quinta-feira, dezembro 22, 2011

RN receberá sonda para perfuração de poço de petróleo em alto-mar


O resultado do pré-sal, que esconde uma das maiores reservas de petróleo do mundo, fez a Petrobras mudar os horizontes quanto à exploração de petróleo também no Brasil setentrional. Agora, o mar será o alvo das prospecções que buscam tornar o país um líder mundial em energia fóssil. 
O Rio Grande do Norte receberá, em 2012, uma das 12 sondas contratadas para novas explorações no país. Na segunda-feira, 19, a diretoria da estatal divulgou que a previsão é de 66 poços no mar, sendo 18 na Bacia de Santos, 16 na Bacia de Campos, 11 na Bacia do Espírito Santo, nove em Sergipe, cinco na margem leste (bacias do Jequitinhonha e Camamu/Almada) e sete na margem equatorial, contemplando as bacias de Barreirinhas/MA, Potiguar/RN, Foz do Amazonas e Ceará.
A Petrobras afirmou que o cronograma de perfuração prevê atividades na Bacia Potiguar, que contemplam estudos geológicos e geofísicos, culminando com a perfuração de um poço exploratório. O projeto, previsto para a costa de Areia Branca, já vem sendo discutido com a população local há meses. 
Em 30 anos de atividades em território potiguar, esse será o primeiro poço em águas profundas do Estado. Se for encontrado petróleo, a empresa apresentará novos projetos de exploração.
Desde 2008, especialistas sugerem que é possível que haja petróleo na camada pré-sal no Nordeste, mais precisamente na costa do Rio Grande do Norte e do Ceará. Mas a Petrobras não confirma. De acordo com a empresa, a camada geológica conhecida como pré-sal é uma província que se estende no litoral do Sul e Sudeste, entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina em uma extensão de cerca de 800 quilômetros.
Ainda assim, garante que "no litoral da porção setentrional do Brasil há perspectivas de exploração e produção, ainda que não haja camada pré-sal nesta região". O certo é que, mesmo negando, a Petrobras ainda desenvolve estudos exploratórios em águas profundas no litoral do RN e, até o momento, não conseguiu um diagnóstico preciso sobre o assunto.

Produção em alta
A produção de petróleo no Rio Grande do Norte aumentou em pelo menos 10 mil barris/dia. De acordo com a estatal, a produção está estabilizada num patamar de aproximadamente 72 mil barris. No mês de agosto, a produção era de 62 mil barris.
A expectativa para os próximos anos é que o início da operação dos quatro grandes projetos que estão em fase de implantação pela Companhia - injeção de vapor no Alto do Rodrigues, injeção de água em Canto do Amaro e em Ubarana e a ampliação do Campo de Serra - incremente a produção.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!