quinta-feira, maio 30, 2024

Idosa com doença no fígado completa 1 mês internada em pronto atendimento a espera de UTI na rede pública no RN

Maria das Nevez tem cirrose medicamentosa — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Uma idosa de 63 anos de idade completou um mês internada em uma unidade de pronto atendimento na cidade de Canguaretama, no interior do Rio Grande do Norte, onde espera por um leito de UTI na rede pública de saúde.


Maria das Neves tem cirrose medicamentosa, uma doença que afeta o fígado. Ela foi diagnosticada no ano passado, mas teve uma piora no estado clínico há cerca de um mês. O problema fez a barriga da idosa aumentar, e segundo a família, ela está "muito debilitada".


Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) inforomou que a idosa precisa ser regulada para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que é a unidade hospitalar capaz de tratar a doença de Maria das Neves.



O HUOL informou que recebeu a solicitação da Central Metropolitana de Regulação nesta manhã de quarta-feira (29). Segundo o HUOL, apesar disso, não foi possível receber a idosa, porque todos os leitos de UTI estavam ocupados.


A família informou que já entrou com um ação na Justiça, que deu duas decisões favoráveis à idosa para a internação em um leito da rede pública.


"A Justiça decretou que o estado abrisse leito, e o estado não abriu. E estamos até agora esperando esse leito", disse a filha Cristiana Bezerra, que reforçou que a mãe vive um "sofrimento grande" com a situação.


"Ela está aqui muito debilitada, precisando de apoio médico, a barriga muito alta. Muito debilitada, sem conseguir acesso. Um sofrimento muito grande. Nós precisamos de socorro. O Estado não está abrindo portas para minha mãe ser tratada", lamentou.


Até a atualização mais recente desta matéria, a idosa não havia sido transferida para uma UTI da rede pública.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!