segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Sem Ganso, São Paulo foi mais objetivo, indicam estatísticas

O São Paulo apresentou uma mudança de última hora na escalação para o jogo contra o Santos, realizado no último
domingo: o meia Paulo Henrique Ganso perdeu vaga entre os titulares do técnico Muricy Ramalho, que preferiu uma linha de armadores com Douglas, Pabón e Osvaldo. A alteração não foi suficiente para o time do Morumbi vencer o clássico, que terminou empatado por 0 a 0, mas já serviu para dar mais objetividade à equipe tricolor.

Segundo dados do site Footstats, o São Paulo finalizou 16 vezes no clássico contra o Santos. Ainda que o aproveitamento não tenha sido positivo (foram 13 chutes errados e apenas três corretos), o número indica uma evolução – com a ressalva, é claro, de que se trata apenas do retrato de um jogo.

Contra o São Bernardo, na rodada anterior, o São Paulo havia finalizado dez vezes (sete erradas e três certas) – o jogo terminou empatado por 1 a 1. O número de conclusões do clássico só foi superado pelo time do Morumbi em duas partidas (foram 19 chutes na vitória por 6 a 3 sobre o Rio Claro e outros 17 no empate por 0 a 0 com a Portuguesa).

Além de ter finalizado mais, o São Paulo sem Ganso mandou mais bolas para a área. Foram 25 cruzamentos contra o Santos (20 errados e cinco certos), sete a mais do que o time do Morumbi havia registrado contra o São Bernardo.

No entanto, os dados que chamaram mais atenção no último domingo foram os que mostraram uma mudança no perfil de posse de bola. O São Paulo deu 293 passes certos no clássico, menor número da equipe em todo o Campeonato Paulista de 2014.

Na rodada anterior, o São Paulo havia trocado 432 passes certos. Foram 139 toques a menos de um jogo para outro.

Em contrapartida, a eficiência do São Paulo nos lançamentos aumentou. Sem um jogador conhecido pela qualidade de passes longos, o time do Morumbi acertou 24 bolas em profundidade durante o clássico (em 37 tentativas). Contra o São Bernardo, haviam sido 24 lançamentos errados em 38.

"A gente vem jogando mal, e o técnico não pode ficar na mesmice. A gente deu profundidade e teve chances de gol contra o Santos, coisa que não tinha acontecido diante do São Bernardo", avaliou o técnico Muricy Ramalho em entrevista coletiva concedida no último domingo.

Ganso entrou no lugar de Douglas durante o segundo tempo do clássico. O camisa 10 tentou apenas dez passes (nove certos e um errado), menor índice dele em todo o Campeonato Paulista, e sequer realizou lançamento ou finalização.

Depois do clássico, Ganso foi interpelado por jornalistas sobre o que representava para ele a saída do time titular. O meia não quis dar entrevistas.

Ganso ainda não balançou as redes em jogos do Campeonato Paulista de 2014. Além disso, o camisa 10 do São Paulo deu apenas um passe para gol no torneio.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!