quarta-feira, janeiro 04, 2023

Carros-bomba matam 35 e destroem casas na Somália

Dois carros-bomba detonados por militantes do Al Shabaab mataram 35 pessoas e destruíram casas na região central da Somália nesta quarta-feira (4), disse um morador envolvido nas operações de resgate.


Campo de refugiados por conta do avanço da filial da Al Qaeda na Somália, na região de Baidoa, na Somália, em fevereiro de 2022. — Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP


O atentado, que aconteceu na região de Hiraan, foi o mais recente de uma série de ataques lançados pelo grupo terroristas afiliado da Al Qaeda, o Al Shabaab. Os atos acontecem em retaliação às forças oficiais do país e de milícias aliadas ao governo, que em 2022 começaram a expulsar os terroristas de territórios que controlavam.


A Al Qaeda, que já foi o principal grupo terrorista do mundo e executou uma série de atentados, como o ataque às torres gêmeas de Nova York em 11 de setembro de 2001 e a cidades da Europa.



A polícia da Somália disse que 35 pessoas morreram.


"Contei 15 pessoas mortas, incluindo soldados, milicianos e civis. Dezenas ficaram feridas", disse Abdullahi Osman, um lojista da cidade de Mahas. "Muitas casas foram destruídas. Fragmentos das bombas feriram pessoas longe do local. O número de mortos pode aumentar."


O escritório de mídia do Al Shabaab reivindicou a responsabilidade em um comunicado, dizendo que tinha como alvo "milícias e soldados apóstatas" e colocou o número de mortos em 87.


O Al Shabaab tem travado uma insurgência contra o governo da Somália desde 2007. Ele foi expulso de Hiraan no ano passado por forças do governo e milícias de clãs aliados conhecidos como macawisley, mas continuou a realizar ataques.

O comissário do distrito de Mahas, Mumin Mohamed Halane, disse à rádio estatal que uma bomba atingiu sua casa e outra a casa de um parlamentar federal.


O Al Shabaab costuma fornecer números de vítimas mais altos do que as autoridades e moradores locais.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!