Em um comunicado em suas redes sociais, Arce também pediu que a democracia seja respeitada.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está torcendo para que a democracia prevaleça no país, e que "golpe nunca deu certo". O Itamaraty disse que o govero brasileiro "está atento ao que está ocorrendo na Bolívia".


Turbulência política

Nos últimos cinco anos, a Bolívia viveu diversos momentos de turbulência política.


Em 2019, o terceiro mandato de Evo Morales foi interrompido por um golpe de estado que se seguiu a um movimento de protesto e greves reunindo setores populares, de classe média e empresariais. Evo havia acabado de ser eleito no primeiro turno das eleições presidenciais, em outubro, para um quarto mandato --que não tinha cobertura institucional. Ele renunciou à presidência e deixou a Bolívia.



Após Morales deixar o cargo, Jeanine Áñez Chávez se autoproclamou presidente interina da Bolívia. Ela os apoiadores do golpe foram presos em 2021, junto com o excomandante do Exército boliviano Jorge Pastor Mendieta Ferrufino, que liderou o golpe em 2019, segundo a Agência Boliviana de Informação.


Em 2008 também houve tentativa de golpe, mas que fracassou. O governo da Bolívia denunciou o início de um "golpe civil" realizado pela oposição conservadora do Departamento de Santa Cruz, mas descartou a possibilidade de decretar um estado de sítio para diminuir a tensão política.


Arce e Evo Morales, que eram aliados, agora são adversários por causa das eleições presidenciais de 2025. Morales será o candidato do MAS.


A legenda governista que Morales lidera afastou Arce por ele se recusar a participar do congresso do (MAS), realizado entre terça e quinta-feira em Cochabamba.


Fonte: g1

Leia Mais ››